• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desarmamento: você vai votar! (Enquete atualizada.)

O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?

  • Sim

    Votos: 47 41,6%
  • Não

    Votos: 63 55,8%
  • Nulo

    Votos: 3 2,7%
  • Branco

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    113
Re: Desarmamento: você vai votar!

Pesquisa mostra redução das mortes por armas de fogo no país

Uma pesquisa do Ministério da Saúde aponta que o índice nacional de mortes por armas de fogo caiu 8,2% no ano passado, na comparação com 2003. Isso representa 3.234 vidas poupadas.

O ministério afirma que esta é a primeira vez em 13 anos que cai o número de mortos por armas de fogo no país. Para o governo federal, o resultado está ligado à campanha do desarmamento.

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta sexta-feira, foram 39.325 mortes em 2003, contra 36.091 no ano passado, quando o governo federal iniciou a campanha. A redução foi verificada em 18 Estados.

"As maiores quedas nos índices de homicídios de 2003 para 2004 ocorreram nos Estados que mais recolheram armas, nos Estados onde a nossa campanha foi mais bem sucedida", disse o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Em números absolutos, o Estado que mais contribuiu para a redução do índice em 2004 foi São Paulo, com menos 1.960 mortes, seguido pelo Rio de Janeiro (672 mortes a menos).

Dados do governo mostram que as mortes por arma de fogo vêm atingindo, de 1992 a 2004, especialmente homens jovens --entre 10 e 29 anos--, e matando mais que doenças respiratórias, cardiovasculares, câncer, Aids e acidentes de trânsito.

Para a pesquisa, a Secretaria de Vigilância em Saúde cruzou dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Sistema Único de Saúde, com o número de armas recolhidas durante a campanha do desarmamento --registrado no Ministério da Justiça.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u112645.shtml
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Antes de mais nada...
¯²¬._ Thatinha _.¬²¯ disse:
Isso pode significar desarmar os pobres, só a elite pode pagar esse preço.
Elite implica "os melhores", que sabem se comportar e conviver em sociedade, o que muitos incluídos nessa classe não o são e muitos excluídos o são.

Não tive paciência para ler todos os posts, portanto, se eu repetir algo que já foi dito, peço que me perdoem. Calma, vou tentar não fazer um post quilométrico.

Primeiro, pro pessoal que se empolgou e colocou centenas de quotes de Thomas Jefferson, funcionários da PF e militares, eu gostaria de replicar com um breve quote (que inclusive está na minha assinatura desde que eu me inscrevi).
Voltaire disse:
A witty saying proves nothing.
Traduzindo, "Uma frase inteligente não prova nada". PT saudações (sem conotações políticas)

E, já me empolgando, outra do meu amigo Voltaire
Voltaire disse:
Não concordo com o que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-lo.
OK, muitos colocaram vários argumentos aqui. O problema é que os ânimos estão um pouco exaltados, o que leva as pessoas a parar de atacar o argumento e começar a atacar o indivíduo. A medida que o lado emocional vai aflorando em uma discussão, as partes começam a levar tudo para o lado pessoal, e sua própria "raiva", por assim dizer, cegando-a aos argumentos racionais.
Caramba, o Voltaire era bom... Pena que era anti-semita :gotinha:. Ah, todos têm seus defeitos.

Não lembro quem falou de Suíça e outros países europeus por aí... Desculpe-me, mas qual o IDH da Suíça? Qual o nível de concentração fundiária (aliás, nós só perdemos para o Paraguai)? Qual o nível de desigualdade (leia-se abismo, no nosso caso) social?
Existe uma teoria (infelizmente não lembro o autor, creio que foi Freud) que diz que as ações humanas em um ambiente são previsíveis, desde que aquele indivíduo tenha um padrão de vida ao menos razoável. Quanto mais precária a educação, a saúde e a vida do indivíduo, mais imprevisíveis serão suas ações, pois ele "não tem nada a perder". Favor aplicar isso à realidade brasileira e veremos porque na Suíça as pessoas têm condição psicológica de poder comercializar armas e no Brasil não.

E lá se vai mais um post gigantesco.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Bowser disse:
Chega a ser irônico, na Suíça pode-se armar a vontade, e aqui que defesa pessoal é tão mais necessária, não.

Não adianta botar letra vermelha que não vai intimidar ninguém.
Eu desafio você a provar que eu disse que defesa pessoal não é necessária no meu último post deste tópico. Eu falei de condições psicológicas.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Bowser disse:
Desafio você a provar que eu ataquei o seu post. Até pq, como você disse, vc falou de condições psicológicas, e eu de necessidade.
Mas você há de concordar comigo que certas nações têm uma série de condições, incluindo boas condições sociais (vide a teoria que postei) e grau de maturidade mental que permite a livre venda de armas, coisa que nós não temos. Sei lá, talvez o calor dos trópicos frite os miolos...:-P

Bowser disse:
E nem era para. Sempre escrevi de vermelho sem ninguém chorar.
Acho que essa é a hora em que eu saio de fininho...:think:
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Bowser disse:
Certo. O que cria um paradoxo. Irônico.

Uma hora voce se acostuma com a cor :P
Paradoxo irônico...:eek: Captei.

Pior é a pergunta que vão fazer nas urnas: "Você é contra a proibição de venda de armas de fogo?"
Ou seja, como a mídia tem sempre divulgado "[...] contra a venda das armas de fogo", isso vai confundir muita gente que vai votar "sim" achando que está proibindo a venda de armas, quando na verdade vai estar consentindo... Lobby é fogo...
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Não é o contrário? A mídia está desde o começo fazendo de tudo para que o povo vote sim ao desarmamento. A globo está até tratando o povo como criança, mostrando campanha naqueles desenhos animados de intervalo de filme, em que vemos pessoas pegando armas e jogando no lixo, etc. Tenho que concordar que a inteligência de assaltantes e pessoas que fazem merda com arma é bastante infantil, então essa tática é justificada, mas... pelo menos mostra a direção da mídia. E a frase da urna ficou sim bem capciosa. Quem está indeciso geralmente não quer se por contra. E a pergunta "vc é contra" o cara vai dizer que não, subliminarmente. Observe o lado subjetivo:

"Você é a favor do desarmamento?" - faz o votante se sentir tomando uma medida. Sente-se agindo.

"Você é contra a proibição?" - faz o votante se sentir como se a proibição já existisse e ele se pondo contra. E o votante não quer se sentir atrapalhando.

Estão usando recurso de psicologia subliminar para induzir a aprovação do desarmamento (o que é bem previsível, dado nosso governo tão funcional e imparcial). Aliás, a idéia de que a proibição é normal e que os "armistas" querem "liberar geral" parece existir na cabeça dos que são a favor do desarmamento. Pelo menos usou-se essa idéia neste tópico.
___

Fiquei sabendo que haverá "horário político" com exposições dos argumentos dos dois lados. Fiquei feliz, porque se ficar claro na cabeça do povo que mesmo com o desarmamento as pessoas ainda poderão ter armas e tudo-o-mais (isto é, que a lei não acaba com o porte, e sim eleva a burocracia), então eu ficarei contente com qualquer resultado do referendo. Mas se o povo estiver achando que "agora é sem armas", então vou preferir ficar trancado em casa. Por todas as questões políticas, quando sair do Brasil vou sentir o mesmo alívio de sair de um ônibus lotado...
___

Sobre o paradoxo irônico, acho que se refere à frase:
"Uma frase inteligente não prova nada." - o que inclui esta própria frase, e portanto ela também não prova que uma frase inteligente não prova nada. É como aquele outro bem conhecido paradoxo: "Toda regra tem exceção" - sendo que ela também é uma regra.
 
Última edição:
Re: Desarmamento: você vai votar!

Vela disse:
Não é o contrário? A mídia está desde o começo fazendo de tudo para que o povo vote sim ao desarmamento.
Aham. Eu falava do lobby das empresas de armas no Congresso.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Mas o governo está paralelo à mídia, pelo que observei... (e com ética e objetivos similares, me parece).


Eita partido que não leu "O Príncipe"...
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Vela disse:
Mas o governo está paralelo à mídia, pelo que observei... (e com ética e objetivos similares, me parece).


Eita partido que não leu "O Príncipe"...
Sim, mas existe a famosa "bancada das armas", que são os deputados que têm lobby das empresas de armas de fogo, que são (eram) contra o referendo.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

ah... é porque eu acho que eu (como o budsmen) se atropelou na leitura e entendeu que o desarmamento ía ocorrer de qualquer maneira. :g:

a votação não vai ser obrigatória, né mesmo? Eu fico pensando que isso vai servir de termômetro pra ver o grau de interesse da população sobre a votação de "leis". Claro, não tem comparação com uma eleição presidencial, etc... mas vai dar para medir um pouco sobre como seria caso o voto não fosse obrigatório. :think:
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Mais um texto :mrgreen:


SÃO PAULO. Oitenta e três armas entregues espontaneamente por seus proprietários na Campanha do Desarmamento e enviadas à Polícia Federal em São Paulo foram desviadas e parte delas já começa a aparecer nas mãos de bandidos. Das 83 armas, 11 foram apreendidas por policiais militares de Santos este ano com criminosos. A PF instaurou inquérito para apurar o desvio.

As armas desviadas são revólveres e pistolas entregues de julho de 2004 a maio de 2005. São 72 revólveres calibre 38; cinco pistolas calibre 7.65; três pistola calibre 380; dois revólveres calibre 32 e um revólver calibre 22.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo disse ter comunicado o problema ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; ao Comando Sudeste do Exército e ao Ministério Público Federal.

Arma foi recuperada em Presidente Venceslau

Dez das armas desviadas depois de entregues à Polícia Federal foram recuperadas pela PM no litoral paulista. Uma foi encontrada em Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Porém, quem a portava morava no município de Praia Grande, também no litoral.

O procurador Rubens Rodrigues, do Ministério Público de São Paulo, classificou o desvio de armas da campanha de vergonhoso. Ele disse que o ideal teria sido a destruição das armas na frente do cidadão que a entregou, como aconteceu em muitos postos da campanha.

Desde o início da campanha o Instituto Sou da Paz sugeriu medidas para evitar desvios.

- Falamos muito ao Ministério da Justiça sobre a importância de se destruir as armas diante de quem a entregou - diz o diretor da ONG, Denis Mizne.

Em alguns postos, armas destruídas a marretadas

Mizne explica que, nos postos avançados de entrega de armas dos quais a ONG participou, ao lado da Guarda Civil Metropolitana, o procedimento era diferente.

- Tínhamos marretas em todos os postos e destruíamos as armas no ato.

Ele acredita que a população desarmada é fundamental na questão da violência:

- Os homicídios no Brasil diminuíram pela primeira vez em 13 anos. Foram 8,2% menos mortes por armas de fogo.

Até o fim de agosto, a Campanha do Desarmamento já havia recolhido 443.719 armas. A expectativa do governo federal é de que até o fim da campanha, em 23 de outubro, quando ocorre o referendo, sejam tiradas de circulação 500 mil armas. Elas serão destruídas pelo Exército.

- O desvio dessas armas é fato grave, deve ser apurado e ter punição rigorosa. Mas um fato assim não pode desmerecer uma campanha vitoriosa e indica que é preciso se mobilizar para que eventuais irregularidades não destruam o todo - disse Mizne.

Plínio Delphino
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Lordpas disse:
ah... é porque eu acho que eu (como o budsmen) se atropelou na leitura e entendeu que o desarmamento ía ocorrer de qualquer maneira. :mrgreen:
Sem problema ;-)
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Bowser disse:
Se for como uma eleição normal, o comparecimento é obrigatório, mas você pode votar em branco ou anular.
Mas o fato é que você tem que se deslocar até a sua seção eleitoral... O que no meu caso, não é um problema, é só atravessar a rua :g:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo