• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dream Theater

O que você acha do Dream Theater?


  • Total de votantes
    631
Eu gosto bastante de "The Count of Tuscany". É longa (17 minutos) mas bacana. E como eu disse acima, conheço pouco também a fase pós-Portnoy. Vou me organizar para ouvir com calma, lendo as letras e tudo mais, sem ser apenas como musiquinha de fundo... Ouvir escutando mesmo. Como fazíamos antigamente quando comprávamos CDs e tínhamos os encartes em mão... (sdds)

Recomendo ouvir o ADTOE e o DT12, principalmente para acompanhar as letras, inclusive o ADTOE tem uma letra escrita pelo John Myung, que quase nunca escreve letras.

Pra mim os 5 primeiros álbuns da banda são os melhores. Fase boa!

Acrescento o Octavarium nesse bolo, album muito bom, o Train of Thought que veio antes dele é bom também.

Os albuns iniciais dessa fase atual não são tão ruins (ADTOE e DT12), mas sairam em uma epoca pessima pra mim e não pude aproveitar.
 
Última edição:
Pra mim os 5 primeiros álbuns da banda são os melhores. Fase boa!

Você está considerando o When Dream and Day Unite nisso aí?
Porque tem muita gente que não gosta.
Eu particularmente gosto bastante, mas o vejo quase como outra banda. kk

Eu gosto de todos os discos até o Octavarium; depois não sei.
Preciso ouvir com calma. Mas fiquei com a sensação, pelo pouco que ouvi, que o penúltimo era tosco...
Aquele negócio de álbum conceitual duplo? Robozinhos voando, distopia futurística? Sei não...
E o último com aquela mãozinha robótica segurando um crânio? Tenho medo de ouvir e descobrir que já não é a mesma banda haha. Passou uma impressão bem ruim. XD
 
Você está considerando o When Dream and Day Unite nisso aí?
Porque tem muita gente que não gosta.
Eu particularmente gosto bastante, mas o vejo quase como outra banda. kk

Eu gosto de todos os discos até o Octavarium; depois não sei.
Preciso ouvir com calma. Mas fiquei com a sensação, pelo pouco que ouvi, que o penúltimo era tosco...
Aquele negócio de álbum conceitual duplo? Robozinhos voando, distopia futurística? Sei não...
E o último com aquela mãozinha robótica segurando um crânio? Tenho medo de ouvir e descobrir que já não é a mesma banda haha. Passou uma impressão bem ruim. XD

O penultimo disco é um disco bem dificil de ouvir, ele é experimental até a raiz, você precisa estar muito disposto pra ouvir ele. É basicamente uma história cantada e tocada. É uma história boa, mas musicalmente falando tem musicas que parecem meros capitulos de um livro. É como se eles pegassem o genero progressivo e fossem ao extremo dele.

O ultimo cd é mais cru e direto ao ponto, porém eu curti umas 2 musicas dele só, pelo menos levando em consideração letra e melodia. Mas é de longe mais facil de ouvir que o penultimo, e para quem gosta de um Dream Theater mais cru acho que é uma boa pedida.

As tematicas ligadas a tecnologia e a robos tem tudo a ver com a entrada do Mike Mangini na banda já que o mesmo é formado em Ciencias da Computação.

Edit. Alias agora que o ultimo CD esta pegando mais tempo, tenho digerido ele melhor e gostado mais. Mas ainda são só duas musicas que considero realmente obras completas.
 
Última edição:
Mas o penúltimo, pelo que diz a Wikipedia, foi inteiramente escrito pelo Petrucci. Esse era o maior problema na saída do Portnoy, como eu já disse, e nem tanto o de perder um baita baterista: embora o Petrucci sempre tenha escrito coisas boas, claro, ele também tinha uma certa tendência a cair no brega às vezes. Era o Portnoy quem compensava com suas canções pesadas e seus problemas de alcoolismo kk. Os outros membros só contribuíam mais esporadicamente com letras próprias (LaBrie foi o responsável por cometer "Anna Lee", a pior música da banda).
Quando o Portnoy saiu, o Petrucci parece que assumiu a banda como se fosse o dono dela ou coisa assim, e tudo meio que desandou mesmo, não instantaneamente mas aos poucos, à medida que ele ia assumindo a liderança criativa.

Mas enfim. Quero ouvir todos os discos com calma e ler as letras com atenção. Pegar só de ouvido é a fórmula certa para não pegar direito e passar anos imaginando que a letra faz x quando diz y. haha
 
Mas o penúltimo, pelo que diz a Wikipedia, foi inteiramente escrito pelo Petrucci. Esse era o maior problema na saída do Portnoy, como eu já disse, e nem tanto o de perder um baita baterista: embora o Petrucci sempre tenha escrito coisas boas, claro, ele também tinha uma certa tendência a cair no brega às vezes. Era o Portnoy quem compensava com suas canções pesadas e seus problemas de alcoolismo kk. Os outros membros só contribuíam mais esporadicamente com letras próprias (LaBrie foi o responsável por cometer "Anna Lee", a pior música da banda).
Quando o Portnoy saiu, o Petrucci parece que assumiu a banda como se fosse o dono dela ou coisa assim, e tudo meio que desandou mesmo, não instantaneamente mas aos poucos, à medida que ele ia assumindo a liderança criativa.

Mas enfim. Quero ouvir todos os discos com calma e ler as letras com atenção. Pegar só de ouvido é a fórmula certa para não pegar direito e passar anos imaginando que a letra faz x quando diz y. haha

Eu por um lado acho legal que algo da parte pesada da banda que o Portnoy estava colocando não tem mais, vide musicas como "The Dark Eternal Night" e "A Nightmare to Remember" que tiveram seu estilo tirado do repertorio completamente.

Porém acho que falta a criatividade do Portnoy para dar uma variada no som, é claro que quando ele estava na banda ele trazia mais influencias externas o que ajudava a criar albuns com conceitos interessantes.

Edit. Eu espero que mais pra frente o Portnoy faça as pazes com o Labrie, que aparentemente é a unica "treta" que ainda resta na banda. Quem sabe uma volta deles juntos, seria bem legal. Não desmerecendo o Mangini, que inclusive esta bem engajado com a banda, mas uma volta do Portnoy seria bem legal.
 
Última edição:
Você está considerando o When Dream and Day Unite nisso aí?

O primeirão de todos, não é exatamente o primeiro em preferência na minha lista, mas tem lugar garantido no meu Top 5. Concordo que dá essa sensação de parecer outra banda, ainda mais levando em conta a discografia inteira da banda.
 
Saiu o album novo do John Petrucci com o Mike Portnoy tocando junto:


Bem legal e me deu uma saudade enorme da epoca do Mike Portnoy no Dream Theater.

Sera que essa epoca do Dream Theater sem o Portnoy e com o Mangini pode acabar virando uma epoca do Iron Maiden com o Blaze?
 
Última edição:
Mas o Portnoy não tinha dito que não se arrependia de ter saído da banda?

Olha, ele tinha dito que não se arrependeu de ter saido e os outros membros tinham dito que achavam dificil eles tocarem juntos novamente, mas nos ultimos meses as coisas tem sido diferentes, o Portnoy (felizmente) tem se aproximado do Petrucci, inclusive fazendo esse album solo inteiro com ele, do Myung (passando um fim de ano com ele), o Labrie ja disse um "nunca diga nunca" e parece que todos os membros originais do Liquid Tension Experiment (incluindo o Jordan Rudess) estão abertos a fazerem um novo album. Mas dai, até ele voltar para a banda, vamos ver o que acontece. O Petrucci ja disse que ele esta no melhor dos mundos, pois esta tocando com o amigo dele no album solo dele e com um excelente baterista no Dream Theater. Eu duvido que eles irão mandar o Mangini embora, mas eu acho que o mesmo, se perceber que há uma pressão para a volta do Portnoy, principalmente pela base de fas, acaba pedindo para sair.
 
Última edição:
Eles ja tinham informado que estava gravando novo album, agora soltaram detalhes dele:

dreamtheater_capa_a_view_from_the_top.jpg


"The Alien" (9 minutos e 32 segundos)
"Answering The Call" (7 minutos e 35 segundos)
"Invisible Monster" (6 minutos e 31 segundos)
"Sleeping Giant" (10 minutos e 5 segundos)
"Transcending Time" (6 minutos e 25 segundos)
"Awaken The Master" (9 minutos e 47 segundos)
"A View From The Top Of The World" (20 minutos e 24 segundos)

Finalmente voltaram com os epicos, espero que a sonoridade esteja boa, e não no nivel dos dois ultimos.
 
Esses shows cover já faziam parte dos bootlegs que enviavam sempre aos membros do fã-clube oficial. Daí que caíam nos torrents da vida. Eles também gravaram o Number of the Beast, do Maiden, na íntegra.
 
Se o novo estiver no mesmo nível do Distant Over Time (2019), está ótimo.

Achei de longe, o pior album do Dream Theater, seguido pelo The Astonishing. Na verdade, o ultimo album deles que eu realmente gostei, foi o ADTOE, sendo o DT um album impar, com otimas letras, porém melodias que por serem MUITO forçadas, acabam ficando um pouco enjoativas.

Parece que a banda, sobe a baqueta do Mangini, se tornou "tecnica e velocidade sobe qualquer coisa", exatamente o oposto do que fez a banda se tornar a lenda que é, que é realmente ter otimos (se não os melhores) musicos, porém um feeling apuradissimo, além de temas sempre interessantes nas letras.
 
Última edição:
Gosto não se discute. O The Astonishing é intragável, mas, o DOT é ótimo. Inclusive, melhor que alguns álbuns da era Portnoy.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo