• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se alguém ler o Silmarillion antes de qualquer obra de Tolkien?

Não conseguiria ler até o fim, tem muitas referencias e é meio chatinho em certas partes assim como senhor dos anéis quando começa a lenga-lenga de Frodo e Sam, da um sono !!!
 
Uma vez eu já fiz com que lessem o Silmarillion antes dos outros livros.
Disseram que o livro era muito bom. Se entenderam ou não, eu não perguntei. :dente:
 
Eu li O Hobbit antes de ler o Silma, eu gostei de ter lido o Silma antes de SdA pela visão histórica que isto me permitiu quando estava lendo SdA, permitindo-me aproveitar melhor a história.
Eu recomendaria a alguém ler o Silma antes de SdA, mas também recomendaria uma releitura do Silma após para que os fatos ficassem melhor compreendidos. O CI só depois de ter lido todos... :yep:
 
Eu tentei ler o Silma antes, mas é de fato muito confuso, pois é tanto nome...tanta referência, tanta coisa que eu me senti bem perdida...
Ia lendo uma coisa aqui ou ali na enciclopédia pra ajudar, mas resolvi partir pro SdA mesmo, assim lendo o Silma depois, eu entenderia bem mais.
Quis ler o Silma primeiro, pois fatos históricos iriam me ajudar a entender a história direitinho depois. Mas infelizmente, não aguentei. Ficava muito confusa.
 
Vai ficar perdido em Arda ou na melhor das hipoteses vai conseguir relacionar tudo e entender perfeitamente (possibilidade essa que eu não creio).
 
Bom, é exatamente o que eu estou fazendo.
Eu não tenho os livros, peguei emprestado. E O Hobbit não está nessa lista, apenas o Silma e os SdA.
Como eu já tive uma prévia do SdA pelos filmes (digo prévia porque sei que no livro tem muitas coisas que diferem dos filmes), fiquei curiosa pra ler o Silma primeiro.
Estou gostando MUITO de ler, embora esteja indo aos poucos, porque estou anotando alguns dados. Estou um pouco perdida quanto à localização das coisas (que lugar fica a norte de qual, etc etc etc), mas isso não justifico pela leitura, e sim por uma dificuldade pessoal mesmo!! :hihihi:

Fora isso, acredito que estou entendendo.. eu acho!! :lol:
 
Bom, é exatamente o que eu estou fazendo.
Eu não tenho os livros, peguei emprestado. E O Hobbit não está nessa lista, apenas o Silma e os SdA.
Como eu já tive uma prévia do SdA pelos filmes (digo prévia porque sei que no livro tem muitas coisas que diferem dos filmes), fiquei curiosa pra ler o Silma primeiro.
Estou gostando MUITO de ler, embora esteja indo aos poucos, porque estou anotando alguns dados. Estou um pouco perdida quanto à localização das coisas (que lugar fica a norte de qual, etc etc etc), mas isso não justifico pela leitura, e sim por uma dificuldade pessoal mesmo!! :hihihi:

Fora isso, acredito que estou entendendo.. eu acho!! :lol:

Eu li 1° the hobbit e depois o SDA e logo em seguida o Silm mesmo assim fiquei perdido, mas a melhor coisa a fazer é anotar como você mesmo disse, isso ajuda muito, e você vai entender muito depois de um tempo, vai fica tudo na ponta da língua:D
 
Eu acho que a pessoa teria que ter mais interesse, porque o livro acaba sendo meio cansativo pela quantidade de nomes e lugares. Mas garanto que se ler o Silma até o final, com certeza vai ler o Hobbit e o SDA.

O Silma não depende da leitura do SDA e do Hobbit pra ser entendido, como conta o início talvez seria até o melhor livro pra se começar a ler.
 
Eu li o hobbit e o SdA antes do Silmarillion e o Silma é meu livro predileto!
Até perdeu a graça quando eu li os outros, mas eu tenho necessidade de ler livros complexos, senão eu fico entediada. Então, varia de pessoa pra pessoa. Alguém acha o Silma complexo, eu acho o Silma completo.
 
Não conseguiria ler até o fim, tem muitas referencias e é meio chatinho em certas partes assim como senhor dos anéis quando começa a lenga-lenga de Frodo e Sam, da um sono !!!

Vou ler até o fim, mas compartilho sua opinião, também ficava meio irritado nos lenga-lengas da dupla.
Sei lá, aquelas referências a tantos lugares nossa, enche o saco, mas acredito em sua importância.
 
Ué? :eh:
Normal. Uma vez que ela não leria o livro com pretenções de esclarecer dúvidas sobre o SdA.

Eu não acho o Silma complicado. Ele apenas é bem chato no começo. :think:
 
Última edição:
Se uma pessoa não tivesse lido nada ainda eu recomendaria ler O Silmarillion primeiro.
Eu li antes dos outros livros.
Foi estranho e meio complicado, mas foi ótimo, porque ao ler os outros posteriormente eu lembrava de muita coisa e as entendia muito melhor. :yep:
 
Última edição:
Certamente poderia se perder no inicio, mas o Silma consegue nos prender até o final.

E quando lê-se O Hobbit e SDA, já iria ao mesmo tempo preencher todas as lacunas que eles apresentam.

É minha opinião.:cool:
 
Enfim, agora que terminei de ler o Silma eu tenho uma opinião formada.

1º - Adorei o livro é muito bom mesmo, o início é meio massante devido a tantas informações geográficas e tudo mais, mas do meio para o final o negócio fica bom demais, e nos dá uma visão geral de toda a história de Arda.

2º - Sobre a leitura do Silma antes das outras obras eu não recomendo, recomendo que se inicie pelo Hobbit e em seguida o SDA, pois esses dois são realmente livros que têm uma história, que realmente prendem o leitor, têm mais emoção. Mas depois da leitura desses com certeza o Silma é uma ótima pedida!!!

Grande Abraço A Todos e um Feliz 2008!!!
 
eu concordo com o angelo, pq eu acho que a leitura do silma é mais uma leitura de estudo, que eu costumo fazer anotando dados ou passagens, o que ajuda a assimilar mais facilmente a super qtde de informações contidas, principalmente nos primeiros capítulos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo