• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em defesa de Fëanor

Glaurung disse:
Mas é que eu to tentando puxar a sardinha pro Fëanor aqui nesse tópico, afinal de contas, que graça tem todo mundo ficar falando mau dele?

heheheheeheh

A graça de esperar alguem pra defender ele.... :mrgreen:

Agora um fato que me chamou a atenção no comentario do Faramir foi o fato dos Noldor serem mais proximos a Aule. Parece que todo aqueles que são mais proximo a ele tendem a fazer caquinha e serem sucetiveis a má influencia.

Vide Sauron e Saruman.

Isso talvez não tenha cotribuido para que Feanor desse mais atenção que a necessaria as palavras de Melkor?

Notemos que Aule e Melkor tinham pontos de vista semelhantes a diferença é que um se rebelou e outro não, e que um foi agraciado em sua sub-criação e outro não.
 
O noldo mais próximo de Aule era Mahtan (o sogro de Feanor), e ele não foi influenciado negativamente, mas tlvez o Feanor tenha assimilado alguns ensinamentos "rebeldes" de Aule, mas ele tinha contato com todos os valar, pq vivia viajando por Valinor
 
nem... fëanor deu bandeira... q q custa deixar todo mundo ver as Silmarils? Mas naaaaao... cara egoista do caramba... Esse tipo de gente eh facil de se conrromper....
eh...
hehehee :mrgreen:
 
Eu soh tenho soh tenho uma coisa a declarar sobre Fëanor e seus feitos tanto os bons quanto os ruins... "Com um grande poder vem uma grande responsabilidade" Fëanor tinha grande poder, mas a sabedoria dele num era condizente com o seu poder... ele deixou q o poder lhe subisse a cabeça... naum da pra dizer que ele naum foi culpado dos atos que cometeu, pq sim ele foi! Mas se isso serve de consolo, ele naum foi de todo culpado...
 
Ainda considero Fëanor como uma peça importantíssima para impedir a destruição de Endor; pois se os noldor não tivessem sido instigados por ele a partirem de Aman, Melkor teria destruído os sindar e os falathrim em breve.

Podem dizer que antes disso ainda ele já era malévolo; mas não é verdade. Fëanor odiava Indis e seus filhos SIM, mas porque, pela Lei de Ilúvatar em relação aos casamentos dos eldar, uma vez que Finwë casou-se de novo, Míriel não poderia sair de Mandos novamente enquanto Arda durasse. É triste para um filho conviver com algo assim, não é?

E Fëanor nunca foi mau; ele apenas agia conforme seus interesses. É o conceito do anti-herói, o que não o torna um vilão.
 
Sim, a rebelião dos noldor acabou sendo benéfica, mas foi um mal que resultou em algo bom. Mas isso em nada redime nenhum mal. Os males de Melkor resultarão em glória, mas Melkor continuará tão culpado quanto antes pelas suas ações.

Feanor se tornou mau pelos seus atos. Desde de que encostou a espada no peito de Fingolfin ele já tinha se encaminhado em direção ao mal. E depois do que fez na rebelião... Ele blasfemou contra os deuses, matou seus parentes, traiu seu povo, seus irmãos e até seus filhos.

Feanor implicava com Indis e seus irmãos porque tinhas ciúmes infundados e também sentia falta da mãe, mas crianças humanas tem que superar isso freqüentemente, como o maior dos eldar não poderia? Foi Míriel que não quis voltar, não Finwe que a impediu.
 
É, de certo modo tenho que concordar, Mestre Ringil! Mas ainda nao tomo Fëanor por mau, e sim por o que ele é: Fëanor. Ele agia de acordo com os seus interesses, e não praticava o mal pelo mal, como Melkor e Sauron, por exemplo. Os seus atos é que acabavam tomando aspecto maligno.

Por exemplo, a famosa ameaça à Fingolfin foi por causa das mentiras indiretas de Melkor. Mas isto não foi visto, foi visto Fëanor com sua espada cruel levantada contra seu meio-irmão.

A única coisa que realmente lamento sobre o Espírito de Fogo é o fraticídio de Alqualondë... mas lembrem-se de que ele não chegou atcando os teleri: ele tentou roubar os barcos.
Como estes eram caros para os elfos-do-mar, eles começaram a lutar, para proteger suas obras; e os noldor reagiram de imediato.

Fëanor não chegou anunciando morte à Olwë. Ele tentou persuadí-lo a se exilar também, mas falhou, e não conseguiu apoio.

Fëanor não é vilão, nem mau. Ele é Fëanor. :roll:
 
Aranedhel disse:
Mas ainda nao tomo Fëanor por mau, e sim por o que ele é: Fëanor. Ele agia de acordo com os seus interesses, e não praticava o mal pelo mal, como Melkor e Sauron, por exemplo. Os seus atos é que acabavam tomando aspecto maligno.

Fëanor não é vilão, nem mau. Ele é Fëanor.

Quer dizer que se o individuo age por interesse propio ele não é mau?
Se for assim, Morgoth e Sauron não eram maus pois ambos agiam de acordo com seus interesses. Queriam dominar a TM e os filhos de Eru.

Agir por interesses, não exime a pessoa da maldade de seus atos.
Feanor foi mau sim, justamente pq agiu visando apenas seus interesses e o de mais ninguém. O ciumes de seus mio-irmão, era justamente pq ele poderia perder as suas regalias, o frticidio, e todo o resto só aconteceu pq ele só se importava com o propio umbigo e não ligava pra mais nada.

Se fosse alguém proximo de vc que cometesse assassinato e ameaçasse outros, por interesses propios, vc chamaria ela de ela mesma?
Vc a chamria de má pq não se importa com ninguem e cometeu todas essas maldades por interesses.

Logo, Feanor é Feanor e mau.
 
Calma aí... Morgoth e Sauron desejavam o Mal pelo mal, eles queriam destruir e escravizar. Fëanor queria ir para terras onde não tivesse de se submeter aos Valar (arrogância e orgulho), mas ele não iria destruir nada por prazer, ou sem motivo.

Ele cometeu atos malignos (como eu disse, o caráter maligno está nos atos), mas ele não era mau em sua essência.

Se ele fosse MAU mesmo, ele teria matado Fingolfin ao invés de fazer a famosa ameaça. Teria matado Olwë quando este se recusou a ajudar, antes mesmo de tentar roubar os barcos. Só dois exemplos clássicos.

Então, não digam que Fëanor é de natureza maligna, porque não é verdade.
 
O individuo não precisa ter uma essencia maligna para cometer atos maus ou se tornar mau.
Tentar furtar os barcos é um ato bom? E depois de descobertos matar seus semelhantes pra obte-los é um ato bom?

Ameaçar seu meio-irmão é um ato bom? E depois de obriga-lo a cumprir um juramento tolo, deixa-lo para tras com varios de seu povo a deus dara é um ato bom?

Forçar seus filhos a cumprir um juramento que não lhes cabia foi um ato bom?

Ninguem foi criado para ser mau mas, acabaram se tornando mau seja por loucura, orgulho, inveja etc.

Melkor era o maior entre os Valar e mesmo assim a inveja fez com que ele se tornasse o inimigo de todos. Sauron era gde entre os Maiar mas foi seduzido por Melkor e qdo teve a chance de se redimir, o medo fez com que fugisse e a ambição fez com que ele desejasse o posto que outrora era de Morgoth.

Eles não foram criados para serem maus mas, se tornaram maus por seus atos.
 
Sim, alguém que comete sistematicamente atos maus e não se arrepende disso é mau.
 
Almarë arquen Ringil!

Não se pode considerar Fëanor mau não, porque ele nem sequer teve tempo para se arrepender de seus atos.

Ele tornou-se louco, sim, em sua perseguição à Morgoth, e às Silmarils.

Mas vejam só:

a intriga começou quando Melkor disseminou em Aman mentiras que chegaram aos ouvidos de Fëanor. E ele foi o que se pronunciou com mais veemência, de indignação, credo ser verdades aquilo que falavam. Mas ele não matou ninguém, e ainda foi para o exílio em Formenos.

E aí o que acontece? Manwë deu ordens para que Fëanor comparecesse na grande festa que os valar organizaram. Então Fëanor saiu de Formenos e se apresentou não para uma festa, pois não usava nenhum ornamento, nenhuma roupa de festa... e tampouco as Silmarils. Ora, ele tinha sido exilado por falar contra os Poderes. E Finwë não compareceu a festa, dizendo que enquanto durasse a interdição de seu filho à Tírion, ele não sairia de Formenos.

E então veio a Escuridão, e Melkor e Ungoliant destruiram as árvores, atacaram Formenos, assassinaram Finwë e roubaram as Silmarils.

As Silmarils, como TODOS sabemos, são a obra máxima de Fëanor, e qualquer artífice adquire amor pela sua obra. Então, não há porque culpar Fëanor por egoísmo; pois ele não ganhou as Silmarils, nem comprou, ele FEZ! Elas eram DELE! E ele não tinha a obrigação de dá-las para Yavanna refazer sua obra. Mas não sei se você conseguem compreender o que é criar algo e se apegar àquilo... nem que quisesse você ousaria arriscar destruir sua obra.

Pois é... e Melkor roubou a Obra Máxima de Fëanor. Só isso já é motivo para deixá-lo perturbado ao extremo. Mas a morte de Finwë, que lhe era mais caro do que qualquer obra de suas mãos, isso sim foi capaz de enlouquecê-lo. Como diz no Silmarillion mesmo: "e quem deu mais valor aos pais?". E é verdade.

APARTIR DO MOMENTO em que Fëanor soube da morte de seu amado pai, ele enlouqueceu sim. Espírito de Fogo ele é, e o fogo era a única coisa que restou em seu ser. Então ele amaldiçoou Morgoth e jurou perseguí-lo até o fim do mundo.

Por si só, um juramento deste tem poder; não se pode quebrá-lo como nós, tolos e infames mortais, quebraríamos. Mas para alguém que perdeu não apenas sua obra mais amada, e aquele que lhe era mais caro, para um inimigo específico e único, acho que a loucura é preço pequeno. E neste caso os fins justificam os meios SIM, sejam quais forem.

Não estou dizendo que isto é certo; de modo algum. Mas quero apenas mostrar que Fëanor não era mau em sua essência. Ele enlouqueceu (com motivos), e fez o que podia para tentar sua vingança. E fez coisas ruins. Mas MAU ELE NÃO É. Vocês o tomam por vilão, insensível e sádico.

Eu o vejo como alguém perturbado agindo em impulso. Louco, até cruel em alguns momentos, mas jamais Curufinwë será MAU.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo