Puxa... se eu tivesse acompanhado este tópico desde que iniciou eu teria lido todos os posts.. mas como o tempo é algo "Preciosso", então vou apenas expor meus pensamentos em relação ao Filho de Finwë.
Em premeiro lugar, cara Anoriell, eu li o seu post que inicia este tópico e fiquei embasbacado... realmente tu compreendes a profundidade do personagem, um dos mais bem explorados por Tolkien, ainda que brevemente.
Fëanor nunca foi vilão. Ele é aquele tipo de personagem que se define como "anti-herói", ou seja, que não é bom nem mau, ele é o que é, age conforme seu próprio discernimento e suas próprias regras de conduta (e honra, se houver).
Fëanor era o mais poderoso dos quendi. Era forte, habilidoso, belo, e MUITO inteligente. Era carismático (no sentido de ter liderança), irredutível, obstinado. Mas, como (quase) todo aquele que supera seus iguais, ele acabou por tornar-se arrogante... infelizmente faltou humildade e sabedoria para o Espírito de Fogo.
A parte referente à "traição" dele em relação à Fingolfin, seu meio-irmão, e a inimizade em relação à Fingolfin e Finarfin eu compreendo perfeitamente. Ora, Fëanor tinha um pai amoroso e dedicado, mas cresceu sem a mãe. Finwë então casou-se com Indis dos vanyar, e com ela teve outros dois filhos.
Agora eu, como filho de pais separados, posso argumentar: imagina como seria para o jovem noldo ver seu pai com outra mulher, que teve dois filhos... Fëanor já não tinha a mãe para lhe dar atenção, e ainda teve a atenção e o carinho de seu pai divididos com seus meio-irmãos! Isso É MOTIVO para ele crescer "revoltado", e criar implicância com aqueles que "tomaram seu lugar". Era assim que ele devia pensar.
Uma coisa leva à outra, e então ele voltou-se para seus trabalhos, pois aquilo lhe dava prazer, o ato de criar coisas belas. E cada vez ele visava criar algo melhor, para sua satisfação pessoal, e para superar seus próprios limites. E, também pode ser, PARA CHAMAR ATENÇÃO. Ora, quem pode dizer se Fëanor não era um elfo meio carente de afeto, com complexo de rejeição?
Acredito que Fëanor queria partir de Aman para poder ir para um lugar onde não existisse ninguém acima dele (os Valar). E com o assassinato de seu pai, que claramente era a coisa que mais importava para ele, então foi o "empurrão" que faltava para ele se rebelar de vez. E com sua habilidade com as palavras, instigou quase todo o povo noldor a partir com ele.
Podem chamar ele de egoísta, por não permitir nem mesmo a visão das Silmarils (exceto em grandes comemorações, como diz a bíblia.. er.. o Silmarillion), e por ter se recusado à cedê-las após a destruição das Árvores; mas eu não vejo como puro egoísmo, e sim um apego à sua obra máxima, à sua criação suprema, que nunca mais poderia ser alcançada novamente (até porque já não haviam mais as àrvores).
Então ele finalmente liderou as hostes dos noldor, e em Alqualondë houve o fraticídio. Ora, os noldor tentaram tomar os barcos à força, e os teleri reagiram. Agora observem: os teleri defendiam aquilo que tanto amavam, os barcos que haviam ganho de Ossë (não eram?) quando saíram de Tol-Eressëa para ir habitar na Baía de Eldamar. Eles lutaram e morreram por isso. E Fëanor não iria lutar para perseguir seu Sinistro Inimigo, que havia assassinado seu pai, a quem tanto amava, e roubado as Silmarils, sua obra máxima? Foi um ato cruel do Espírito de Fogo, mas em sua fúria contra Morgoth, sua frustração em relação à não-colaboração dos teleri foi explosiva.
E quando chegaram à costa de Endor, em Losgar, ele queimou os barcos, abandonando seu meio-irmão. E por que ele deveria ser "leal" à quem desprezava? Para ele, Fingolfin sempre fora um obstáculo, um adversário, dentro das relações familiares. Nada mais natural do que deixá-lo para trás sem remorsos.
Infelizmente Fëanor pereceu quando lançou-se muito à frente de suas hostes, em perseguição à Morgoth. E vejam bem que ele estava enfrentando os balrogs, sozinho, sem desanimar. E Gothmog, o campeão de Angband, o derrubou. Foi um triste fim para aquele que foi o mais bravo e temerário (e não menos louco!

) dos eldar.
Agora... se Fingolfin, quando enfrentou Morgoth, cortou-lhe o pé com Ringil, imagine o que o Espírito de Fogo não teria feito! Pois ele era mais poderoso, e suas lâminas deviam ser muito mais valorosas do que as de seu meio-irmão, pois em Aman os únicos que podiam superar a obra de Fëanor na forja seriam seu "mestre" Mahtan, e o próprio Aulë.
E agora uma dúvida interessante... se Fëanor não tivesse instigado os noldor a partirem para Endor, que esperança poderia haver para os sindar, falathrim e laiquendi em Beleriand? Lembrem-se que foi graças à chagada dos noldor que Angband foi sitiada.
Que Varda Elentári ilumine os seus caminhos e os seus espíritos!