• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Domínio Público

Éomer

Usuário
Essa é uma duvida que eu sempre tenho. quanto tempo vai levar para as obras de Tolkien cairem no domínio público.

No Brasil: Os direitos autorais duram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao falecimento do autor. Além das obras em que o prazo de proteção aos direitos excedeu, pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores; as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal aos conhecimentos étnicos e tradicionais. Fonte: Wikipédia

Esse sistema é utilizado na Inglaterra? Se alguem souber?
 
Última edição:
Na Inglaterra eles têm dois sistemas diferentes, um que é 50 anos depois e outro que é 70 anos depois. Não sei qual é o caso das obras do Tolkien, mas acho que de qualquer forma a Tolkien State acaba complicando um pouco mais as coisas, então não é só uma questão de saber as leis de direitos autorais britânicas, mas também de como funciona a Tolkien State nesse sentido.
 
Nossa!

Tiberius, esse tópico é super interessante, parabéns!!!!!

Vamos ter que esperar ainda um bom tempo, porque o Tolkien faleceu nos anos 70.

Mas quando isso acontecer, vai ocorrer shows de publicações sobre as obras de Tolkien, desde o teatro, passando pelo cinema novamente, histórias em quadrinhos, livros, documentarios e etc.

Inclusive eu sou um desses. Fico na tocaia....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas se demorar 70 anos....ha.......bom não sei se vou desfrutar pelo dominio público.
 
Ó... nem li direito o tópico...
Correndo hj...

Mas aqui tem alguma coisa:

Wikipedia - Domínio Público disse:
Uma análise país a país

Para a análise seguinte, a frase sem tratado indica que os Estados Unidos não possuem um tratado de copyright com este país, então os trabalhos criados pelos residentes deste país não são protegidos por copyright nos Estados Unidos. Vida+X significa que o trabalho está no domínio público se o autor morreu mais de X anos antes do ano atual. Tratado:Vida+X significa que de acordo com um tratado que o país assinou, ele concordou em estender sua proteção de direitos autorais para Vida+X, porém isto ainda não foi feito.

Lembre-se que qualquer trabalho publicado antes de 1923 é considerado no domínio público nos Estados Unidos, independentemente do estado dos direitos autorais no país de origem. Além disso, note que outros países podem mudar suas leis de copyright a qualquer momento, e estas leis podem ser retroativas a trabalhos prévios no domínio público.

[...]

# Reino Unido: Vida+70
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domínio_público
 
Quanto tempo vai levar para as obras de Tolkien caírem no domínio público eu não sei, mas espero que as pessoas utilizem adequadamente as suas obras.
Garanto que o compositor de Pour Elise não gostou de saber que ela se tornou música de caminhão de gás. Já pensou se usam Bilbo para fazer uma marca de restaurante? Já até imagino o slogan: "Bilbo's: porque ninguém entende melhor de comer bem do que um hobit!".
 
Bom, os filhos de Tolkien são responsáveis pela obra do pai, não é? Não tem sentido virar domínio público se ainda tem alguém da família que seja responsável.
 
Quanto tempo vai levar para as obras de Tolkien caírem no domínio público eu não sei, mas espero que as pessoas utilizem adequadamente as suas obras.
Garanto que o compositor de Pour Elise não gostou de saber que ela se tornou música de caminhão de gás. Já pensou se usam Bilbo para fazer uma marca de restaurante? Já até imagino o slogan: "Bilbo's: porque ninguém entende melhor de comer bem do que um hobit!".

1: Sinceramente, não gosto da idéia de que as obras de Tolkien caiam em domínio público, justamente pelo receio do que podem vir a fazer com elas assim que cair em dominío público;

2: Concordo com você Belcrivelli. Algo me diz que Beethoven não gostou nenhum pouquinho de Pour Elise ter virado música de caminhão de gás. O que me leva a pensar o que algumas pessoas pederiam fazer com as obras. Isso poderia ser uma vulgarização do que Tolkien criou e não gostaria de ver suas obras sendo dilaceradas;

3: Se bem que o restaurante Bilbo's não seria uma má idéia!! Gostei do slogan!!! :joy::yep:

Bom, os filhos de Tolkien são responsáveis pela obra do pai, não é? Não tem sentido virar domínio público se ainda tem alguém da família que seja responsável.

Pergunta (um pouco idiota): Só o Christopher detém os direitos?


Talvez o que aconteça, é que a Tolkein State venda os direitos, como aconteceu com os direitos dos Beatles, que foram para as mãos do Michael Jackson, e o Paul McCartney luta até hoje - tadinho - para reaver os direitos das músicas que ele mesmo fez. Nossa, acabei de pensar em uma coisa. Se a Tolkien State vender os direitos, a obra pode cair nas mãos de pessoas horríveis também.

Peter Jackson! Compre os direitos das obras do Tolkien! (pede com carinha de hobbit:hihihi:)
 
1: Sinceramente, não gosto da idéia de que as obras de Tolkien caiam em domínio público, justamente pelo receio do que podem vir a fazer com elas assim que cair em dominío público;

2: Concordo com você Belcrivelli. Algo me diz que Beethoven não gostou nenhum pouquinho de Pour Elise ter virado música de caminhão de gás. O que me leva a pensar o que algumas pessoas pederiam fazer com as obras. Isso poderia ser uma vulgarização do que Tolkien criou e não gostaria de ver suas obras sendo dilaceradas;

3: Se bem que o restaurante Bilbo's não seria uma má idéia!! Gostei do slogan!!! :joy::yep:



Pergunta (um pouco idiota): Só o Christopher detém os direitos?


Talvez o que aconteça, é que a Tolkein State venda os direitos, como aconteceu com os direitos dos Beatles, que foram para as mãos do Michael Jackson, e o Paul McCartney luta até hoje - tadinho - para reaver os direitos das músicas que ele mesmo fez. Nossa, acabei de pensar em uma coisa. Se a Tolkien State vender os direitos, a obra pode cair nas mãos de pessoas horríveis também.

Peter Jackson! Compre os direitos das obras do Tolkien! (pede com carinha de hobbit:hihihi:)

Que bom que gostou do slogan!
Mas realmente a idéia das obras do Tolkien nas mãos de um qualquer é péssima! :yep:
Tem muito endinheirado de mal gosto circulando por aí e nada os impede de comprar os direitos autorais para usar as imagens dos personagens para vender qualquer produto. :think:
Quando pensei no restaurante, ainda era uma idéia mediana, mas imagine quais idéias famigeradas poderão surgir do futuro comprador?
Ele pode querer vender Analgésico Gandalf, porque ele faz com que a sua dor suma num passe de mágica, ou Botas 7 Légolas, que lhe proporcionarão o pisar ágil como o de um elfo em sua floresta.
Enfim, realmente espero que Peter Jackson compre os direitos e espante os medos dos fãs de Tolkien, que exigem respeito!
 
Pensei em mais algumas:
  1. Alegre suas festas com Fogos de Artifício Gandalf!
  2. Limpe a sujeira de bolo da roupa de seus filhos com Sabão Gandalf, pois no fim ele é o mais branco!
  3. Filme sobre um crossover de um conto dos Irmãos Grimm com o livro O Hobbit: Branca de Neve e os 13 anões.

Bom, chega de abobrinha por hoje!

Boa noite a todos e até outro dia!
 
Acho que não iria virar slogan não.Porque a cultura brasileira é fraca ninguem vai saber oque é um Hobbit,vão acabar chamando o dono do restaurante de Bilbo."onde vamos hoje?"
"sei lá..que tal no bar do Bilbo?"
 
"É lei brasileira atualmente não conhecer abolutamente nada de literatura"(então somos criminosos super procurados),99% dos brazucas só vão se tocar em 2110.

Exato,se cair sobre dominio público as pessoas devem fazer bom uso,além do mais os filhos(netos) de Tolkien devem ser responsáveis.
 
Nossa mãe, falta ainda muitos anos para virar domínio público minha gente.

Podiam dar uma mexida nesta lei de direitos autorais e etc, abaixar para uns 45 anos pelo menos.
 
Isso se não acontecer de aumentarem o número de anos, como no famoso caso da lei Mickey Mouse, onde a Disney luta para que seu personagem símbolo não caia em domínio público.

Vejam a reportagem da BBC:
"A Suprema Corte dos Estados Unidos chocou Hollywood nesta quarta-feira ao concordar em revisar a lei que protege os direitos autorais de obras criadas há mais de 20 anos, como o personagem Mickey Mouse.

Em uma decisão surpreendente, a Justiça americana concordou em ouvir o caso de Eric Eldred, que define a lei do país sobre direitos autorais como inconstitucional porque viola a liberdade de expressão.

O procurador-geral Theodore Olson, que trabalha pela manutenção da legislação atual, afirma que a proteção às obras mais antigas não entra em conflito com nenhum precedente legal.

Caso a Justiça decida anular a lei, milhares de obras criadas há mais de 20 anos - incluindo filmes antigos - passariam a ter o status de "domínio público" e perderiam a proteção aos direitos autorais.

"Mágica"

"A mágica do domínio público, como um conceito, é que depois de um certo tempo, algumas obras ficam para sempre à disposição para que todos usem e abusem", afirma Jonathan Zittraim, um dos advogados de Eric Eldred.

A decisão da Suprema Corte surpreendeu principalmente empresas como a Disney, que apóia a legislação atualmente em vigor e passa a viver sob a ameaça de perder os direitos exclusivos sobre o personagem Mickey Mouse, entre outros.

"A preocupação é exagerada. Eles (a Disney) ainda terão os direitos sobre a marca Mickey Mouse, e isso vai durar enquanto a Disneilândia existir", disse Zittraim.

Eric Eldred, fundador da editora Eldritch Press, publica obras antigas - como romances de Henry James - na internet.

Eldred reclama que a legislação atual sobre direitos autorais não respeita a "intenção expressa" na Constituição americana de "restringir a duração de monopólios sobre o direito de expressão"."

Já pensaram se outras pessoas interessadas que suas obras não caiam em domínio público comecem a fazer o mesmo?
 
krai, esse tópico realmente foi bom

nao quero nem imaginar a obra de tolkien caindo na mao do pessoal todo. vai virar uma baderna isso. vai ter hobbit pra tudo quanto é lado, além das cançoes do livro fazendo parte das propagandas de cerveja, com os hobbits e o tom bombadil protagonizando

mas creio q os filhos de Tolkien nao vao permitir isso.
caso os filhos morram, há netos, e assim por diante.
 
krai, esse tópico realmente foi bom

nao quero nem imaginar a obra de tolkien caindo na mao do pessoal todo. vai virar uma baderna isso. vai ter hobbit pra tudo quanto é lado, além das cançoes do livro fazendo parte das propagandas de cerveja, com os hobbits e o tom bombadil protagonizando

mas creio q os filhos de Tolkien nao vao permitir isso.
caso os filhos morram, há netos, e assim por diante.

Nossa!Tomara que isso jamais aconteça!
 
Vamos tentar ver pelo lado bom(se existir)..acho que poderia ser interessante ver Hobbits em anuncios podia fazer mais pessoas se interessarem pelo mundo tokeniano..
 
Digamos q, se as pessoas já tem uma idéia diferente da original d tolkien sobre suas histórias, imagine vendo hobbits em anuncios de cigarro?
seria bizarro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo