1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se alguém ler o Silmarillion antes de qualquer obra de Tolkien?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por angeloalvarenga, 14 Nov 2007.

  1. angeloalvarenga

    angeloalvarenga Seria eu um

    Estou lendo o Silmarillion, me aproximando da metade, fico imaginando quem não leu o SDA ou o Hobbit o que pensaria de uma obra dessas, pois até eu tem hora que fico meio desanimado com tantas referências a lugares e nomes de pessoas, tem hora que sinto falta de uma história mais no estilo SDA, mas não terminei ainda, posso mudar de opinião.

    Mas e pra quem não leu SDA ou o Hobbit, que graça tem o Silmarillion?
     
  2. Tuor

    Tuor Usuário

    A pessoa tem que ter força de vontade pra ler o Silma antes de todos, na minha opinião. Isso porque o Silma é mais complexo, e muito entediante pra quem ainda não leu os outros. Por isso eu sempre gostei de indicar, mesmo não sabendo se é o certo, que a pessoa leia O Hobbit e SdA antes do Silma e do CI.
     
  3. elrohir99

    elrohir99 Banned

    Tem toda a graça, pois pensa bem na passagem que conta a chegada de Tuor a Gondolin.
    Tem muita informação, mas não tem toda tens de ler Os Contos Inacabados também, esse é que é um bocado mais complexo, mas aguentasse bem.
     
  4. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Seria interessante, è... Talvez a pessoa fique meio perdida.

    Mas se isso acontecesse comigo, eu amaria muuuuito em saber que tem outros livros que se aprofunda + em historia mesionada no Silmarillion (vc ainda vai gosta muito mais do que já gosta do Silmarillion quando terminar de ler)
     
  5. angeloalvarenga

    angeloalvarenga Seria eu um

    Ainda não cheguei nessa parte, estou naquela que fala sobre o cerco a Angband.

    A parte do [SIZE=-1]AINULINDALÊ é muito poética e legal, muito bonito mesmo, mas tem umas trechos que são muito detalhista, fica difícil pra ler e achar gostosa a leitura, eu acho interessante, pois me interesso pela história da Terra Média, mas pra quem quer apenas um livro pra se divertir fica difícil.[/SIZE]
     
  6. Maranwë

    Maranwë Usuário

    Eu acho que, pelo lado de ânimo, ler o SDA primeiro é melhor, por que daí, se vc gostar da história vai começar a querer saber mais e mais, aí o Silma entra bem!
    Mas, falando de compreensão, eu imagino que seja bem mais legal ler o Silma primeiro, por que daí qdo vc chegar no SDA vc já vai entender onde tudo teve início! =D
     
  7. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    CONCERTEZA
     
  8. Tuor

    Tuor Usuário

    Mas tem a questão de que, quando a pessoa sai do Silma, vê o SdA e n'O Hobbit livros que aparentam ser fracos e simples demais. Por isso ler SdA e o O Hobbit antes é bom, pois lendo-os, você já tem o engate pra ler o Silma e o CI. Se a pessoa lê o Silma antes, vai achar detalhista demais, e até chato. Se o SdA for lido primeiro, vão achar o Silma interessante até nos detalhes.
     
  9. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Gente, isso não é bem "E se..?" é?
    alguém sugeriu uma mudança nas obras?
     
  10. Tuor

    Tuor Usuário

    Eu percebi isso, mas prefiro não opinar. Os moderas sabem o que fazer.
     
  11. angeloalvarenga

    angeloalvarenga Seria eu um

     
  12. angeloalvarenga

    angeloalvarenga Seria eu um

    Será que eles conseguem alterar para o local correto?
     
  13. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Calma, só uma opinião, mas a proposta é interessante.

    Ele se perderia em boa parte do livro.
     
  14. Tuor

    Tuor Usuário

    Alteram sim, se o tópico estiver em local errado. Se não verem problema, não farão nada. :joinha:

    ------

    Mas a questão é essa mesmo: a pessoa se perde se começar a ler o Silma primeiro. Se não se perder, vai achar, no mínimo entediante. Bem, há pessoas e pessoas, essa é a verdade. Talvez alguém que tenha lido o Silma primeiro tenha achado tudo legal e normal...
     
  15. Nica Tinúviel

    Nica Tinúviel Usuário

    Eu acho que O Hobbit deve ser lido antes do Silma, mas não o SDA... é interessante saber o que aconteceu no inicio dos tempos... e O Hobbit é legal ler antes do Silmarillion pra poder ir se acostumando com a leitura...
     
  16. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Com O Senhor dos Anéis você ganha uma intimidade tremenda com a Terra-Média e os seres dela (elfos, etc), assim como sua cultura e geografia. Mesmo, no Silma, o local sendo outro (Beleriand), essa intimidade é importante para aproveitar melhor a leitura. Porém, em O Senhor dos Anéis há várias referências de O Silmarillion, que sem a leitura deste acaba sendo apenas um "nome" estranho. O ideal, ideal mesmo, seria ler O Hobbit/SdA -> Silma -> O Hobbit/SdA novamente.
     
  17. Syd Barrett

    Syd Barrett Shine on you,

    Ela fará o certo...
    Apesar de ser muito mais doloroso mentalmente, pois, O Silmarillion é de tal complexidade, que quem não é sedento de informações é capaz de desistir da leitura, pois, além de ser escrito em uma linguagem rebuscada, tem muitas coisas que passariam despercebidas aos olhos mais desatentos...
    Mas, ele contribui muito para outros entendimentos, tais, como o Necromante, a criação de Ëa, dos maiar, valar, elfos, homens, anões, balrogs, dragões, orcs...Enfim que o ler antes, será mais, digamos "íntimo" do Hobbit, Senhor dos Anéis, e afins.
     
  18. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Sim, o Silmarillion é difícil pracai quando se parte sem qualquer referência. Eu li o Silma primeiro e me perdi em todas aquelas alcunhas que os personagens vão ganhando ao longo da história. Mas quando terminar, você vai ter uma visão mais ampla da saga de SdA e O Hobbit. Afinal, o Professor trabalhou em O Silmarillion por muito tempo e foi o laboratório da saga do Anel de Bilbo e de Sauron em SdA.
     
  19. Tis

    Tis There and back again...

    Sem dúvida a pessoa ficaria perdidinha, perdidinha....
    E particularmente eu acho mais legal ler ele depois de O Hobbit e ao menos, ter assistido os filmes, pois é um livro bastante complexo e até mesmo chato em certas partes, se o leitor não reconhecer as referências a outras obras, o livro perde a graça.
     
  20. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Eu li primeiro o senhor dos anéis depois o hobbit e logo o silmarilion, confesso que fiquei um pouco confuso, mas depois de ler 4 vezes cada um consegui entender bem, mas vivo esquecendo nomes, locais e trechos.....estou ficando velho!!!!:lol:
     

Compartilhar