• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

Re: Pontuação em Tengwar

Luciano, é só esse símbolo que abre e fecha parênteses na King's Letter. Eu também acho estranho, mas foi o jeito que Tolkien inventou...

Não estava falando sobre existência de um modo ortográfico que possua pontuação, mas da relevância da pontuação em um modo fonético. ;)
Eu não sei como funciona com o IPA, mas eu sei como funciona no Modo Quenya e no Modo Sindarin do Tengwar. Tolkien achava a pontuação e a ênfase relevantes o suficiente para incluí-los em suas composições, portanto acho importante instruir os estudantes de Tengwar da maneira correta sobre o assunto. Sem ofensas.

O fato comprovado é que existe pontuação, parênteses, e uma maneira de dar ênfase às palavras. Tudo atestado nos exemplos em Tengwar feitos pelo próprio Tolkien.


Tenn' enomentielva!
 
Re: Pontuação em Tengwar

Eu não sei como funciona com o IPA, mas eu sei como funciona no Modo Quenya e no Modo Sindarin do Tengwar. Tolkien achava a pontuação e a ênfase relevantes o suficiente para incluí-los em suas composições, portanto acho importante instruir os estudantes de Tengwar da maneira correta sobre o assunto. Sem ofensas.

Ofensa nenhuma, só acho que você está criando uma polêmica meio à toa. Já que você diz...

O fato comprovado é que existe pontuação, parênteses, e uma maneira de dar ênfase às palavras. Tudo atestado nos exemplos em Tengwar feitos pelo próprio Tolkien.

Quando eu tinha acabado de dizer que não nego a existência, nem estou julgando como correta ou incorreta. Minha opinião é de que, como representação fonética, a pontuação é irrelevante. Só isso.
 
Re: Pontuação em Tengwar

Quando eu tinha acabado de dizer que não nego a existência, nem estou julgando como correta ou incorreta. Minha opinião é de que, como representação fonética, a pontuação é irrelevante. Só isso.

Concordo com você que numa representação puramente fonética, a pontuação é irrelevante. Mas apenas os símbolos dos sons (e mais um para pausa) não é suficiente. No mínimo, teria que incluir alguma maneira de mostrar a entonação, e isso certamente não há no tengwar.

No entanto, deixo a dúvida sobre até que ponto o tengwar é fonético. Sem dúvida, como um alfabeto é fonético. Mas até aí, algumas línguas existentes tem alfabetos (ou equivalentes) fonéticos, ou muito perto disso, porém essas línguas não dispensam a pontuação. Ao meu ver, o objetivo do tengwar é representar as palavras faladas foneticamente, mas não necessariamente cada nuance possível da fala --- isso poderia sim ser representado, em alguns casos, por sinais extras, algo próximo dos sinais de pontuação que temos.

Note que isso é uma opinião --- em nenhum lugar das obras de Tolkien diz isso. Mas também não me lembro de dizer o contrário --- que é totalmente fonético no sentido de dispensar algo próximo ao que nós chamamos de sinais de pontuação.
 
gente, eu so nova no forum e completamente leiga se tratando de escrituras elficas e runas, queria pedir uma ajuda, eu to afim de fazer uma tatuagem com a palavra Rhîw (Inverno), eu tenho a fonte do Tengwar annatar no pc, mas eu nao sei como que funciona a escrita, pq eu sei que nao eh facil assim apenas escrever.. alguem poderia me ajudar, como ficaria Rhîw em escrituras elficas?.. agradeço antecipadamente n.n
 
gente, eu so nova no forum e completamente leiga se tratando de escrituras elficas e runas, queria pedir uma ajuda, eu to afim de fazer uma tatuagem com a palavra Rhîw (Inverno), eu tenho a fonte do Tengwar annatar no pc, mas eu nao sei como que funciona a escrita, pq eu sei que nao eh facil assim apenas escrever.. alguem poderia me ajudar, como ficaria Rhîw em escrituras elficas?.. agradeço antecipadamente n.n
Tenho dúvida quanto ao w... Anexo as duas maneiras possíveis (não acho que haja outra): com úrë e com vala. Tem que esperar alguém mais entendido vir aqui dizer qual das duas (ou, quem sabe, outra!) é a correta. :wink:
 

Anexos

  • rhîw2.JPG
    rhîw2.JPG
    1,8 KB · Visualizações: 49
  • rhîw1.JPG
    rhîw1.JPG
    1,9 KB · Visualizações: 343
Última edição:
Eriadan, é com vala (segunda imagem do post do Eriadan). A úrë só é usada como [au] com a tehta representando o [a]. Sua dúvida deve ser o fato de que o ditongo [au] transforma-se me [-aw] quando final, é escrito com úrë.

E sim, há outra maneira de escrever os [w] do Sindarin, no modo Beleriand, eles são escritos com a tengwa wilya.

Espero ter ajudado.
 
Última edição:
mt obrigada gente n.n
agora vo faze a montagem da minha tattoo~~
quando eu fizer ela mostro pra vocês ok???
bejinhos!!
 
Poxa, legal essa imagem :D

No MTP3 você teria que nasalizar o primeiro <a>, usando o sinal de nasalização ("til"), mas fora isso fica igual
 
Poxa, legal essa imagem :D

No MTP3 você teria que nasalizar o primeiro <a>, usando o sinal de nasalização ("til"), mas fora isso fica igual

Tenho que fazer a diferença, começou pela imagem. ;)

Eu ia nasalizar, mas optei por deixar assim, pois falo algo como /dá-ni-é-la/, sem a nasalização, alguma influência de línguas élficas.
 
Ola.. estou aqui novamente.
Podem me dizer como fica em tengwar a frase:

Amizade Eterna = Oira Nilmë


Obrigado.
 
Re: Pontuação em Tengwar

Então eu vou ter que me contentar em escrever textos com pouca emoção no tengwar? faltando alguns "sinais de pontuação" o texto não sai da maneira que é imaginado... :osigh:
 
Bom as diferenças são muitas, desde as tengwar sendo diferentes usadas para diferentes sons, até o modo de escreve. O modo sindarin (usado para escrever em sindarin) escrevia a vogal sobre a tengwa seguinte; o modo quenya (usado para escrever em quenya) escrevia suas vogais sobre a tengwa anterior.

Enfim, segue em anexo o texto em tengwar, escrito com as tengwar no modo quenya, já que o idioma é o quenya. Segue também os códigos de mapeamento, para usar com sua fonte Tengwar favorita.

P.S.: Perdão pela imagem, está assim para economizar espaço.
 

Anexos

  • Saudação.jpg
    Saudação.jpg
    38,2 KB · Visualizações: 74
o modo quenya (usado para escrever em quenya) escrevia suas vogais sobre a tengwa anterior.

Só comfirmando, em quenya, "malta", ficaria com um "a" sobre o "m" e outro sobre o "t", não é isso?

Outra pergunta: Li que as vogais longas são representadas dobrando o símbolo sobre a vogal, certo? Menos o "a" (também ficaria um pouco estranho), como, então se representa o "a" longo. Ex.: em "ná"?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo