• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desconhecimento ou Fingimento?

Está em Contos Incabados a questão do medo:

"Então Manwë perguntou onde estava Olórin. E Olórin, que trajava cinzento e, por acabar de voltar de uma viagem, se sentara a beira do conselho, perguntou o que Manwë queria dele. Manwë respondeu que desejava que Olórin fosse como terceiro mensageiro à Terra-Média (e está observado entre parênteses que "Olórin amava os eldar que restavam", aparentemente para explicar a escolha de Manwë). Mas Olórin declarou que era demasiado fraco para tal tarefa e que temia Sauron".

Não é uma questão de "achismo", está colocado claramente por Christopher como sendo a idéia de seu pai, e estava em seus manuscritos.
Logo em seguida, é colocado que Manwë diz a Olórin que exatamente por esse motivo (por temer Sauron) que ele fora escolhido para essa missão.

Abraços.
Já pensou na possibilidade da humildade Aracáno?
Vamos pensar assim... quem eu vou querer para enfrentar o exército dos EUA? O Super-Homem ou o meu primo "Magrão" que tem como maior caracteristica ser parecido com um pernilongo?
Bem, se eu fosse Manwë não mandaria nenhum Zé Ruela para ajudar na luta contra Sauron. Não mandaria ninguém que não tivesse força e astucia, inteligencia...e com maior virtude: Humildade.

Gandalf era humilde. Extremamente humilde.
E até aquele momento, ele não tinha testado suas forças contra ninguém....
Enfim... temer o inimigo, e um inimigo com uma força equivalente a sua, é sinal de humildade.
 
É dito na mesma parte, e em cartas, que havia sim esse quesito, onde diz-se que Gandalf fora escolhido para ser o inimigo de Sauron, para opor a chama que destrói a chama que encoraja, revitaliza (por portar Narya), e ao longo da missão, é dito que Gandalf finalmente revela seu poder contra o oponente (por volta do momento em que ele adentra Dol-Guldur).

Porém, isso não desfaz o fato de que ele temia Sauron, esse é o ponto.
Não nego que existisse esse artifício, por parte de Manwë, mas não por parte de Olórin; tanto que, a resistência obtida com a escolha de Olórin não é representada pela força bruta, à essa nenhum dos Maiar equipara-se a Sauron. (vide cartas, e Morgoth's Ring)
Esse questio fica bem claro, em cartas, como em Contos Inacabados.
Apenas estou tentando ter uma colocação embasada para evitar infortúnios como já ocorridos em outros tópicos.

Abraços.
 
Mais em grande parte os anões e elfos eram inimigos, ou estou enganado?

Só uma pergunta, por que estava escrito em elfico, se os anões e os elfos não se gostavam muito?

Debate bom, fiquei curiosa também, por isso procurei os mais antigos, no caso o Slicer e ele me deu essas informações, acredito que enriquece o assunto.

Daquele lado da porta havia um reino élfico chamado Eregion, cujos habitantes eram principalmente de linhagem Noldorin, liderados por Celebrimbor.
A porta foi criada como um ato de amizade entre dos dois povos, que mantinham um comércio ativo. Por isso a senha Mellon, "amigo" em Sindarin.
 
Comessei a Reler o livro e mais uma vez cheguei a essa parte(e´uma leitura mais para sentir o ar da terra media batendo em meus cabelos e para tentar enxergar melhor os cenarios...ate parece uma beleza!!!:joy: ) ai topei de novo com esta questão.:think:
Gandalf diz que nunca havia entrado pelos portões do oeste(observem...entrado!)
O portões pelo qual etraram de frente para a represa do monstro não era para uso exclusivo anão mas para uso comercial principalmente pelos elfos(guardando simbolos de ambos os povos em Ithildin):D . A senha seria de uso externo e os portões poderia ser abertos manualmente por dentro
Gandalf se depara com o enigma(q eh esposto entre virgulas no livro)
"Diga, amigo, e entre" :iei:
segundo o entendimento do mesmo traduzido para Westron por Gandalf.
Merry fez suposições(sem necessariamente tentar resolver o enigma) ate falar algo que chama a atenção de Gandalf
Gandalf fala na lata q naum sabe a resposta do enigma(ainda) até esse momento:meditando:
Então ele chega a uma conclusão e responde o enigma(com um empurrãozinho semi-conciente do hobbit):Mellon:cerva: quase por uma analise linguistica
Da a entender q ele se irritou durante o processo e realmente não sabia a resposta quase perdendo a cabeça em um momento crucial. Foi um estalo.
A conclusão parece ter sido tirada de uma confusão comum em traduções e em subestimar o enigma em si.:eek:
Essa eh uma conclusão meio literal mas eh como foi exposto
Gandalf não tinha a intenção de se demorar ou atrasar a Demanda...estavam sendo encalçados por criaturas crueis e o vale era maligno..nessa situação...:taco:
Fingir pra que? Ficar vivo eh muito mais saudavel!
Caraca!!!esses Smiles são mt legais!
 
Comessei a Reler o livro e mais uma vez cheguei a essa parte(e´uma leitura mais para sentir o ar da terra media batendo em meus cabelos e para tentar enxergar melhor os cenarios...ate parece uma beleza!!!:joy: ) ai topei de novo com esta questão.:think:
Gandalf diz que nunca havia entrado pelos portões do oeste(observem...entrado!)
O portões pelo qual etraram de frente para a represa do monstro não era para uso exclusivo anão mas para uso comercial principalmente pelos elfos(guardando simbolos de ambos os povos em Ithildin):D . A senha seria de uso externo e os portões poderia ser abertos manualmente por dentro
Gandalf se depara com o enigma(q eh esposto entre virgulas no livro)
"Diga, amigo, e entre" :iei:
segundo o entendimento do mesmo traduzido para Westron por Gandalf.
Merry fez suposições(sem necessariamente tentar resolver o enigma) ate falar algo que chama a atenção de Gandalf
Gandalf fala na lata q naum sabe a resposta do enigma(ainda) até esse momento:meditando:
Então ele chega a uma conclusão e responde o enigma(com um empurrãozinho semi-conciente do hobbit):Mellon:cerva: quase por uma analise linguistica
Da a entender q ele se irritou durante o processo e realmente não sabia a resposta quase perdendo a cabeça em um momento crucial. Foi um estalo.
A conclusão parece ter sido tirada de uma confusão comum em traduções e em subestimar o enigma em si.:eek:
Essa eh uma conclusão meio literal mas eh como foi exposto
Gandalf não tinha a intenção de se demorar ou atrasar a Demanda...estavam sendo encalçados por criaturas crueis e o vale era maligno..nessa situação...:taco:
Fingir pra que? Ficar vivo eh muito mais saudavel!
Caraca!!!esses Smiles são mt legais!

Muito bem exposto garoto (os smiles deixaram super ilustrativo):lol:!
Concordo com você, ficar vivo era muito importante e Gandalf não brincaria com isso...

[Orgulho de guri!:abraco: ]
 
Gandalf temia o que ele podia encontrar dentro de Moria. Temer o inimigo não significa aceitar sua superioridade, mas sim ter certeza de que avaliou todos os riscos. Gandalf usou Moria como última opção, pois sabia que os anões haviam acordado o mal de dormia no seio da terra.

Mas sobre a pergunta principal. Creio que Gandalf realmente não se lembrava, pois se a Comitiva havia decidido adentrar os Salões de Moria, o mais sensato seria fazê-lo rapidamente, antes que qualquer espião de Saruman (ou mesmo Gollum) pudesse seguir os seus passos. De certa forma, creio que Gandalf estava preocupado, mas ao mesmo tempo ele percebia que devia entrar em Moria.
 
Acho que ele nao faria algo do tipo, pois eles precisavam ser rapidos, e estavam cercados de orcs em Moria...se bem que, ele se lembrou apenas na hora que eles estavam realmente em perigo....pode ser que nesta hora ele tenha parado de fingir e resolver as coisas logo...mas...acho que ele nao faria isso nao!
 
Ainda ressalto a colocação do "medo", ainda mais tendo em vista os riscos da missão que acabaram de aceitar. Levar o Um Anel em segredo a Mordor e destruí-lo.
É natural entender que o medo o acometesse, assim como Sauron temia a volta de um Rei em Gondor, e muitas outras formas de "medo", de temer algo.

Realmente, trata-se de uma análise dos possíveis riscos.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo