• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Domínio Público

krai, esse tópico realmente foi bom

nao quero nem imaginar a obra de tolkien caindo na mao do pessoal todo. vai virar uma baderna isso. vai ter hobbit pra tudo quanto é lado, além das cançoes do livro fazendo parte das propagandas de cerveja, com os hobbits e o tom bombadil protagonizando

mas creio q os filhos de Tolkien nao vao permitir isso.
caso os filhos morram, há netos, e assim por diante.

Eu duvido disso! Vc acha que ele vão perpetuar seus direitos?
Eu acho que não, mais cedo ou mais tarde no dominio publico as pessoas terão direito de fazer o que quiserem
 
Não vejo problema em se cair em domínio público. Claro, haverá muito lixo, mas também muita coisa interessante... De qualquer forma, não estarei lá para ver isso. ;)


`CjnEÁ
 
1: Sinceramente, não gosto da idéia de que as obras de Tolkien caiam em domínio público, justamente pelo receio do que podem vir a fazer com elas assim que cair em dominío público;

2: Concordo com você Belcrivelli. Algo me diz que Beethoven não gostou nenhum pouquinho de Pour Elise ter virado música de caminhão de gás. O que me leva a pensar o que algumas pessoas pederiam fazer com as obras. Isso poderia ser uma vulgarização do que Tolkien criou e não gostaria de ver suas obras sendo dilaceradas;

Cara, eu também tenho medo do que pode acontecer no dia em que as obras de Tolkien caírem no domínio público. Acho que haverá mais coisas ruins do que boas referentes às obras.

Falando em domínio público, criei um tópico na parte de Artes, sugiro que vejam:

Acervo em Domínio Público em site do Governo

Gostei do Site! Tem muita coisa bacana!!
 
É um pensamento um tanto elitista esse de "medo do que podem vir a fazer com as obras de Tolkien quando caírem em domínio público". A questão para literatura é bem diferente para música, para começar (embora eu sinceramente não veja nada demais sobre Beethoven anunciando o caminhão do gás). O que pode acontecer é uma maior facilidade na adaptação de peças de teatro, filmes e séries para tv, por exemplo. Pode acontecer de existirem edições mais baratas do livro, ou seja, mais acessíveis ao público. E em nada disso vejo algo de ruim. Vejo só as obras de Tolkien mais próximas do público, o que é excelente.
 
É um pensamento um tanto elitista esse de "medo do que podem vir a fazer com as obras de Tolkien quando caírem em domínio público". A questão para literatura é bem diferente para música, para começar (embora eu sinceramente não veja nada demais sobre Beethoven anunciando o caminhão do gás). O que pode acontecer é uma maior facilidade na adaptação de peças de teatro, filmes e séries para tv, por exemplo. Pode acontecer de existirem edições mais baratas do livro, ou seja, mais acessíveis ao público. E em nada disso vejo algo de ruim. Vejo só as obras de Tolkien mais próximas do público, o que é excelente.

Quanto a edições mais baratas e acessíveis para o público em geral, eu acho que essa é uma das boas conseqüências do domínio público, porque atingirá um maior número de pessoas (como você mesma disse) e possibilitará um crescimento maior do que hoje faz-se aqui na Valinor e em alguns outros lugares. O que me preocupa é se começarem a fazer coisas equivalente à "musiquinha do gás".
 
É um pensamento um tanto elitista esse de "medo do que podem vir a fazer com as obras de Tolkien quando caírem em domínio público". A questão para literatura é bem diferente para música, para começar (embora eu sinceramente não veja nada demais sobre Beethoven anunciando o caminhão do gás). O que pode acontecer é uma maior facilidade na adaptação de peças de teatro, filmes e séries para tv, por exemplo. Pode acontecer de existirem edições mais baratas do livro, ou seja, mais acessíveis ao público. E em nada disso vejo algo de ruim. Vejo só as obras de Tolkien mais próximas do público, o que é excelente.

Concordo,apesar de que possam haver coisas boas sempre tem alguém pra estragar tudo.
 
ah eu tbm nao gostaria que caisse no dominio público. Por mais que os filhos de Tolkien sejam bem cuidadosos... acho que se cair no dominio publica nao vai dar boa coisa...
 
Quanto a edições mais baratas e acessíveis para o público em geral, eu acho que essa é uma das boas conseqüências do domínio público, porque atingirá um maior número de pessoas (como você mesma disse) e possibilitará um crescimento maior do que hoje faz-se aqui na Valinor e em alguns outros lugares. O que me preocupa é se começarem a fazer coisas equivalente à "musiquinha do gás".

Sim, mas o que seria o equivalente, na sua opinião, considerando que trata-se de Literatura?
 
Talvez sair lançando quadrinho e publicar fics em geral utilizando os nomes, podendo causar até uma certa confusão... :think:
 
Não é exatamente o tipo de coisa que não dê para ignorar, tipo a música do gás. De mais a mais, não sei como o lançamento desse tipo de material poderia ser prejudicial. Quer dizer, se o cara é tapado o suficiente para começar a ler algo sem verificar quem é o autor, aí a "confusão" aconteceria de qualquer jeito, né...
 
Não é exatamente o tipo de coisa que não dê para ignorar, tipo a música do gás. De mais a mais, não sei como o lançamento desse tipo de material poderia ser prejudicial. Quer dizer, se o cara é tapado o suficiente para começar a ler algo sem verificar quem é o autor, aí a "confusão" aconteceria de qualquer jeito, né...

é verdade,não podemos pensar somente no lado bom,peças de teatro e etc,temos que pensar no que pessoas como ciadas acima são capazes de fazer.
 
Sim, mas o que seria o equivalente, na sua opinião, considerando que trata-se de Literatura?

O que eu considero equivalente nesse caso, seria a publicação indevida, parcial ou de qualquer outra forma que prejudique a 'imagem' da obra. Assim como pode ter maiores chances de adaptações, estas adaptações podem se desviar da essência original da obra e sujar com seu nome.
 
O que eu considero equivalente nesse caso, seria a publicação indevida, parcial ou de qualquer outra forma que prejudique a 'imagem' da obra. Assim como pode ter maiores chances de adaptações, estas adaptações podem se desviar da essência original da obra e sujar com seu nome.

Indevida a publicação não seria, já que estaria em domínio público. Quando ao "parcial", nesse caso compreendo o que você quer dizer. Mas não é o fato de estar em domínio público ou não que pode preservar a obra de Tolkien disso. É só ver o caso da tradução da Martins Fontes para O Senhor dos Anéis, que vieram sem alguns trechos das obras originais.

Sobre as adaptações, elas teriam o nome de quem adaptou, nesse caso o problema seria do leitor que foi desligado o suficiente para não perceber que trata-se de uma adaptação, e não de quem adaptou a obra.

Resumindo: continuo achando que não haverá nenhuma consequência nociva desse fato. Shakespeare, Oscar Wilde e Edgar Allan Poe estão em domínio público e até hoje eu não vi nada que estragasse os trabalhos deles de fato.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo