• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cotas raciais: a polêmica está de volta!

Bowser disse:
Hoje vi no jornal nacional da globo uma reportagem sobre cotas raciais, e vi algumas pessoas sendo entrevistadas..... essas pessoas não haviam conseguido pontos suficiente pra passar no vestibular (não prestei atenção em qual faculdade, tamanha a revolta que senti), e então elas estavam querendo provar que eram pardas (por ter pai ou mãe negro) pra entrar se aproveitando das cotas...lembro das palavras da menina... "tenho pai negro então eu sou parda" (a menina era mais branca que parede de hospital)..."agora quero entrar na faculdade MESMO".....desgraçada se quer entrar na faculdade, vai estudar :x :x :x
Tinham outras pessoas também na mesma situação, querendo se "beneficiar" das cotas, negros pardos e brancos que se diziam pardos. Mas isso não importa, o que importa eh que eram pessoas que queriam passar aproveitando as cotas...caramba, será que ninguém tem um pouquinho só de orgulho não? Acho que nada ia ferir mais o orgulho do que ser o "café-com-leite" da classe.
Acho que nunca vi uma atitude tão nojenta e baixa na minha vida quanto dessas pessoas aí :puke:

Filho das politicas de cotas. E é isso que vai acontecer se essas politicas forem realmente implementadas. Vai ser um tal de gente querendo provar que é pardo , negro , ou sei lá mais o que.....e ai aquele que estudou , se preparou , mas não tem politica de cota nenhuma pra "defende-lo" que se exploda.

Com essas politicas de cotas esta se legalizando a desigualdade de raças no país.
 
Filho das politicas de cotas. E é isso que vai acontecer se essas politicas forem realmente implementadas. Vai ser um tal de gente querendo provar que é pardo , negro , ou sei lá mais o que.....e ai aquele que estudou , se preparou , mas não tem politica de cota nenhuma pra "defende-lo" que se exploda.
a politica de cotas da unb vai ser diferente.
eles vão pegar os 20% melhores, dentro das especificações. ou seja, de escola publica. isso vai ser bom, vai diminuir a suposta diferença daqueles que passam pelas cotas sem estudar, e aqueles que estudam.

Com essas politicas de cotas esta se legalizando a desigualdade de raças no país.
no inicio até que pode, mas dependendo das notas do aluno durante o curso, isso será desmistificado.
 
Ai meu deus... sobrou pra mim (e outros) pra variar nos próximos 10 anos...

E isso depois de conversar com um amigo meu que já tá exasperado com os alunos semi-analfabetos dele... tipo, ele dá aulas pra uma CONCEITUADA escola PRIVADA e tá chamando os alunos dele de semi-analfabetos... (reflexo da aprovação automática... coisa que todo mundo combateu no passado também mas ninguém quis ouvir pois reprovaçào demais fazia o aluno sair da escola, etc.)

Já posso ver os médicos, engenheiros, advogados, enfermeiras, administradores de empresa do futuro se formando. :eek:

(isso considerando-se que dentro de um fórum ESCRITO já temos um monte de gente que não entende o outro, e não consegue se fazer entender para o outro... tamos fudidos MESMO!)
 
Ka Bral o Negro disse:
grroveboy camarada, e demais pessoas, não somente negros escravos estão na TV; não há mais essa de 'consagrados'. Na verdade, estão sim procurando mais e mais novos atores negros, pois o público está exigindo o aumento dos núcleos negros nas novelas! No "A Cor do Pecado", vão aumentar a participação de negros pq o público admite que pela primeira vez se identifica com os personagens! E estão vindo novas produções, gente...

...ihihihihih... não posso falar mais, mas aguardem um pouquinho; acho que terão uma bela surpresa... :roll:

Isso é um sinal da mudança da mentalidade étnica do país? Aguardemos pra ver então...

E qto a surpresa eu acho que o Ka Bral já está na novela das 7, ele é o namoradinho da Preta...putz esqueci o nome dele...ah! Sei lá eu não estou em casa qdo essa novela começa :disgusti: :mrgreen:
 
E isso depois de conversar com um amigo meu que já tá exasperado com os alunos semi-analfabetos dele... tipo, ele dá aulas pra uma CONCEITUADA escola PRIVADA e tá chamando os alunos dele de semi-analfabetos... (reflexo da aprovação automática... coisa que todo mundo combateu no passado também mas ninguém quis ouvir pois reprovaçào demais fazia o aluno sair da escola, etc.)

o pior é o que a esposa do meu professor de guitarra (que é professora de portugues) me falou:
que na escola em que ela ensina, rico nao reprova.....que ela foi obrigada a passar o filho de fulano, mas que foi proibida de passar a filha da servente, que apesar de ter reprovado era bem mais dedicada que o dito cujo.......
 
ah...
eu continuo achando que nao se combate racismo com racismo.. e que criar vagas preferenciais no ensino superior é querer negar que o verdadeiro problema esta no ensino fudamental, onde essas pessoas pobrer (cuja maioria é negra) por X razões, mas principalmente pela falta de infrastutura e qualidade do ensino, acaba não sendo capacitada a passar em uma prova vestibular de uma federal....
afinal de contas , quem quer estudar mesmo corre atras, estuda, e de graça, tem bibliotecas publicas em toda cidade (é lei); mas por falta de informação e por conformismo social, as pessoas não vão atras...
falaserio.....
só falta querer mostrar numeros: aumentos nas taxas de alunos negros nas faculdades federais, mas acabar tendo cada vez mais piores proficionais por causa de lacunas no ensino fundamental....
:x
 
grooveboy disse:
E qto a surpresa eu acho que o Ka Bral já está na novela das 7, ele é o namoradinho da Preta...putz esqueci o nome dele...ah! Sei lá eu não estou em casa qdo essa novela começa :disgusti: :mrgreen:
Não, esse não sou eu, mas sim o Rocco Pitanga. Ele foi meu colega de classe na minha escola de Teatro. E ele tá lá beijando a Taís Araújo, que inveja dos infernos! :x

Aos demais que estão nervosinhos com as cotas, 'cada um com seus problemas' :P

Pelo histórica desigualdade que os eurpoeus institucionaram nesse país (e no resto do Mundo), vcs nos devem essa.
 
Pelo histórica desigualdade que os eurpoeus institucionaram nesse país (e no resto do Mundo), vcs nos devem essa.

Sabe qual é o problema disso, Ka Bral... Se eu sou patrão, eu vejo recém-formandos pra contratar pra uma empresa hipotética, nesse esquema eu vou priorizar o branco não por racismo, mas porque vou imaginar que o outro entrou na faculdade por causa dessa "reparação", e no mundo dos negócios o que conta é a capacidade do aluno. Meu melhor amigo na UERJ era negro, um jovem brilhante que entrou por mérito lá dentro contra todas as adversidades da escola pública onde estudava. O problema é que essa notável exceção vai ser confundida com uma corja de preguiçosos que prefere entrar fácil do que passar difícil. Traduzindo, reivindicam por uma dívida ancestral, não cobrando por educação de qualidade e capacitação profissional, mas por um caminho mais fácil e nada meritório pra obter um diploma amparados por uma "dívida" ancestral. Daqui a pouco teremos cotas pra índios, muçulmanos, e todas as demais minorias que em algum momento da história sofreram alguma injustiça. Fica complexo.

É como eu já debati com a Prímula certa vez... Isso vai acabar transformando o ingresso na faculdade não num ritual de passagem, mas num sorteio...

Pra terem uma idéia da discrepância, eu estudei num dos mais disputados cursos de design do país, a ESDI, filiada a UERJ. 35 vagas por ano e milhares de candidatos... Muito que bem, no ano de implementação das cotas apenas 4 ingressaram por vestibular, o resto entrou, que me desculpem o termo, de favor...
Pra ter uma idéia, teve gente acertando 4 em 120 questões de multipla escolha nas provas, acho que até um chipanzé faria mais, considerando que são 4 opções de resposta e 120 chances de acertar... Eu não contrataria um engenheiro que entrou assim na universidade, nem um médico desse pra cuidar da minha saúde. E mais, os professores vão ter que retardar o andamento das aulas porque os alunos não aprenderam os requisitos mínimos exigidos pro ingresso nos cursos... Já imaginaram um professor de cálculo dando aula pra quem não sabe o teorema de pitágoras??

E mais, como precisar quem é ou não negro por aqui. Existe raça tão pura assim? Minha namorada tem antepassados negros, mas se passaria facilmente por uma espanhola, ou seja, uma européia...

Reparação histórica pode ser, mas que não seja quitada de forma porca assim. Ensino público de qualidade deve ser exigido, não paternalismo rasteiro.
 
Omykron disse:
a politica de cotas da unb vai ser diferente.
eles vão pegar os 20% melhores, dentro das especificações.
Teoricamente não é assim em todas? Quer dizer, não tenho nem idéia d qual a porcentagem, mas tem essas X vagas reservadas pros negros, e os X melhores negros passam?

Mas ainda assim eu acho q deveriam colocar uma nota mínima mais alta. Não pra deixar mto difícil de passar, mas se o curso é concorrido o suficiente pra ter um monte d concorrente do lado d fora e com a nota lá em cima, que os "cotados" tb tenham a nota lá em cima (nota mínima sendo, por exemplo, acima de no máximo 1 ponto de 10 abaixo do último q entrou sem cota) pra conseguir passar.
 
Cooollllllllllllllllll.................como disseram daqui a pouco tem cotas p/ indigenas...................i poderei me inscrever em qualquer Univ. dp País..............Afinal 9 q. legal pela primeira vez morar na Amazônia será interesting......................Afinal nos chamam de Indios.........now tirtamemos vagas nas univers...........e qum irá dizer q. eu no sou.....hehehehehe..Quando dizer q. nasci em Boa Vista :clap: :dance:E se vc for do Pará...Rondônia.....Amapá..........Acre............Amazonas & Mato Grosso.Faça o mesmo....se aprovarem a cota indigena...........hehehehehe ...............Vai ser very Funny :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: ............Afinal q. ira negar.......afinal amazônia+ Caboclo= Indio + Branco.............isso passa na boa :wink:
 
Pelo histórica desigualdade que os eurpoeus institucionaram nesse país (e no resto do Mundo), vcs nos devem essa.

Me desculpa meu caro , mas voce falou uma das maiores bobagens que eu já li nesse fórum.

1 - Nós devemos essa a quem? Aos negros? Mas então você esta dizendo com todas as letras que os negros são diferentes dos brancos. Quer dizer então que você pensa isso???????

2 - Como assim os europeus? Ok , os portugueses que começaram a trazer escravos para cá , mas daí a generalizar e falar que foram os europeus? Pois saiba que muitos europeus vieram para cá , em busca de empregos e ralaram muito para conseguir subir na vida , e assim ajudando a contruir esse país. Não seja preconceituoso ao contrário , colocando a culpa nos "europeus" porque a Europa é um continente. Não um país.

Aos demais que estão nervosinhos com as cotas, 'cada um com seus problemas'

Me espanta saber que você pensa assim. Pois isso é problemas seu ( como negro ) muito mais do que meu como branco. Pois isso vai somente e unicamente acirrar a tensão racial nesse país.
 
SÁLVIA disse:
Cooollllllllllllllllll.................como disseram daqui a pouco tem cotas p/ indigenas...................i poderei me inscrever em qualquer Univ. dp País..............Afinal 9 q. legal pela primeira vez morar na Amazônia será interesting......................Afinal nos chamam de Indios.........now tirtamemos vagas nas univers...........e qum irá dizer q. eu no sou.....hehehehehe..Quando dizer q. nasci em Boa Vista :clap: :dance:E se vc for do Pará...Rondônia.....Amapá..........Acre............Amazonas & Mato Grosso.Faça o mesmo....se aprovarem a cota indigena...........hehehehehe ...............Vai ser very Funny :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: ............Afinal q. ira negar.......afinal amazônia+ Caboclo= Indio + Branco.............isso passa na boa :wink:

Quanta maldade, a Primula precisa te ter como discípula, nossa, isso que chamo de maquiavélica já tá planejando roubar vagas, tsc tsc, isso me faz pensar se também posso me favorecer com isso, lá na ULBRA de Canoas :roll:
 
O maior problema de cota é delimitar quem é negro neste país!!! Tecnicamente não existe esse conceito de raça, logo, por DNA fica impossível esclarecer isso. Minha avó é negra, já minha outra avó é filha de italianos com portugueses. E agora? Posso me candidatar como negro ou pardo por ser descendente? É justo isso?

ps. eu sou branco mesmo, com "sangue azul"... :lol:
 
Concordo com o camarada Felipe Took. E acrescento: No dia que provar que um negro não entrou numa USP, ITA, UNICAMP...por racismo ou preconceito, a partir daí, darei o braço a torcer contra a discriminação.
E volto a frisar a minha resposta q está algumas páginas atrás. Hoje não são os negros q sofrem preconceito na escola, vestibular e faculdade, são os q estudam (vulgo "nerds"). Estes sim são vítimas do preconceito e mtas vezes discriminação, são estes q ficam "revoltadinhos", pois vêem um negro passar, e este "revoltadinho" q chegou a fazer até 32 pontos a mais q o negro, ñ está nem na lista de espera, mas para onde foi a vaga dele, foi para o negro q nem atingiu a nota de corte. Quem sofreu preconceito? Quem é o prejudicado? Onde está a igualdade? Desculpe dizer, mas mtos (ñ todos) negros combatem desigualdade com desigualdade. Já vi mto negro defender com unhas e dentes a "raça" dele, e no final namora uma branca (mtas vezes loira), morena e até ruiva. Onde está a credibilidade dele?
 
Eru disse:
Pelo histórica desigualdade que os eurpoeus institucionaram nesse país (e no resto do Mundo), vcs nos devem essa.

Sabe qual é o problema disso, Ka Bral... Se eu sou patrão, eu vejo recém-formandos pra contratar pra uma empresa hipotética, nesse esquema eu vou priorizar o branco não por racismo, mas porque vou imaginar que o outro entrou na faculdade por causa dessa "reparação", e no mundo dos negócios o que conta é a capacidade do aluno. Meu melhor amigo na UERJ era negro, um jovem brilhante que entrou por mérito lá dentro contra todas as adversidades da escola pública onde estudava. O problema é que essa notável exceção vai ser confundida com uma corja de preguiçosos que prefere entrar fácil do que passar difícil. Traduzindo, reivindicam por uma dívida ancestral, não cobrando por educação de qualidade e capacitação profissional, mas por um caminho mais fácil e nada meritório pra obter um diploma amparados por uma "dívida" ancestral. Daqui a pouco teremos cotas pra índios, muçulmanos, e todas as demais minorias que em algum momento da história sofreram alguma injustiça. Fica complexo.

É como eu já debati com a Prímula certa vez... Isso vai acabar transformando o ingresso na faculdade não num ritual de passagem, mas num sorteio...

Pra terem uma idéia da discrepância, eu estudei num dos mais disputados cursos de design do país, a ESDI, filiada a UERJ. 35 vagas por ano e milhares de candidatos... Muito que bem, no ano de implementação das cotas apenas 4 ingressaram por vestibular, o resto entrou, que me desculpem o termo, de favor...
Pra ter uma idéia, teve gente acertando 4 em 120 questões de multipla escolha nas provas, acho que até um chipanzé faria mais, considerando que são 4 opções de resposta e 120 chances de acertar... Eu não contrataria um engenheiro que entrou assim na universidade, nem um médico desse pra cuidar da minha saúde. E mais, os professores vão ter que retardar o andamento das aulas porque os alunos não aprenderam os requisitos mínimos exigidos pro ingresso nos cursos... Já imaginaram um professor de cálculo dando aula pra quem não sabe o teorema de pitágoras??

E mais, como precisar quem é ou não negro por aqui. Existe raça tão pura assim? Minha namorada tem antepassados negros, mas se passaria facilmente por uma espanhola, ou seja, uma européia...

Reparação histórica pode ser, mas que não seja quitada de forma porca assim. Ensino público de qualidade deve ser exigido, não paternalismo rasteiro.
Eu entendo perfeitamente seu ponto de vista, só que isso não vai mudar o contexto que aí está; de qualquer forma, os negros carregam a marca da inferioridade. Essa marca nos foi imposta a mais de 800 anos atrás, quando houveram os primeiros contatos com os europeus.

Não sou um coitadinho, mas a situação é essa, e eu quero sim, uma compensação.

Bowser disse:
Aos demais que estão nervosinhos com as cotas, 'cada um com seus problemas'

Pelo histórica desigualdade que os eurpoeus institucionaram nesse país (e no resto do Mundo), vcs nos devem essa.
Conseguiu falar uma coisa mais nojenta que akeles "pardos" querendo aproveitar as cotas :puke:
A realidade é triste, não? Mas quando as pessoas na rua ficam me vigiando, repletas de medo por me tomarem como bandido, eu tb deveria ficar triste, né...? :roll:

ninguém é coitadinho, ninguém é digno de pena, e espertalhão tem em todo lugar. E de todas as cores. O mundo é insano, e completamente errado. E vc vem reclamar comigo?
 
Eu entendo perfeitamente seu ponto de vista, só que isso não vai mudar o contexto que aí está; de qualquer forma, os negros carregam a marca da inferioridade. Essa marca nos foi imposta a mais de 800 anos atrás, quando houveram os primeiros contatos com os europeus.

Marca da inferioridade? Peraí... Cara, né bem assim não... Conheço pessoas que são negras e nunca tiveram problema algum com isso. Existe sim um estigma, mas que só brota quando alimentado. Alguns dos esteriótipos inclusive são alimentados pelo movimento negro.

E num país onde quase todo mundo tem um pezinho na África, seria meio que como compartilhar de uma marca de inferioridade com o país inteiro.

Um dado curioso: A favela da Rocinha, que é uma bela amostra da merda que é o nosso país, em termos de miséria, em termos de algo que eu gostaria de deletar do mapa, tem apenas 8% de negros no seu total populacional. A maioria alí é pardo.


Não sou um coitadinho, mas a situação é essa, e eu quero sim, uma compensação.

Você não é um coitadinho mesmo... Estudou numa ótima escola, teve oportunidade, tem família, amigos, e não é um excluído digital. Você teve oportunidades que muitos não negros não tiveram.

Compensação, como eu falei, é um termo complicado. Quer ser compensado pelo que fizeram com os outros? Cara, isso é quase oportunismo. Pensemos no presente e futuro. Seria como eu querer uma indenização pelo holocausto porque tenho um tataratataratatara-alguma coisa que era judeu.
 
Eru disse:
Eu entendo perfeitamente seu ponto de vista, só que isso não vai mudar o contexto que aí está; de qualquer forma, os negros carregam a marca da inferioridade. Essa marca nos foi imposta a mais de 800 anos atrás, quando houveram os primeiros contatos com os europeus.

Marca da inferioridade? Peraí... Cara, né bem assim não... Conheço pessoas que são negras e nunca tiveram problema algum com isso. Existe sim um estigma, mas que só brota quando alimentado. Alguns dos esteriótipos inclusive são alimentados pelo movimento negro.

E num país onde quase todo mundo tem um pezinho na África, seria meio que como compartilhar de uma marca de inferioridade com o país inteiro.

Um dado curioso: A favela da Rocinha, que é uma bela amostra da merda que é o nosso país, em termos de miséria, em termos de algo que eu gostaria de deletar do mapa, tem apenas 8% de negros no seu total populacional. A maioria alí é pardo.
De tudo isso eu e vc sabemos, rapazinho, e o nosso 'pezinho na África' é exaustivamente repetido na Tv. Mas, na prática, ainda há a reverência a valores estrangeiros, a baixa auto-estima dos brasileiros e o estigma de que preto é pobre e/ou ladrão.

Lentamente as coisas estão mudando, é verdade, mas ainda preferem a loira anorexa de olho azul que nada tem a ver o verdadeiro perfil da mulher brasileira :eek:

Com o tempo, talvez, mas não agora; e é por isso que nossa geração tem de lutar duro para educar devidamente as pessoas. E a geração seguinte deve fazer o mesmo. E (talvez) cheguemos próximos de algo que podemos chamar de igualdade.


Eru disse:
Não sou um coitadinho, mas a situação é essa, e eu quero sim, uma compensação.

Você não é um coitadinho mesmo... Estudou numa ótima escola, teve oportunidade, tem família, amigos, e não é um excluído digital. Você teve oportunidades que muitos não negros não tiveram.
É verdade, tive (e continuo tendo) ótimas oportunidades. Mas meus pais, negros paupérrimos em sua origiem, não tiveram. Foram eles que, a partir de muito esforço, ciraram esse contexto para mim. E minha obrigação é continuar o trabalho deles.

Eru disse:
Compensação, como eu falei, é um termo complicado. Quer ser compensado pelo que fizeram com os outros? Cara, isso é quase oportunismo. Pensemos no presente e futuro. Seria como eu querer uma indenização pelo holocausto porque tenho um tataratataratatara-alguma coisa que era judeu.
É mesmo? Mas é válido; é que as pessoas ignoram os fatores do passado que nos levaram a essa situação. Eu sou biologicamente igual a vc, mas para a sociedade em geral, não. A desigualdade racial existe sim. Mas isso vc já sabe. Agora, a exploração passada foi desumana. E depois largam escravos à sua própria sorte, anos atrás. E ainda se perguntam pq as favelas existem? Está na cabeça das pessoas, negros e pardos... pobres e marginais. Negra feia (com raríssimas exceções). Ou vc ignora isso?

Hoje estão proliferando os livros que relatam a real história da África Atlântica (ou África Subsaariana). A História que os livros nossos (de encomenda européia) não contam. Que tal enxergar a questão do ponto de vista dos explorados? A 'marca da inferioridade' que citei anteriormente não é exagero; procure o livro Ancestrais (o qual estou lendo atualmente) e vc compreenderá mais o rancor negro em relação ao homem branco.
 
Ka Bral o Negro disse:
De tudo isso eu e vc sabemos, rapazinho, e o nosso 'pezinho na África' é exaustivamente repetido na Tv. Mas, na prática, ainda há a reverência a valores estrangeiros, a baixa auto-estima dos brasileiros e o estigma de que preto é pobre e/ou ladrão.

Auto-estima se corrige com insentivo e oportunidade. Mas oportunidade não se traduz em cotas que na verdade são um atestado de inferioridade, pelo menos do meu ponto de vista e aparentemente o do Grooveboy tb.
Pra mim você dar educação pública de qualidade é uma forma de combater a baixa auto-estima. Fazer um esquema "eles são café-com-leite" pra ingresso na universidade não. Pelo contrário, é geratriz de racismos. É o que há de pior na política racial americana...


Lentamente as coisas estão mudando, é verdade, mas ainda preferem a loira anorexa de olho azul que nada tem a ver o verdadeiro perfil da mulher brasileira :eek:

Engraçado que esse padrão da loira é mais enraizado entre pagodeiros e jogadores de futebol negros.

Eu gosto da Branca de Neve, já falei? :lol:
O TT1 gosta de ruivas.
O Sargentelli adorava mulatas.

Beleza é um critério subjetivo, e é que nem c*. Cada um tem o seu.


Com o tempo, talvez, mas não agora; e é por isso que nossa geração tem de lutar duro para educar devidamente as pessoas. E a geração seguinte deve fazer o mesmo. E (talvez) cheguemos próximos de algo que podemos chamar de igualdade.

Concordo em gênero, número e grau. Pra mim dar oportunidade é dar as armas com as quais o jovem pode pleitear acesso a universidade. Não deixar ele entrar desarmado lá dentro.

Eu sou insuspeito pra falar. Meu ciclo no meio universitário tá acabando. Mas se eu entrasse, evitaria fazer trabalhos de grupo com quem entrou via cota. Racismo? Não, mas ia querer gente bem preparada pra trabalhar comigo. Mas isso ia inevitavelmente gerar uma discriminação. E é nisso que friso. Tentando consertar, iria se criar um erro.


Eru disse:
É verdade, tive (e continuo tendo) ótimas oportunidades. Mas meus pais, negros paupérrimos em sua origiem, não tiveram. Foram eles que, a partir de muito esforço, ciraram esse contexto para mim. E minha obrigação é continuar o trabalho deles.

Sim. E meus bisavós eram dois imigrantes portugueses analfabetos. Meu avô sabe-se lá como se tornou militar, ganhou educação e melhorou de vida a ponto de hoje eu ter tido oportunidades que eles não tiveram. Eu quero continuar o trabalho deles, mas isso não implica em aceitar as coisas de mão beijada só porque descendo de imigrantes.




Eru disse:
É mesmo? Mas é válido; é que as pessoas ignoram os fatores do passado que nos levaram a essa situação. Eu sou biologicamente igual a vc, mas para a sociedade em geral, não.

E você acha que cotas resolvem isso? Pelo contrário, vão gerar um estigma de que vocês são menos capazes a ponto de precisarem de um empurrãozinho pra entrar no terceiro grau. E é aí que eu insisto. As pessoas deveriam exigir as mesmas oportunidades, não favorecimentos.


A desigualdade racial existe sim. Mas isso vc já sabe. Agora, a exploração passada foi desumana. E depois largam escravos à sua própria sorte, anos atrás. E ainda se perguntam pq as favelas existem?

As favelas existem por uma série de fatores, esse é um deles. Podemos remontar a reforma urbana de Pereira Passos na primeira década do século XX, ao êxodo rural, a desapropriação da pequena propriedade fundiária no centro sul por conta da monocultura, e mesmo a migração desordenada de nordestinos pro Rio particularmente a partir dos anos 40 e após a construção da Rio-Bahia.


Está na cabeça das pessoas, negros e pardos... pobres e marginais. Negra feia (com raríssimas exceções). Ou vc ignora isso?

Eu não ignoro. Só que o que está em pauta aqui é a questão das cotas. E não vejo nelas um instrumental eficiente pra sanar qualquer coisa desse tipo. E mais, há outras minorias também. Vide os autóctones ameríndios que tiveram todo o seu meio de vida desestruturado nos últimos 500 anos, afora massacres, etc.


Hoje estão proliferando os livros que relatam a real história da África Atlântica (ou África Subsaariana). A História que os livros nossos (de encomenda européia) não contam. Que tal enxergar a questão do ponto de vista dos explorados?

Cara, eu sou da área de ciêncais humanas... Eu já estudei de Strauss pra cima... Eu sei o que é relativismo antropológico, sei o que é a perspectiva distanciada e por aí vai. Mas isso não me demove da opinião de que as cotas não vão ajudar em nada... São só um paliativo e desculpa engana-trouxa pra tirar do governo a responsabilidade imediata pela qualidade do ensino fundamental público e que ainda corre o risco de comprometer o ensino público de nível superior.


A 'marca da inferioridade' que citei anteriormente não é exagero; procure o livro Ancestrais (o qual estou lendo atualmente) e vc compreenderá mais o rancor negro em relação ao homem branco.

O assunto em discussão aqui são cotas, não rancor. :wink:
 
É mesmo? Mas é válido; é que as pessoas ignoram os fatores do passado que nos levaram a essa situação. Eu sou biologicamente igual a vc, mas para a sociedade em geral, não. A desigualdade racial existe sim. Mas isso vc já sabe. Agora, a exploração passada foi desumana. E depois largam escravos à sua própria sorte, anos atrás. E ainda se perguntam pq as favelas existem? Está na cabeça das pessoas, negros e pardos... pobres e marginais. Negra feia (com raríssimas exceções). Ou vc ignora isso?

Ok , mas me explica uma coisa que não entra na minha cabecinha:
Como as coisas vão mudar "empurrando" meia duzia de negros para a universidade e deixando os outros a propria sorte , e que fiquem satisfeitos porque existem as cotas.

Esse sistema além de ser uma declaração de inferioridade da raça negra , de acirrar e muito o preconceito , de ser totalmente contra a igualdade das raças , não vai mudar nada para 99,9% dos negros. Porque a grande maioria dos "felizardos" com as cotas , serão aqueles negros com dinheiro para pagar escola particular , cursinho , etc. Para o negro , pobre e que realmente precisaria de um auxilio ( não um empurrão , como o que essa lei quer dar ) essa lei não vai ajudar em nada.

O tal preconceito com a raça negra só vai aumentar enquanto houverem alguns negros que usem camisas dizendo 100% negro , ou coisa parecida. O movimento negro tem que perceber que eles não tem que se orgulhar de serem negros , simplesmente porque eles são seres humanos. Igual ao branco , ao amarelo , ao indio. Então se for se orgulhar de algo se orgulhe da sua humanidade , e não da sua raça. Qualquer coisa além disso é um auto isolamento do resto da população. Imagina se eu usar uma camisa 100% branco. O que iria ficar parecendo?

Enfim , enquanto tratarmos os negros como uma raça a parte , o preconceito não vai acabar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo