• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Fëanor tivesse o Um anel???

Gente, Feänor teve o mesmo professor que Melkor, Aulë, valar de quem Sauron um dia foi vassalo... Se ele quisesse fazer um anel do poder, ele faria um ele mesmo... e garanto que seria mais sinistro. E quanto a Gandalf, ele é um maya, sim, é um istari, sim... Mas está preso no corpo mortal de um velho, o que nunca aconteceria com Feänor... E mais! Porque Feänor se incomodaria com o que Saurou fez se conseguia superar o próprio Morgoth nesse quesito...

Eu acho né...
 
Fëanor não acho que era mau-caráter. Celegorm, Curufin e Caranthir que eram uns cretinos

Isso sem duvida!!!!!
Mas fala sério, o que Feanor achou quando voltou a TM para buscar as Silmarills??? Eu respondo!!!!!
Que ele era todo poderoso e que praticamente sozinho conseguiria derrotar Melkor e pega-la de volta.

Pequeno o Ego do minino :lol:
 
Giliath disse:
Mas fala sério, o que Feanor achou quando voltou a TM para buscar as Silmarills??? Eu respondo!!!!!
Que ele era todo poderoso e que praticamente sozinho conseguiria derrotar Melkor e pega-la de volta.

Pequeno o Ego do minino :lol:

Certo, mas há dois fatores que vc se esqueceu aí:
1. A essa altura do campeonato, Fëanor já tava lelé da cuca (não digo isso há anos!!). Ele já não raciocinava direito, tanto é que, na Batalha Sob-as-Estrelas, ele brandia sua espada e gargalhava enquanto pilhava inúmeros orcs. Ele nem prestava atenção em inimigo algum, e nem prestaria, a não ser que este fosse o próprio Morgoth.

2. Nesse ponto, Fëanor já nem se importava tanto assim com as Silmarils. Ele queria chegar até Melkor com um objetivo primário: Vingar o assassinato do pai. Lembre-se, para Fëanor, seu pai era mais caro que a Luz de Aman e que as incomparáveis obras de suas mãos.
 
Nesse ponto, Fëanor já nem se importava tanto assim com as Silmarils. Ele queria chegar até Melkor com um objetivo primário: Vingar o assassinato do pai. Lembre-se, para Fëanor, seu pai era mais caro que a Luz de Aman e que as incomparáveis obras de suas mãos.


Isso é verdade... O Feänor, quando foi atrás do Melkor na TM já estava totalmente lesado... Tanto que acabou morrendo na empolgação, depois de se meter em uma briga em um corredor polonês de Balrogs...
 
Certo, mas há dois fatores que vc se esqueceu aí:
1. A essa altura do campeonato, Fëanor já tava lelé da cuca (não digo isso há anos!!). Ele já não raciocinava direito, tanto é que, na Batalha Sob-as-Estrelas, ele brandia sua espada e gargalhava enquanto pilhava inúmeros orcs. Ele nem prestava atenção em inimigo algum, e nem prestaria, a não ser que este fosse o próprio Morgoth.

2. Nesse ponto, Fëanor já nem se importava tanto assim com as Silmarils. Ele queria chegar até Melkor com um objetivo primário: Vingar o assassinato do pai. Lembre-se, para Fëanor, seu pai era mais caro que a Luz de Aman e que as incomparáveis obras de suas mãos.
_________________

Concordo.
Digo até mais... acho que ele não estava lelé da cuca.... hehehehe .... ele estava é louco de raiva mesmo e não pensou nas besteiras que seus atos poderiam fazer.
E falamos o que é verdade, isso era de familia
 
Eu acho o seguinte...
Como consta na própria inscrição dO ANel, "Um Anel para a todos governar", o Anel foi feita com a intenção de escravizar as raças... E foi o que Sauron fez! Deu Anéis às Raças para poder aprisioná-las! Fëanor não tinha o menor desejo de domínio. Ele tinha interesse em criar. Uns dizem que Fëanor foi o cara que mais ferrou a TM... Mas pensem! Será mesmo?? Será que alguém, já tomado pela ira de perder o maior tesouro, seu pai, perde a sua maior criação justamente pelo cara que matou o pai dele!! Quem não iria atrás??? Ele queria reconhecimento... Reconhecimento ele teve! Os palantíri... Claro que ele os criou com a maior das intenções! Aperfeiçoou o Tengwar... Eu duvido muito que ele sucumbiria à tentação do Anel... Assim como Gandalf também resistiu! Eu não acho que Fëanor iria se sentir tentado à usar um artifício gerado pelo discípulo de Melkor, o assassino de seu pai e ladrão das silmarils, sua maior criação... Não, claro que não! Fëanor era sábio o suficiente! Ele teve seus momentos de loucura, claro. Tomado pela ira, dor, desespero, ódio, raiva, orgulho. Orgulho. Esse foi o fim de Fëanor. O orgulho. Não um Balrog. Foi sua ira. Seu ódio. Isso foi sua ruína.
 
Fëanor desprezaria o Anel. Talvez ele poderia até mesmo pensar algo como: "Tanto talento desperdiçado..."

Fëanor era um elfo, e os elfos não utilizam-se da mesma motivação que os Inimigos em suas criações.

A "magia" deles é Arte, purificada de muitas das suas limitações humanas: com menos esforço, mais rápida, mais completa (produto e visão em correspondência sem vício). E seu objeto é Arte, não Poder; subcriação, não dominação e reforma tirânica da Criação. Os "elfos" são "imortais", pelo menos na medida deste mundo: e portanto ocupam-se mais dos pesares e fardos da imortalidade no tempo e na mudança do que da morte. O Inimigo, em formas sucessivas, sempre se ocupa "naturalmente" da mera Dominação, sendo o Senhor da magia e das máquinas; mas o problema de que esse terrível mal pode surgir, e surge, de uma raiz aparentemente boa, do desejo de fazer o bem ao mundo e aos demais —rapidamente e de acordo com os planos do próprio benfeitor – é um motivo recorrente.
 
O Senhor dos Nazgûl simplesmente levaria o Anel a Sauron. Ele era completamente submisso ao Senhor do Escuro, e era essa justamente a missão dele.

Quanto a Aragorn, bom, eu acho que ele resistiria bastante, mas cedo ou tarde, ele sucumbiria ao poder do Anel. Entretanto, ele era sábio, e nunca tomaria o Anel por reconhecer o perigo que ele representava.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Quanto a Aragorn, bom, eu acho que ele resistiria bastante, mas cedo ou tarde, ele sucumbiria ao poder do Anel. Entretanto, ele era sábio, e nunca tomaria o Anel por reconhecer o perigo que ele representava.

Não esqueça que o Anel tem vida própria...
Vamos dizer que por um acaso ele acaba entrando no dedo de Aragorn...
Como seria??
Ele não resistiu à tentação de olhar ao palantíri...
 
Não esqueça que o Anel tem vida própria...
Vamos dizer que por um acaso ele acaba entrando no dedo de Aragorn...
Como seria??
Ele não resistiu à tentação de olhar ao palantíri...


Não acho que tenha cedido a uma tentação... foi mais um ato de provocação ao senhor do Escuro, como ele diz, para desviar a atenção dos pequenos.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Fëanor desprezaria o Anel. Talvez ele poderia até mesmo pensar algo como: "Tanto talento desperdiçado..."

Fëanor era um elfo, e os elfos não utilizam-se da mesma motivação que os Inimigos em suas criações.

Certo, cara. Mas estava além da vontade dele. Todos sabemos que Fëanor não teve instenções ruins. Mas veja que o próprio Gandalf, de sabedoria e hierarquia superiores à de Fëanor, teme o Anel. E alguém duvida do caráter do Gandalf? Acontece que o Anel dominaria o dono, fosse quem fosse, desde que de "status" menos que o de Sauron. Para um vala, que é superior a Sauron, o Anel seria algo inofensivo. Mas para qualquer, mesmo outro maia, o Anel seria um instrumento de corrupção.

Como seria com Fëanor? Exatamente como seria com a Galadriel. Fëanor seria facilmente corrompido, já que a vontade dele de ser rei nunca foi escondida. As intenções dele seriam as melhores, e talvez ele pensasse que estava sendo um grande soberano. Mas estaria dominado. Fëanor era um grande elfo, mas ainda um elfo. É só se basear em Galadriel, e aumentar um pouco as coisas.
 
Esse é um problema.
Ele era um elfo, mas não era um qualquer. Ele foi "O" elfo.
Em decorrência disso, eu creio que sempre que a discussão envolve Fëanor, ela deve ser tratada de maneira um pouco mais delicada.
Fëanor é um personagem bastante complexo.

Mas eu não sei, talvez eu esteja sendo equivocado, talvez não, mas creio que Fëanor não tomaria o Anel para si. Por pelo menos dois motivos: 1. ele era movido pela chama de seu espírito, não pela ganância ou desejo de soberania; 2. eu acho que ele saberia para que aquele Anel fora feito: Para ser um senhor de escravos, e não era isso que Fëanor queria. Eu até me atrevo a dizer que Fëanor foi um dos que mais lutou pela liberdade dos Filhos de Ilúvatar, dos elfos, ao menos.

A derrocada de Melkor surgiu, mesmo que em uma mera sementezinha, em Fëanor; pois foi ele quem moveu guerra contra Melkor. E com ele, fosse quem quisesse. Não importa quão poderoso ele fosse na palavra, houve um fraquejo na mente dos noldor, tanto por pena de Fëanor quanto pelo próprio desejo de poder e liberdade na Terra-média. Desejo esse bastante poderoso em Galadriel.

Sendo assim, não acho que seria semelhante à Galadriel. Ao menos, não na totalidade. Se Gil-galad e Elrond perceberam "algo estranho" naquele Annatar, duvido muito que Fëanor não percebesse. Aliás, eu acredito até que ele reconheceria Sauron prontamente. Afinal, ele desfraldou a cobiça das Silmarils nos recônditos da mente de Melkor. Isso, nem os Valar conseguiram fazer; a verdade deve ser dita.

Outra coisa que eu lembro, é que era extremamente difícil corromper a mente dos elfos. Até mesmo com os anões haviam complicações. Eles ficavam mais gananciosos, mas não eram "corrompido".

Você fez a comparação com Gandalf; certo, até entendo a posição de um da mesma "classe" que Sauron temer o seu artefato. Mas aí que tá, são mentalidades diferentes. Gandalf era muito movido pela razão e pelo senso de certo/errado. Isso não ocorria com Fëanor, que eu creio que possa até ser comparado a não menos que um Maia.

Levando tudo isso em conta, principalmente a força do espírito de Fëanor, é que eu baseio minha teoria de que Fëanor não seria corrompido.
 
Ele era um elfo, mas não era um qualquer. Ele foi "O" elfo.
Em decorrência disso, eu creio que sempre que a discussão envolve Fëanor, ela deve ser tratada de maneira um pouco mais delicada.
Fëanor é um personagem bastante complexo.
Ele é um elfo, o mais poderoso de todos. Mas ainda um elfo...
Na minha opinião, estão colocando Fëanor um pouco acima do que ele era. Era muito habilidoso, mas sempre foi ávido por poder e ambicioso como poucos. Isso era mais do que meio caminho andado para o Anel.

Mas aí que tá, são mentalidades diferentes. Gandalf era muito movido pela razão e pelo senso de certo/errado. Isso não ocorria com Fëanor, que eu creio que possa até ser comparado a não menos que um Maia.
Justamente, nesse caso não interessa a mentalidade. O Anel era um instrumento de dominação, e ele dominaria qualquer um que fosse de hierarquia inferior à de Sauron. Por melhor que fossem as intenções.

Nós temos o exemplo de um(a) elfo(a) tentada pelo Anel, e com muita vontade de poder. Fëanor tinha ainda mais... era ainda mais corrompível. Eu acho que ia ser moleza pro Anel.
 
Acho que depende do momento da vida dele...

No inicio, quando tava tudo "bem":
- Hunf!As minhas Silmarils são muuuuito melhores que isso aí...*nem olha direito*
( baseado no fato de que ele nao aceitava ajuda nem conselhos e adorava o que ele mesmo fazia)

Mais para a frente, já depois da "bronca" de Manwe:
- Eu poderia mostrar a eles...*olha bem* Não, melhor nao...¬¬
(baseado no fato de ter percebido as reais intenções traiçoeiras de Melkor qdo ele bateu na porta oferecendo uma vantajosa parceria)

Por último...
- VOU TERMINAR COM ESSA *¨&%$¨%¨ DE MORGOTH!!!!!!!*põe o anel e f*** tudo*
(baseado no óbvio)
 
Uma coisa acabou de me vir à tona:
Fëanor era um cara que nao aceitava conselhos, quase nunca. Quando ele fazia seus artefatos então, menos ainda. Ou seja, nesse ponto, Fëanor era bastante reservado. Ele apenas empunhava aquilo que era dele.
Ele não usaria o Anel, primeiro pq era instrumento de Sauron, maior servo de Melkor. Ele perceberia então que, para destruir Sauron, ele teria que destruir o Anel (se Elrond percebeu vai me dizer que Fëanor não perceberia??). Ele ia chegar nas Fendas da Perdição, para em frente elas e: "Aqui termina teu reinado de terror, Morgoth Bauglir, Sinistro Inimigo do Mundo.", e tacaria o Anel, pois Sauron era o servo mais poderoso de Morgoth. E uma coisa que a gente não pode negar, é que Fëanor tinha por baixo do pano, atrás da vingança, mesmo que for bem no fundo, uma intenção bem nobre: Exterminar o Mal do Mundo.
E finalmente, se Fëanor realmente desejasse algum objeto de poder semelhante a do Um Anel (o que eu duvido bastante, pois ele não desejava ser um tirano) ele faria um, ele mesmo, e não empunharia o instrumento de poder de um de seus maiores rivais.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
E uma coisa que a gente não pode negar, é que Fëanor tinha por baixo do pano, atrás da vingança, mesmo que for bem no fundo, uma intenção bem nobre: Exterminar o Mal do Mundo.

E não é só isso...
Alguém acha que ele perderia a chance de exterminar o "filho" (quando eu digo filho eu quero dizer "sucessor") de Morgoth, o cara que matou o PAI dele?!?!?!
 
E uma coisa que a gente não pode negar, é que Fëanor tinha por baixo do pano, atrás da vingança, mesmo que for bem no fundo, uma intenção bem nobre: Exterminar o Mal do Mundo.
E finalmente, se Fëanor realmente desejasse algum objeto de poder semelhante a do Um Anel (o que eu duvido bastante, pois ele não desejava ser um tirano) ele faria um, ele mesmo, e não empunharia o instrumento de poder de um de seus maiores rivais.

Fëaruin, duas coisas aqui.

Primeiro, de onde você tirou que Fëanor queria exterminar o mal no mundo? Os motivos de Fëanor para querer lutar contra Melkor eram totalmente egoístas, ele queria as silmarils de volta, queria se vingar por causa da morte de Finwë e queria se livrar da tutela dos Valar, de quem ele estava "por aqui", como a gente costuma dizer. Dê uma olhada no discurso que ele fez em Tirion antes de procunciar o Juramento.

Segundo, quando você diz que ele não desejava ser um tirano, você não está querendo implicar que ele sonhava em ser um governante plácido, bondoso e sábio com o seu povo, não é? Por que isso ele não queria mesmo. Ele queria o que ele achava que pertencia a ele por direito, o comando dos Noldor bem firme em suas mãos, sem contestação, e não fez nada por menos do que isso. Eu não quero discutir se ele tinha razão ou não, apenas acho que, se isso não é ser um tirano, está muito próximo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo