• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

duvida sore moria

Pelo que eu me lembra, Gandalf já entrou em Moria e deve ter descuberto nesta época. Antes(acho) que ele só sabia que os Anões despertaram um grande mal. Que pode ser um Dragão,Balrog entre outras criaturas mais antigas e poderosas
 
Sarcasmo disse:
Duvido, Gandalf so conseguiu matar ele por sorte. Tanto é que ambos morreram.

Gandalf temia o Balrog de Moria e mesmo que Sauron tivesse algum poder sobre ele, Gandalf não seria louco de sair andando por Moria chamando o balrog
Discordo. Prova disso é que Gandalf disse aos outros que por depois que o Balrog e ele caíram, por duas vezes o Balrog investiu contra ele e Gandalf o "derrubou". De qualquer forma, vale lembrar, que Gandalf e os outros Istari, não podem usar seus poderes diretamente a Sauron. Suponho que talvez os Valar tenham medo de que se um outro maiar vencer Sauron, que também é um maiar, esse maiar que venceu Sauron, ocupe o seu lugar. E o Balrog também era um maiar, ou havia sido. Aproveitando a deixa, gostaria de saber se é mesmo verdade como disseram no filme, que os orcs são os elfos corrompidos por Morgoth? Lembro-me de ter lido alguma coisa dizendo que Morgoth podia corromper o corpo dos elfos, mas não suas almas.
 
cruzneto disse:
Como gandalf sabia da existencia do balrog de moria?

Todos o conheciam como "Ruína de Dúrin" e, por uma possível descrição, Gandalf poderia deduzir qual a criatura que se escondia em Moria. Mas ele parece surpreso ao topar com o Balrog, e fico com a hipótese de que ele não sabia qual a sua natureza até quando encontrou com ele na Ponte de Khazâd-dûm.

Morion disse:
Aproveitando a deixa, gostaria de saber se é mesmo verdade como disseram no filme, que os orcs são os elfos corrompidos por Morgoth? Lembro-me de ter lido alguma coisa dizendo que Morgoth podia corromper o corpo dos elfos, mas não suas almas.

É a principal teoria entre os elfos e foi publicada em O Silmarillion. Mas é praticamente um consenso entre os estudiosos que os orcs não foram criados por Morgoth somente a partir dos elfos, mas talvez com a mistura destes com bestas, com Maiar corrompidos ou algum outro tipo de ser.

As almas (fëar) dos elfos podem ser, sim, corrompidas. Quando os elfos são mortos, seus fëar são convocados para irem aos palácios de Mandos. Esta convocação pode ser recusada, e então o fëa do elfo relutante geralmente fica vagando pela região onde morreu. Mas se ele está dominado por Morgoth, vai ao encontro dele.
 
Última edição:
E quanto a sauron ter poder sobre o balrog?
--------------------------------------------------
Eu acho que se sauron tivese mesmo poder sobre o balrog teria usado o mesmo na querra da ultima aliança.
 
Acredito que não. Os balrogs eram servos de Morgoth, e Sauron era seu principal comandante, logo eles teoricamente lhe deviam obediência, embora fossem todos Maiar. Mas o balrog pode ter se tornado rebelde, após deixar o domínio de Morgoth e ficar isolado por longo tempo. E se Sauron o conhecesse, poderia tê-lo usado com um efeito devastador, especialmente contra a odiada terra de Lórien, mas isto não aconteceu.
 
E como é que o balrog foi parar em moria se angband era do outro lado das montanhas azuis será que ele foi caminhando se foi como ninguem o viu?
 
Deve ter caminhado mesmo. Mas ninguém o viu porque tanto Beleriand quanto Eriador estavam quase desertas na época, e acho que ninguém ficaria em seu caminho para olhar aonde ele ia. A entrada em Moria era mais difícil porque haviam muitos anões, mas talvez ele tenha usado os túneis profundos abaixo da mina, onde ele lutou com Gandalf.
 
Sarcasmo disse:
Acho que ele já estava a mto tempo lá. Deve ter fugido qndo Morgoth caiu..

Exatamente. É dito que alguns balrogs fugiram da derrota na Guerra da Ira para se esconderem em lugares profundos, e o de Moria era um deles.
 
Minha memoria não está tão ruim qnto eu pensava.


Agora ele era um grande Balrong? Ou um Inferior?
 
Cássio_MW disse:
MEU FILHO CALA A BOCA E VAI LER O LIVRO. EU TENHO CERTEZA DE QUE VOCE SÓ VIU O FILME.
Opa... acho que você não entendeu o espírito desse fórum.
Dá uma lida nisso aqui: http://www.valinor.com.br/forum/showthread.php?t=15753

Cássio_MW disse:
Gente, vô esclarecer umas coisas, porque eu já li e as informações são concretas:
As informações sobre o assunto não são concretas. O Senhor dos Anéis é o único livro que Tolkien concluiu em que aparece um Balrog, e lá as informações são muito escassas. O Silmarillion e os HoME não são informações concretas e é justamente neles que se tem a maior parte de informação sobre os Balrogs.

Cássio_MW disse:
- O balrog não é nada dos goblins de Moria, nem chefe, nem pai, nem tio, não é nada.
Bem... os orcs e o Balrog conviviam na mesma montanha, alguma relação eles deviam ter, e é óbvio que o Balrog podia mandar em qualquer orc.

Cássio_MW disse:
- E quanto a aqueles que dizem "MAIS COM O BALROG FOI PARAR EM MORIA? ELE FOI ANDANDO? NINGUÉM O VIU?". É claro que ninguém o viu! GENTE, O BALROG TEM ASAS, ELE VOA, VOA!!! BATE AS ASAS E VOA LÁ NO ALTO!!!
Já existe bastante dicussão sobre isso, não vamos começar outra nesse tópico, ele não foi criado pra isso... se vc quiser, tem alguns tópicos discutindo o assundo, dê uma olhada, lá tem bastante contra-argumentos pra vc, e outros tantos a favor:
http://www.valinor.com.br/forum/showthread.php?t=28780
http://www.valinor.com.br/forum/showthread.php?t=5920

Cássio_MW disse:
E mesmo que alguém tivesse visto ele, nada poderia fazer.
Poderia sim! Tanto que os que foram vistos durante a Guerra da Ira foram mortos, só sobreviveu aqueles que conseguiram se esconder. E se esconder é não ser visto.
 
Relatos que Tolkien não publicou porque não estavam prontos, tanto que existem inúmeras versões sobre vários fatos.
Não acho que são descartáveis, mas também não são concretos. E o legal do forum é exatamente discutir sobre essas coisas, porque se fossem concretas não teria muito oq ue discutir.
 
Não sei não eim Finarfin. Já li sobre esses relatos e já vi 2 documentários falando sobre os deixos de Tolkien, e o que realmente consta é oque o Cássio está tentando nos dizer. Concordo com ele também quanto à excência do fórum. Já que muitos fóruns realmente procuram fatos verdadeiros para se basear. Mas estou começando agora e temos muito oque discutir. Até mais...
 
Será que informações tiradas diretamente dos relatos de Tolkien pelo flho dele não seriam concretas? Se é assim, nada que corra como notícia por aí seria concreto. Por isso então não vejo necessidade nem desses tópicos, já que é tudo imaginação e criação das próprias pessoas.
Continuo insistindo, e afirmando que os golbins não tinham relação nenhuma com o balrog. E é claro que o balrog tem como comandar um bando de orcs, porém isso não acontece.
E quanto à última afirmação de que poderiam ter feito algo, é claro que não. O balrog passou por regiões desertas e habitadas por camponeses, e não por grandes guerreiros élficos.

Colega, insista à vontade, mas não é de praxe nesta comunidade aceitar informações sem comprovação. Não é porque você está dizendo que a informação é crível.

Desejo chamar a atenção para a questão das asas de balrog: esta é provavelmente a maior polêmica entre os tolkendilli. Se você tem acesso alguma carta ou escrito que encerre a questão, ficaríamos muito satisfeitos se os postasse, mas se não é mais que uma opinião, queira controlar-se, sim?

Lembre-se que você pode estar debatendo com pessoas que talvez saibam mais que você.
 
Comcordo com o Morpheu ha muitas discursões sobre as asas do balrog e não acho certo o cassio afirmar que o mesmo tem asas.
e a proposito este forum foi feito para tirar duvidas duvidas entedeu?
----------------------------------------------------------------------------
 
- Os goblins de Moria não eram servidores de Sauron, eram na verdade grupos bárbaros, isolados e rebeldes. Eles invadiram Moria uns 15 anos antes da Sociedade chegar lá e tomaram-na de Balin. Porém, quando a dominaram não sabiam da existência do Balrog. Depois ficaram sabendo e o deixaram em paz.

quando Balim chegou em moria os orcs ja estavam lah

MEU FILHO CALA A BOCA E VAI LER O LIVRO. EU TENHO CERTEZA DE QUE VOCE SÓ VIU O FILME.

espero q algum moderador teme alguma providencia, se não vou fikar muito desapontado com a valinor :/
 
Última edição:
Ei... deixem que os moderadores cuidem da moderação :green:

Somos muitos e lemos todos os tópicos. A gente já tinha lido e estávamos tomando as providencias, mas não fazemos isso no tópico.

Ah, apenas pra não deixar passar informação errada... isso que o Cassio falou é mesmo baboseira. Se vocês lerem os links postados pelo Firnafin irão ver os argumentos corretos sobre os balrogs e pq há uma imensa dúvida apesar doq Tolkien escreveu naquela passagem.
 
Aurin Felek disse:
quando Balim chegou em moria os orcs ja estavam lah

Nada disso, os orcs não estavam em Moria, tanto é que tomaram-na de Balin, uma invasão surpresa, preparada a fio.

Não sei não eim... O balrog pode sim voar, porém como vivem em ambientes fechados, não utilizam as asas mais que o necessário. Acho que todos deviam respeitar a opinião de cada um.
 
Sim... a opinião.

Se Balrogs podiam ou não voar acaba sendo de cada um e cada vertente tem seus argumentos.

Eu tb prefiro acreditar q eles tinham asas e tal... mas os argumentos de q eles não voavam são mais fortes.
 
Concordo com o fato de que, os balrogs tinham asas. Mas acho que este não as usou para escapar da guerra da Ira, pois se fosse este o fato, ele teria sido avistado por earendil (Silmarillion). O fato é: toda a terra média mudou com a guerra da ira, ou seja, caminhos nunca antes utilizados poderiam agora sê-lo, e alguns poderiam levar para dentro da terra ou Moria. Acho tambem que Gandalf não sabia exatamente de qual mal antigo, os anões de Moria haviam despertado, podia ser qualquer coisa, por isso ele era tão relutante quanto a utilizar a passagem de Moria para chegar em LothLórien, arriscando-se em Caradhras. Das opções que ele dispunha, a menos arriscada seria Caradhras.
Acho que Sauron não tinha poderes sobre o balrog. Ele teve tempo para confirmar sobre o balrog quando estava sob a forma do necromante, proximo a Moria, mas não o fez, ou fez, e viu que não tinha poderes suficientes para controla-lo (não tinha o Um anel).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo