• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autores e obras em domínio público

Loveless

J'ai une âme solitaire
Depois do fenômeno George Orwell no ano passado, é sempre bom observar os autores que entram em domínio público todo ano.

Autores importantes que entraram em domínio público em 2022:

- Sinclair Lewis (Prêmio Nobel 1930)
- André Gide (Prêmio Nobel 1947)
- Ludwig Wittgenstein
- Hermann Broch


-------

Dois Prêmios Nobel em domínio público em 2022

Sinclair Lewis e Andre Gide são alguns dos autores que entraram em domínio público agora em janeiro de 2022

Sinclair, Wittgenstein, Gide e Hermann Broch

Sinclair, Wittgenstein, Gide e Hermann Broch

Todo começo de ano, o PublishNews lembra os autores que entrarão em domínio público, de acordo com a lei brasileira. Em 2022, dois Prêmios Nobel estão na lista: Sinclair Lewis, laureado em 1930, e Andre Gide, em 1947.

Lewis, inclusive, voltou ao destaque nas últimas eleições presidenciais nos EUA. O seu livro Não vai acontecer aqui apresenta Buzz Windrip, um homem vaidoso, falastrão e anti-imigrantes que concorre (e ganha) à presidência prometendo um país próspero e grande novamente, mas acaba trilhando um caminho sombrio. Com essa trama, a distopia publicada em 1935 voltou às listas dos mais vendidos lá na Terra do Tio Sam.

Já o francês Gide, além de autor, foi também editor, fundador da Gallimard. Gay assumido, falava abertamente sobre os direitos dos homossexuais, chegando a publicar Corydon, um livro destinado a combater preconceitos homofóbicos da sociedade do seu tempo. Ao anunciar Gide como vencedor do Nobel, a Academia Sueca justificou a sua escolha: "por seus escritos abrangentes e artisticamente significativos, nos quais os problemas e condições humanas foram apresentados com um amor destemido pela verdade e uma percepção psicológica aguçada".

Outros dois escritores importantes entram na lista de autores em domínio público: o austríaco naturalizado britânico Ludwig Wittgenstein, autor de Tractatus Logico-Philosophicus, e o modernista e também austríaco Hermann Broch, autor da trilogia Os sonâmbulos e A morte de Virgílio.

 

Béla van Tesma

Vai ter elfo negro, sim.
Existe página na Wikipedia pra ajudar os editores a se organizar nesse sentido. Dá pra ver lá quais entrarão em domínio público nos próximos anos, com boa antecedência. :lol:
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Tá de bem de boa acompanhar essa lista da Wikipedia ou tem alguma mais completa? Poder ver alguns nomes pensando em alguns anos mais a frente é sempre bom.
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$950,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo