• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se alguém ler o Silmarillion antes de qualquer obra de Tolkien?

angeloalvarenga

Seria eu um
Estou lendo o Silmarillion, me aproximando da metade, fico imaginando quem não leu o SDA ou o Hobbit o que pensaria de uma obra dessas, pois até eu tem hora que fico meio desanimado com tantas referências a lugares e nomes de pessoas, tem hora que sinto falta de uma história mais no estilo SDA, mas não terminei ainda, posso mudar de opinião.

Mas e pra quem não leu SDA ou o Hobbit, que graça tem o Silmarillion?
 
A pessoa tem que ter força de vontade pra ler o Silma antes de todos, na minha opinião. Isso porque o Silma é mais complexo, e muito entediante pra quem ainda não leu os outros. Por isso eu sempre gostei de indicar, mesmo não sabendo se é o certo, que a pessoa leia O Hobbit e SdA antes do Silma e do CI.
 
Tem toda a graça, pois pensa bem na passagem que conta a chegada de Tuor a Gondolin.
Tem muita informação, mas não tem toda tens de ler Os Contos Inacabados também, esse é que é um bocado mais complexo, mas aguentasse bem.
 
Seria interessante, è... Talvez a pessoa fique meio perdida.

Mas se isso acontecesse comigo, eu amaria muuuuito em saber que tem outros livros que se aprofunda + em historia mesionada no Silmarillion (vc ainda vai gosta muito mais do que já gosta do Silmarillion quando terminar de ler)
 
Tem toda a graça, pois pensa bem na passagem que conta a chegada de Tuor a Gondolin.
Tem muita informação, mas não tem toda tens de ler Os Contos Inacabados também, esse é que é um bocado mais complexo, mas aguentasse bem.

Ainda não cheguei nessa parte, estou naquela que fala sobre o cerco a Angband.

A parte do [SIZE=-1]AINULINDALÊ é muito poética e legal, muito bonito mesmo, mas tem umas trechos que são muito detalhista, fica difícil pra ler e achar gostosa a leitura, eu acho interessante, pois me interesso pela história da Terra Média, mas pra quem quer apenas um livro pra se divertir fica difícil.[/SIZE]
 
Eu acho que, pelo lado de ânimo, ler o SDA primeiro é melhor, por que daí, se vc gostar da história vai começar a querer saber mais e mais, aí o Silma entra bem!
Mas, falando de compreensão, eu imagino que seja bem mais legal ler o Silma primeiro, por que daí qdo vc chegar no SDA vc já vai entender onde tudo teve início! =D
 
Eu acho que, pelo lado de ânimo, ler o SDA primeiro é melhor, por que daí, se vc gostar da história vai começar a querer saber mais e mais, aí o Silma entra bem!
Mas, falando de compreensão, eu imagino que seja bem mais legal ler o Silma primeiro, por que daí qdo vc chegar no SDA vc já vai entender onde tudo teve início! =D

CONCERTEZA
 
Mas tem a questão de que, quando a pessoa sai do Silma, vê o SdA e n'O Hobbit livros que aparentam ser fracos e simples demais. Por isso ler SdA e o O Hobbit antes é bom, pois lendo-os, você já tem o engate pra ler o Silma e o CI. Se a pessoa lê o Silma antes, vai achar detalhista demais, e até chato. Se o SdA for lido primeiro, vão achar o Silma interessante até nos detalhes.
 
Gente, isso não é bem "E se..?" é?
E Se...? O “E se...” é um projeto que busca criar um debate entre os fãs a respeito das conseqüências de escolhas alternativas para certos acontecimentos nas obras. Inicialmente, uma opção alternativa a algum ponto da história será levantada, e a partir dela as hipóteses deverão surgir, buscando descobrir as conseqüências dessa nova realidade.

alguém sugeriu uma mudança nas obras?
 
Eu percebi isso, mas prefiro não opinar. Os moderas sabem o que fazer.
 
Calma, só uma opinião, mas a proposta é interessante.

Ele se perderia em boa parte do livro.
 
angeloalvarenga disse:
Será que eles conseguem alterar para o local correto?

Alteram sim, se o tópico estiver em local errado. Se não verem problema, não farão nada. :joinha:

------

Mas a questão é essa mesmo: a pessoa se perde se começar a ler o Silma primeiro. Se não se perder, vai achar, no mínimo entediante. Bem, há pessoas e pessoas, essa é a verdade. Talvez alguém que tenha lido o Silma primeiro tenha achado tudo legal e normal...
 
Eu acho que O Hobbit deve ser lido antes do Silma, mas não o SDA... é interessante saber o que aconteceu no inicio dos tempos... e O Hobbit é legal ler antes do Silmarillion pra poder ir se acostumando com a leitura...
 
Com O Senhor dos Anéis você ganha uma intimidade tremenda com a Terra-Média e os seres dela (elfos, etc), assim como sua cultura e geografia. Mesmo, no Silma, o local sendo outro (Beleriand), essa intimidade é importante para aproveitar melhor a leitura. Porém, em O Senhor dos Anéis há várias referências de O Silmarillion, que sem a leitura deste acaba sendo apenas um "nome" estranho. O ideal, ideal mesmo, seria ler O Hobbit/SdA -> Silma -> O Hobbit/SdA novamente.
 
Ela fará o certo...
Apesar de ser muito mais doloroso mentalmente, pois, O Silmarillion é de tal complexidade, que quem não é sedento de informações é capaz de desistir da leitura, pois, além de ser escrito em uma linguagem rebuscada, tem muitas coisas que passariam despercebidas aos olhos mais desatentos...
Mas, ele contribui muito para outros entendimentos, tais, como o Necromante, a criação de Ëa, dos maiar, valar, elfos, homens, anões, balrogs, dragões, orcs...Enfim que o ler antes, será mais, digamos "íntimo" do Hobbit, Senhor dos Anéis, e afins.
 
Sim, o Silmarillion é difícil pracai quando se parte sem qualquer referência. Eu li o Silma primeiro e me perdi em todas aquelas alcunhas que os personagens vão ganhando ao longo da história. Mas quando terminar, você vai ter uma visão mais ampla da saga de SdA e O Hobbit. Afinal, o Professor trabalhou em O Silmarillion por muito tempo e foi o laboratório da saga do Anel de Bilbo e de Sauron em SdA.
 
Sem dúvida a pessoa ficaria perdidinha, perdidinha....
E particularmente eu acho mais legal ler ele depois de O Hobbit e ao menos, ter assistido os filmes, pois é um livro bastante complexo e até mesmo chato em certas partes, se o leitor não reconhecer as referências a outras obras, o livro perde a graça.
 
Eu li primeiro o senhor dos anéis depois o hobbit e logo o silmarilion, confesso que fiquei um pouco confuso, mas depois de ler 4 vezes cada um consegui entender bem, mas vivo esquecendo nomes, locais e trechos.....estou ficando velho!!!!:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo