1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Desconhecimento ou Fingimento?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por LatinoAmericano, 10 Jun 2007.

  1. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Continuando em Moria, já que muitos tópicos estão falando sobre esse lugar...

    No Portão de Moria, todos sabem o que aconteceu para a Comitiva entrar lá, tiveram que decifrar a charada do Fale, amigo, e entre.

    Vocês acham que Gandalf realmente não sabia dessa charada ou ele estava fingindo que não sabia para ver se com o tempo, a comitiva não desistia de passar por Moria?

     
  2. Carol

    Carol Visitante

    hummm....
    ... mas que questão interessante!

    Eu acho que ele não sabia mesmo, já que antes de chegar a Moria estava decidido que passariam por lá.
     
  3. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Talvez ele tenha mesmo se esquecido, fazia muito tempo que não passava por lá...mas também pode ser que ele tenha "enrolado" de propósito, para que alguém pensasse um pouco! Mas ele sugeriu passarem por Moria. Pois não tinha mais outro caminho, o desfiladeiro de Rohan estava dominado por Sarumam, e dar a volta nas montanhas Brancas seria muito demorado.
     
  4. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Eu acho que ele nao saberia...
    Gandalf nao era o tipo de cara que perde tempo com charadas de brincadeira quando toda a terra media está em perigo...
    E acho que ele sentia o perigo que se encontrava em moria...
    Anyway...
    Aquele momento era uma charada completa para gandalf e para todos os restantes membros da comitiva do anel...
     
  5. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Acredito que o Galdalf esqueceu mesmo... afinal são muitos anos... a memória dele devia tá completamente cheia.... mais se eles desistissem teriam que ir pelo desfiladeiro de Rohan... o que os levaria muito próximos do inimigo... e o Gandalf perguntou para o portador do Anel por onde ele queria passar... não seria justo mudar de caminho na porta de Moria....
     
  6. Erian

    Erian Mornië Alantië

    Eu acredito que ele realmente tenha esquecido, mesmo porque não é do feitio dele usar esse "truque" de fingir (acho que se fosse o Saruman ao invés do Gandalf, a gente bem que poderia desconfiar...).
     
  7. Silenius

    Silenius Ehre und Stolz

    Ou ele não sabia ou esqueceu. O momento já era de extrema seriedade para qualquer tipo de charada ou brincadeira.

    Gandalf não é o mestre dos magos :mrgreen: . Com a quantidade de problemas e questões a analisar, uma charada não estava na parte da frente da fila de prioridades.
     
  8. Vikingaälva

    Vikingaälva Samson came to my bed

    Ele deveria saber... ou não. Talvez estivesse só testando Frodo.
     
  9. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Vendo todos esse posts acho que o tópico recebeu outra resposta mais correta.
    Nem desconhecimento, nem fingimento, esquecimento.
     
  10. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Só que isso é outra "armadilha" do filme. Na verdade não é Frodo quem decifra a charada, mas sim Merry.
     
  11. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Não lembro se foi o Merry... eu sei que foi o Merry que perguntou:
    "-Que quer dizer fale, amigo, e entre?"
     
  12. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Eu acho que Gandalf nem fingiu, muito menos esqueceu. Porque como já foi citado ele não brincaria com uma questão tão séria em um momento daqueles. E ele fica realmente decepcionado após várias tentativas sem sucesso. Creio que ele desconhecia senha realmente.

    Mas aí você podem perguntar, "então se ele sabia da existência da passagem é porque já esteve nos portões de Moria anteriormente, então deveria saber a senha". Discordo. Como sabemos os anões sempre foram muito ciumentos de suas posses, principalmente no que se referia aos salões de Moria que eram motivo de orgulho para a raça anã.

    Então tudo leva a crer que se Gandalf realmente esteve em Moria anteriormente não entraria desacompahado, por mais que os anões soubessem de sua índole e conhecessem sua fama. O mais provável é que tenha entrado acompanhado por outro anão, e esse sim, de posse da senha, tenha aberto os portões. Dessa forma creio que Gandalf nunca deteve esta informação realmente.
     
    Última edição: 10 Jun 2007
  13. antes que o topico mude para o rumo de "quem foi que desvendou a charada", a ideia do topico foi muito interessante, apesar de que na hora de leitura nem me passou pela cabeca algo assim, eu creio que ele realmente esqueceu e nao desconhecia, um mago como Gandalf, poderia ja ter esquecido a charada, afinal com a historia dele, haviam muitas coisas em sua cabeca que algumas coisas "menores" ficassem guardadas de um modo que ele nao conseguiria resgatar de sua cabeca, portanto, acredito em esquecimento...

    EDIT: tambem teve o fato de ele nao lembrar muito bem o caminho
     
    Última edição: 10 Jun 2007
  14. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse



    Só esclarecendo...Quando Gandalf adentrou moria, ele o fez pelo portão que da para o Leste, logo, nao teve que responder charada nenhuma...Quando ele saiu pelo portão Oeste bastou um pequeno empurrao, ja que o portao se abre pra fora...


    Voltando ao assunto do topico, nao tenho motivos para crer que Gandalf fingiu um esquecimento...Só acho que ele superestimou a charada do portao, ja que esta acostumado a lidar com situaçoes dificeis...

    Acho que é só...


    Abraços
     
  15. Filiph

    Filiph Hardcore Soldier

    Creio que Gandalf não sabia a charada, ele não faria uma coisa dessas só porque queria evitar a passagen pelas minas, mesmo sabendo que o perigo estava ali, mesmo assim não alertou os companheiros talvez ele tenha pensado que poderia resolver com um de seus feitiços...
     
  16. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    gandalf nao seria tolo de arriscar todo o destino da Terra Media por uma coisa tao boba...Embora ele soubesse dos grandes perigos das Minas, uma decisao diferente acarretaria muitos outros perigos, talvez muito piores, e sem remedios...
     
  17. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um

    Concerteza ele deve ter esquecido. Porque não saberia de uma charada que ele deve ter desvendado a muito tempo atrás.

    Outra perguntinha: se eles estavam em Moria, porque Gimli não sabia a resposta? Ou é porque estava escrito em élfico? Então Legolas poderia ter dito a resposta!
     
  18. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Leia com atenção os posts acima Estrela. Ele não se esqueceu, porque ele nem sequer a havia sabido alguma vez - pois nunca tinha entrado por Mória ali. Tinha sim entrado pelo portão leste, e saído por aquele em que tentavam agora passar, algo que apenas requeria uma pequena dose de força.

    Gimli não sabia qual era - diz inclusive que a senha estava perdida no tempo e ninguém de entre o povo de Daín sabia mais qual era. E Legolas não sabia também - aliás, sendo ele um Elfo, uma raça que se dá mal com os Anões, seria muito pouco provável que soubesse.

    Se há alguma coisa para estranhar é que nenhum tenha conseguído perceber que aquilo era uma charada, e Gandalf tenha levado tanto tempo.
     
  19. melian.arwen

    melian.arwen Larissa

    Só uma pergunta, por que estava escrito em elfico, se os anões e os elfos não se gostavam muito?
     
  20. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Isso não é generalizado, eles tiveram conflitos feios na 1ª era.
    Mas em Eregion, elfos e Anões conviviam em harmonia.
     
    Última edição: 10 Jun 2007

Compartilhar