1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Ninquë Mandos

    Ninquë Mandos Usuário

    Aqui eu estou com uma dúvida.
    Gollum(smeagol) é de que raça? Ele era humano?
    ps: não sei estou fazendo uma pergunta "retardada" mas eu realmente não sei se eu ja soube isso ou se eu li e esqueci
     
  2. Nunis

    Nunis Steve Young

    Ele era um bom e velho hobbit como todos os outros, quando estes moravam perto do Anduin
     
  3. Dagorlad

    Dagorlad Usuário

    putz, essa discussao tb eh classica.
    ele eh um halfing, com certeza, isso eh fato!!!
    ou seja, ele eh um hobbit
     
  4. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Só complementando. 8)

    Smeagol, vulgo Gollum, era um hobbit do ramo dos Stoors (Grados). Mas desde aquela época(antes de entrar em contato com o anel), ele não era um hobbit muito querido. Tanto que matou Deagol para poder ficar com o anel, afinal de contas era seu aniversário e Deagol se recusou a dar o anel de presente.....heheheh :roll:

    Smeagol bonzinho....hobbitzessss malvadossssssss.... :twisted:
     
  5. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Vai em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e ali tem a história completa do GOllum mágicamente traduzido, com uma perfeição de equivalência de termos e palavras do inglês e português... a tradução é perfeita, brilhante, mágica...



    p.s.: o texto foi traduzido por mim... :roll:
     
  6. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

  7. Ele não foi sempre mal, tendo na verdade matado Déagol sob a tentação do Anel, que viu nele um meio de chegar ao seu Mestre e deixar o tempo acalmar as coisas....
     
  8. Sercelda

    Sercelda Usuário

    Sim, sim, podemos supor que o anel tentou ele.. mas que ele era diferente dos outros hobbits lá isso ele era. Sméagol gostava da escuridão, da profundeza, enquanto outros gostavam de coisas opostas... Ele já tinha sim um espírito meio que assassino, estilo Hannibal.. manja???
     
  9. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    com certeza o gollum já era mau, pois matou seu primo para ficar com anel.

    é impossivel dizer que foi o anel que fez isso nele, pq se só o viu na mão de deagol e naum teve contato com ele o suficiente (nem o Um Anel poderia fazer alguém matar o primo só por chegar perto).
     
  10. Tilion

    Tilion Administrador

    Creio que o poder de Sauron impregnado no Anel era tamanho que ele influenciava aqueles de "vontade mais fraca" (e, dependendo da personalidade da pessoa, essa influência podia ser maximizada) mesmo sem entrar em contato físico com a pessoa.
    É só ver como Boromir "perdeu a cabeça" por causa dele.
     
  11. bombadil

    bombadil FATHERLESS

    sim, mas Boromir era um homem, não um hobbit; e creio que mesmo Sméagol naquele estágio não receberia influências do Um; ele já era malvado... não é preciossso? Logo que soube do poder de invisibilidade passou a atormentar os hobbits de sua comunidade, espreitando e escutando, chantageando... até que sua avó o expulsou.
    Aí tá a parte triste, que eu acho horrível... dele seguindo sozinho, se escondendo do Sol e da Lua, para chegar nas raízes das montanhas, onde não seria perturbado e poderia ficar com o Anel para si, para sempre.
     
  12. Tilion

    Tilion Administrador

    Mas os hobbits são um ramo dos homens; logo, não quer dizer muita coisa. :wink:

    Deve-se levar em conta também quem era Sauron: um maia, superior em poder a quase todos os seres viventes NA Terra-média.
    O poder dele teria influência em qualquer ser, seja hobbit, homem, elfo (se bem que estes eram MUITO mais sensatos nesse caso, pois já o conheciam bem), e inclusive maia, como mostrou a sede de poder de Saruman em relação ao Um e a recusa de Gandalf em pegar o Anel para si, temendo as consequências de tal poder em suas próprias mãos.

    Acho que o que realmente conta é a força (geralmente de vontade) do indivíduo para resistir a tal influência (como Galadriel mostrou ter muita).
    Sméagol era um tanto simplório (levando-se em conta o fato dele ser um hobbit) e, mesmo já sendo "mau", com uma personalidade como a dele, o Anel faria um belo estrago facilmente desde o início (como realmente aconteceu...).
     
  13. bombadil

    bombadil FATHERLESS

    Agora que você falou, me veio à cabeça uma coisa: os homens eram afetados pelo Um à medida que o cobiçavam, que adquiriam ganância... à medida que queriam se tornar poderosos...

    Sméagol não era um hobbit "normal", ele já possuía um pouco de ganância em seu coração, e cobiçava as coisas dos outros. Talvez isso tenha influenciado na morte de Déagol, mas ainda assim não acredito que o Anel tenha influenciado Sméagol; talvez apenas sua aparência, super ultra refletora e bela tenha criado uma sensação de cobiça por parte do Gollum.

    Mas devemos nos lembrar que, qto menores forem os desejos, as ambições de um ser, menores as possibilidades de ser afetado pelo Anel. Boromir tinha um grande desejo de se tornar Rei entre os Homens (logo se f****). Aragorn se conteve por um bom tempo e não poderia continuar com Frodo por muitos dias: logo cederia à cobiça.
     
  14. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Era mais perigoso para os elfos já que estes tinham um grande poder própio em comparação aos hobbits. E também não se conhecia muito sobre a natureza dos hobbits pois eles só foram ficar mais conhecidos na terceira era.[/quote]
     
  15. Amroth

    Amroth Usuário

    exacto! e como Gandalf disse, o anel dá um poder proporcional áquele do utilizador - Bilbo ficava simplesmente invisível! já outros, como galadriel,podiam utilizar mais os poderes do anel, rivalizando até com sauron! a personalidade também influenciava, já que bombadil não era ambicioso, o anel naum fez nada, ao contrário de gollum k já era ganancioso por natureza!
     
  16. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Como diz no própio livro (me esqueci em que parte) os hobbits viveram por tanto tempo em tranqüilidade e ficaram tão apegados as coisas boas que poderiam ter reações que nem um sábio imaginaria.
     

Compartilhar