• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 É OFICIAL - A Copa de 2014 é nossa!

Verdade. Tinham que colocar Italia em Teresina, Alemanha em Belem e Argentina em Manaus. Daí eles morrem de calor, e o Brasil é Hexa!
 
Brasil não tem condições, o Pan é uma coisa, são paises da américa, não paises de primeiro mundo!
Imaginel o Fluxo de Transito nas grandes cidades, imaginem as obras de infra-estrutua que o governo terá que fazer em São Paulo e Rio de Janeiro, e outras grandes cidades para comportar tamanha quantidade de torcedores!
E outra a violência é um fator que pode espantar, se é alarmante para nós, imaginem para quem vem de fora..?
 
Cara, você acha que o Brasil é a Angola? Uma das maiores economias do mundo, uma das maiores malhas rodoviárias do planeta, centenas de aeroportos, uma certa vocação para turismo....bem menos. E outra, a Copa não é agora em Março. O governo tem 5 anos pra fazer as obras. E não vai ter que erguer um país novo. Serão obras de transporte, rede de hospitais nas cidades sedes, nada muito absurdo. Proavelmente reformas em alguns aeroportos, treinamento para policiais, bombeiros e médicos, pois muitos precisarão das instruções em outras línguas....mas, nada que SP e RIo não faça hoje.
 
Brasil tem totais condições de realizar uma copa, muito mais do que uma Africa do Sul da vida. Essas exigências todas da FIFA englobam também muita frescura de europeu. Transito terá em qualquer lugar do planeta onde houver um evento dessas proporções, assim como malandros, excessos e brigas (vide hooligans dos tão civilizados ingleses), etc. Nem mesmo os superfaturamentos são exclusividade nossa, mas em meio a isso tudo irão acontecer investimentos e melhorias nas cidades que levariam decadas para acontecer de outra forma. Meu único medo é a Argentina vencer, nada mais.
 
É justamente sob este prisma que enxergo as escolhas das cidades-sede, e justamente por isso que torço para que Cuiabá esteja entre uma das cidades escolhidas. Pois assim a cidade contará com melhorias que caso contrário só ocorreriam em décadas ou mesmo não ocorreriam.

É como bem disse o Deriel, a Copa (o evento) nada mais é do que a vitrine em que mostramos nosso Brasil. Nada mais justo que mostremos a maior diversidade possível de belezas naturais, costumes, culturas, etc...

O Brasil não precisa depender de Copa ou Olimpiada pra promover o turismo. Isso tem um nome muito famoso.... politica do pão e circo e pra isso temos um presidente "perfeito". É lamentavel ainda ver pessoas que acreditam que um pais melhora com essa politica ilusória que vem desde lá desde os tempos do falido império romano.
Se já extisse no Brasil uma politica de longo prazo séria voltada pro turismo nosso pais já estaria bem mais desenvolvido nessa área. Hoje o Brasil não consegue ficar nem no top 50 dos paises mais visitados do Mundo, uma vergonha pra quem tem um dos maiores potenciais turisticos do mundo.
Eu defendo Campinas como sede, não só pela tradição futebolistica mas porque a cidade e toda a região que a envolve está entre os 5 maiores mercados consumidores do Brasil e esse fator deveria ser mais levado em conta que o político. O turista quando vem a um país, ele consome muito e pra isso, além de lugares legais pra passear é preciso ter bons shoppings, hotéis, barzinhos, pistas de dança, restaurantes, etc. Nisso essas capitais de selva ou pantanal deixam muito a desejar.

Tenho um primo que nasceu e mora em Brasilia e o que ele mais reclama é que no final de semana não tem nada de interessante pra se divertir lá e que prefere passear em Goiania. Levar a copa pra terra da corrupção é um verdadeiro crime mesmo.
 
Última edição:
O Brasil não precisa depender de Copa ou Olimpiada pra promover o turismo. Isso tem um nome muito famoso.... politica do pão e circo e pra isso temos um presidente "perfeito". É lamentavel ainda ver pessoas que acreditam que um pais melhora com essa politica ilusória que vem desde lá desde os tempos do falido império romano.

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. o Brasil não precisa de Copa ou Olimpíada para incentivar o turismo, mas seria ridículo ignorar uma oportunidade como a Copa ou uma Olimpíada para impulsionar o turismo. Isos é óbvio e patente e não precisaria nem estar sendo discutido. Todo país do mundo quer um evento desses - é a maior prova de que esses eventos são benéficos para um país e será para o Brasil.

Deixa a Copa acontecer, deixa o Brasil aproveitar, deixa as cidades-sede conseguirem seus investimento. Nada disso é prejudicial, nem de longe. A não ser que você seja Argentino, claro :mrgreen:
 
O turista quando vem a um país, ele consome muito e pra isso, além de lugares legais pra passear é preciso ter bons shoppings, hotéis, barzinhos, pistas de dança, restaurantes, etc. Nisso essas capitais de selva ou pantanal deixam muito a desejar.

Tenho um primo que nasceu e mora em Brasilia e o que ele mais reclama é que no final de semana não tem nada de interessante pra se divertir lá e que prefere passear em Goiania. Levar a copa pra terra da corrupção é um verdadeiro crime mesmo.

Acredito que você deva falar com causa quando diz que as capitais da selva e do pantanal deixam muito a desejar... Cuiabá têm três shoppings, feiras de artesanato, vários barzinhos e casas noturnas, restaurantes (e aqui inclui-se peixarias, que vendem peixes dulcícolas - os gringos adoram comer um bom peixe). Quanto a lugares bonitos e legais para visitar? Que tal o Pantanal, Chapada do Guimarães, Nobres, Araguaia e porque não citar a selva amazônica. Pergunte a um alemão qualquer de férias no Brasil o que ele prefere conhecer, Campinas ou Cuiabá? Adivinhe qual será a resposta...

Quanto à política do pão e circo, o Deriel já exprimiu muito bem como eu penso acerca do assunto.
 
Pergunte a um alemão qualquer de férias no Brasil o que ele prefere conhecer, Campinas ou Cuiabá? Adivinhe qual será a resposta...

Campinas pra quem não sabe é porta de entrada só pra ter uma idéia...
*Jaguariúna - cidade que tem o 2° rodeio mais importante do Brasil (só perde pra Barretos). Entre Campinas e Jaguaríuna existe também uma ferrovia túristica histórica Maria Fumaça em atividade muito bem preservada e visitada que corta várias fazendas do auge do ciclo do café e que já foram muito usadas como cenário pras novelas de época da Globo.
* Holambra - a famosa cidade das flores, fundada pelos holandeses que exportam flores pro mundo todo.
* Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindoia que são três estâncias hidrominerais muito procuradas pelo excelente clima de montanha
* Atibaia/Jarinú - cidades reconhecidas por possuirem o 2° melhor clima do mundo, ótimos hotéis, poudasas e muito requisitadas pelos principais clubes de São Paulo para pré-temporada.
* Itú/Piracicaba - cidades com características bem peculiares entre as mais carismáticas do interior paulista.
A própria Campinas possui o Parinat considerado atualmente um dos 5 maiores redutos de naturismo sem praia no Brasil, um tipo de turismo muito apreciado pelos europeus que gostam de curtir a vida como vieram ao mundo.

E tudo isso num raio de 100 km, com acesso fácil por excelentes rodovias com a diferença que o turista não precisa se vacinar antes contra febre amarela ou malária. Até porque não é todo gringo que gosta de fazer picada na selva e passar repelente pra não ser facilmente picado.

Quanto à política do pão e circo, o Deriel já exprimiu muito bem como eu penso acerca do assunto.

No post anterior você deu a entender que quer que a Copa caia no colo da sua cidade pra ela avançar o que jamais conseguiu por suas próprias pernas pela falta de competência de seus prefeitos e governadores. Campinas sem status de capital ou luta pra ser sede de copa já vem investindo em infra-estrutura e no turismo em parceria com as cidades da região. A cidade almeja muito nos proximos anos reativar a linha ferroviária com São Paulo desta vez com um trem de alta velocidade. São avanços lentos mas sem apelar pra politica do pão e circo.

E pra terminar nada contra Cuiabá mas prefiro que as capitais e cidades de selva fiquem como estão, porque os gringos já se apropriaram de muitas terras, roubam nossas riquezas e patenteiam pra vender seus produtos. Não que eles vários deles se sentem donos. Quanto menos divulgação melhor..
 
Última edição:
Estive verificando alguns posts e vi que muitos são contra ou pelo menos faz transparecer que os jogos da copa devem ser disputados somente nas capitais de praxe: SP, RJ, BH, CU, POA, SAL, RECIFE, GOIANIA e assim vai...

Tudo bem, isso já é fato, essas cidades serão sedes, agora se a copa do mundo é no país então os jogos devem ser democraticamente extendidos a todas as regiões. Só porque uma região não tem tradição em futebol quanto o Rio ou Minas não pode sediar jogos? Claro que sim.

Se a Amazônia é de todos os Brasileiros, temos portanto que ser brasileiros em reconhecer que os jogos devem ser expandidos para outras cidades do Norte e Centro-Oeste do país. Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho ou Rio Branco tem condições sim de sediar algum grupo, como forma não de melhorar o futebol local, mas sim um veículo que impulsione a economia local porque quer queiram ou não uma copa traz exigências na melhoria da infra-estrutura de uma cidade. Isso é bom e benéfico.
 
Por favor - vocês sabem muito bem que as sedes são decididas pela FIFA, segundo o caderno de encargos da própria FIFA. Se a cidade quisesse se candidatar poder (Maceió o fez, mas não entregou o cadernos de encargos).

Por favor, gente. Além de querer, tem que ter condições de. Não vamos construir uma cidade inteira do zero só pra Copa. A Copa ajuda a desenvolver a Infra, mas tem que ter um mínimo de condições (leia-se "Encargos da FIFA") pra cidade ser aceita.

Não é a solução de todos os males. Contate seu congressista.
 
Campinas pra quem não sabe é porta de entrada só pra ter uma idéia...
*Jaguariúna - cidade que tem o 2° rodeio mais importante do Brasil (só perde pra Barretos). Entre Campinas e Jaguaríuna existe também uma ferrovia túristica histórica Maria Fumaça em atividade muito bem preservada e visitada que corta várias fazendas do auge do ciclo do café e que já foram muito usadas como cenário pras novelas de época da Globo.
* Holambra - a famosa cidade das flores, fundada pelos holandeses que exportam flores pro mundo todo.
* Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindoia que são três estâncias hidrominerais muito procuradas pelo excelente clima de montanha
* Atibaia/Jarinú - cidades reconhecidas por possuirem o 2° melhor clima do mundo, ótimos hotéis, poudasas e muito requisitadas pelos principais clubes de São Paulo para pré-temporada.
* Itú/Piracicaba - cidades com características bem peculiares entre as mais carismáticas do interior paulista.
A própria Campinas possui o Parinat considerado atualmente um dos 5 maiores redutos de naturismo sem praia no Brasil, um tipo de turismo muito apreciado pelos europeus que gostam de curtir a vida como vieram ao mundo.

E tudo isso num raio de 100 km, com acesso fácil por excelentes rodovias com a diferença que o turista não precisa se vacinar antes contra febre amarela ou malária. Até porque não é todo gringo que gosta de fazer picada na selva e passar repelente pra não ser facilmente picado.
Po. Mas várias coisas que você mencionou aí, os europeus tem por lá.
Pelo menos eu gostaria de viajar e ser turista vendo coisas que não vejo aqui. Por exemplo, eu nunca pegaria um avião daqui do Rio só pra ir visitar a praia de outra cidade.



Quanto ao papo do Brasil poder sediar. Eu já disse em outras oportunidades (acho que não pra Copa 2014 mas sim pras olimpiadas 2016) que o papo da roubalheira eu coloco em duvida.
O Brasil é roubado todo ano pelos políticos. Com um evento desse porte vindo, o jornalismo ficará 1000 vezes mais atento e a roubalheira será no máximo igual ao que já é.
Apesar de achar que dinheiro público não poderia ir para construção de estádio de futebol do tipo elefante branco, prefiro muito mais esse destino do que os bolsos dos caras de brasília.
Já que esse dinheiro não irá para hospitais ou escolas de qualquer forma. Com Copa ou sem Copa.

Por outro lado, não dá para usar o Pan 2007 como bom argumento não.
Em termos de infraestrutura, a evolução foi quase zero. Sem exageros.
O parque aquático e a arena multiuso ficam em local completamente isolado, no meio de poeira e quase sem uso (acho que deu uma melhorada nesse ponto na Arena nos ultimos tempos). O Engenhão foi empurrado no colo do primeiro trouxa que o aceitou.
Havia uma promessa (acho que desde o primeiro mandato do Cesar) de construção de metrô até a Barra, reafirmando a necessidade quando o Rio foi escolhido para este pan. E nunca nem sequer se levantou uma pedra inicial das obras. Achando que "metrônibus" substituiria a promessa original.
Sendo que a Barra foi uma das principais sedes, com várias modalidades na Arena, no parque aquático, no Riocentro e na cidade do rock.

Mas para a Copa isso não seria problema já que ao menos o Maracanã teve acesso melhorado e seria o único local de preocupação nesse sentido.
 
Última edição:
Mudando o assunto de saco pra mala: o Maracanã deveria ser implodido e reconstruído do zero. Como fizeram com Wembley.
 
Mudando o assunto de saco pra mala: o Maracanã deveria ser implodido e reconstruído do zero. Como fizeram com Wembley.

Eu defendo isso faz tempo. Se é pra manter a tradição faz que nem o wembley e mantem um pedaço da grama "original", ou sei lá, mantém a estátua do Belini pra representar o Estádio da década de 50. O resto joga tudo no chão.

Mas dificilmente farão isso. Mesmo pq Wembley é um péssimo exemplo. A reforma deu errado, atrasou horrores e gastou muito mais que o orçado. Foi um péssimo planejamento.
 
Mas não tem a história que a fachada do Maraca é tombada ou coisa do tipo?
Acho que é complicado até fazer reformas que modifiquem a aparência como a que querem fazer colocando uma cobertura.

Eu achei legal um estádio que mostraram na copa de 2006. Que dava pra ver as arquibancadas antigas próximas do estádio novinho.
 
Po. Mas várias coisas que você mencionou aí, os europeus tem por lá.
Pelo menos eu gostaria de viajar e ser turista vendo coisas que não vejo aqui. Por exemplo, eu nunca pegaria um avião daqui do Rio só pra ir visitar a praia de outra cidade.

Aí está o "x" da questão.. Tirando gringo que vem aqui a negócios ou trabalho, só sobra esses que vem atrás do diferente que vc citou que não ligam pra conforto ou os problemas daki... Até aí legal, mas em numeros comparado ao enorme potencial turistico do Brasil eles representam muito pouco. É por isso que o Brasil tá tão mal no ranking internacional do turismo, porque tirando a turma que vai atrás do diferente, o turista gringo de modo geral pouco se interessa pelo Brasil por não oferecer o mínimo que a maioria deles esperam.
 
Sei que é discussão pra outro tópico mas o problema do turismo no Brasil não é falta do que ver, é falta de infra-estrutura, de rede hoteleira decente, de serviços bem prestados, de facilidades de deslocamento, de segurança.

Um brasileiro na Europa se vira muito bem, sozinho, com segurança e sem problema de obter informações. Solta um turista de lá aqui... o cara aparece boiando no primeiro valetão que existir.
 
Bom, novamente frisando:

Acho que todos nós brasileiros temos que fazer as "quebras de paradigmas".

Essa copa é do quê? Do Brasil? Campeonato Brasileiro?

Claro que não! Portanto não justifica ter uma copa do mundo em nosso país onde os jogos serão disputados somente no Sudeste, Sul e Nordeste.

Os jogos devem sim ser socializados para todas as regiões. Investimento público e privado é o que não falta para isso e o melhor, temos tempo de sobra e condições econômicas.

Se a África do Sul que é um país emergente vai sediar e entregar os estádios pelo país tudo certinho e bonitinho, o Brasil não vai dar conta? É claro que vai!

Se a copa for somente no SE, Sul e NE, é melhor então transferir a copa do Mundo para a Colômbia ou Chile...
 
Sinceramente, não acho válido esse pensamento bobo que no Norte e Nordeste só tem mato e macaco, não existindo civilização. É claro que existe. Sinceramente, achei alguns comentários daqui por parte de algumas pessoas um tanto preconceituosos.

Como já disseram, é preciso sim, distribuir as cidades escolhidas de uma forma equilibrada. Não são só SP e RJ que dispõem de estrutura pra isso, assim como não é só o Sudeste. Como também já mencionaram, a Copa é uma oportunidade de mostrar o Brasil e é exatamente por isso que todos as regiões devem ter sim ao menos uma cidade sede. Além do quê, é o mais justo e democrático. O Brasil não se limita apenas regiões X ou Y. Não conheço o Norte, mas no Nordeste (ao menos aqui em Maceió, se bem que não boto fé nenhuma) temos uma rede hoteleira bem legal e eu acho que isso seria um aspecto importante. O Norte também tem seus atrativos (assim como todas as outras regiões) e creio que muitas vezes não deixe a desejar como pensam.

Bem, resta esperar e ver como vai ser. Também prefiro não falar sobre a questão política envolvida com o evento.
 
Sinceramente, não acho válido esse pensamento bobo que no Norte e Nordeste só tem mato e macaco, não existindo civilização. É claro que existe. Sinceramente, achei alguns comentários daqui por parte de algumas pessoas um tanto preconceituosos.

Não me referi ao Nordeste.. até porque lá tem Salvador e Recife duas capitais de grande tradição no futebol.
A questão é que somente uma capital do Cento-Oeste que é Goiás e no Norte que é Belém tem tradição futebolística, torcidas, estádios e condições pra receber uma copa. O justo é a copa ir pra lugares que sejam bons centros consumidores, tenham times que lotem e usem os estádios antes e depois da copa e não num lugar que certamente ficará vazio e abandonado porque ninguém sabe chutar uma bola..
As demais capitais do Norte e Centro-Oeste com todo respeito são uma piada... me lembro que na década passada Manaus que havia ficado várias décadas sem futebol gastou uma nota desviando dinheiro público reformando o estádio Vivaldão só pra receber um jogo da seleção brasileira. 5 anos depois o estádio já estava deteriorado, placar eletrônico LCD destruido por falta de manutenção. Depois ficam ofendidos quando os outros falam que na Amazonia só tem indio..
O Brasil não pode cometer a mesma burrice da Coréia do Sul que pra Copa de 2002 chegou a construir um elefante branco numa ilha cujo numero total de habitantes não é suficiente pra lotar metade do estádio.
 
Última edição:
Mas nesse sentido também, não é exclusividade de certas regiões.
Os times do interior paulista também não conseguem ter médias de público sequer da metade da capacidade de seus pequenos estádios.
Estádios maiores para eles também seria jogar dinheiro fora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo