• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio: Língua Portuguesa

Status
Fechado para novas mensagens.

Northern Lad

Usuário
Vamos fazer tipo um jogo de língua portuguesa?
Assim, alguém faz uma pergunta (sobre gramática, obviamente), e quem responder corretamente pode fazer outra, tipo um desafio de conhecimento...

Vamos ver se dar certo...

*****

Trecho da música "Luz dos Olhos" (Nando Reis/Cássia Eller)

"A nova música que eu fiz agora, lá fora a rua vazia chora..."

Que figura de linguagem foi usada nesse verso?
 
tipo, eu passo.....
portugues nunca foi meu forte.....só na parte d figuras d retórica e talz q eu sou médio.....
entaum ou eu faria perguntas idiotas ou eu faria perguntas q eu naum teria certeza da minha resposta..... :wall:


certim? :obiggraz:


PS: tem q ser perguntas totalmente d lingua e gramatica, ou pode envolver algum conhecimento mais literário? (afinal, tem o sub-forum d Literatura e talz).....
 
PS: tem q ser perguntas totalmente d lingua e gramatica, ou pode envolver algum conhecimento mais literário? (afinal, tem o sub-forum d Literatura e talz).....

Bom, eu criei o tópico com a intenção de fazer um desafio de gramática, não um de literatura... não que o desafio não possa ser relacionado com algum autor ou algum livro, mas tem que ser uma coisa específica (de gramática, classe gramatical, função sintática, figur de linguagem, por aí vai...). Ninguém é obrigado a ter conhecimento literário. Ou seja, se for para envolvert algum conhecimento literário, especifique para que todos possam responder.

Bom já q vc passa eu mando outro... Tô sem criatividade, but the show must go on :lily:

----

"A pessoa a que me referi era maldosa, e havia nela muitas coisas ruins".
Identifique o erro gramatical na frase acima e corrija-o.
 
A pessoa a quem me referi....

Que é um pronome utilizado pra carcterizar uma coisa, como um objeto por exemplo.

Quem sim, é um pronome utilizado pra caraterizar pessoa.

Right? Ou me equivoquei? :mrgreen:
 
Blé, como eu to sem ideias, vai uma bem manjadinha, e facil.

O __________ (eminente/iminente) maestro fez um brilhante __________ (concerto/conserto), no qual __________ (ratificou/retificou) a opinião de todos os criticos a respeito de sua obra, deixando __________ (subtendida/subentendida) a sua intenção com tal atitude.

Complete com as palavras certas........(nossa, essa é manjadíssima.....na verdade eu ia fazer com uma palavra só, mas tava facil de chutar....daí tive que bolar essa frase tosca e sem-nexo...mas tudo bem, da proxima vez faço algo melhor - ou não. :mrgreen: )
 
Eminente / concerto / ratificou / subentendida

Depois do Ristow ficou facil...
Conserto com "s" é quando vc fixa algo quebrado. Concerto com "c" é o musical.
 
Balbo Bolseiro disse:
Certo. O Tírion foi alguns segundos mais rápido que eu. Azar o seu, vai ter que postar um desafio nerd pros outros 8-)

Eu tentei apagar essa mensagem, mas não apareceu a opção.
Balbo, pq isso? Todos já notaram que vc curtiu a brincadeira.....não fique nessa, vc não é um cara de ficar se enrustindo desse jeito.... :mrgreen: :obiggraz:

Entra na brincadeira tb, ela é bem legal....nerd, porem legal. :dance:

Manda ver, tirion.
 
Nossa, pensar em algo na gramatica portuguesa é dificil...

Eu sei q ficou tosko mas aí vai:
EU NAO SEI O QUE PERGUNTAR!

Qual o erro gramatical na frase acima?
 
Além dos erros de acentuação, não tem nenhum erro gramatical aí, Tírion. :roll:

Post-scriptum: por que diabos estou respondendo isso? Acho que o Merry tinha razão.
 
Vou mandar uma bem fácil, mais por ser um erro extremamente comum do que por desafio. Quero que digam como reescrever essa frase corretamente.

A gente não havia combinado de jantarmos juntos?
 
O Largo está certo. Eu quero que o "A gente" se mantenha.

E Tírion, não, nós não tínhamos combinado nada disso. Tá louco?

ex, não está certo assim.


... mas eu deveria ter sido mais específico. O Tírion atendeu às exigências, e não posso dizer que está errado. A outra possibilidade seria "A gente não havia combinado de jantar junto?"
 
Entao suponho que sou eu...
E o que nao tinhamos combinado, Johnny?

Está fráse. Esta escrita, orrivelmente, corriga ela. Sublinhando, as, que vôce corrijiu-as.
 
O Paraíba não falou besteira, e acabou de acontecer pela segunda vez.

Acho que precisamos de perguntas mais objetivas e concisas.
 
é, ta certo...
Tinham varios jeitos...
O que eu estava procurando é o do Paraíba Hi-Tech, mas o do Johnny tb é aceitável...
O q agora? Johnny ou Paraíba?
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo