• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos de Mirkwood - Pergunta tola O________o

Não não partiu; nesse barco em que Cirdan foi foram Galadriel, Senhora dos Galadhrim, Elrond o Meio-Elfo, Gandalf o Branco, Bilbo Baggins e Frodo Baggins, os portadores do Anel, entre outros de menor renome.

Não se sabe quando Thranduil embarcou para Valinor, como eventualmente deve ter feito, mas nesse barco com certeza não foi, caso contrário seria mencionado na obra.
 
Mesmo sem guerra, o mal não foi extinto, não se esqueça que ia ter uma continuãção para SDA, portanto não se sabe...

O Legolas foi junto com o Gimli pra Valinor, mas então como o Gimli funfou o reino dele nas Cav. Cintilantes?
 
Aldamar disse:
Mesmo sem guerra, o mal não foi extinto, não se esqueça que ia ter uma continuãção para SDA, portanto não se sabe...

O Legolas foi junto com o Gimli pra Valinor, mas então como o Gimli funfou o reino dele nas Cav. Cintilantes?

Bom, Gimli apenas partiu para Valinor com Legolas (não nos esquecemos de que é dito, pode não ser a verdade) em 120 da 4ª Era; ele reino a colónia de anões que levou para Aglarond desde mais ou menos o início da 4ª Era, e assim foi durante cerca de 100 anos.

O mal foi o legado deixado por Melkor na terra, como Tolkien disse, uma semente que de tempos a tempos germina e dá negro fruto. E assim será, até ao fim dos tempos, enquanto os povos falantes, sejam quais forem, durarem.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Não não partiu; nesse barco em que Cirdan foi foram Galadriel, Senhora dos Galadhrim, Elrond o Meio-Elfo, Gandalf o Branco, Bilbo Baggins e Frodo Baggins, os portadores do Anel, entre outros de menor renome.

Não se sabe quando Thranduil embarcou para Valinor, como eventualmente deve ter feito, mas nesse barco com certeza não foi, caso contrário seria mencionado na obra.
perai 10º, qndo cirdan da o anel narya a gandalf ele fala q ele ñ vai ficar mas na TM e q seu coração é virado para o mar e se diz q ele parti nesse momento a valinor, seria isso um erro meu ou dele?
 
Felagund, a missão de Círdan é permanecer na TM, e lhe foi legada por Ulmo, logo ele ficou até o final da 3ª Era, ele ter falado que seu coração estpa virado para o Mar não garante nada.
 
Felagund, é fácil cara. :wink:
Gandalf chega na TM no ano 1000 da Terceira Era, e ali lhe é entregue o anel por Círdan. Mas Círdan é o responsável pelo barco que levou Galadriel, Gandalf, Elrond, os portadores do Anel, e outros para Valinor no final da Terceira Era (ano de 3021, se não me engano). Logo, ele permaneceu.
Cuidado com a interpretação dos textos, não é só ler, mas ler e entender. :wink:
 
Felagund, é fácil cara.
Gandalf chega na TM no ano 1000 da Terceira Era, e ali lhe é entregue o anel por Círdan. Mas Círdan é o responsável pelo barco que levou Galadriel, Gandalf, Elrond, os portadores do Anel, e outros para Valinor no final da Terceira Era (ano de 3021, se não me engano). Logo, ele permaneceu.
e eu já sabia de tudo isso, mas o meu sda diz q eleparti logo após a entrega, mesmo assim to sem meus livros, amanha eu confirmo, mas isso podia ser erro do tolkien ou do livro?
 
-Felagund-, como o Erunámo já disse, Círdan estava nos Portos Cinzentos quando Frodo, Galadriel, Elrond e Gandalf partem no navio.

Eu creio que Círdan só partiu na 4ª Era. Quando Gandalf chega na Terra-Média o velho elfo diz que ficará lá até que parta o último navio dos portos. Sam partiu bem depois, em 1482 RC. Círdan pode ter partido com ele, ou ainda mais tarde, quem sabe.
 
Sim, pelo menos pelo que disse a sua filha Elanor, Sam partiu num barco para Valinor.

Apêndice B disse:
Entre eles surge a tradição, iniciada por Elanor, de que Samwise deixou as Torres e seguiu para os Portos Cinzentos, donde partiu por mar, último dos portadores do Anel."

Isto pode ser levado em conta ou não, pois não deixa de ser hipótese que Elanor tenha inventado a história em parte para honorificar a memória do seu pai, mas de qualquer maneira a partida de Sam para os Portps e depois pelo mar é aceite por toda a gente, de uma maneira geral.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Sim, pelo menos pelo que disse a sua filha Elanor, Sam partiu num barco para Valinor.

Apêndice B disse:
Entre eles surge a tradição, iniciada por Elanor, de que Samwise deixou as Torres e seguiu para os Portos Cinzentos, donde partiu por mar, último dos portadores do Anel."

Isto pode ser levado em conta ou não, pois não deixa de ser hipótese que Elanor tenha inventado a história em parte para honorificar a memória do seu pai, mas de qualquer maneira a partida de Sam para os Portps e depois pelo mar é aceite por toda a gente, de uma maneira geral.
Isso mesmo décimo nos aprendices do SDA fala que conta-se que Sam foi pros portos, é uma hipótese que tudo mundo gosta de pensar que é verdade mas mesmo assim ninguém pode afirmar com certeza que Sam partiu da Terra -Média e foi para Valinor.

Agora minha duvida è sobre Círdan tem certeza que ele partiu com os portadores dos anéis, pois nos Portos Cinzentos diz que ele preparou o navio para eles mas não diz que partiu, eu procurei muito uma citação nos aprendizes que fala sobre ele só ter partido depois mas não consegui achar, será que alguém tem uma idéia melhor sobre isso?
 
**EvenStar** disse:
com certeza que Sam partiu da Terra -Média e foi para Valinor.

Agora minha duvida è sobre Círdan tem certeza que ele partiu com os portadores dos anéis, pois nos Portos Cinzentos diz que ele preparou o navio para eles mas não diz que partiu, eu procurei muito uma citação nos aprendizes que fala sobre ele só ter partido depois mas não consegui achar, será que alguém tem uma idéia melhor sobre isso?

Não é directamente referida a partida de Cirdan de barco com os portadores dos anéis no livro O Retorno do Rei, mas subentende-se.
 
-Felagund- disse:
mas ñ fala q Sam parti para valinor a nado depois da morte de sua mulher?
Nos aprendices fala assim que após a morte de sua esposa Sam viajou até o Marco Ocidental onde morava sua filha Eleanor a bela deixou com ela o Livro Vermelho(aquele que é escrito por Bilbo e Frodo e uma parte por Sam), e daquele dia em diante ninguém mais o viu por essa razão acredita-se ou seja surgiu uma crença entre os Hobbits que Sam havia navegado para o Oeste.
então é uma suposição não é nada concreto.
 
Apesar de suposição, eu acredito que ele foi sim para Valinor, afinal ele portou o Anel por algum tempo.
Mas isso é minha opinião, um jeito de ver a história, não tenho nada escrito que possa confirmar, é só pra dar o ar da graça! :lol:
 
Enfim, seja o que for, é universalmente aceite a partida de Sam para Aman, tal como é aceite a de Legolas e Gimli. Se assim não era apenas Tolkien pode confirmar, portanto podemos considerar que isto é um "End of question". :mrgreen:
 
Círdan diz a Gandalf:

"But as for me, my heart is with the Sea, and I will dwell by the grey shores until the last ship sails. I will await you."
Círdan diz que ficará nos Portos até que parta o último navio. Ele também diz que esperará por Gandalf, mas o navio de Gandalf não foi o último a partir dos Portos, afinal, naquela época ainda vivia uma boa quantidade de Elfos em Endor.

O "eu esperarei por você" que Círdan diz, eu entendo como "Só vou embora daqui quando partir o último barco, logo, quando você for embora eu ainda estarei pelas bandas de cá".

Muitos elfos (Celeborn, Elladan e Elrohir, por exemplo) partiram anos depois (Legolas partiu do Sul, não de Mithlond), e creio que enquanto ainda havia algum barco para zarpar, Círdan continuou nos Portos Cinzentos. (Talvez nem mesmo com Sam ele teria ido, já que eu acho que havia ainda Elfos que permaneceram mais tempo na Terra-Média).

Ah sim, estava esquecendo de dizer... os Elfos não eram obrigados a partir. Provavelmente, muitos dos Elfos de Mirkwood ou até de Lórien, permaneceram na Terra-Média. Por influência de Celeborn e Galadriel (em Lórien) e Thranduil (em Mirkwood), muitos devem ter sentido desejo de ir para Valinor ao aprender sobre sua história, sobre os Valar, etc. Mas outros podem muito bem ter preferido ficar nas terras que foram morada de seus antepassados desde sempre: a Terra-Média.
Alguns ainda podem inclusive ter recusado o chamado de Mandos após morrerem (Tolkien mesmo fala sobre tal alto no "Leis e Costumes dos Elfos"), tendo seus fëar permanecido na Terra-Média como fantasmas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo