• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida sobre Mandos

Beledhëel

Usuário
Eu não sei se isso já foi perguntado, mas qual é a Maldição de Mandos??? Existe algum texto onde eu possa me informar melhor???

Obrigado
Beled
 
A maldição de Mandos, também chamada Profecia do Norte e Condenação dos Noldor deu-se quando estes alcaçaram o extremo norte de Aman na fuga dos Noldor.

Foram amaldiçoados por causa do Fraticídio de Alqualondë. POr terem lutado, roubado e matado outros elfos a sua vontade, e assim dizia:

"Vocês verterão lágrimas sem conta; e os Valar cercarão Valinor para impedi-los de entrar. Ficarão de tal modo isolados, que nem mesmo o eco de suas lamentações atravessará as montanhas. Sobre a Casa de Fëanor, a ira dos Valar se abate, desde o oeste até o extremo leste, e sobre todos aqueles que se dispuserem a acompanhá-los. O Juramento que fizeram os motivará, e ao mesmo tempo os trairá, arrancando de suas mãos os próprios tesouros que juraram procurar. Um final funesto terão todas as coisas que eles iniciarem com êxito; e isso se dará pela traição de irmão por irmão, e pelo medo da traição. Para sempre serão eles Os Espoliados."
 
Pág 36 - Do início dos Tempos - O Silmarillion:
"Pois elfos não morrem não morrem enquanto o mundo não morrer, a menos que sejam assassinados ou que definhem de dor (e a essas duas mortes aparente eles estão sujeitos); nem a idade reduz sua força, a menos que estejam fartos de des mil séculos; e, ao morrer, eles são reunidos na morada de Mandos, em Valinor, de onde podem depois retornar"

Depois?? :o?: Depois de que??

Retornar?? :o?: Pra onde?? :o?: Terra-Média?? :o?: Então todos os elfos que morreram podem voltar p/ Terra-Média, TODOS, sem exceçoes??

Morrer?? :o?: Como podem morrer e serem reunidos em Valinor, para depois voltar para Terra-Média?? Voltar como se estão mortos???

Meu Deus, posso estar viajando muito.... :doido: ....mas se tiverem respostas p/ estas perguntas agradeço muito...

Valeu...

Fëanarsil :assobio:

Será que eu devia criar um tópico??? 8O
 
Quando um elfo morre, seu fëa (espírito) vai para Mandos. Lá é julgado e de acordo com o julgamento, permanece mais ou menos tempo nas Mansões. Quando é liberado, o fëa pode reencarnar em um novo corpo, am Valinor. Assim o elfo retorna a viver, mas em Valinor. Se voltar à Terra-Média pode ser algo feito por qualquer elfo, eu não sei. Mas para quê um elfo iria largar a paz de Aman para voltar à Terra-média? Só o Glorfindel doido... :lol:
 
Fëanarsil disse:
Depois?? :o?: Depois de que??

Depois de certo tempo, que todos os elfos devem passar lá.

Fëanarsil disse:
Retornar?? :o?: Pra onde?? :o?: Terra-Média?? :o?: Então todos os elfos que morreram podem voltar p/ Terra-Média, TODOS, sem exceçoes??
Para Aman, não a Terra-média. Sim, todos os elfos podem e eventualmente iriam retornar; existem aqueles que, como punição, devem esperar mais, como Fëanor, que ficará até o final dos Tempos; existem aqueles que não querem voltar. Mas todos podem e irão voltar. Salvo certas excessões como a de Finwë; os elfos não podem ter duas esposas vivas; quando Finwë morreu, ele decidiu ficar para Míriel retornar; como Míriel e Indis estavam vivas, Finwë não poderia voltar. Mas acho que eventualmente os Valar permitiriam.


Fëanarsil disse:
Morrer?? :o?: Como podem morrer e serem reunidos em Valinor, para depois voltar para Terra-Média?? Voltar como se estão mortos???
Os elfos só morrem se forem assassinados. Se isso acontecer, seus corpos são restaurados pela graça dos Valar e eles voltam a habitá-los. E voltam à vida em Aman.

Fëanarsil disse:
Será que eu devia criar um tópico??? 8O

Acho que não tem necessidade. :wink:
 
Fëaruin disse:
Os elfos só morrem se forem assassinados. Se isso acontecer, seus corpos são restaurados pela graça dos Valar e eles voltam a habitá-los. E voltam à vida em Aman.

Ou por tristeza profunda :wink:
 
Valeu Dois...
Eu não sabia que os corpos eram restaurados.
E se eles voltam a vida em Aman, o que os impediria de ir até a TM....fazer uuma visitinha??
 
Fëanarsil disse:
E se eles voltam a vida em Aman, o que os impediria de ir até a TM....fazer uuma visitinha??
Os elfo sofriam com a passagem rápida do tempo na TM, sofriam com a morte de tudo, quando apenas eles restavam, já em Aman, isto não acontecia, assim isso já era motivo suficiente pra eles permaneceram em Aman, Glorfindel só voltou a Tm em missao, senaum ele teria ficado por la tbm!

edit: melhor dizendo o tempo passava em Aman, mas passva na medida dos Valar, e essa sim era a qual os elfos estavam sujeitos., mas memso assim ainda era seu destino permanecer em Arda até o fim.
 
ele amaldiçoou todos os elfos que saíram de valinor (os noldor) sob o comando de fëanor para tentarem reconquistar as silmarills, sua maldiçao foi que todos os noldor iriam cair e não conseguuiriam recuperar as silmarills feitas por feanor.
vc pode se informar melhor lendo o silmarillion
 
Não amaldiçoou não. Assim parece que foi Mandos que colocou a Maldição. Ele não fez isso não. Ele apenas previu oq iria de fato acontecer. Que os noldor seriam vitimas do proprio povo e que nunca conseguiriam derrotar Morgoth.

Mas Mandos não ficou agourando os noldor não.
 
F¡ngolfin disse:
Não amaldiçoou não. Assim parece que foi Mandos que colocou a Maldição. Ele não fez isso não. Ele apenas previu oq iria de fato acontecer. Que os noldor seriam vitimas do proprio povo e que nunca conseguiriam derrotar Morgoth.Mas Mandos não ficou agourando os noldor não.


“Ali, viram de repente uma figura escura parada no alto de um rochedo que dava para a praia. Alguns dizem que era o próprio Mandos, e nenhum mensageiro menos importante de Manwë. E ouviram uma voz alta, solene e terrível, que lhes ordenou que parassem e escutassem. Todos então pararam e ficaram imóveis; e de uma ponta à outra das hostes dos noldor ouviur-se a voz que proferiu a MALDIÇÃO e profecia que é chamada de Profecia do Norte, e a Condenação dos Noldor.” (O Silmarillion – Da fuga dos noldor; pág. 100)

acredito sim que era uma maldição imposta por Mandos! :wink:
 
O mesmo trecho explicita que era uma profecia.
Isso que o Fingolfin quis dizer, que era uma profecia, uma previsão, e não um vodu que o Mandos fez. :wink:
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
O mesmo trecho explicita que era uma profecia.
Isso que o Fingolfin quis dizer, que era uma profecia, uma previsão, e não um vodu que o Mandos fez. :wink:
então porque tinha a palavra maldição no silmarillion?
 
Porque mesmo sendo Profecia, não deixa de ser algo agourento.
Foi considerada uma maldição justamente por terem sido palavras de mau-agouro.
 
Exato, o proprio texto diz que era uma profecia. E aliás nem diz que foi Mandos que fez, mas deixa um achismo no ar.

Mandos não tem poder para lançar esse tipo de maldição nos Noldor. Acontece que Mandos ouviu a musica como nenhum outro Valar e por isso ele entendia mais dq iria acontecer com os Filhos de Iluvatar como nenhum outro.
 
Que irrelevante, não foi Mandos quem colocou a maldição nos Noldor, foi Eru mas ATRAVÉS de Mandos. E vai começar a dizer também que tudo o que ocorreu com os Noldor foi azar puro?????????
 
Não, existe uma diferença aqui Elrond. A "maldição" já existia. Antes de Mandos falar. Ele sabia oq aconteceria naquele momento. Ele apenas escolheu aquela hora para dizer devido aos acontecimentos. Ele falar ou não ali não mudaria em absolutamente nada os fatos.

Sem entrar no mérito ou desmérito dos Noldor.
 
Continua sendo irrelevante, a maldição já existia porque Eru é Absoluto. A maldição de Isildur também já existia porque Eru é Absoluto. O que importa é QUANDO esta ou aquela maldição entra na história do mundo. Imagina uma maldição como um ato de sub-criação. Esse ato depende do ser em questão e do seu poder sub-criativo.
 
Segundo o texto Ósankë-kenta, "muito do que é chamado 'previsão', em palavras desatentas, é apenas a dedução do sábio". Ou seja, Mandos não "via" o futuro dos noldor, ele apenas deduziu com sua sabedoria que os noldor "verterão lágrimas sem conta".
 
Continua sendo irrelevante, a maldição já existia porque Eru é Absoluto. A maldição de Isildur também já existia porque Eru é Absoluto.

A maldição ao meu entender não existia, porque ERU os fez livres para poder seguir seu caminho e traçar sua história, se eles escolheram ir por este caminho, foram eles mesmos que criaram a sua maldição, e Mandos somente previu oque aconteceria depois do juramento de Feanor, porque justamente por esse juramento eles não mais poderiam seguir por outro caminho, eles verteriam lágrimas mas não se sabe de quem, e nem de que raças, ele só sabia que isso iria acontecer pelo caminho que eles haviam tomado.
:twisted:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo