• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curitibocas - Diálogos Urbanos

Anica

Usuário
Os curitibanos poderão conhecer um pouco mais sobre a vida de "personalidades" paranaenses que costumamos esbarrar por aí, como Oil Man ou Borboleta 13. Mitos populares como estes e outros mais desconhecidos estão no livro "Curitibocas - Diálogos Urbanos", dos estudantes de comunicação social João Varella e Cecilia Arbolave. Curitiboca é como são chamados os curitibanos, por pessoas de fora da capital. O lançamento será no dia 7 de dezembro, na Livraria Saraiva do Shopping Crystal, a partir das 19h.

Todas as conversas são costuradas com a história fictícia de Darcy. Ele é um enigmático protagonista de nome ambíguo que chega pela rodoviária de Curitiba e deveria seguir viagem em seu ônibus, mas desce por acidente. "No primeiro capítulo, Darcy se perde pela cidade e esbarra em Ivo Rodrigues (líder da banda Blindagem)", relata João.

Segundo o estudante, que está no 7º período do curso de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na verdade Darcy representa os diversos colaboradores que surgiram durante a produção. "Eles apareceram pelo blog e pelo Orkut dando sugestões de personagens, de perguntas", revela.

O músico Plá, a artista plástica Efigênia "Rainha do Papel de Bala" Rolim, o maratonista Paulo Cezar dos Santos Rodrigues também estão entre os entrevistados (veja a lista no Blog do Curitiboca). "Eles expõem a biografia, conversam sobre a cidade e todos os assuntos cotidianos que se possa imaginar, com uma boa dose de profundidade".

Mesmo com o evidente apelo local, os autores afirmam que o livro vai além das fronteiras da cidade. Isso pode ser constatado no blog do projeto, que recebe visitas de todo o país. Desde abril deste ano, os autores postam por lá vídeos, áudios, trechos das entrevistas e várias questões relacionadas com a publicação, como forma de saber se estavam no caminmho certo. "Nunca fizemos isso e somos contra aquela idéia do escritor em um quarto escuro", diz Varela.

O Curitibocas tem ainda uma comunidade no Orkut (Eu apóio Curitibocas) que reúne internautas simpatizantes e colaboradores.

Fonte: Gazeta do Povo
 
Fiquei curioso pra ler!
Talvez dê um pulo lá no Crystal pra dar uma olhada.
 
O pior é que enquanto eu andava pelas ruas e encontrava essas figuras sempre pensava que idéia bacana seria escrever um livro sobre eles. Dormi no ponto, humft. Pior que eu fui lá no blog para conferir a lista completa dos entrevistados (já coloco aqui) e percebi que tem um monte de figura curitiboca que eu não conheço (ou pelo menos não liguei o nome à pessoa :dente: ).

Lista completa:

Efigênia Ramos Rolim (A Rainha do Papel de Bala): Faz arte com lixo. Contadora de histórias e poeta.

Helio Leites: Artista minimalista que cria histórias a partir de caixinhas de fósforos. Fundador do Museu do Botão.

Terezinha Hevane dos Santos (Borboleta 13 - Mulher da Cobra): Vendedora de bilhetes de loteria da Rua XV de Novembro. Sua fama se deve a sua potente voz ao anunciar a "Cobra" e a "Borboleta 13".

Ademir Antunes (Plá): Músico de rua com mais de 30 discos gravados.

Nelson Rebello (Oilman): Ciclista e herói. Pedala todos os dias pela cidade com sunga e óleo.

Didonet Thomaz: Artista plástica que constrói poéticas visuais em casas de famílias curitibanas.

Edilson Viriato: Artista plástico moderno transgressor. Conhecido internacionalmente por performances polêmicas.

Joba Tridente: Multi-artista. Formou parte da equipe do Nicolau, revista cultural publicada entre 1987 e 1994.

Paulo Cezar dos Santos Rodrigues: Professor universitário, maratonista e presidente da A.C.O.R.B.A. (Associação dos Corredores de Rua de Curitiba).

Juliano Rodrigues (Suk): Puxador da Fanáticos, torcida organizada do Atlético Paranaense.

Murilo Mendonça: Jornalista e estudioso das periferias urbanas. Por conta própria, trocou a vida de classe média-alta para viver em uma favela.

Mila Behrendt: Contadora de histórias, autora de livros infantis e pesquisadora de contos de fadas.

Irmã Custódia: Freira que defende o Concilio do Vaticano II. Trocou o hábito pela maquiagem. Canta, dança e agita os cultos.

Valdir Novaki: Pipoqueiro empreendedor que constantemente inclui inovações de marketing para melhor atender sua freguesia em seu carrinho.

Ademir Vigilato Paixão: Chargista da Gazeta do Povo.

Key Imaguirre: Professor de arquitetura da UFPR e fundador da Gibiteca.

Ivo Rodrigues: Músico e compositor líder da banda Blindagem.
 
O Plá é aquele que fica na rua XV né? O que tem umas músicas tipo as da Phoebe com três notas tipo "Maioneeeeeeese é legaaaal..."
 
Esse mesmo. A minha favorita dele é aquela "Babilonicoooooooooooos, Babiloooooooooonicos" :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo