• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 É OFICIAL - A Copa de 2014 é nossa!

Não me referi ao Nordeste.. até porque lá tem Salvador e Recife duas capitais de grande tradição no futebol.
A questão é que somente uma capital do Cento-Oeste que é Goiás e no Norte que é Belém tem tradição futebolística, torcidas, estádios e condições pra receber uma copa. O justo é a copa ir pra lugares que sejam bons centros consumidores, tenham times que lotem e usem os estádios antes e depois da copa e não num lugar que certamente ficará vazio e abandonado porque ninguém sabe chutar uma bola..
As demais capitais do Norte e Centro-Oeste com todo respeito são uma piada... me lembro que na década passada Manaus que havia ficado várias décadas sem futebol gastou uma nota desviando dinheiro público reformando o estádio Vivaldão só pra receber um jogo da seleção brasileira. 5 anos depois o estádio já estava deteriorado, placar eletrônico LCD destruido por falta de manutenção. Depois ficam ofendidos quando os outros falam que na Amazonia só tem indio..
O Brasil não pode cometer a mesma burrice da Coréia do Sul que pra Copa de 2002 chegou a construir um elefante branco numa ilha cujo numero total de habitantes não é suficiente pra lotar metade do estádio.

É, elas até podem ser uma piada, mas não foram elas que deixaram de entregar os cadernos de encargos para a FIFA... :roll:
 
Você tem razão Katrina, pode até ser uma piada, mas é piada séria, coisa que quase nenhuma cidade do Sudeste fez, principalmente de São Paulo...:roll:

Creio que desconhece que só foi permitido participar capitais.. Não fosse por isso SP entraria na disputa com pelo mais 3 cidades.
 
Campinas tem Guarani e Ponte que são duas torcidas apaixonadas e vibrantes e quando tem o derbi local sempre dá lotação maxima que só não lota tudo porque a rivalidade entre os dois é muito grande e por questão de segurança a policia não deixa. Ribeirão Preto já teve Comercial e Botafogo um dos clássicos de interior de maior público do estado. Eu poderia citar também Ferroviária de Araraquara e o XV de Piracicaba.
O problema do interior de SP é que os clubes como em qualquer lugar do Brasil entraram em sérias dificuldades financeiras, totalmente desamparados pela federação e o custo do ingresso popular era bem mais em conta dentro da realidade de quem mora longe da capital...
Mas era isso a que me referia.
Eu só considero um clássico do interior paulista como relevante. Que é Ponte e Guarani. Os outros não ficam acima dos clássicos regionais dos estados do norte e centro-oeste.
Sendo que nos ultimos tempos vinha sendo um jogo que ocorria uma vez só por ano no paulistão. E eu acho que chegou a ter nenhum quando o Guarani foi pra terceirona nacional e segundona paulista.

Por isso que, pra mim, esse argumento contrário que você usou serviria para ambos os lados.
 
É que o interior já foi mais forte. Teve uma época em que Botafogo e Comercial era clássico bom. Hoje em dia...

Ponte e Guarani tem mais rivalidade que Barça e Real! :mrgreen:. Sério, guardadas suas porporções! :lol:
 
Mas era isso a que me referia.
Eu só considero um clássico do interior paulista como relevante. Que é Ponte e Guarani. Os outros não ficam acima dos clássicos regionais dos estados do norte e centro-oeste.

Os únicos classicos do Norte e Centro-Oeste são Remo x Paysandú e Goiás x Vila Nova e que usam grandes estádios que se passarem por um reforma vale a pena. Por isso que até mencionei que acho justo se a Copa for pra Belém e Goiânia pois seriam 2 estádios pra 4 torcidas tradicionais que após a Copa iriam usufruir bem.
Infelizmente já gastaram grana pro Gama de Brasília e tanto Gama como Brasiliense não empolgam nem os moradores de lá.
 
Se não me engano a cidade de Campinas ja sediou jogos da Copa do Mundo de 1950; alguém pode me confirmar isso!

Campinas, assim como Ribeirão Preto e outras do interior paulista possuem condições de sediar jogos, entretanto, é importante fazer uma espécie de socialização dos jogos em diversas regiões do Brasil, até porque a Copa do Mundo; tem a compreensão de ser disputada em todas as regiões de um país.

Ja pararam para imaginar se todos nós torcedores fanáticos usássemos a emoção 100% e desconsiderasse a razão, todos os jogos só seriam disputados em São Paulo, Rio, Minas, Paraná e Rio Grande do Sul.

Vale lembar que na Copa de 1994 disputada nos EUA os jogos foram distribuído por todo o país, de norte a sul e de leste a oeste, jogos em Los Angeles, Nova Iork, Boston, Dallas, Orlando, Detroit, São Francisco, Washington, Chicago. Se verificar houve uma socialização dos jogos por todo o país não restringindo somente uma região.

A mesma coisa deve ser aplicado aqui no Brasil...
 
Os únicos classicos do Norte e Centro-Oeste são Remo x Paysandú e Goiás x Vila Nova e que usam grandes estádios que se passarem por um reforma vale a pena. Por isso que até mencionei que acho justo se a Copa for pra Belém e Goiânia pois seriam 2 estádios pra 4 torcidas tradicionais que após a Copa iriam usufruir bem.
Infelizmente já gastaram grana pro Gama de Brasília e tanto Gama como Brasiliense não empolgam nem os moradores de lá.
Meu ponto era apenas que os "clássicos" que você citou do interior paulista (exceto PonteXGuarani) não estão acima de nenhum dos "clássicos" destas regiões do Brasil.



Se não me engano a cidade de Campinas ja sediou jogos da Copa do Mundo de 1950; alguém pode me confirmar isso!

Campinas, assim como Ribeirão Preto e outras do interior paulista possuem condições de sediar jogos, entretanto, é importante fazer uma espécie de socialização dos jogos em diversas regiões do Brasil, até porque a Copa do Mundo; tem a compreensão de ser disputada em todas as regiões de um país.

Ja pararam para imaginar se todos nós torcedores fanáticos usássemos a emoção 100% e desconsiderasse a razão, todos os jogos só seriam disputados em São Paulo, Rio, Minas, Paraná e Rio Grande do Sul.

Vale lembar que na Copa de 1994 disputada nos EUA os jogos foram distribuído por todo o país, de norte a sul e de leste a oeste, jogos em Los Angeles, Nova Iork, Boston, Dallas, Orlando, Detroit, São Francisco, Washington, Chicago. Se verificar houve uma socialização dos jogos por todo o país não restringindo somente uma região.

A mesma coisa deve ser aplicado aqui no Brasil...
Só espero que não repitam a história de colocar os jogos as 12h/13h/14h.
 
Se não me engano a cidade de Campinas ja sediou jogos da Copa do Mundo de 1950; alguém pode me confirmar isso!

Campinas e nenhuma outra cidade que não fosse capital estadual não foi sede de jogos na Copa de 50.

Vale lembar que na Copa de 1994 disputada nos EUA os jogos foram distribuído por todo o país, de norte a sul e de leste a oeste, jogos em Los Angeles, Nova Iork, Boston, Dallas, Orlando, Detroit, São Francisco, Washington, Chicago. Se verificar houve uma socialização dos jogos por todo o país não restringindo somente uma região.

A mesma coisa deve ser aplicado aqui no Brasil...

Não se pode comparar EUA com o Brasil.. Lá as duas principais cidades (NY e LA) estão nos extremos leste e Oeste muito distantes. Já aqui SP e Rio que são as duas maiores ficam a menos de 500km uma da outra e de quebra Belo Horizonte que é a terceira maior está concentrada na mesma região.
Nos EUA como em qualquer lugar do mundo existem alguns vazios demográficos, mas nada do tamanho da nossa Amazônia e grande parte do Centro-Oeste. Então lá foi possivel fazer uma Copa do mundo bem distrubuída, porque existem cidades importantes e mercados consumidores bem estruturados em todas as regiões coisa que não existe aqui. Um detalhe muito importante é que lá foi seguido um critério técnico, foram escolhidas as cidades com maior tradição esportiva, coincidência ou não justamente onde estão os times mais importantes do basquete, baseball e futebol americano. Se o Brasil fosse por esse caminho seria o mais justo.

Meu ponto era apenas que os "clássicos" que você citou do interior paulista (exceto PonteXGuarani) não estão acima de nenhum dos "clássicos" destas regiões do Brasil.

Sim, não estão pela má fase financeira desses clubes.. mas creio que deva concordar que se houvesse bons patrocínios e a federação anparasse financeiramente os mesmos é muito mais facil em 5 anos revitalizar um clássico tradicional como Comercial x Botafogo em Ribeirão Preto do que acreditar que Gama x Brasiliense ou Nacional x Fast do Amazonas venha um dia se tornar um classico relevante daqueles de dividir completamente a cidade.
 
Última edição:
[...] Um detalhe muito importante é que lá foi seguido um critério técnico, foram escolhidas as cidades com maior tradição esportiva, coincidência ou não justamente onde estão os times mais importantes do basquete, baseball e futebol americano. Se o Brasil fosse por esse caminho seria o mais justo.

Discordo. Além disso, como já disseram, não creio que tradição interesse. É Copa do Mundo, não Campeonato de Região X ou Y. Além disso, estádio não é só pra futebol. Justo mesmo é fazer uma distribuição por todas as regiões.
 
Além disso, estádio não é só pra futebol.

Com exceção do Mangueirão em Belém, se você conseguir me dar um exemplo de um estadio do Norte que tem sido aproveitado pra algo útil que não seja futebol e que renda dinheiro suficiente para ao menos mantê-lo bem conservado nos estados onde futebol simplesmente não existe eu mudaria na hora de opinião.
 
Última edição:
Além disso, estádio não é só pra futebol.

Com exceção do Mangueirão em Belém, se você conseguir me dar um exemplo de um estadio exemplar do Norte que tem sido aproveitado pra algo útil que não seja futebol e que renda dinheiro suficiente para ao menos mantê-lo bem conservado nos estados onde futebol simplesmente não existe eu mudaria de opinião. E se gringo de pais de 1° mundo gostasse mais de ecoturismo em picada na selva ou pantanal do que turismo urbano ou de litoral com conforto eu também mudaria de opinião
 
Última edição:
BLOG DO JUCA KFOURI 13/03/09

Está no 'Globo' de hoje

Renato Maurício Prado já tinha dado a informação abaixo na CBN EC de ontem, e deu também em sua coluna no "Globo" de hoje:
"Não foi à toa que a Fifa adiou em dois meses a definição das 12 cidades que deverão ser sedes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil — o anúncio aconteceria no próximo dia 20 e agora será em maio.
Relatório técnico da Fifa diz que o Brasil não tem 12 cidades em condições mínimas de abrigar jogos do Mundial. Na maioria delas, faltam condições básicas, como rede hoteleira, de hospitais e de transportes em padrões compatíveis com os exigidos pela entidade máxima do futebol.
A famosa sede do Pantanal, por exemplo, está seriamente ameaçada: nem Cuiabá, nem Campo Grande foram consideradas aptas pelos inspetores da Fifa — que se mostram especialmente incomodados com as mais variadas pressões de políticos para eleger esta ou aquela cidade.
É a primeira vez na história das Copas que a definição das sedes e sub-sedes foi adiada.
E já há quem creia que, diante das dificuldades, o Brasil terá que se contentar com as tradicionais 10 cidades para hospedar as partidas de 2014."

Pois é... não foi a toa que debati bastante nesse tópico o quanto é inviável fazer uma sede em lugares de selva ou pantanal sem nenhuma tradição futebolistica e sem nenhuma estrutura só porque tem status de capital.
A FIFA adiou a decisão e seria muito bom se ela agir com insenção até o fim não cedendo as pressões políticos desses governadores e prefeitos que querem ver melhorias caindo no colo e reduzisse o numero de sedes pra 10.
 
Bem, em algum momento a Fifa está sendo sensata. Por mim podiam ser 8 até, com jogos no Maracanã e no Engenhão no Rio(único estádio do Brasil hoje 100% pronto pra abrigar a copa). Grandes jogos seriam no Maraca, e jogos menores (tipo Togo x Coreia do sul) poderiam ser jogados no Engenhão.

Rio, SP, BH, Curitiba, Porto Alegre são sedes merecedoras
Salvador, Fortaleza e Goiania tem condição de ser mas precisa de investimento.
Manaus e Brasilia só por questões políticas mesmo.
 
Segundo a notícia aí acima estariam confirmadas:

Porto Alegre
Curitiba
São Paulo
Belo Horizonte
Rio de Janeiro
Brasília
Cuiabá
Fortaleza
Natal
Recife
Salvador

Falta apenas uma subsede, a da Amazônia
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo