Ringil disse:
Epa, por partes. Primeiro, eu não botei a culpa toda em Feanor, só a parte dele. Os filhos tem quase tanta, e todos os noldor tem uma boa parte. Depois, eu me referi ao reforço que ele fez do Juramento mesmo sabendo que seria totalmente inútil e, em seu orgulho, fez mesmo sabendo que seu povo e seus filhos iriam se ferrar. Segundo, era herdeiro dos Noldor, mas nem tanto. Ele estava banido de Tírion, onde viviam a maior parte dos noldor. Ali era Fingolfin que era o rei. Ao voltar pra Tírion e comandar os noldor ele passou por cima das leis dos Valar.
Fëanor foi o maior de todos os oradores. Conseguiu despertar no seu povo a ira contra Morgoth e contra a "omissão" dos Valar.
Por mais que Fingolfin fosse o rei oficial, não quer dizer que os Noldor iriam deixar de admirar ou seguir Fëanor se quisessem.
O próprio Fingolfin era o maior paga pau do irmão dele...inclusive seguiu o mané até a terra média.
Aliás, a inteligência e ponderação nunca foi um dos fortes de Fingolfin(leia-se a batalha de Fingolfin X Morgoth)
Ringil disse:
Foi Olwe que disse, os barcos eram obras únicas, tanto quanto as silmarilli. Toda criação não depende só do material, mas do próprio poder dos indivíduos. Esse foi gasto nos barcos, não podia ser replicado.
Nem tudo que é produzido, necessariamente precisa do uso de capacidade sub-criativa.
Os homens não possuiam capacidade sub-criativa e mesmo assim produziam belos e grandes barcos(ex: O conto de Aldarion nos Contos Inacabados)
Dizem que os bardos élficos eram melhores que os humanos porque eles exerciam sua capacidade sub-criativa em suas canções.
O fato de eles cantarem uma música implica que a próxima música seria "pior" que a anterior por causa que ele "gastou" capacidade sub-criativa?
Esse conceito de capacidade sub-criativa é bastante complexo de se analisar, não lembro se é citado no livro que os barcos do povo de Olwë foram produzidos através do uso da capacidade sub-criativa, mas o fato é que eles voltaram a produzir barcos. Se eram tão bons quanto os anteriores não sei, mas com certeza cumpriam sua função que era navegar...
Ringil disse:
Feanor foi realmente o maior dos Filhos de Ilúvatar. Quanto a isso não há dúvidas, está escrito no próprio SdA. Mas Lúthien com certeza era também bem poderosa. Mas quanto a energia, essa energia era usada na concepção. Já o poder de sub-criação provinha do fea, que vinha diretamente de Eru. Portanto o poder não vinha dos pais, e por isso não decrescia. Quanto ao poder de Galadriel, é afirmado isso no CI na História de Galadriel e Celeborn.
Esse negócio de afirmar é muito impreciso, pois o próprio Silmarillion e Contos Inacabados são imprecisos. Quem era mais poderoso? Em que sentido?
Galadriel era poderosa, mas não conseguiu produzir Silmarills.
Fëanor era poderoso, mas não conseguia se tranformar e se disfarçar como Luthien, nem era capaz de hipnotizar toda Angband com sua dança e cantoria....