• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio: Língua Portuguesa

Status
Fechado para novas mensagens.
hahah, eu tenho lá meus segredos :lol:

Agora eu tô sem criatividade... vamos nessa, acho que vão acertar rápido:

Identifique o(s) intruso(s):
Todavia
Não obstante
Ademais
Só que
Contudo
No Entanto
Posto Que


Não esqueçam de dar a classe gramatical do(s) intruso(s) 8-) !
 
Fica com o ex. O grupo predominante tinha o mesmo sentido de "mas", "porém", etc (todavia, não obstante, só que, contudo, no entanto). Ademais = além do mais, posto que = embora.

Ex ^^
 
É que eu estava meio sem idéias. E continuo assim, tanto que vai um bem fácil.

Considerem as duas frases:

Suas opiniões vão de encontro às minhas.
Suas opiniões vão ao encontro das minhas.

Uma das frases mostra acordo, e outra desacordo. Qual é qual?
 
Uma fácil! MUITO fácil

Numere os exemplos de acordo com as figuras de palavras que neles ocorrem:

(1) Metáfora (2) Metonímia (3) Perífrase (4) Sinestesia

Joguei duas pratas no chapéu do mendigo e fui andando
O Pai a Aviação, com seu invento, encurtou as distâncias e aproximou os povos.
Via-me perdido num labirinto de dificuldades
Ele, o Bom Pastor, deu a sua vida para nos salvar
Um pássaro solitário riscou o céu, banhado de luz.
As planícies verdes alimentavam um rebanho de 10 mil cabeças.
 
Hmmm... acho que ta errado, mas lá vai! (em ordem)

(2) Metonímia
(3) Perífrase
(1) Metáfora
(3) Perífrase
(1) Metáfora
(2) Metonímia
 
Ok, brigada pelo abacaxi, Cebola :|

Lá vai a bomba, então :mrgreen: :
Complete as frases a seguir substituindo os asteriscos (*) pela alternativa correta dentre as três: ícone, índice ou símbolo.

-Todos dizem que a fumaça é * do fogo.
-O canhão pode servir de * da guerra.
-O dinheiro é * do trabalho.
-Dom Pedro está representado por * em muitos museus.
-O azul é * do céu.
-A tristeza é * da solidão.


Facil, né? Boa sorte pra vocês, então. :wink:
 
-Todos dizem que a fumaça é índice do fogo.
-O canhão pode servir de símbolo da guerra.
-O dinheiro é símbolo do trabalho.
-Dom Pedro está representado por ícones em muitos museus.
-O azul é índice do céu.
-A tristeza é ícone da solidão
 
Finalmenteeeee!!!! :dance: :dance: :dance:
Achei que ia ter que mandar outro desafio, amanha... ainda bem que não vou ter esse trabalho... chega de portugues no feriadão :obiggraz: :mrgreen:

A sua resposta ta certa, Jorge :D
Pode mandar seu desafio!

Agora como eu tinha prometido eu vou explicar o porquê das respostas
(aliás, seria uma boa se isso passasse a ser feito aqui, dava pra virar um belo tira-duvidas :P )


Índices são signos naturais, ou seja, comuns, presentes na natureza, não determinados por nenhum tipo de convenção nem muito menos são criação da mente humana.

Símbolos são signos não-naturais e não lingüisticos, convencionados e arbitrários, e a associação entre eles e seus significados se dá apenas na mente humana, condicionada a fazer esta associação por convenção cultural.

Ícones são sinais não-signos, pois há uma certa analogia entre o ícone e seu significado. Ele não se confunde nem pode ser considerado índice pois não é natural. Quem o produz é a mente humana. Porém, como não há qualquer convenção que estabeleça a associação entre o ícone e seu significado, alguns estudiosos não os consideram signos, apenas imagens.


Bem, creio que a resposta está justificada, né? :wink:
 
Certo, mais um então:

Cidadezinha Qualquer
Carlos Drummond de Andrade

Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar, amor, cantar
Um homem vai devagar
Devagar as janelas olham
Eita vida besta, meu Deus.


Quais são os (seis) elementos da comunicação no poema de Drummond?
Essa não tem complicação nenhuma... acho :roll: .
Boa sorte :wink:
 
Essa é fácil: Metalingüística.
Acontece quando o código está em destaque. Nesse caso, a língua portuguesa é usada para explicar o significado de uma palavra da própria língua. :D :D :D

(Aprendi isso faz uns dois meses... :roll: )
 
Opiniático élfico disse:
Essa é fácil: Metalingüística.
Acontece quando o código está em destaque. Nesse caso, a língua portuguesa é usada para explicar o significado de uma palavra da própria língua. :D :D :D

(Aprendi isso faz uns dois meses... :roll: )

Acertou, moço =)
E quanto ao fato de que dessa vez eu mandei uma fácil demais... po, se as questões que me mandam pra fazer em casa estavam mt difíceis, quem sabe vocês não iam achar as da prova do bimestre fáceis.... :roll: :mrgreen:
Pode mandar a sua, Opiniático!!!
 
Bem, continuando no assunto... Vamos lá:

(UFPA-PA)
Como tá na moda ensinar português, também meto aqui minha colher, não pra ensinar ninguém, só pra ser um pouquinho mais sofisticado do que distinguir "ao encontro" de "de encontro". Quem não sabe isso fala javanês. O curioso, em procrastinar e postergar, é que usamos as duas palavras indiferentemente, como se tivessem o mesmo significado. Não têm. Mas têm. O significado dicionárico de procrastinar é "transferir para outro dia, delongar, adiar, demorar, deixar para amanhã". E o significado de postergar é "deixar atrás ou em atraso". Na prática não se nota a diferença. Língua tem disso. Todo cuidado é pouco.

(Millôr Fernandes. A província do Pará, 9/11/97, com adaptações.)

Identifique a função predominante no texto acima. Em seguida, empregando as expressões "ao encontro" e "de encontro", elabore um pequeno texto (com duas a quatro linhas) em que se manifeste a mesma função que você considerou predominante no texto lido.

Essa tá facílima... :roll: Mandem ver, gentem... :wink:
 
Função Metalinguística da linguagem.

Observamos, fiéis súditos que o seguinte texto dado pelo poeta vai de encontro ao arcadismo já que este preza o individualismo e não o universalismo. Este vem ao encontro do texto de Alvares de Azevedo já que ambos tem os mesmos temas mórbidos e melancólicos.
 
Passou um dia dele me corrigir, vocês não postaram resposta nenhuma por que não quiseram. Chances vocês tiveram. :|

Não me venham com churumelas ou choradeira.

Lá vai o meu desafio:

Fácil fácil.

Primeiro, o que significa o radical grego cola?

E agora utilize esse radical para dizer o significado das palavras a seguir:
Silvícola
Arborícola
Selenícola
Agrícola
Cavernícola
Vinícola
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo