1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Curitibocas - Diálogos Urbanos

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Anica, 2 Dez 2007.

  1. Anica

    Anica Usuário

    Os curitibanos poderão conhecer um pouco mais sobre a vida de "personalidades" paranaenses que costumamos esbarrar por aí, como Oil Man ou Borboleta 13. Mitos populares como estes e outros mais desconhecidos estão no livro "Curitibocas - Diálogos Urbanos", dos estudantes de comunicação social João Varella e Cecilia Arbolave. Curitiboca é como são chamados os curitibanos, por pessoas de fora da capital. O lançamento será no dia 7 de dezembro, na Livraria Saraiva do Shopping Crystal, a partir das 19h.

    Todas as conversas são costuradas com a história fictícia de Darcy. Ele é um enigmático protagonista de nome ambíguo que chega pela rodoviária de Curitiba e deveria seguir viagem em seu ônibus, mas desce por acidente. "No primeiro capítulo, Darcy se perde pela cidade e esbarra em Ivo Rodrigues (líder da banda Blindagem)", relata João.

    Segundo o estudante, que está no 7º período do curso de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na verdade Darcy representa os diversos colaboradores que surgiram durante a produção. "Eles apareceram pelo blog e pelo Orkut dando sugestões de personagens, de perguntas", revela.

    O músico Plá, a artista plástica Efigênia "Rainha do Papel de Bala" Rolim, o maratonista Paulo Cezar dos Santos Rodrigues também estão entre os entrevistados (veja a lista no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ). "Eles expõem a biografia, conversam sobre a cidade e todos os assuntos cotidianos que se possa imaginar, com uma boa dose de profundidade".

    Mesmo com o evidente apelo local, os autores afirmam que o livro vai além das fronteiras da cidade. Isso pode ser constatado no blog do projeto, que recebe visitas de todo o país. Desde abril deste ano, os autores postam por lá vídeos, áudios, trechos das entrevistas e várias questões relacionadas com a publicação, como forma de saber se estavam no caminmho certo. "Nunca fizemos isso e somos contra aquela idéia do escritor em um quarto escuro", diz Varela.

    O Curitibocas tem ainda uma comunidade no Orkut (Eu apóio Curitibocas) que reúne internautas simpatizantes e colaboradores.

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Fiquei curioso pra ler!
    Talvez dê um pulo lá no Crystal pra dar uma olhada.
     
  3. Anica

    Anica Usuário

    O pior é que enquanto eu andava pelas ruas e encontrava essas figuras sempre pensava que idéia bacana seria escrever um livro sobre eles. Dormi no ponto, humft. Pior que eu fui lá no blog para conferir a lista completa dos entrevistados (já coloco aqui) e percebi que tem um monte de figura curitiboca que eu não conheço (ou pelo menos não liguei o nome à pessoa :dente: ).

    Lista completa:

    Efigênia Ramos Rolim (A Rainha do Papel de Bala): Faz arte com lixo. Contadora de histórias e poeta.

    Helio Leites: Artista minimalista que cria histórias a partir de caixinhas de fósforos. Fundador do Museu do Botão.

    Terezinha Hevane dos Santos (Borboleta 13 - Mulher da Cobra): Vendedora de bilhetes de loteria da Rua XV de Novembro. Sua fama se deve a sua potente voz ao anunciar a "Cobra" e a "Borboleta 13".

    Ademir Antunes (Plá): Músico de rua com mais de 30 discos gravados.

    Nelson Rebello (Oilman): Ciclista e herói. Pedala todos os dias pela cidade com sunga e óleo.

    Didonet Thomaz: Artista plástica que constrói poéticas visuais em casas de famílias curitibanas.

    Edilson Viriato: Artista plástico moderno transgressor. Conhecido internacionalmente por performances polêmicas.

    Joba Tridente: Multi-artista. Formou parte da equipe do Nicolau, revista cultural publicada entre 1987 e 1994.

    Paulo Cezar dos Santos Rodrigues: Professor universitário, maratonista e presidente da A.C.O.R.B.A. (Associação dos Corredores de Rua de Curitiba).

    Juliano Rodrigues (Suk): Puxador da Fanáticos, torcida organizada do Atlético Paranaense.

    Murilo Mendonça: Jornalista e estudioso das periferias urbanas. Por conta própria, trocou a vida de classe média-alta para viver em uma favela.

    Mila Behrendt: Contadora de histórias, autora de livros infantis e pesquisadora de contos de fadas.

    Irmã Custódia: Freira que defende o Concilio do Vaticano II. Trocou o hábito pela maquiagem. Canta, dança e agita os cultos.

    Valdir Novaki: Pipoqueiro empreendedor que constantemente inclui inovações de marketing para melhor atender sua freguesia em seu carrinho.

    Ademir Vigilato Paixão: Chargista da Gazeta do Povo.

    Key Imaguirre: Professor de arquitetura da UFPR e fundador da Gibiteca.

    Ivo Rodrigues: Músico e compositor líder da banda Blindagem.
     
  4. Marco

    Marco may the force be with... wait

    O Plá é aquele que fica na rua XV né? O que tem umas músicas tipo as da Phoebe com três notas tipo "Maioneeeeeeese é legaaaal..."
     
  5. Anica

    Anica Usuário

    Esse mesmo. A minha favorita dele é aquela "Babilonicoooooooooooos, Babiloooooooooonicos" :lol:
     

Compartilhar