• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

A minha duvida não chega a ser exatamente de Quenya, mas sim de Tengwar ou da lingua em geral.. se esse não for o topico certo, já peço desculpas.

Quenya = falado pelos Valar e Noldor em Aman
Sindarin = falado em Arda pelos que foram ficando para trás

Estou muito errada?
Ai existem o alfabeto Tengwar. Este alfabeto diferencia muito nas duas línguas? Li em um lugar que nao existe 'b' e 'd' em Quenya, apenas em Sindarin. É verdade? Há alguma tabela onde eu possa ver as diferenças entre tengwar quenya e tengwar sindarin? E além disso existe dois modos do alfabeto tengwar: o ómatehta e quanta sarnë, correto? E esses dois modos podem tanto ser usados no quenya quanto no sindarin?

Vi que essas duvidas ocorrem com quase todo mundo, é dificil diferenciar para quem esta recém começando a aprender e vocês já devem estar carecas de verem este tipo de duvida. Mas agradeço muito a ajuda e apoio que o forum oferece! Obrigada :D:D
 
Olá! Gostaria de tatuar a primeira parte do poema Riddle of Strider ("All that is gold does not glitter...") para quenya, para depois tatuá-lo com tengwars. Achei uma referência em um site, porém não sei se está certa:
http://quenya101.com/2013/03/17/not-all-those-who-wander-are-lost-full-analysis-in-quenya/
Vi em outro lugar uma tradução diferente em quenya, mas como a pessoa que a fez não explicou nem sustentou sua tradução, confiei mais nesse link que passei. Alguém saberia me dizer se está correta, afinal, não se brinca com tatuagem hehe

Obrigada :D
 
Bom Dia!

Por favor,

Como seria IRMÃO ou IRMÃ em Quenya???

Achei Nesa e Seler para irmã. Qual está correta??

E como ficaria NATHALIA??
Significado do nome: NASCIMENTO ou DIA DO NASCIMENTO

Obrigada.
 
Bom Dia!

Por favor,

Como seria IRMÃO ou IRMÃ em Quenya???

Achei Nesa e Seler para irmã. Qual está correta??

E como ficaria NATHALIA??
Significado do nome: NASCIMENTO ou DIA DO NASCIMENTO

Obrigada.

Olá Nathália, aqui vai conforme o pedido:

irmão = toron (pl. torni)
irmã = onónë or seler (pl. selli)

Agora quanto ao nome "dia do nascimento" em quenya é nosta, porém para formar um nome eu não saberia ao certo como ficaria. Mas poderia ser algo como: Nostië ou Nostiel.
 
Olá meu nome é vitor , vou fazer 2 anos de namoro e gostaria de escrever em minha aliança a frase: Juntos para sempre em quenya para que eu possa passar para tengwar annatar usando o o programinha de transcrição. Me ajudem por favor , ja agradecido
 
Anarquar. O nome em Quenya de Celebrimbor era Tyelperinquar “punho de prata”, então tenho certa confiança de que seria traduzido assim.
 
Em meus estudos, deparei com uma situação inquietante. Tenho o intento de escrever no alfabeto Tengwar o nome pelo qual os antigos elfos chamavam a Senhora das Estrelas, Elbereth. Entretanto não conheço nenhuma letra que represente o "b" ou "lb" nas escritas do quenya.
Alguém conhece a chave desse mistério?

Edit: Lendo o Silmarillion, vi que Elbereth é um nome em sindarin. Confere?
 
Última edição:
Oi gente! Gostaria de saber umas coisas, se possível puderem me responder. D:
Como ficam esses nomes....

Ruan, que significa = "Deus é gracioso", "com a graça de Deus" ou "pequeno ruivo", "pequeno avermelhado".
No Brasil o nome Ruan pode ocorrer ainda como uma tentativa de aproximação fonética com o nome espanhol. Juan, cuja versão em português é João, que tem origem no hebraico Iohanan, a partir de Yah “Javé, Jeová, Deus” e hannah “graça”.


Diniz que significa = (Grego) Deus do vinho. Variação de Dionísio.

Fadel = do árabe, significa virtuoso

e Camila = do latim, jovem criada, atendente de cerimonial.

Muuuito obrigada! :D
 
E ai pessoal.. td bem?

Uns tempos atrás pedi a tradução para quenya da expressão caminho do meio.
A resposta que tive foi endë tië.

Só que agora tenho uma dúvida. Endë seria mais usado como substantivo, segundo o site http://www.elfdict.com/.
O adjetivo meio seria endëa, correto?

No caso da palavra caminho vi que expressões mais comuns seriam tië ou mallë.

Além disso, a expressão traduzida do ingês middle way seria diferente da em portugês caminho do meio?

Gostaria da opinião de vocês sobre a tradução dessa expressão.

Obrigado!
 
Olá, pessoal.

Usem esse tópico para as dúvidas gramaticais gerais de quenya, e evitem abrir um tópico para cada dúvida isolada, ok?

[]'s
olá sou novo aqui no Valinor, e estou com uma duvida como ficaria em quenya a frase Até o dia em que nós renasceremos, e se possível como ficaria transcrito em tengwar ANNATAR
 
Gostaria de saber como fica a frase "até o dia em que nos renasceremos" em quenya e se possível transcrito em tengwar annatar itálico?

agradeço a todos do fórum.
 
Gostaria de saber como fica a frase "aquele que se origina das cinzas" ou algo próximo disso e como se escreve em tengwar



Ps: qual o significado da frear a seguir pf : asar lóceva
 
Alguém poderia me auxiliar a traduzir uma frase para o Tengwar e/ou Quenya? Quero por nas alianças de compromisso que comprarei hehe.

"Que a Força esteja conosco" ou em inglês, não sei qual facilita mais a tradução.

Obs: Na verdade ainda estamos (leia-se eu e minha namorada) decidindo a frase, mas por enquanto chegamos a essa, homenageando duas sagas que amamos :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo