• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desconhecimento ou Fingimento?

Eu não diria nem desconhecimento, nem fingimento, nem esquecimento. Diria que foi excesso de sabedoria. Gandalf estava tão inclinado a querer abrir a porta que pensou alto demais, em palavras e frases mirabolantes que poderiam ser mágicas e tals pra conseguir abri-la, que Merry, na simplicidade da pouca sabedoria e da esperteza nas charadas, adivinhou de cara! Por isso a diferença entre "diga, amigo, e entre", e "diga amigo e entre". A charada era a vírgula!
 
"O socorro vem muitas vezes das mãos dos fracos, quando os sábios falham" (frase do próprio Gandalf). Frodo simplesmente foi mais perspicaz que Gandalf, que ficou viajando em vários pensamentos e não pensou no mais óbvio.

Pensando bem nessa frase, vocês não a acham um pouco redundante? Ora, se os sábios falham, o socorre que vier só poderá vir dos fracos (considerando apenas dois grupos: fracos e sábios). Haha, que observasão inútil.
 
Na minha opinião o sábio Gandalf se perdeu em meio a tantos conhecimentos que possuía, como já foi citado antes, ele não ficaria perdendo seu precioso tempo, tendo uma guerra terrível acontecendo na terra-média, acredito que pela falta de uso esse conhecimento tenha ficado oculto pelo des-uso.
 
Mas aí você podem perguntar, "então se ele sabia da existência da passagem é porque já esteve nos portões de Moria anteriormente, então deveria saber a senha". Discordo. Como sabemos os anões sempre foram muito ciumentos de suas posses, principalmente no que se referia aos salões de Moria que eram motivo de orgulho para a raça anã.

O que, ao mesmo tempo em que parece incondizente, faz parte da genialidade da charada. Se você está no portão dos grandes salões dos anões, você imagina que a senha para se entrar seja algo intrincado, intimamente ligado à própria cultura dos anões. Mas ao colocar a charada escrita em élfico, e com a resposta dela escrita na porta, a coisa é tão óbvia que simplesmente ignora-se a possibilidade.

Aí que entra a falta de uma resposta imediata de Gandalf. Como numa questão de uma prova, em que você se enrola por achar que algo é muito mais complicado do que realmente é, ele esperava uma resposta bizarramente complexa.


Só uma pergunta, por que estava escrito em elfico, se os anões e os elfos não se gostavam muito?

Se não me engano, os portões foram feitos em conjunto com os elfos de Eregion, que eram amigos dos anões.
 
Última edição:
Não sei se Gandalf havia realmente se esquecido, até porque se tratava de uma charada um tanto simples para que alguém como Gandalf não conseguise decifrar, mas serviu para provar a inteligência de Frodo e confirmar que ele estava apto para carregar o Um.
 
Na outra vez que ele fora em Moria ele saíra pela porta (e não entrara), o que justifique o fato dele não conhecer a senha.

Tem uma questão interessante também: a inocência dos hobbits. Frodo só conseguiu descobrir a senha por causa de sua falta de malícia na coisa toda, pensando como se aquilo fosse uma mera charada. Nenhum orc ou inimigo teria tal modo de ver aquilo, e a senha se mostrou segura mesmo para um dos mais sábios seres de Arda. Ela só seria visível, grosso modo, para aqueles que não teriam más intenções (um elfo que queria beber alguma coisa, etc, e não um orc querendo invadir a cidade).
 
Na outra vez que ele fora em Moria ele saíra pela porta (e não entrara), o que justifique o fato dele não conhecer a senha.

Tem uma questão interessante também: a inocência dos hobbits. Frodo só conseguiu descobrir a senha por causa de sua falta de malícia na coisa toda, pensando como se aquilo fosse uma mera charada. Nenhum orc ou inimigo teria tal modo de ver aquilo, e a senha se mostrou segura mesmo para um dos mais sábios seres de Arda. Ela só seria visível, grosso modo, para aqueles que não teriam más intenções (um elfo que queria beber alguma coisa, etc, e não um orc querendo invadir a cidade).
A senha era segura porque qualquer um que tivesse más intenções jamais pensaria numa resposta tão fácil e que não tinha nada a ver com suas reais intenções, somente um amigo iria perceber a sutilileza. Gandalf, se estivesse sozinho talvez demorasse um pouco ainda para perceber, mas também mataria a charada.
Concordo integralmente com o Haran:yep:
 
Sim, a charada era uma forma segura de manter um acesso "garantido" aos povos livres, e restrito a invasores. Simples, óbvia, e por isso mesmo "complexa".

Abraços. =]
 
Creio que o medo de não saber ao certo que coisas ele iria enfrentar em Moria foram uma trava mental, fazendo Gandalf não se lembrar de uma coisa tão fácil, pois Olorin sabia que seu destino era passar pelas provações do fogo e das trevas de um passado distante. ( sua queda e ascenção )
 
Creio que o medo de não saber ao certo que coisas ele iria enfrentar em Moria foram uma trava mental, fazendo Gandalf não se lembrar de uma coisa tão fácil, pois Olorin sabia que seu destino era passar pelas provações do fogo e das trevas de um passado distante. ( sua queda e ascenção )

Condordo em partes, acredito que o medo era muito mais por saber ao certo o que poderia enfrentar do que não saber. Gandalf conhecia muitas coisas e temia muitas delas e sabia que poderia encontrá-las dentro de Moria. Duvido que ele se prestaria ao papel de fingir esquecimento, mas deveria estar tão preocupado e pensando em tantas coisas que não consegui se lembrar, inclusive até por essa trava, algo do tipo "não lembramos o que não queremos lembrar".
Por outro lado Tolkien pode ter pretendido com o esuquecimento do mago mostrar a inteligência de Frodo, que em sua "falta" de sabedoria e "ingenuidade" desvendou um enigma realmente simples e que apenas pessoas de bom coração (amigos) conseguiriam decifrar. (não imagino um orc pensando em "amigo" como senha pra nada.)
 
Interessante a questão levantada, do medo, é citado em Contos Inacabados, em uma das versões de textos de Tolkien, que Ólorin (Gandalf) havia sido mandado em sua missão como Istar, justamente por temer Sauron. =]

Abraços.
 
Interessante a questão levantada, do medo, é citado em Contos Inacabados, em uma das versões de textos de Tolkien, que Ólorin (Gandalf) havia sido mandado em sua missão como Istar, justamente por temer Sauron. =]

Abraços.
Arácano dessa vez você está confundindo termos. Gandalf temia Sauron, mas temer não é o mesmo que ter medo. Se não estou enganada, temer envolve respeito e medo, não.
 
Peonia, temer tem dois significados: ter medo e ter respeito. A diferença só está entre "temer alguém", e "temer a alguém". Gandalf temia Sauron, mas não temia a Sauron.

Concordo com Erion, pois Gandalf deveria estar temendo o que encontraria dentro de Moria, por isso não pensou numa coisa simples
 
A intenção foi essa, o fato dele temer Sauron, ou temer o desconhecido de Moria, são ambos verídicos.
Gandalf temia o servo mais poderoso de Melkor, fosse por seu poder, fosse por seus atos hediondos, tinha medo e respeitava seu poder como mais poderoso dentre os Maiar.
No entanto, Gandalf temia o desconhecido de Moria (ao menos como hipotéticamente colocado), ele respeitava os seres das profundezas, e não pretendia ter de lidar com eles num momento como aquele.

Muito bom Pê, sempre observando os detalhes. =]

Abraços.
 
Isso já foi um pouco discutido aqui. Pra mim, Gandalf tinha respeito. Algo como: "Poxa, se eu der mole ele vai ganhar essa guerra." Mas medo não! Tinha sim me medo do que poderia acontecer se Sauron voltasse a ser forte....
 
Está em Contos Incabados a questão do medo:

"Então Manwë perguntou onde estava Olórin. E Olórin, que trajava cinzento e, por acabar de voltar de uma viagem, se sentara a beira do conselho, perguntou o que Manwë queria dele. Manwë respondeu que desejava que Olórin fosse como terceiro mensageiro à Terra-Média (e está observado entre parênteses que "Olórin amava os eldar que restavam", aparentemente para explicar a escolha de Manwë). Mas Olórin declarou que era demasiado fraco para tal tarefa e que temia Sauron".

Não é uma questão de "achismo", está colocado claramente por Christopher como sendo a idéia de seu pai, e estava em seus manuscritos.
Logo em seguida, é colocado que Manwë diz a Olórin que exatamente por esse motivo (por temer Sauron) que ele fora escolhido para essa missão.

Abraços.
 
No Portão de Moria, todos sabem o que aconteceu para a Comitiva entrar lá, tiveram que decifrar a charada do Fale, amigo, e entre.

Vocês acham que Gandalf realmente não sabia dessa charada ou ele estava fingindo que não sabia para ver se com o tempo, a comitiva não desistia de passar por Moria?


Nossa, eu realmente não tinha pensado nessa possibilidade 8-O
Agora que você disse, acho que Gandalf estava enrolando para mudarem de idéia e não passar por Moria.......

:kiss:
 
:think: BOM ACHO QUE ELE DEIXOU TUDO NAS MÃOS DE FRODO, ELE NÃO QUERIA IR PELA PASSAGEM MAS DEIXOU O PORTADOR DO ANEL DECIDIR ENTÃO EU ACHO QUE ELE REPETIU O ATO.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo