• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Tauraherion disse:
Maedhros disse:
Alguém pode checar isso pra mim?

NAI VARYÁVANTES I CARNË ALDARYA TIELYA NU ANAR.
"Que as árvores vermelhas protejam seu caminho sob esse Sol."

Uma idéia: vocês podiam fazer uma espécie de "desafio" de Quenya/Sindarin. Vocês postariam frases fáceis e aquele que traduzisse perfeitamente primeiro, ganharia um ponto e etc. Seria bom para os que estão aprendendo praticarem um pouco.


a partícula nai deve ser usada com o futuro do verbo quando se quer eexpressar um desejo, então eu diria Nai Varyuva .

adjetivos se não me engano pedem que o substantivo tb esteja com a terminação adjetivadora... então acho que fica i carnë aldëa.

ou seja Nai varyuva i carnë aldëa tielya nu Anar.

mas o tilion ou outra pessoa pode corrigir se tiver algo errado...

quanto ao desafio...aguarde e confie


Hmm, valeu. Estou começando a tentar praticar Quenya sem usar o curso (só vou usar em caso de desespero)
 
Tauraherion disse:
Maedhros disse:
Calaquendi disse:
Ai vai uma dúvida sobre Quenya:
Como se escreve:
Cavalguem

Agradeço a quem me ajudar ou tentar pelomenos

Eu revirei as listas e não achei "cavalgar". O mais próximo que encontrei é "lelya" (ir, prosseguir, viajar). Usando esse, fica assim:

"Cavalguem" - "Á lelyar" (imperativo, á + aoristo sem desinência)

Não tenho certeza, alguém por favor corrija-me caso eu esteja dizendo uma besteira imensa.

pq vcs não tentam "andar à cavalo"?

Então como fikaria Andar a Cavalo no imperativo, como Andem a Cavalo?
 
Hoviel disse:
Oi, alguém pode me dizer como ficaria "Estrela das Águas"?
Obrigada!
:)

Em Quenya eu acredito que fique "Êl Nénillo".

Êl - estrela
Nén - água; Néni - águas
-llo - desinência que indica proveniência

Caso alguém saiba, por favor me corrija. :mrgreen:
 
Maedhros disse:
Hoviel disse:
Oi, alguém pode me dizer como ficaria "Estrela das Águas"?
Obrigada!
:)

Em Quenya eu acredito que fique "Êl Nénillo".

Êl - estrela
Nén - água; Néni - águas
-llo - desinência que indica proveniência

Caso alguém saiba, por favor me corrija. :mrgreen:

Mas estrela não é Elen?
 
Él é a forma arcaica/poética de elen (singular). O plural "estrelas" é eleni na forma usual e éli na forma arcaica/poética.

"Estrela das Águas" pode ser Elen Nénion ou Éli Nénion.
 
Tilion, v c pode me ajuda, como seria em Quenya???
Cavalguem, ou andem a cavalo! desd que seja no imperativo com o verbo cavalgar na 3ª pessoa plural :mrgreen:

To esperando a um tempão mas ninguem responde, v c me ajuda, ou alguem mais tb... VLW
 
Mantendo o "lelya-" como "ir, viajar" (não encontrei "andar"):

"Á lelyar" (imperativo, á + aoristo sem desinência)
"Rocconen" (à cavalo, -nen - desinência instrumental)

Cavalguem = "Andem" à cavalo = Á lelyar rocconen

Se não for isso, sinto muito. Desisto. :osigh:
 
Tilion, por favor, pode checar essas frases pra mim?

AI NORNO ELDARINWA! NAI LISSË ROSSELYA LAITUVA NORELMA!
"Oh, carvalho élfico! Que seu doce orvalho abençoe nossa terra!"

NAI VARYUVA I CARNË ALDËA TIELYA NU ANAR.
"Que as árvores vermelhas protejam seu caminho sob esse Sol."

AIYA GWAIHIR AIWION ASSAILA!
"Salve, Senhor dos Ventos, a mais sábia das aves!"

AI CELEB MENELON FANYAR! Á LERYA AMAPTELYA
"Ó nuvens deste céu de prata! Libertem sua fúria!"
 
Plural e singular

Bem, eu tava num tópico e reparei uma coisa que me deixou intrigada. Lá estavam as palavras : noldor, vanyar e teleri. No caso essas palavras estão no plural para representar as raças mas quando se fala de um único elfo se fala: noldo, vanya e teleri.

Até onde eu me lembro em algumas palavras quando se termina em vogal o "r" é colocado, mas quando termina em consoante se coloca o "i", certo? Então o singular de teleri para falar de um individuo da raça é como? Seria teler? Ou esse caso é uma exceção a regra?

:o?:

Por favor, quem puder me explique.
 
yurireno disse:
eu queria saber como é a frase "Eu posso amar você" em quenya...
porfavor alguem responda :o?:

"Eu posso amar você." = "Polin meleccë"

Eu posso = polin
amar = mel-
você = -ccë

PS: Isso é hipotético, pois a desinência "-ccë" como "você" não é certa, mas baseada em um termo em Sindarin.
 
pelo que me consta sim ... seria Teler... mas raramente vc vai ler ou ouvir isso já que a palavra teleri nasceu pra designar um conjunto dos elfos e quando se refrem a algum dos teleri fazem exatamente como eu fiz agora... "ele era um dos teleri"
 
Maedhros disse:
yurireno disse:
eu queria saber como é a frase "Eu posso amar você" em quenya...
porfavor alguem responda :o?:

"Eu posso amar você." = "Polin meleccë"

Eu posso = polin
amar = mel-
você = -ccë

PS: Isso é hipotético, pois a desinência "-ccë" como "você" não é certa, mas baseada em um termo em Sindarin.

na verdade o pronome Você é traduzido como a desinência -lyë, portanto:

polin melalyë
 
Obrigada! :D

É porque eu estranhei, noldor e vanyar tinham uma forma singular, pq teleri não teria? Valeu mesmo.
 
Isso não tem a ver com quenya diretamente, mas O QUE CARGAS D'ÁGU SÃO Verbos Radicais, Verbos Smelhantes e verbos Irregulares????? Toda hora, no curso da Ardalambion aparece isso, e não sei o que é! Alguém pode me ajudar??????????
 
Isso com que você está lidando, amigo, se chama vocabulário técnico. Se há uma preocupação que o Fauskanger não teve, esta é a pedagógica. Ele não teve idéia do público que usaria o curso, ou, no mínimo, direcionou-o a pessoas de algum conhecimento lingüístico.
Bom, Mago do Alvejante, eu espero sinceramente que você goste das aulas de língua portuguesa, senão será um pouco difícil engolir esse curso até o final. A sua dúvida é bastante simples, qualquer dicionário ou gramática bons resolvem. O radical verbal ou a raiz do verbo é a parte do verbo que permanece sem mudança durante a conjugação, e um verbo irregular é justo um que não segue este padrão, fazendo uma mudança no radical, por exemplo, a raiz de "cantar" é "cant-", que fica imutável quando se acrescenta as marcas de tempo, número e pessoa, "cant-a-va-Ø", "cant-a-va-s", "cant-a-va-Ø", "cant-á-va-mos", "cant-á-ve-is", "cant-a-va-m". Um verbo como "dizer" não segue esse padrão, "dig-Ø-o" (o radical mudou de "diz-" para "dig-"), "diz-e-s" etc.
No caso do quenya, os verbos não possuem um radical, mas eles mesmos já são os radicais, já que se trata de uma língua aglutinante, mas este já é um conceito para outra explicação...
Quanto a "os verbos semelhantes", eu não sei a que você está se referindo.
 
:O Pq não me deixou reponder :/ :P
Verbos semelhantes devem [devem!] ser como verbos derivados no português: compor, sobrepor, repor são derivados de pôr.. assim eles devem ser semelhantes..
 
Lingwilóke disse:
Isso com que você está lidando, amigo, se chama vocabulário técnico. Se há uma preocupação que o Fauskanger não teve, esta é a pedagógica. Ele não teve idéia do público que usaria o curso, ou, no mínimo, direcionou-o a pessoas de algum conhecimento lingüístico.

Isso está longe de ser verdade, uma vez que o que acontece é exatamente o oposto.

O curso é claramente direcionado às pessoas que não possuem conhecimento lingüístico. O Fauskanger chega ao ponto de explicar cada termo que aparece no decorrer das lições assim como suas funções nas línguas "naturais" (nesse caso, principalmente o inglês, de onde fiz as adaptações necessárias para o português), como substantivos, artigos, adjetivos, etc. Com isso, ele ainda faz um alerta às pessoas que possuem conhecimento lingüístico, salientando que tais explicações podem lhes ser enfadonhas e que tais pessoas não precisam gastar muito tempo nessas seções.

Quanto a cada tipo de verbo e suas denominações técnicas, ele também explica cada um deles, da maneira mais simples possível.

Está tudo lá, do modo mais "mastigado" possível. Só que não basta a informação estar lá: tem que haver vontade da parte do estudante em lê-la, e não simplesmente pular para o resumo das lições.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo