• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio: Língua Portuguesa

Status
Fechado para novas mensagens.
Pelo que eu sei, o latim col vem de colore, que significa morar.

Nos casos de agrícola e vinícola indica relação com (região de) brejo e vinhas, respectivamente.

Nos casos de silvícola, arborícola, e cavernícola, quer dizer que mora na selva, em árvore, e caverna, respectivamente.

Eu não sei o que é selenícola, mas como sei selénico é relativo a lua, deve ser aquele que mora na lua. 8-)
 
Ué, então foi o Bilbo que acertou? Mas como eu não tô vendo nenhum post desse cara vou mandar o "desafio":

Em que ano foi decretada a lei que dita as atuais normas para acentuação de paroxítonas?


P-s.: eu não queria mandar desafio nesse tópico nerd, mas não agüentei ver aquela pergunta e não responder. Acho que vou evitar entrar aqui.
 
:D Nossa! Que sorte! Acertei!!! Ok, vou pedir uma bem fácil, de estréia!

Leia a frase abaixo:

"Férias que nunca esquecem"

Explique por que não podemos dizer que esta frase está incorreta?
 
Não era isso... Que pena... :( As regências mais populares do esquecer são:
"Eu não me esqueço de alguma coisa"
"Eu não esqueço alguma coisa"

Mas, como eu disse, essa frase utiliza a mais desconhecida, na qual esquecer significa CAIR NO ESQUECIMENTO... portanto, quem não esquece são as férias, as "férias" são o sujeito de "que nunca esquecem", pois elas é que caem no esquecimento. Entenderam?

Espero que sim... bom, e agora? O que faço? Passo a bola ou bolo outra??? Eu não sei, por favor, me digam!
 
Reescreva o seguinte provérbio, com suas palavras:

"O invejoso nunca medrou, nem quem perto dele morou".

Bem fácil esta, hein! Vamos lá! Mãos à obra, galera!
 
Desculpem a demora! Lá vai (essa é a maaaais fáaaacil!!!). Praticamente infantil, eu diria! :obiggraz:

Passe para o plural:
a) a cidade-satélite
b) o livro-caixa
c) o verde-claro
d) o azul-celeste
 
sem consultar nada... acho q vou errar!
mas é bom pra verificar como anda meu conhecimento de inutilidades da gramática!!

a) as cidades-satélites
b) os livros-caixas
c) os verdes-claro
d) os azuis-celeste
 
Eu tbem to sem nada aqui pra consultar... mas vou tentar =)

a) as cidades-satélite
b) os livros-caixa
c) os verdes-claros
d) os azuis-celestes

(caramba! agora que eu me dei conta que o meu deu praticamente o oposto do Paraiba! :lol: )
 
Pequena correção. Eu deveria ter escrito isso:

Passe para o plural:
a) a cidade-satélite
b) o livro-caixa
c) o carro verde-claro
d) o casaco azul-celeste


Perdoem-me. :osigh: O problema é que no caso das letras c e d eu estaria substantivando as palavras e, na fonte de onde tirei esta questão, elas são adjetivos. Como não sei se continuariam flexionando para o plural da mesma forma, sendo substantivos, prefiro corrigir minha falha! Reenviem seus palpites, por favor!
 
a) as cidades-satélites
b) os livros-caixa
c) os carros verdes-claro
d) os casacos azuis-celeste

se eu acertar podem mandar um desafio por mim
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo