• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Fëanor tivesse o Um anel???

Fëanor podia ser orgulhoso, arrogante, e etc e tal, ele até podia ser isso, mas lembrando mais uma vez, ele era assim pois era um dos únicos que dizia aquilo que realmente pensava, pois era movido pela chama do espírito

Ou seja então, vocês acham que o poder do anel não iria subir a cabeça de Fëanor????
Bem, volto a ter minhas dúvidas, pois até Gandalf sentia medo de possuir o anel para si. Ele mesmo disse que seria tentado pelo poder do anel.
Concordo com o Olwë quando ele diz que Fëanor iria se tocar que aquilo era um "porta-aviões" mas vcs esqueceram uma coisa:
E O PODER DO ANEL???
 
Frodo falhou em sua missão, mas ele falhou como qualquer um falharia. Simplesmente não se podia destruir o Um espontaneamente, ele dominaria o seu portador e tchum, "Eu não vou destruí-lo, ele é meu, eu o tomei por direito..." e por aí vai.

Maglor, você há de concordar comigo que ao escrever isso (e eu acho que também já vi isso em algum lugar, mas não tenho certeza de que foi numa das cartas) Tolkien não estava se referindo a rigorosamente QUALQUER um.

Aulë, por exemplo, certamente não falharia na missão de destruir o Anel Governante se ela lhe fosse atribuída. Aliás, numa das teorias mais interessantes sobre Tom Bombadil (aquela que afirma que Tom é Aulë) essa hipótese fica muito bem resolvida: se ele quisesse destruir, destruiria. O Anel não tinha efeito sobre ele.

Giliath, você tem razão ao afirmar que não podemos negligenciar o Poder do Um-anel. Efetivamente, uma das suas funções era dominar a vontade do portador, seduzindo-o através da ambição.

Como era um objeto construído com necromancia, tendo a acreditar que era mais poderoso do que qualquer objeto que Sauron pudesse encantar através de sub-criação. Acredito nisso por uma razão bem simples: os humanos não conseguiam realizar (quase) nenhuma sub-criação, mas eram capazes de praticar necromancia. Logo, a necromancia é mais poderosa que a sub-criação, mas tem um custo maior.

Outra conclusão é que o Um-anel era tremendamente poderoso, até mesmo para os padrões de um Maia.

Mas não podemos esquecer, por outro lado, que o tipo de magia realizado por Sauron para forjar o Um-anel é parecida com aquele tipo usado por Aghan (o drûg) para criar a pedra de vigia no conto "A Pedra Fiel", no Contos Inacabados, e por Melkor para dispersar o seu poder por toda a matéria de Arda (exceto Valinor). É aquele tipo de transferência de poder do "mágico" para o artefato encantado. Nesse processo, o "encantador" diminui o seu poder pessoal, fica mais fraco.

Dessa forma, como Sauron transmitiu um parte dos seus poderes para as fundações de Barad-dûr, uma outra parte para o Anel-Governante e ainda continuava com muito poder em seu corpo encarnado (fána), podemos deduzir que o poder do Um-anel não chegava a ser necessariamente equivalente ao poder de um Maia. Afinal, Sauron dividiu seu poder em três, e por mais poderoso que fosse como (talvez) o maior dos Maiar, talvez o Um-anel não fosse mais poderoso que o espírito (fëa) do mais poderoso dos Filhos de Ilúvatar (Fëanor).

Sugiro que pensemos assim Maglor: Se Arien pôde derrotar Melkor quando este já havia dispersado grande parte do seu poder pela matéria de Arda; se Luthien junto com Huan pôde derrotar (e humilhar) Sauron em plena Primeira Era; se Fingolfin pôde dar algum trabalho a Melkor em combate homem-a-homem; então não é de se descartar de plano a possibilidade de Fëanor derrotar Sauron...

Agora tem outra coisa... Algo que eu havia neglicengiado até aqui (e talvez seja razão para eu rever minha opinião a respeito de um combate pessoal entre Fëanor e Sauron) é que se Fëanor tivesse sobrevivido até o final da Segunda Era, provavelmente estaria muito velho, pois na Arda maculada pelo elemento-Morgoth, os elfos envelhecem, devido o desgaste provocado em seus hröar pelo calor dos seus fëar (vide Silmarillion). Como o espírito de Fëanor era o mais poderoso de todos os Filhos, provavelmente o seu hröa estaria decrépito na época da Última Aliança e não poderia derrotar Sauron com facilidade, ainda que o fána de Sauron estivesse bastante desgastado, devido a transferência de poder para o Um-anel e para as fundações de Barad-dûr.

Mas aí ainda tem um outro elemento a considerar: talvez o hröa de Fëanor não estivesse desgastado, pois ele muito provavelmente seria um dos portadores dos 3 anéis élficos.

Nossa!!! :? :? :? Olhem só como a coisa complica quando a gente começa a levar em consideração mais e mais variáveis!

De um lado, o um-anel não era tão poderoso assim, pois foi feito com uma técnica de magia que tinha um custo terrível de pagar, e Sauron (por isso) não poderia ter criado um Anel-governante com um poder equivalente a 100% do seu poder de Maia, já que havia encantando também as fundações de Barad-dûr e mantido uma certa parte de seu poder dentro do seu fána.

Por outro lado, Fëanor já não seria mais tão poderoso em combate pessoal, pois seu corpo (a rigor) estaria tremendamente envelhecido após milênios de exposição ao calor do seu poderosíssimo fëa.

Isso a menos que ele (Fëanor) fosse um dos portadores dos 3 anéis élficos, criador por Celebrimbor, seu filho. Nesse caso, a preservação da vitalidade do seu corpo estaria ligada à existência do Um-anel...

Mas se Fëanor ainda estivesse vivo após a Guerra da Ira, ele não teria sido capaz de criar objetos para a preservação da Terra-média, ainda mais poderosos do que os concebidos pelos ferreiros de Eregion? Não seria capaz de fazer isso sem aceitar a ajuda de Sauron (Annatar)?

Acho interessante, portanto, que separemos as duas questões:

Fëanor poderia derrotar Sauron em combate pessoal no final da Segunda Era?
(Depois de pensar por esse novo prisma, eu já concordo que não seria tão fácil, a menos que ele fosse o portador de um dos 3 anéis élficos. Sem um anel, talvez ele não fosse páreo nem mesmo para Elendil, um humano de 2,41m em plena forma).

Se o Um-anel fosse parar em suas mãos, Fëanor o usaria para tornar-se um novo Senhor do Escuro?
(Ainda acho que não, e agora tenho mais um argumento: o Um-anel não era tão poderoso quanto Sauron, pois era apenas uma parte do seu poder, transferido para um artefato. O fëa mais poderoso dos Filhos de Ilúvatar provavelmente seria capaz de resistir a uma fração do poder de um dos Maiar, ainda que Sauron fosse um dos mais poderosos entre eles).

PS: Há ainda um detalhe que a maioria das pessoas aqui parece estar desconsiderando: era mais fácil resolver destruir o Um-anel antes de usá-lo pela primeira vez. Era exatamente esse o tipo de pensamento que se passava pela cabeça de Elrond quando ele reprovou a resolução de Isildur em tomar o Anel-governante como compensação pelas perdas da guerra. Acredito que Fëanor não seria tolo de usar o Um-anel antes de pensar bem o que fazer com ele. Imagino que não o usaria. Destruiria-o, prudentemente, ainda que isso implicasse a aceleração da degradação da Terra-média.

PS2: Depois de todas essas considerações estou me inclinando pela primeira conclusão a que eu cheguei (mas depois acabei afastando) quando li o tema proposto neste tópico: não faz sentido discutir isso, porque se Fëanor estivesse vivo no final da Segunda Era, tudo seria diferente.

Pra começo de conversa, o seu dilema não seria o de Isildur, mas o de Celebrimbor: "fazer ou não fazer os anéis de poder aceitando a ajuda da Annatar?"

O que Celebrimbor fez ao encantar os anéis em Eregion foi uma espécie de necromancia. Aí é que estava a armadilha de Sauron: ele ajudou os ferreiros de Eregion a fazer artefatos com um propósito específico. É a mesma armadilha em que Melkor envolveu os Noldor dentro de Valinor, ao os ensinar a forjar espadas. Mas em Valinor, Fëanor não deu ouvidos a Melkor e preferiu aprender a arte de forjar o metal com Mahtan, o maior aprendiz de Aulë.

Em última análise, portanto, acho que se Fëanor ainda fizesse parte da história durante a Segunda Era, ele teria sido uma mistura da habilidade de Celebrimbor com a prudência de Gil-galad e nunca teria aceitado a ajuda de um Annatar. Ele teria desenvolvido mais o projeto inicial da Elessar (que era uma jóia que ajudava a conter a degradação causada pelo tempo à Terra-media, criada por meio de sub-criação em Gondolin para Idril por Celebrimbor, antes que Annatar lhe ensinasse disfarçadamente a "magia" do Inimigo), e nunca teria feito os anéis de poder (que eram, a rigor, necromancia).
 
Acho que, como vc disse Olwë, quando a gente vai levando cada vez mais fatores em consideração, um leque maior de possibilidades vai surgindo. Acho que um ponto forte a ser considerado é que, se alguma coisa tivesse sido diferente, o resto também mudaria!!!

Bem, Fëanor tendo sobrevivido logo notaria a definhação que a Terra-média sofria, e ele desenvolveria um meio de reduzir, ou até para totalmente, essa definhação, como fez Celebrimbor, seu neto, com os anéis dos Elfos. Mas considerando que Fëanor é Fëanor, o artefato ou artifício usado por ele seria imensamente mais poderoso que o usado por Celebrimbor.

É certo que Fëanor nunca aceitaria os conselhos do Annatar. Primeiro pq ele não aceitava conselhos em relação a isso, e, como eu já disse, seguia a chama de seu espírito.
Segundo, eu acho que ele perceberia que Annatar era o disfarce de Sauron. Ora, um elfo que foi capaz de desmascarar a cobiça de Morgoth pelas Silmarils conseguiria desvendar o disfarce de Sauron.
A vontade de Fëanor era inabalável: "poucos mudaram sua opinião através de conselhos, ninguém pela força"

Mas como já disse, tudo seria diferente. Não é difícil de que, se tivesse sobrevivido, após a derrota de Melkor, Fëanor poderia vir a se tornar o Senhor da Terra-média. Pelo menos do Noroeste da Terra-média, que conhecemos. Poder, força e conhecimento para tal a ele não faltava. O poderio de Númenor seria brinquedo de criança comparado ao poder que Fëanor poderia ter erguido num reino da Terra-média.
 
Mas como já disse, tudo seria diferente. Não é difícil de que, se tivesse sobrevivido, após a derrota de Melkor, Fëanor poderia vir a se tornar o Senhor da Terra-média. Pelo menos do Noroeste da Terra-média, que conhecemos. Poder, força e conhecimento para tal a ele não faltava. O poderio de Númenor seria brinquedo de criança comparado ao poder que Fëanor poderia ter erguido num reino da Terra-média.

Hummm....
Sabe isso me leva a crer então que o mundo não seria o mesmo.
É uma possibilidade.
Se Melkor ainda estivesse na TM as coisas seriam bem mais dificil. E acho que nem existiria o Um Anel.
Poderia ser artefato de maior poder ou não precisaria de artefato.
Ficar levantando essas questões sõa boas para ver até onde chega nossa imaginação e conhecimento. E é claro que Feanor com o anel seria um incognita muito grande
 
Vou ser sucinto.... Primeira Era não pode ser comparada com a Segunda, que não pode ser comparada com a Terceira... O Um Anél só é o Um porque na terceira era tudo é menos mágico, menos poderoso... Feänor já era o maior entre os elfos em uma época em que os elfos eram mais do que são na terceira era... e como já disseram, tinha um poder que só não rivalizava direto com o dos Valar... Pra ele o anel era bijuteria barata...
 
Olá a todos....
Eu também acho que Feanor destruiria o Anel. Ele até poderia pensar em tomá-lo para si, mais quando percebesse a malícia do Anel ficaria tao enojado que o destruiria. Ele era muito orgulhoso, por isso errou tanto. Orgulho sempre foi prejudicial a ele, e também a Turin. Mas neste caso, acho que ele não iria nem pestanejar, o Anel iria para o fogo.
 
Com toda sinceridade, acho que se Fëanor tivesse o um anel ele montaria um mercado de Silmerils, imaginem: Silmarils Market. Se ele obtivesse o Um Anel o ego e prepotencia deve triplicariam e ele com certesa se tornaria um dominador imponente e determinado,,, mas infelismente apenas a sua raça elfica sobreviveria e seus filhor seriam os reis da terra media
 
Pelos conhecimentos dele, capaz de criar as Silmarils, ele devia até olhar para o Anel como se este fosse uma mera bijuteria.

Ele não ficaria com o Anel não.
 
Pelos conhecimentos dele, capaz de criar as Silmarils, ele devia até olhar para o Anel como se este fosse uma mera bijuteria.


Tá e como vc me explica o fato de até o Gandalf temer o Anel... :x :x :x
Se alguem me explicar eu dou um doce :wink: :tsc:
 
Gandalf é Gandalf, Fëanor é Fëanor.

Gandalf temia o Anel pq aquilo que eu já disse, ele era prudente. Outra coisa, Gandalf já temia Sauron, ele nem queria ser mandado para a Terra-média, só veio pois Varda lhe pediu. Ele temia Sauron.
Como o Anel era um instrumento de Sauron, ele temia o Anel. Temia que o Anel lhe corrompesse. Temia que o Anel fizesse com que ele traísse seus propósitos.

Quando disse que Fëanor iria fazer até pouco caso do Anel, quis dizer que, pro cara que fez as Silmarils, que eram muito mais poderosas que o Anel, o poder contido no Anel não seria grande coisa. Mesmo assim, Fëanor não iria aceitar usar um instrumento de poder como esse, a não ser que tivesse sido feito por ele, e mais ninguém.

Fui claro????? :wink:

Cadê meu doce agora?
 
Gandalf temia o anel sim.
Mostra isso muito bem no começo do livro e só não descrevo aqui pq não estou com o SDA.
Ele se recusava até pegar no anel. Se Gandalf que era um Istari tinha medo do que poderia acontecer quando ele colocasse o anel, imagina o Feanor :o?:
 
Gente, compreendamos... Feänor é um caso único de vontade... ele não se dobrou nem pra um valar como Melkor, de quem se tornou um dos maiores inimigos, porque iria ser afetado pela criação de um mero vassalo dele, ainda mais se considerando que Feänor criara os maiores artefatos já feitos na Terra Média. Também acho que olharia tal como bijuteria... :mrgreen:
 
Gente, compreendamos... Feänor é um caso único de vontade... ele não se dobrou nem pra um valar como Melkor, de quem se tornou um dos maiores inimigos, porque iria ser afetado pela criação de um mero vassalo dele, ainda mais se considerando que Feänor criara os maiores artefatos já feitos na Terra Média. Também acho que olharia tal como bijuteria...

Salve Eru !!!!!

Então mas e ai??? o Que ele faria com anel.... ???????
 
Giliath disse:
Salve Eru !!!!!

Então mas e ai??? o Que ele faria com anel.... ???????

Ainda não se convenceu?

Creio q ele o destruiria. Pode ser até que não viesse a destruir, mas tenho certeza que ele não se apossaria do Anel.
 
Ainda não se convenceu?

Creio q ele o destruiria. Pode ser até que não viesse a destruir, mas tenho certeza que ele não se apossaria do Anel.


Hehehehe Giliath o inconvenssivel hehehehhehehehehe :mrgreen:

Certo destruiria !!!!
Na Montanha da perdição ou com a mão mesmo????? :mrgreen: :mrgreen:
 
Na Montanha da Perdição. Ele era poderoso, mas não um Vala.
Como eu já disse, se o Anel tivesse com o Isildur, e ele não quisesse jogá-lo, era capaz do Fëanor tacar o Isildur nas Fendas pra poder destruir o Anel. Mas daí iriam implicar com ele, e iam reclamar pq ele matou Isildur, ao invés de ver que ele fez tudo pra destruir o Anel.
 
Na Montanha da Perdição. Ele era poderoso, mas não um Vala.
Como eu já disse, se o Anel tivesse com o Isildur, e ele não quisesse jogá-lo, era capaz do Fëanor tacar o Isildur nas Fendas pra poder destruir o Anel. Mas daí iriam implicar com ele, e iam reclamar pq ele matou Isildur, ao invés de ver que ele fez tudo pra destruir o Anel

É mesmo, sabe que eu estava lendo novamente sobre Feanor e acho que perto dos filhos dele ele era até bonzinho.... (hehehhe) :mrgreen:
Ele iria destruir Isildur sim... mas o anel :x não sei não a não ser que as eras que passaram botaram juizo na cabeça dele...mas
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo