• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

Tengwar ajuda!

Ae pessoal...

Gostaria da ajuda de vocês...

Eu queria saber onde eu acho um mapa com os caracteres Tengwar, um mapa que mostre onde fica cada letra no teclado (já que a tecla "A" não fornece o símbolo tengwar equivalente á letra "A", e etc).Se não conhecerem nenhum mapa, gostaria de tentar escrever manualmente, sem o computador, pegar o papel e caneta e sair escrevendo. Mas para sair escrevendo tenho que conhecer os símbolos tengwar, ou seja precisaria de alfabeto Tengwar.
Aguém pode me ajudar?

Valew!!!
 
Re: Tengwar ajuda!

Ae pessoal...

Gostaria da ajuda de vocês...

Eu queria saber onde eu acho um mapa com os caracteres Tengwar, um mapa que mostre onde fica cada letra no teclado (já que a tecla "A" não fornece o símbolo tengwar equivalente á letra "A", e etc).Se não conhecerem nenhum mapa, gostaria de tentar escrever manualmente, sem o computador, pegar o papel e caneta e sair escrevendo. Mas para sair escrevendo tenho que conhecer os símbolos tengwar, ou seja precisaria de alfabeto Tengwar.
Aguém pode me ajudar?

Valew!!!

Olá...

Se você for AQUI
baixe um arquivo com o nome de HELP TENGWAR. Lá você terá o help em inglês mas tem o mapa certinho... não tem erro...
 
Me adujem no Tengwar

Ae pessoa gostaria mais uma vez da ajuda de vocês. É que eu já tenho o mapa com os caracteres do Tengwar, mas eu não sei qual letra é qual (não sei como é escrito A e as outras letra do alfabeto em tegwar).

Gostaria que vocês me ajudassem postando as letras do alfabeto e os simbolos tengwar, por exemplo:

A=
B=
C=
.
.
.
E assim por diante.

Por favor me ajudem!
 
Ae pessoa gostaria mais uma vez da ajuda de vocês. É que eu já tenho o mapa com os caracteres do Tengwar, mas eu não conheço os símbolos Tengwar. Por exemplo quando eu teclo a letra A sai um símboloe eu não sei qual ele é, eu gostaria de saber quais são os símbolos do Alfabeto Tengwar. Vocês poderiam me ajudar com esse alfabeto? Existe algum lugar aonde eu possa baixar esse alfabeto?

OBS: Não quero o HELP TENGWAR, eu já tenho ele. Eu já sei onde se localiza cada símbolo no teclado, eu só preciso conhecer os símbolos Tengwar, não onde localiza-se eles no teclado.
 
Re: Me adujem no Tengwar

A pergunta é: quer escrever em Quenya, em Sindarin, inglês, português...? Cada língua se escreve de uma forma diferente.

Tenn' enomentielva!
 
oi.. tenho uma pergunta a fazer.. vcs sabem algum local onde se possa fazer o donload ou assim alguma coisa parecido para escrever com as letras de tengwar no word??:think:
 
Olá!
Eu estou querendo aprender Tengwar...Por onde começo?
Vi que há três versões de Tengwar Português, ou seja, MTP. Qual devo utilizar para início? Quais são as diferenças entre eles? Aliás, eu ouvi falar de MTP 2 mas não vi nenhum tópico ou link^^ Where is it?hehe
 
Última edição:
Olha, por mais que ainda não seja a versão definitiva, o ideal é você já ir se familiarizando com o mtp3 - até para não ganhar certos "vícios" das versões anteriores (que costumam ser um saquitcho de deixar para trás). Mas neste caso você terá o trabalho duplo de aprender e estar sempre acompanhando o tópico de atualizações do mtp3 -> http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=54336
 
Tão logo quanto possível vai ter uma nova versão do dito-cujo: consegui autorização do Dan Smith para incluir as fontes Tengwar e Cirth dele. ;)


Tenn' enomentielva!

Slicer, você sabe como usar as Cirth para escrever Quenya?! Só sei Sindarin, pode tentar explicar, ou mostrar um lugar que ensine?!

Outra, como funciona o Sarati para Qenya/Qendya? Algun site útil?!
 
Olha, por mais que ainda não seja a versão definitiva, o ideal é você já ir se familiarizando com o mtp3 - até para não ganhar certos "vícios" das versões anteriores (que costumam ser um saquitcho de deixar para trás). Mas neste caso você terá o trabalho duplo de aprender e estar sempre acompanhando o tópico de atualizações do mtp3 -> http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=54336

Hahahaha agora já aprendi o 2...Muito facinho, achei que era mais difícil!^_^
Depois aprendo o 3 quando for definitivo!hehe:yep:
 
É bom começar a aprender o MTP3, pois o 2 apresenta erros e não é totalmente legível por aqueles que sabem o MTP3.

Além do fato de aprender MTP 3.3 é melhor que aprender o MTP 2.0, não?!
Fácil, o MTP3 tem umas complicações para deixar a coisa mais interessante.
 
Sábios das Tradições:mrgreen: ,

Confiram, por favor, se as frases seguintes estão escrita da forma correta:

Eque Eru: Nan I Eä. Quetuval yondinyarin: Erye I Eä mentan

`VzD `V7M= 5#5 `B `V`C= zF1UyDj hH2%5Ì#7T5 `V7ÎR `B `V`C t$4D5

Puxa essa não quer sair certo de forma alguma. Vê se dá para entender

I roquen Eruva ninque rocco ná cólala colla serceo

`B 7YzV5 `V7MyE 5%v$ 7Ya:Y 5~C a~Nj#j# aYj:# iE7aR`N
 
Última edição:
Em rocco, use o código "7Ya;Y": 7Ya;Y
Em colla, use o código "aYj·°#": aYj·°#
Em sercëo, use o código "iR6aR`N": iR6aR`N

Sem mais,
Istimo.

P.S.: Por algum motivo a fonte Annatar, somente aqui no fórum, não exibe o til interno na lambë; contudo, fica ótimo em outros editores, em especial os gráficos.
 
Última edição:
Puramente estética, o til para representar consoante dobrada não é obrigatório, mas escrever a tengwa calma duas vezes é estranho.

O til é usado em sua versão curta (como no meu exemplo), em tengwar que possuam só um arco (como "rocco"); e longo, naquelas que possuem dois arcos (como em "Endorenna"). No caso de "l-duplo", é utilizado o til interno, dentro da tengwa lambë (como no meu exemplo).

É igual escrever "", ao invés de dar um espaço, escreva o "o" sobre o "x". O que você tem é um belo círculo riscado, que dificilmente será reconhecido como uma palavra "". Mesma coisa nas tengwar, apenas estético, não é errado, só feio.

Espero ter ajudado!
 
Última edição:
Puramente estética, o til para representar consoante dobrada não é obrigatório, mas escrever a tengwa calma duas vezes é estranho.

É igual escrever "", ao invés de dar um espaço, escreva o "o" sobre o "x". O que você tem é um belo círculo riscado, que dificilmente será reconhecido como uma palavra "". Mesma coisa nas tengwar, apenas estético, não é errado, só feio.

Isso eu já sabia.:blah:

O til é usado em sua versão curta (como no meu exemplo), em tengwar que possuam só um arco (como "rocco"); e longo, naquelas que possuem dois arcos (como em "Endorenna"). No caso de "l-duplo", é utilizado o til interno, dentro da tengwa lambë (como no meu exemplo).

Espero ter ajudado!

Como sempre ajudou bastante, minha dúvida era quanto a usar os diversos tipos de "til".

Abs.

P.S.: Dê uma olhada no meu último post em "Dúvidas em Quenya AQUI", por favor.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo