• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cotas raciais: a polêmica está de volta!

não é bem assim.

nas cotas, o candidato que marcar NEGRO, vai concorrer inicialmente aos 20% reservados a ele. se não passar, ele concorre com a demais.

para muitos é preconceito, para mim, não tanto. é um erro que estão tentando diminuir, mas eh tampar o sol com a peneira, tem que arrumar o ensino é na base. não no topo
 
A questão é: vale a pena tirar a vaga de uns p dar p outros? É justo isso? É a solução? O problema crônico da eduacação no Brasil está na base (ou melhor, na falta de base). Faltam boas escolas de primeiro e segundo grau. Faltam escolas técnicas q preparam melhor p o mercado de trabalho. Enquanto isso não for ajustado, os pobres (digo e repito, a discriminação é social e não racial) continuarão a não entrar na faculdade ou então a trancar a matrícula por falta de conteúdo.
 
Auto-estima se corrige com insentivo e oportunidade. Mas oportunidade não se traduz em cotas que na verdade são um atestado de inferioridade, pelo menos do meu ponto de vista e aparentemente o do Grooveboy tb.

Sim, ka Bral, este é o meu ponto de vista, este tipo de classificação é ridícula e daí estimula mais ainda o preconceito. O que eu acredito que deveria existir no lugar é uma cota para os financeiramente prejudicados.

Eu e o Ka Bral, graças à Deus temos acesso a diversas coisas que a maioria dos negros no Brasil não tem, eu sempre estudei em colégio particular, fiz cursinho e estudo numa faculdade particular...mas meus pais tiveram uma infância pobre, minha mãe até empregada doméstica já foi, mas tudo o que eles me proporcionaram foi a custo de muita luta.

Ka Bral, não acho que deveria existir uma compensação, apesar de que no Brasil o preconceito é velado, mas sim uma maior conscientização que leva tempo, tempo para quebrar esta imagem de negro-escravo que nos acompanha à seculos. E como isto deveria acontecer na minha opinião? É o negro ocupando espaços até então pouco associados à raça negra, acrescido de maiores oportunidades que neste momento econômico que vivemos está difícil para todos. :|

PS: Que bom saber que vc estudou teatro, inclusive com um colega ilustre como o Rocco Pitanga, pretende seguir na profissão?
 
O que eu acredito que deveria existir no lugar é uma cota para os financeiramente prejudicados
Grande diferença. Seria só um maneira hipócrita de continuar usando uma política segregatória. Vamos legalizar a discriminação social tb....

Em Brasília foi criado um "comissão" para aprovar quem é negro ou não. É mesmo um tribunal de pureza racial.
É estúpido criar algo assim. Minha prima é branca como leite, porém o pai dela era negro. Onde ela ficaria nas cotas? Como parda ou branca?
Um tribunal de pureza racial é no mínimo contraditório, já que vai prestar um serviço a uma política q supostamente deveria diminuir a desigualdade.
 
Em Brasília foi criado um "comissão" para aprovar quem é negro ou não. É mesmo um tribunal de pureza racial.

Apartheid? Raça Pura Ariana... Fui só eu que lembrei dessas coisas ao ler isso?

Daqui a pouco vão criar coeficientes de sofrimento pra fazer uma média ponderada e aprovar alunos. :roll:
 
Eru disse:
Em Brasília foi criado um "comissão" para aprovar quem é negro ou não. É mesmo um tribunal de pureza racial.

Apartheid? Raça Pura Ariana... Fui só eu que lembrei dessas coisas ao ler isso?

Daqui a pouco vão criar coeficientes de sofrimento pra fazer uma média ponderada e aprovar alunos. :roll:
essa comissão serve para ver quem se encaixa como negro, pardo ou branco.
o problema eh, não há analize genealógica entre as 2 gerações progenitoras.
 
Sabe qual é meu medo?
Entrar gente despreparada nas universidades e aí o nível de ensino dela cair consideravelmente.
Aí o que acontece? As pessoas vão desacreditar no ensino superior público e terá que se pagar também por uma faculdade. :disgusti:

E eu sou MUITO contra as cotas. Acho que já toquei nesse assunto no CdI até.
 
Omykron disse:
Eru disse:
Em Brasília foi criado um "comissão" para aprovar quem é negro ou não. É mesmo um tribunal de pureza racial.

Apartheid? Raça Pura Ariana... Fui só eu que lembrei dessas coisas ao ler isso?

Daqui a pouco vão criar coeficientes de sofrimento pra fazer uma média ponderada e aprovar alunos. :roll:
essa comissão serve para ver quem se encaixa como negro, pardo ou branco.
o problema eh, não há analize genealógica entre as 2 gerações progenitoras.

E há a análise dos traços da pessoa, além da cor.

É ridículo, pois é (bem) passível de erro humano.
 
Entrar gente despreparada nas universidades e aí o nível de ensino dela cair consideravelmente.
Aí o que acontece? As pessoas vão desacreditar no ensino superior público e terá que se pagar também por uma faculdade
Isso;apesar de ser uma preocupação para a maioria das pessoa;eu acho que não vai acontecer. As pessoas que entraram por cotas na UFRJ estão tendo médias maiores do que as que não entraram por cota.
A faculdade é muito diferente do ensino médio. Se vc for mal no ensino médio, não significa que vc vai ir mal na faculdade, e vice e versa...
 
Isso;apesar de ser uma preocupação para a maioria das pessoa;eu acho que não vai acontecer. As pessoas que entraram por cotas na UFRJ estão tendo médias maiores do que as que não entraram por cota.

Não é verdade, a começar porque a UFRJ não pôs isso em prática ainda... Na UERJ, onde isso já vem sendo feito, os resultados tem sido amorais.
 
Sim, na UERJ um cara (através das cotas) entrou em Engenharia tirando 4 em 110 pontos possíveis. Esse cara vai ser um engenheiro um dia... :disgusti: :eek: :tsc:

ps. Esse é um dos motivos pq o Brasil não vai p frente! :disgusti:
 
I am Gandalf disse:
O que eu acredito que deveria existir no lugar é uma cota para os financeiramente prejudicados
Grande diferença. Seria só um maneira hipócrita de continuar usando uma política segregatória.

Beleza então, que faculdade seja somente para os ricos, agora quem estudou em colegio público, que dane-se, muito bem, realmente é por isso que esse país não vai pra frente :roll:

Uma pessoa que tem um histórico escolar desses, vai chegar num vestibular muito mais despreparada do que um candidato que estudou num bom colégio particular, fez cursinho etc.


I am Gandalf disse:
Vamos legalizar a discriminação social tb....

Fala sério! Não dá nem pra comentar uma coisa destas :roll:

Eu vou ser bem direto, não é certo reservar cotas somente para negros, o problema não está somente na cor da pele, mas está nas condições financeiras da maioria dos candidatos. O que vc chama de hipocrisia eu chamo de acomodação, já que no Brasil acostuma-se com tudo o que é errado.
 
Ecthelion disse:
Sim, na UERJ um cara (através das cotas) entrou em Engenharia tirando 4 em 110 pontos possíveis. Esse cara vai ser um engenheiro um dia...

ps. Esse é um dos motivos pq o Brasil não vai p frente!
Não... o motivo do Brasil não ir pra frente é impunidade. A certeza de sair limpo quando faz merda. As cotas não tem nada ver com isso. Ou vc acha que o engenheiro do Palace II virou engenheiro por causa de cota?

Maus profissionais sempre existiram e vão continuar existindo, pra isso que existe o CREA, a OAB, CRM e todos os órgãos regulamentadores que existem por aí.

VihVs_ disse:
Entrar gente despreparada nas universidades e aí o nível de ensino dela cair consideravelmente.
Aí o que acontece? As pessoas vão desacreditar no ensino superior público e terá que se pagar também por uma faculdade.
Claro... e as pessoas despreparadas que se f****. Afinal, EU estou preperado, né? Isso que importa. As despreparadas que venham ser minhas empregadas e limpar meu chão. Quem mandou nascerem pobres e estudarem em escola ruim? Corretíssimo...

É muito fácil achar as cotas injustas quando se teve todas as oportunidades na vida...

Eu já falei o que eu acho. As cotas são paleativos. É só pra não deixar quem tá saindo do segundo grau de uma escola sem pai nem mãe, pra dar uma chance pra essas pessoas terem um estudo melhor. O certo é, como todo mundo já disse e já sabe, recuperar a ensino pela base, mas não dá pra voltar no tempo e recuperar o ensino pra quem tá terminando o segundo grau agora.

[]'s
 
Nob disse:
Omykron disse:
Eru disse:
Em Brasília foi criado um "comissão" para aprovar quem é negro ou não. É mesmo um tribunal de pureza racial.

Apartheid? Raça Pura Ariana... Fui só eu que lembrei dessas coisas ao ler isso?

Daqui a pouco vão criar coeficientes de sofrimento pra fazer uma média ponderada e aprovar alunos. :roll:
essa comissão serve para ver quem se encaixa como negro, pardo ou branco.
o problema eh, não há analize genealógica entre as 2 gerações progenitoras.

E há a análise dos traços da pessoa, além da cor.

É ridículo, pois é (bem) passível de erro humano.
exato, e vai ser nesse ponto que os processos vão rolar contra o cespe e a UnB
 
Rodrigo C. A. disse:
É muito fácil achar as cotas injustas quando se teve todas as oportunidades na vida...

Sim, e o que as cotas vão resolver? O que acontece com as pessoas que tiveram um mau ensino e entraram nas faculdades sendo mal avaliadas? O desempenho no ensino superior pode até ser melhor, mas não pode provar que o aluno aprendeu corretamente. O vestibular também não prova isso, mas é mais apurado.

Eu já falei o que eu acho. As cotas são paleativos. É só pra não deixar quem tá saindo do segundo grau de uma escola sem pai nem mãe, pra dar uma chance pra essas pessoas terem um estudo melhor. O certo é, como todo mundo já disse e já sabe, recuperar a ensino pela base, mas não dá pra voltar no tempo e recuperar o ensino pra quem tá terminando o segundo grau agora.

E as cotas dificilmente resolverão esse problema. Provavelmente, ele vai é piorar.
 
Na UERJ, onde isso já vem sendo feito, os resultados tem sido amorais.
Sim,é na uerj, não na ufrj. As pessoas que entraram através das cotas estão tendo maior nota do que as não cotistas.
Beleza então, que faculdade seja somente para os ricos, agora quem estudou em colegio público, que dane-se, muito bem, realmente é por isso que esse país não vai pra frente
Não foi absolutamente nada disso que eu disse.
Fala sério! Não dá nem pra comentar uma coisa destas

Eu vou ser bem direto, não é certo reservar cotas somente para negros, o problema não está somente na cor da pele, mas está nas condições financeiras da maioria dos candidatos. O que vc chama de hipocrisia eu chamo de acomodação, já que no Brasil acostuma-se com tudo o que é errado.
Vc não entendeu. Se vc é contra as cotas, seria uma hipocrisia dizer que o correto seria cota para pobre; como as pessoas que são contra as cotas raciai dizem.
O sistema é o mesmo, a divisão é a mesma, e os erros são o mesmo.

Imagine um sistema de cotas para os financeiramente prejudicados: eles teriam que comprovar renda individual inferior a 300 reais(como é no rio, nas cotas), e isso muitos jovens de classe média, e classe média alta entrariam na faculdade por essas cotas, pois a maioria não trabalha.
Que irônico não?

Eu sou contra as cotas, pq é uma política segregatória(quantas vezes eu já disse isso?). Mas quem é a favor não percebe que as cotas não vão beneficiar quem realmente precisa. Não vai mudar nada.
 
Sim,é na uerj, não na ufrj. As pessoas que entraram através das cotas estão tendo maior nota do que as não cotistas.
Mas não estão tendo mesmo. As notas dos cotistas estão tão baixas que um maluco entrou com 4 pontos em 110 possíveis em Engenharia... :disgusti:
 
Não... o motivo do Brasil não ir pra frente é impunidade. A certeza de sair limpo quando faz merda. As cotas não tem nada ver com isso. Ou vc acha que o engenheiro do Palace II virou engenheiro por causa de cota?

Eu evitaria contratar um estagiario cotista. E isso não é preconceito, embora pareça discriminatório. Haveria uma razão pra eliminar candidatos a um trabalho por esse critério, que é a da qualificação. EU ficaria p*** da vida se fosse universitário e tivesse minhas aulas prejudicadas, suponhamos, em sociologia, porque um despreparado universitário acidental nunca ouviu falar em Karl Marx.


Maus profissionais sempre existiram e vão continuar existindo, pra isso que existe o CREA, a OAB, CRM e todos os órgãos regulamentadores que existem por aí.

O Sérgio Naya (do Palace II) era vinculado ao CREA... :roll:


Claro... e as pessoas despreparadas que se f****. Afinal, EU estou preperado, né? Isso que importa. As despreparadas que venham ser minhas empregadas e limpar meu chão. Quem mandou nascerem pobres e estudarem em escola ruim? Corretíssimo...

O erro é f**** com a universidade. As pessoas deveriam lutar pra deixarem de ser despreparadas, não pra serem aceitas despreparadas. Isso é coisa de gente tacanha.


É muito fácil achar as cotas injustas quando se teve todas as oportunidades na vida...

É muito burro e conveniente achar as cotas legais quando se procura um diploma e não competência.


Eu já falei o que eu acho. As cotas são paleativos. É só pra não deixar quem tá saindo do segundo grau de uma escola sem pai nem mãe, pra dar uma chance pra essas pessoas terem um estudo melhor. O certo é, como todo mundo já disse e já sabe, recuperar a ensino pela base, mas não dá pra voltar no tempo e recuperar o ensino pra quem tá terminando o segundo grau agora.

Uma chance de piorar o ensino superior. Quem não sabe pitágoras não vai aprender cálculo I em seis meses. Quem não sabe nada de Revolução Francesa não vai aprender noções sobre Davi Ricardo e o liberalismo econômico no mesmo tempo. Simples assim.

O certo é consertar o ensino fundamental, não avacalhar com o superior.
 
Mas não estão tendo mesmo. As notas dos cotistas estão tão baixas que um maluco entrou com 4 pontos em 110 possíveis em Engenharia...
Os cotistas estão tendo desempenho melhor na faculdade, e não no vestibular...(no vestibular eles foram mesmo uma merda)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo