• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aluguel e dinheiro jogado fora - Isso e realmente verdade?

As pessoas falam isso mas sinceramente pagar para morar em um lugar mesmo que não seja seu e nunca vai ser na minha opinião não e jogar dinheiro fora. Afinal moradia é uma necessidade básica( falei isso no outro tópico que eu criei). Muitas pessoas não querem mais morar com a família mas não tem condições de ter casa própria ou não querem e o aluguel é a opção que resta. Outras pessoas viajam muito e precisam morar em lugares diferentes de tempos em tempos aí o aluguel é vantajoso e a única opção nesses casos.

Os imoveis estão caríssimos hoje em dia e um financiamento exige um comprometimento durante muitos anos para a maioria das pessoas. E sem contar que as prestações possuem juros( que também não passa de um dinheiro meio que jogado fora já que vai para o banco). A não ser que a pessoa tenha dinheiro para comprar o imóvel à vista. Mas isso é para poucos.

Ninguém sabe se estará vivo amanha que dirá daqui a 20, 30 anos. Eu entendo o sonho da casa própria claro e que as pessoas não querem ficar pagando por algo que não é delas e nunca vai ser( raciocínio parecido com pessoas que pagam pensão socioafetiva).

E tem outro detalhe: O imóvel só é realmente seu depois que você terminar de pagar todas as parcelas. Enquanto estiver pagando o imóvel é do banco.
 
Última edição:
Pra mim é algo totalmente relativo.

Se a intenção é morar vários anos num mesmo lugar, conforme o tempo passa o que você gastaria em aluguel, dará pra comprar uma casa. E pra isso existe financiamentos a longo prazo que você pode encurtar o esse tempo, caso tenha uma melhoria financeira em sua vida.

Mas a casa própria tem outra vantagem, se você tem a possibilidade de ter um terreno que lhe renda pelo menos dois imóveis, onde você mora em um e aluga o outro, ou mesmo que não queira fazer dois imóveis, mas tem uma garagem grande e ache vantajoso alugar o espaço pra um vizinho que precisa, aí você passa a gerar renda e isso é uma vantagem que só quem tem imóvel próprio pode proporcionar.

Aluguel pra mim só é vantagem pra quem tem uma vida mais itinerante, sem criar raiz aonde for morar. Já vivi uma fase da vida assim morando a trabalho na década de 2000 em algumas cidades pelo Brasil.
 
Não vejo como jogar dinheiro fora, na medida de que com a minha renda atual e o valor de que disponho para pagar o aluguel, não conseguiria financiar um imovel do mesmo tamanho e no mesmo bairro.

Então, estou investindo na minha qualidade de vida mes a mes e não vejo como jogar dinheiro fora.
 
Já que o título do tópico é amplo, aproveito pra comentar sobre carro alugado, pois se não me engano tem gente aqui que até aderiu a modalidade (@Eriadan ), acho

É uma modalidade que acho super válida existir, torço muito que evolua no Brasil e estou sempre ano após ano avaliando todas as vantagens e desvantagens, fazendo muitas simulações e comparações, mas por enquanto pro meu perfil de uso ainda está sendo mais vantajoso pra mim ter o próprio. No momento que perceber que essa vantagem é muito pouco vantajosa, não tenho a menor dúvida que irei migrar pro carro alugado.
 
Já que o título do tópico é amplo, aproveito pra comentar sobre carro alugado, pois se não me engano tem gente aqui que até aderiu a modalidade (@Eriadan ), acho

É uma modalidade que acho super válida existir, torço muito que evolua no Brasil e estou sempre ano após ano avaliando todas as vantagens e desvantagens, fazendo muitas simulações e comparações, mas por enquanto pro meu perfil de uso ainda está sendo mais vantajoso pra mim ter o próprio. No momento que perceber que essa vantagem é muito pouco vantajosa, não tenho a menor dúvida que irei migrar pro carro alugado.
Carro por assinatura, certo Fúria? Carro alugado é aquele que se devolve no mesmo dia ou dias depois, que se aluga na Localiza e afins em viagens ou quando o carro principal está em manutenção.
 
As vezes eu penso em alugar carr pra fazer as compras do mês(6 pessoas, haja compra rs), mas a taxa de entrega do atacarejo aqui perto ainda é menor, então desisto...

Por enquanto não tenho carro nem condições de comprar um
 
Carro por assinatura, certo Fúria? Carro alugado é aquele que se devolve no mesmo dia ou dias depois, que se aluga na Localiza e afins em viagens ou quando o carro principal está em manutenção.
Tinha até esquecido que usam esse termo. É esse mesmo, um "aluguel" a longo prazo.
 
Tinha até esquecido que usam esse termo. É esse mesmo, um "aluguel" a longo prazo.
Tinha até esquecido que usam esse termo. É esse mesmo, um "aluguel" a longo prazo.
Pra mim é algo totalmente relativo.

Se a intenção é morar vários anos num mesmo lugar, conforme o tempo passa o que você gastaria em aluguel, dará pra comprar uma casa. E pra isso existe financiamentos a longo prazo que você pode encurtar o esse tempo, caso tenha uma melhoria financeira em sua vida.

Mas a casa própria tem outra vantagem, se você tem a possibilidade de ter um terreno que lhe renda pelo menos dois imóveis, onde você mora em um e aluga o outro, ou mesmo que não queira fazer dois imóveis, mas tem uma garagem grande e ache vantajoso alugar o espaço pra um vizinho que precisa, aí você passa a gerar renda e isso é uma vantagem que só quem tem imóvel próprio pode proporcionar.

Aluguel pra mim só é vantagem pra quem tem uma vida mais itinerante, sem criar raiz aonde for morar. Já vivi uma fase da vida assim morando a trabalho na década de 2000 em algumas cidades pelo Brasil.
Ah e sem contar que quando você compra um imóvel é preciso ter maturidade suficiente para saber que é ali que você quer ficar. O aluguel tem a vantagem de que se vc não sabe se quer realmente ficar em um lugar e errar por causa do trabalho, segurança ou não gosta do lugar onde mora depois que o contrato expirar você pode simplesmente procurar outro lugar melhor para você.
 
Ah e sem contar que quando você compra um imóvel é preciso ter maturidade suficiente para saber que é ali que você quer ficar.

Tem esse lado, mas também é bom pra quem tem possibilidade de tê-lo como investimento e fazer renda alugando-o.

Eu me encaixo justamente numa situação que tenho um imóvel próprio, cujo aluguel dele gera uma renda que permite com certa sobra pagar o aluguel de onde realmente moro em outra cidade, pois não sei se pretendo morar nesse lugar por muito tempo.
 
Voltando lá pra essência da questão, já que esse tópico foi criado por causa de um comentário da @Seiko-chan em outro

Em vez de falar de aluguel, que tal taxa de condomínio?

É o tipo da coisa que pode ser um belo dinheiro jogado fora se você mora num lugar que não te oferece nenhuma benfeitoria e o que deveria ser recolhido pra correta manutenção do edifício (ou do residencial no caso de um condomínio de residências) é sempre mal empregado.

No entanto, existem condomínios que oferecem uma infraestrutura de equipamentos e serviços que pode ser bem interessante se a pessoa utiliza boa ou a maior parte do que é oferecido, aí vale a pena. Tenho um tio que mora em um que tem piscina e uma academia interna muito bem equipada, que em matéria de equipamentos, não fica devendo em absolutamente nada em relação a uma boa academia de bairro. Ele paga pouco mais de R$ 500,00 e como usufrui bastante do que existe lá, pra ele a razão custo-benefício é boa, pois não precisa sair de onde mora pra pagar mensalidade extra em outro lugar.
 
Bom, se eu puder escolher, jamais moraria em condomínio, pela taxa, que eu dificilmente usaria, por ser antisocial e não querer usar a maioria das coisas perto de gente que não escolhi pra vizinhos, além das regras que sempre tem o risco de me atrapalharem...
 
Condomínio é uma mini sociedade mesmo e as decisões que são tomadas e aprovadas nunca são do agrado de todos, mas o boleto chega pra ser pago gostando ou não. Quem opta por isso tem que ter muita consciência de como as coisas funcionam pra não reclamar depois.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo