• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dogville (idem, 2003)

Tisf disse:
Putz essa era a reação oposta que o pessoal teria que ter tido :?

Que isso...a Grace foi injustiçada o filme todo... durante quase todo o filme eu tive ODIO de todos os outros personagens.
Eu particulamente aplaudi porque o que ela fez foi exatamente o que eu faria se estivesse no lugar dela. Realmente... o unico que merecia continuar vivo ali foi o cachorro !!! :twisted:
 
Eu aconselharia a você assistir o filme uma outra vez, e prestar mais atenção.

Essa reação é completamente oposta à que o Lars Von Trier quis passar no final que é, resumidamente, a questão da vigança, mostrando que é algo tão selvagem e cruel quanto as atitudes e condições aplicadas à ela pelos moradores da cidade. :roll:
 
Quisito = :clap:
Ela no final é só mais um ser-humano como qualquer um...

É ou não é um filme sobre a humanidade?
Ele é ou não é um dos maiores diretores da atualidade?

Minha aula de telecine 3 na faculdade já tá há 3 semanas se disgutindo o filme!
Estéticamente e essencialmente, PERFEITO!
 
O filme só quer mostrar que a natureza do ser humano é ser cruel, vingativo, aproveitador...

Isso não é uma coisa boa. :?

Mas que a hora que a Nicole diz pra matar os filhos da mulher, um a um, como fez com os bonecos de porcelana dela, é a coisa mais cruel que ela poderia ter feito mas não deixou de ser a que mais me deixou com o queixo lá no chão.
 
Sim VihVs_, o ser humano é quase todo assim.
E isso é horrível. . .

Eu não tava esperando nenhuma decisão dela no final. NENHUMA!
O filme já tinha sido muito cruel comigo!
Mas o Lars ainda deu sua cartada final, no final. . .
 
Dogville poderia ser mesmo um bom livro, ou uma peça teatral, se devidamente adaptado. Mas não seria parecido com o que eu vi no cinema. Seria imcomparável, porque a versão original é a mais completa que poderia ser feita.

Eu consigo me lembrar do estupro nas macieiras, apesar de essa cena simplesmente não existir. Mas eu também consigo me lembrar, e certamente não do mesmo modo se tivesse conhecido essa estória através de um livro ou teatro, de passagens como a conversa entre Grace e seu pai, do cenário desaparecendo após a carnificina, e mais importante ainda, de como os personagens podiam demonstrar seus sentimentos de maneira única por ser cinema. Acho que nem uma história em quadrinhos seria adequada.

Isso tudo simplesmente porque o cinema é a união da música, da pintura e da literatura, e mudar a obra de forma significaria perda, fatalmente.
 
Mas que a hora que a Nicole diz pra matar os filhos da mulher, um a um, como fez com os bonecos de porcelana dela, é a coisa mais cruel que ela poderia ter feito mas não deixou de ser a que mais me deixou com o queixo lá no chão.
Essa foi uma das partes do filme que eu mais gostei. :twisted:

Quando disse que faria o mesmo se estivesse na situação dela, eu estava pensando mais em ficção mesmo... eu acho que por mais que possamos julgar as atitudes dela e condena-la, não poderemos sentir o que ela sentiu, portanto nenhum de nós aki está acima dos atos de Grace. Afinal... somos todos humanos, e não sabemos realmente qual seria nossa reação em seu lugar. Se nos vingariamos ou perdoariamos somente sentindo o que ela sentiu na pele pra saber.
 
Vi o filme e achei fantástico! É agoniante em quase todos os momentos....
um amigo meu fez uma comparaçao que eu achei perfeita: Dogville = Sodoma e Gomorra; Nicole Kidman = Deus.

MUITO BOM! :clap:
 
Caramba.. depois de ler esses comentários eu fiquei pasma! Espero que vocês não me matem depois de eu dar a minha humilde opinião! Eis o que eu penso.

Quando eu saio de casa para ir ao cinema, certas espectativas são criadas. Eu espero me divertir; espero que as outras pessoas a minha volta se divirtam também.. e eu definitivamente, espero ver um filme!! Eu paguei para ir no cinema e acabei parando numa peça de teatro.. e os atores nem estavam lá!

Vou ser completamente sincera com vocês. Eu não fiquei até o final. Não por escolha própria, mas como estava acompanhada dos meus pais e eles estavam quase morrendo de tédio, eu tive que sair (eu não costumo desistir facilmente assim de um filme.. vou sempre ate o final, por pior que pareça).

Nós vimos exatamente metade do "filme". o prólogo e 4 capítulos e, por mais que o filme tivesse dado uma completa revira volta no final, eu não acho que ninguém deveria passar por toda aquele sofrimento para ver um final legal! O filme é um conjunto.. se o começo é uma droga, impossível o filme ser maravilhoso!

Outro detalhe. Me irritam profundamente os filmes metidos a intelectualóides. Ao ver a primeira metade de Dogville, eu tive a profunda impressão que o diretor passou meses e meses para criar um filme que a mídia toda aclamaria por ser inteligente e que o povo não entenderia nada, mas, com vergonha, ia entrar na onda.. ME RECUSO A ENTRAR NA ONDA!

Eu quero cenário, figurino, fotografia, música.. quero vida.. quero cinema!
 
Essa é uma opinião interessante, mas aconselharia você a ter ficado até o final. Quando ao cenário, foi algo bem experimental que eu não achei que comprometeu, aliás, esse nem era o foco principal.

O filme mistura muito o teatral, e não acho que é a questão de "entrar na onda" pra ver e gostar do filme.

E quanto à reação do The Berserk, o Quisito expôs exatamente o que o diretor quis dizer, ele nos chamou "pra real" vamos dizer assim, e nos mostrou o quanto somos diminuídos com a questão da vingança. Tente ler os posts do Ristow, do Strider, do V e do Peregrin nas primeiras páginas também, pra ver a opinião, que é contrária à amar as atitudes dela no fim =)
 
Tisf disse:
Essa é uma opinião interessante, mas aconselharia você a ter ficado até o final. Quando ao cenário, foi algo bem experimental que eu não achei que comprometeu, aliás, esse nem era o foco principal.


Na verdade o cenário para mim foi ponto alto, afinal por se tratar de uma cidade pequena nada é escondido, todos sabem da vida de todos é como se fosse as línguas falando sobre o que cada morador está fazendo, mas na verdade isso é mostrado e não falado. Então essa seria uma visão de cidade pequena, que nelas nenhuma segredo é guardado e a vida alheia está sempre exposta.
 
o_O

depois de ver uma "coisa" dessas...realmente fica difícil acreditar na "infinita bondade de nossa espécie".

dogville eh único, metido a intelectualóide? melhor ainda...
ou você vê um filme descartável ou um "intelectual", certo? sou contra pipoca no cinema ^^

escrevi várias linhas aqui e apaguei tudo... não tem como falar direito sobre o filme, tentar talvez: uma fábula aterradoramente real sobre a verdadeira natureza do ser humano

:lol: :lol:

ou quase isso :mrgreen:

ps. como saber a diferença, em termos de cinema, entre o que eh original, genial e inteligente e o que é feito para parecer original, genial e inteligente? é necessário inteligência para fazer um filme parecer original? todo o cinema não pipoca é uma farsa feita para não ser blockbuster e ser considerado intelectual?
pps. se vc não gosta...beleza, agora dizer que não gosta porque o filme foi feito para não ser entendido pelo público...eh um pouco demais ^^
 
Cain disse:
ps. como saber a diferença, em termos de cinema, entre o que eh original, genial e inteligente e o que é feito para parecer original, genial e inteligente? é necessário inteligência para fazer um filme parecer original? todo o cinema não pipoca é uma farsa feita para não ser blockbuster e ser considerado intelectual?
pps. se vc não gosta...beleza, agora dizer que não gosta porque o filme foi feito para não ser entendido pelo público...eh um pouco demais ^^
Me desculpe.. eu acho q me expressei mal ^^
Eu realmente não acredito que alguém possa separar filmes em dois grupos tão definidos (pipoca e intelectuais) e também não acho q todo filme intelectual é chato, ou que todo filme pipoca é ruim! Eu acredito que o cinema, como qualquer arte, tem uma única obrigação, a de tocar as pessoas; se tocar na alma de uma pessoa que seja, independente de ser bonito ou não, deve ser respeitado como arte! E é por isso que eu não tenho preconceitos contra filme pipoca ou contra filme intelectual.. eu vou ao cinema com o coração aberto e, independente do que seja, eu gosto ou não! Já vi milhares filmes pipoqueiros maravilhosos.. e vários filmes mais sérios que fizeram com que eu me levantasse da poltrona completamente feliz, ou completamente triste!

Eu já sei que sair do filme no meio foi um erro, obviamente eu vou ver assim que eu tiver a chance, mas o que me fez não gostar tanto dele foi a aridez! Não me passou nada.. não me deixou feliz, ou triste ou pensativa, ou p da vida com o mundo e com a humanidade.. não me passou nada e, quando os meus pais disseram q iam sair, eu resolvi sair também.=P

Eu só tenho certeza de uma coisa.. quem entra no cinema com um pé atras, não tem a mesma experiencia que alguém que se entrega ao filme. Por isso que eu sou contra qualquer tipo de preconceito

ps. eu so odeio um filme intelectualoide depois de assisti-lo^^
 
Tyr
sem ver o filme todo, ele não pode te passar nada mesmo ><
o final dele É o filme
o resto, são sequências que levam ao final ^^

não sei se me expressei direito, eheh, mah veja todo o filme plz :)
 
Finalmente assisti. Como é bom ter cinema alternativos na cidade :mrgreen:

Assim, eu odiei Dançando no Escuro, mas mesmo assim estava super empolgado pra ver Dogville, que além de tudo trazia a atriz mais linda de todos os tempos e uma de minhas preferidas.

Eu achei o começo um tanto chato. A hand-cam balançando toda hora estava me irritando muito. Quase durmi no começo, mas conforme o filme foi avançando eu apreciava cada vez mais. No final, eu não queria acreditar que havia terminado, passou muito rápido.

Achei as atuações excelentes, e a Nicole estava perfeita no papel, assim como a maioria dos atores. Achei a trilha sonora maravilhosa também e bem encaixada.

Bom, após ler os comentários vi que não tenho muito a dizer que não tenha sido dito antes, que apenas dizer que este foi um dos melhores filmes que vi nos últimos anos. Perfeito.

Nota 10,0
 
Cain disse:
Tyr
sem ver o filme todo, ele não pode te passar nada mesmo ><
o final dele É o filme
o resto, são sequências que levam ao final ^^

não sei se me expressei direito, eheh, mah veja todo o filme plz :)
É o típico filme que depende inteiramente do final, se sair no meio praticamente não faz sentido, ou se faz, te passa algo mundano comum.
 
Ok, atrasado pra falar do filme... E nem lí o tópico todo.

O filme é excelente.. acho q todo mundo gostou. Queria comentar sobre o final.
SPOILER*****
Todo mundo gostou da Nicole ter tomado aquela decisão, e o especial toque de crueldade com a mãe e seus filhos foi brilhante. Mas apesar de ter sentido satisfação nessa vingança da Nicole, o que me chateou foi que no final das contas ela perdeu... Se ela passou por aquilo tudo, trabalhou, foi estuprada, humilhada, magoada e td mais, é pq ela preferia isso a ter que conviver com os crimes do pai. Mas no final tudo foi em vão, e ela terminou pior do que antes.

Td bem, eu e a maioria das pessoas prefere ser um gângster assassino q ter q passar pelo q ela passou, mas o que importa é que ela passou por tudo aquilo pra fugir do que ela veio a se tornar no final. No fim, Dogville a modificou, a maculou.

Claro q adorei o final, não poderia ter sido melhor. A mensagem foi passada... Mas foi um fim de filme triste.
 
Num tem mais o que falar, só digo que achei o filme muito criativo(nunca tinha visto nada do Von Trier) e muito legal sobre oque fala, sobre arrogência e mexeu comigo mesmo esse filme! Outra coisa - > NÃO EXISTE MULHER MAIS LINDA QUE ELA, NICOLE KIDMAN ESTA MUITO LINDA!!! Putaquepariu, foi mal, mas não deu pra segurar, eu não conseguia piscar quando ela aparecia da tela! Deveria ter feito a Galadriel!
 
Bruce Bouvier disse:
Se ela passou por aquilo tudo, trabalhou, foi estuprada, humilhada, magoada e td mais, é pq ela preferia isso a ter que conviver com os crimes do pai.

Na verdade não foi assim Bruce. Se você lembrar, ela estava fugindo do pai porque ele queria matar ela. Então pra ela era se submeter a Dogville ou morrer.

Na verdade essa escolha foi muito fácil, porque Grace se considerava capaz de suportar qualquer coisa. Não por ser uma pessoa forte ou coisa do tipo, mas porque ela era extremamente narcisista. É só prestar atenção: ela podia agüentar qualquer coisa, qualquer sacrifício podia ser feito por Dogville, porque seus habitantes são meros humanos que cometem erros que ela tem que suportar. Por isso ela nunca revidava; ela pode suportar todo tipo de violência, mas os habitantes de Dogville não. Eles são apenas mortais fracos de mente e espírito, ela tem poderes divinos.

É fácil perceber que está mais distante da realidade. E é exatamente pra isso que o pai dela aparece no final, pra trazê-la mais próxima da realidade, pra fazer ela se tocar de que não é diferente das outras pessoas.

O grande erro nesse caso é que, em vez de fazer com que ela passasse a se julgar como um ser humano, ele expandiu os critérios divinos com que ela se tratava para todas as pessoas. Então, se ela se violentava por causa desses critérios, teria que violentar todos os outros também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo