• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desconhecimento ou Fingimento?

Acho que Gandalf confiou demais nos seus poderes, talvez tenha pensado que a charada fosse muito facil e que aquela não deveria ser a resposta.
 
Isso é o que me intriga e me deu a idéia de criar o tópico.
Como um mago tão sábio como Gandalf, fica tanto tempo tentando decifrar a charada e não consegue e um hobbit é quem descobre?

Talvez do emmso jeito que um pequeno hobbit deformado aoe scorregar acabe por salvar o mundo todo da dominação total. :mrgreen:

Veja essa passagem (em minha opinião) foi utilizada por Tolkien justamente pra demonstrar que nem sempre o "mais bam bam bam" consegue fazer tudo; as vezes, alguém comum tmabém pode fazer a diferença!
 
Acho que Gandalf confiou demais nos seus poderes, talvez tenha pensado que a charada fosse muito facil e que aquela não deveria ser a resposta.
Isso acontece com a gente nos momentos mais banais. Principalmente quando temos um grande conhecimento sobre um determinado assunto ou quando estamos com a cebeça cheia de problemas. E esse era o caso de Gandalf.
O mago não conseguiu perceber a simplicidade da charada. E o hobbit, que não era tão sábio não teve em que pensar e a resposta "saiu".
 
Esses últimos dois posts mostram que Tolkien em alguns momentos (talvez em vários) ressalta a simplicidade e o acaso em suas obras.
 
Acho que Gandalf realmente esqueceu, o que intriga é como ele esqueceu algo tão simples, eu matei a charada na primeira vez que li o livro.
 
Como eu ja tinha dito, gandalf nao saberia ele nao é do tipo que cria charadas para os outros companheiros sabendo o risco que tanto eles como a terra média corriam naquela época, Gandalf é um homem prudente e sábio, mas isto nao quer dizer que ele soubesse a dita senha para entrar em Moria...
Se ele soubesse havia duas coisas que se passeriam:

1º ele abriria logo e a comitviva entraria de imediato em Moria

2º se ele fizesse a charada(coisa que eu duvido) Tolkien tinha dado uma "dica" para o leitor saber o pensamento de Gandalf
 
Continuando em Moria, já que muitos tópicos estão falando sobre esse lugar...

No Portão de Moria, todos sabem o que aconteceu para a Comitiva entrar lá, tiveram que decifrar a charada do Fale, amigo, e entre.

Vocês acham que Gandalf realmente não sabia dessa charada ou ele estava fingindo que não sabia para ver se com o tempo, a comitiva não desistia de passar por Moria?
As charadas nos remetem a outro livro, ao Hobbit, certamente mais infantil que o SdA. Acho que a charada não foi respondida prontamente por Gandalf para que nós leitores pudéssemos apreciá-la. Ao respondermos a charada (ou ao vê-la respondida) estamos autorizados a entrar em Moria junto com a comitiva e a dar adeus a última passagem "infantilizada" do SdA. Não sei se Tolkien fez premeditadamente ou se simplesmente foi um golpe de mestre. Ao respondermos a charada somos convidados a de fato entrar na obra. Gosto de pensar assim. :cerva:
 
As charadas nos remetem a outro livro, ao Hobbit, certamente mais infantil que o SdA. Acho que a charada não foi respondida prontamente por Gandalf para que nós leitores pudéssemos apreciá-la. Ao respondermos a charada (ou ao vê-la respondida) estamos autorizados a entrar em Moria junto com a comitiva e a dar adeus a última passagem "infantilizada" do SdA. Não sei se Tolkien fez premeditadamente ou se simplesmente foi um golpe de mestre. Ao respondermos a charada somos convidados a de fato entrar na obra. Gosto de pensar assim. :cerva:

Muito interessante o sue pensamento Vilya, ninguém tinha pensado por esse lado, e acho que é uma maneira bem diferente e com sua razão, de se pensar sobre esta passagem do livro.
 
Muito bem colocado por nosso amigo Vilya esse viés literário da questão.
Parece-me, agora melhor analisando, um recurso literário, como muito bem percebido. =]
E, ademais, havia necessidade, por recursos literários, ou por difusão (pura e simplesmente ideológica) de como, também já citado, ressaltar valores esquecidos pela sociedade moderna no século XX.

Abraços.
 
Se há alguma coisa para estranhar é que nenhum tenha conseguído perceber que aquilo era uma charada, e Gandalf tenha levado tanto tempo.
Fácil demais pra ser verdade, entende? Na primeira vez que eu vi essa parte, pensei que a senha seria "amigo" (não em Élfico, mas já é alguma coisa). E claro que se estivesse lá com eles não ia dizer. Eles ririam da minha cara.
 
Como já foi dito acho que Gandalf só queria testar os outros e pro isso não deve ter se aprofundado e descoberto ela logo, mais se ele soubesse não iria deixar eles esperando por que qualquer segundo é era precioso. Tenho certeza de que se niguem descobrisse, Gandalf não ia deixa-los na mão.
 
É, bem, como muitos outros fatos inusitados, uma questão de "ideologia", Tolkien queria ressaltar o valor daquilo que é "simples", até mesmo "medíocre", e é essa senão mais uma passagem do tipo. =]

Abraços.
 
É, bem, como muitos outros fatos inusitados, uma questão de "ideologia", Tolkien queria ressaltar o valor daquilo que é "simples", até mesmo "medíocre", e é essa senão mais uma passagem do tipo.

(antes de mais nada perdoem a pontuacao, acentos e cedilhas, meu teclado esta desconfigurado e naum acho quase nada nele)

No prefacio de SdA, Tolkien nega a utilizacao de alegorias no q infere licoes de moral (tambem cita abomina-las).:mrgreen:
Levando-se em conta este argumento podemos ter 2 linhas de raciocinio
Uma desconsiderando o ressalte de valores (admitindo-se sua posicao no prefacio):cerva:
Outra levando-se em conta d q ele inconcientemente escreveu a tal licao de simplicidade.:blah:
Adoto a primeira
Acredito q gandalf nao sabia a resposta da charada (uma vez q nao passara por este portao) e realmente a superestimou.Hobbits, como deixa subentender -O Hobbit- em diversas passagens, sao tradicionalmente bons charadistas...
Acho q o Hobbit q a tinha respondido tinha tambem competencia e uma mente afiada o suficinte para responde-la
 
Última edição:
De fato, temos essa linha de pensamento, a de não subestimar os Hobbits, levando em conta a passagem, em O Hobbit, que os coloca como sendo bons em resolver charadas.

Quanto a questão da "alegoria", e dos "valores", ele nega, como pode-se observar na carta de número 131, os valores cristãos, como sendo "alegorias" presentes nas obras (e ressalta colocando sua interpretação desse ato como errôneo, por exemplo, nos contos Arthurianos).
Porém, ainda assim, as "alegorias" estão presentes, não há como não ser envolvido pelo contexto no qual se vive, e podemos analogamente encontrar "alegorias". É uma questão de análise.

Quanto a Gandalf, e a charada, creio sim, como indica Tolkien na carta 131, ser uma expressão de valorização daquilo que temos como "medíocre", mesmo ele sendo antitético (entre muitas aspas) ao prefácio de O Senhor dos Anéis. Ainda assim, essa questão não seria com fundo "moral".
É apenas um caráter da história a questão de um ser, simples, e pequeno, como um Hobbit, garantir o destino de Endor.
De fato, isso nãoa contece por acaso, era necessário iniciar-se a Era dos Humanos, e nada melhor que a conscientização desses mesmos, por seus mais pequenos representantes. Não é uma lição de moral.

Mas, ainda continuo com a questão da carta de número 131, onde Tolkien coloca a questão da alegoria:

"Desagrada-me a Alegoria – a alegoria consciente e intencional – e no entanto qualquer tentativa de explicar o sentido dos mitos ou dos contos de fadas deve empregar uma linguagem alegórica".

E, ainda temos sua referência para as questões morais:

"Mas ab initio tive uma paixão igualmente básica pelos mitos (não alegorias!) e pelos contos de fadas, e acima de tudo pelas lendas heróicas no limiar dos contos de fadas e da história, de que existe muito pouco no mundo (acessível a mim) para meu apetite [...] Por razões que não elaborarei, isso me parece fatal. Mitos e contos de fadas, como toda arte, precisam refletir e conter em solução elementos de verdade (ou erro) moral e religiosa, mas não explicitamente, não na forma conhecida do mundo primário e 'real'".

São essas as ressalvas do autor, que consciente, sabia que uma obra "colossal", como ele mesmo coloca, precisaria um dia "andar com suas próprias pernas, ou cair", sendo assim, inconscientemente podemos observar muitas "alegorias", e questionamentos morais, ainda mais tratando da questão humana.

Abraços. =]

obs: quando vão aprender a não ser tão categóricos, hehehe?
 
Acredito que Gandalf não ia ficar brincando numa hora daquelas...
Eles não tinham tempo pra perder enrolando alí, Gandalf devia estar com a cabeça tão cheia de coisas que não conseguiu interpretar corretamente uma frase que poderia ser bem óbvia.
 
Só uma pergunta, por que estava escrito em elfico, se os anões e os elfos não se gostavam muito?

Primariamente a região era habitada por elfos, por isso o nome Azevim também dado ao local.

Como um mago tão sábio como Gandalf, fica tanto tempo tentando decifrar a charada e não consegue e um hobbit é quem descobre?

Mas não foi um hobbit quem descobriu, foi o próprio Gandalf. Merry só deu o "caminho" que levava à solução.

Ao respondermos a charada (ou ao vê-la respondida) estamos autorizados a entrar em Moria junto com a comitiva e a dar adeus a última passagem "infantilizada" do SdA. Não sei se Tolkien fez premeditadamente ou se simplesmente foi um golpe de mestre. Ao respondermos a charada somos convidados a de fato entrar na obra. Gosto de pensar assim. :cerva:

E que belo pensamento!
 
Acredito que Gandalf não soubesse da charada assim como quando se deparou com ela não pensou que esta teria uma resposta tão simples.
Não creio que faria todos correrem perigo sem necessidade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo