• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cotas raciais: a polêmica está de volta!

Você diz isso com base em...?
Isso foi um informação que a uerj liberou. Quem me "passou" a informação foi a Monica Waldvogel(acho que é isso).
Mas eu realmente não vi em nhenhum jornal(e nem li)....
 
Suspeita ela. Eu acredito tanto na possibilidade de um aluno em poucos meses recuperar 15 anos de formação acadêmica lixo quanto no Papai Noel.
 
Hmm...

Muitos falaram, e de mim praticamente todos discordaram.

Oh sim, elaborar belas teorias acerca desse assunto e demonstrar indignação é muito bonito;

Mas o que efetivamente é feito? O que vocês fazem de prático para mudar esse 'vergonhoso quadro'?

Antes das cotas, esse era um problema 'apenas' dos negros; agora incomoda os demais também, pq estão afetando suas chances de entrar na faculdades.

Ou seja, estamos 'quase' no 'mesmo barco'.

Talvez seja difícil compreender meu ponto de vista; mas deturpar minhas opiniões é bem mais fácil, 'né não'...? :roll:
 
Muitos falaram, e de mim praticamente todos discordaram.

Um sinal talvez. :mrgreen:


Mas o que efetivamente é feito? O que vocês fazem de prático para mudar esse 'vergonhoso quadro'?

E você, o que faz? Eu não tenho que fazer nada. Já basta ter que lutar pelos meus direitos, o que me drena muito do meu tempo, diga-se de passagem.


Antes das cotas, esse era um problema 'apenas' dos negros; agora incomoda os demais também, pq estão afetando suas chances de entrar na faculdades.

Como eu disse, eu sou insuspeito pra falar, minha vida acadêmica se encerra. Na verdade o problema não é mais apenas dos negros mesmo. Na verdade nunca foi. Era um problema do ensino fundamental e médio das escolas públicas. Agora é um problema do ensino superior.


Ou seja, estamos 'quase' no 'mesmo barco'.

:doido:


Talvez seja difícil compreender meu ponto de vista; mas deturpar minhas opiniões é bem mais fácil, 'né não'...? :roll:

É difícil compreender sim. E quanto a deturpar, bom, eu acho desnecessário.
 
Suspeita ela. Eu acredito tanto na possibilidade de um aluno em poucos meses recuperar 15 anos de formação acadêmica lixo quanto no Papai Noel.
Hum... eu vou tentar checar a veracidade dessa informação...
Oh sim, elaborar belas teorias acerca desse assunto e demonstrar indignação é muito bonito;

Mas o que efetivamente é feito? O que vocês fazem de prático para mudar esse 'vergonhoso quadro'?
Eu diretamente não faço nada, até pq não posso. A única coisa q eu posso fazer é demonstrar indignação, e assim cobrar um educação de qualidade do governo.
Antes das cotas, esse era um problema 'apenas' dos negros; agora incomoda os demais também, pq estão afetando suas chances de entrar na faculdades.
Não, esse sempre foi um problema de todos. Talvez vc até esteja certo, algumas pessoas q antes não estavam nem aí se doeram pela possibilidade de perder a vaga por causa das cotas. Mas nunca foi um problema só dos negros.
 
Uma pergunta: O intelecto de um negro pobre é diferente do intelecto do branco pobre?
Se um negro não tem condições de pagar ele merece a vaga a despeito de um branco que também não tenha condições de pagar?
é simples assim, se é para haver cotas que fosse para TODOS os que comprovadamente fossem pobres. Isso não seria discriminação. A cota para negros é uma forma de discriminação. :disgusti:
 
Uma pergunta: O intelecto de um negro pobre é diferente do intelecto do branco pobre?
Se um negro não tem condições de pagar ele merece a vaga a despeito de um branco que também não tenha condições de pagar?
é simples assim, se é para haver cotas que fosse para TODOS os que comprovadamente fossem pobres. Isso não seria discriminação. A cota para negros é uma forma de discriminação.
Concordo! Como já disse, a discriminação no Brasil é social e não racial... :wink:
 
VihVs_ disse:
Sabe qual é meu medo?
Entrar gente despreparada nas universidades e aí o nível de ensino dela cair consideravelmente.
É justamente isso o q eu receio...

Aí o que acontece? As pessoas vão desacreditar no ensino superior público e terá que se pagar também por uma faculdade. :disgusti:
O pior é q as particulares já não são mto bem conceituadas... Meu professor d física no período passado comentou um dia com a classe q a matéria d prova nossa era o q ele tinha q dar em uma aula em faculdade pública. Isso pq é mais fácil entrar na particular (q eu estudo), o q permite a entrada de pessoas com menos conhecimentos prévios.


Ah, sim, e já q o assunto das cotas é por cor d pele, um dos melhores alunos é mais preto q o Ka Bral.
 
I am Gandalf disse:
Groove Boy disse:
Eu vou ser bem direto, não é certo reservar cotas somente para negros, o problema não está somente na cor da pele, mas está nas condições financeiras da maioria dos candidatos. O que vc chama de hipocrisia eu chamo de acomodação, já que no Brasil acostuma-se com tudo o que é errado.
Vc não entendeu. Se vc é contra as cotas, seria uma hipocrisia dizer que o correto seria cota para pobre; como as pessoas que são contra as cotas raciai dizem.
O sistema é o mesmo, a divisão é a mesma, e os erros são o mesmo.

Imagine um sistema de cotas para os financeiramente prejudicados: eles teriam que comprovar renda individual inferior a 300 reais(como é no rio, nas cotas), e isso muitos jovens de classe média, e classe média alta entrariam na faculdade por essas cotas, pois a maioria não trabalha.
Que irônico não?

Eu sou contra as cotas, pq é uma política segregatória(quantas vezes eu já disse isso?). Mas quem é a favor não percebe que as cotas não vão beneficiar quem realmente precisa. Não vai mudar nada.

Como não vai mudar nada??? Não é hipocrisia acreditar que o problema está no fato do sistema público escolar ser uma porcaria e não fornecer condições suficientes pro aluno poder concorrer a uma vaga com quem estudou em bons colégios. Olha a USP por exemplo vc ve muita gente que estudou em colégio particular, principalmente gente endinheirada, estudando lá! Eu te pergunto é justo isto? Quando eu estava terminando o colegial, tinha um boyzinho cuja mãe trabalhava na USP e conhecia um dos reitores da USP e estava tudo armado para que ele entrasse lá! Ao meu ver, a situação mudaria com as cotas pois os estudantes mais carentes teriam maiores chances de competir com os alunos das escolas particulares (realmente boas e caras!). É uma segregação justa, para não haver predominância da classe A numa faculdade que deveria priorizar os estudantes das escolas públicas.

Quanto a comprovação de renda, o questionário sócio-econômico da FUVEST é uma verdadeira declaração de imposto de renda!!!! Quer mais segregação que isto?? É humilhante!
 
Como não vai mudar nada???
Não vai mudar pq quem vai se aproveitar dessas cotas, são pessoas que tiveram ensino de qualidade.
Não é hipocrisia acreditar que o problema está no fato do sistema público escolar ser uma porcaria e não fornecer condições suficientes pro aluno poder concorrer a uma vaga com quem estudou em bons colégios.
Sim o problema é a falta de qualidade no ensino público. Mas cotas raciais e cotas pra pobres é a mesma coisa. Existem pessoas que dizem q cota pra negro é prconceito e que não vai adiantar pois existem pessoas de outra cor que não tem acesso a ensino de qualidade. Mas todo tipo de cota é preconceituosa. É o mesmo sistema, com as mesmas falhas. E isso é hipocrisia.
É uma segregação justa
Nenhuma segregação é justa. Eu sinceramente acho que vc acabou de falar uma das maiores besteiras da sua vida....
 
Não vai mudar pq quem vai se aproveitar dessas cotas, são pessoas que tiveram ensino de qualidade.

O seu problema é que vc afirma certos pontos baseado em alguns casos que não representam a maioria deles. Não generalize!

Sim o problema é a falta de qualidade no ensino público. Mas cotas raciais e cotas pra pobres é a mesma coisa. Existem pessoas que dizem q cota pra negro é prconceito e que não vai adiantar pois existem pessoas de outra cor que não tem acesso a ensino de qualidade. Mas todo tipo de cota é preconceituosa. É o mesmo sistema, com as mesmas falhas. E isso é hipocrisia.

Não é a mesma coisa definitivamente!!!!! Eu encaro a cota para negros uma maneira de compensar o preconceito na avaliação do vestibular, ao invés de combatê-lo! E a cota para pobres uma alternativa a baixa qualidade do ensino público, não é preconceituosa pois existem brancos e negros pobres. E outra coisa, SE for discriminação social, quem vai reclamar da cota para os pobres?? Os ricos?? Para eles já está muito bom, já que vão poder fazer uma especialização lá fora independente da faculdade que estudem por aqui!!


Nenhuma segregação é justa. Eu sinceramente acho que vc acabou de falar uma das maiores besteiras da sua vida....
Nunca vi palavras tão contraditórias tão perto uma da outra.

Gandalf, The Grey e Bowser,

Posso não ter sido claro no que escrevi, mas tenho a exata consciência do que estas duas palavras significam.

O que eu quis dizer com segregação justa é, no caso, uma divisão (cotas) que vão igualar as estatísticas ricos X pobres nas faculdades, ou seja, já existe uma segregação atualmente e este sistema de cotas (NESTE CASO!!!) resolveria parte do problema. Lógico que tem que se combater a pobreza e dar boas condições de ensino a população, mas isto é um caso que desinteressa totalmente o governo! Caso contrário já teria se resolvido alguma coisa! Agora, independente de nossos pontos de vista! Falo naquilo que acredito pois isto é o que a experiência de ter prestado diversos vestibulares me proporcionou, e mais ainda por acreditar que a justiça é pra todos. Não é hipocrisia acreditar em igualdade de oportunidade entre classes sociais nas universidades, definitivamente. :roll:

Acho as cotas para negros e para pobres, TOTALMENTE distintas dentro do sua essência, pois o negro, assim como o branco, não vai ter condições de entrar na faculdade se não tiver igual oportunidade no processo seletivo. :|
 
O seu problema é que vc afirma certos pontos baseado em alguns casos que não representam a maioria deles. Não generalize!
OK, talvez eu esteja generalizando. Mas o problema é que algumas pessoas que tiveram ensino de qualidade vão aproveitar as cota. E quando eu digo que não vai mudar nada, eu me refiro ao problema do racismo. Isso só vai piorar.
Não é a mesma coisa definitivamente!!!!! Eu encaro a cota para negros uma maneira de compensar o preconceito na avaliação do vestibular, ao invés de combatê-lo! E a cota para pobres uma alternativa a baixa qualidade do ensino público, não é preconceituosa pois existem brancos e negros pobres. E outra coisa, SE for discriminação social, quem vai reclamar da cota para os pobres?? Os ricos?? Para eles já está muito bom, já que vão poder fazer uma especialização lá fora independente da faculdade que estudem por aqui!!
Eu acho q vc ignorou completamente a discussão sobre hipocrisia, mas vamos deixar isso de lado...
Nesse caso, a questão não é se esse sistema vai funcionar ou não, a questão é q é segregatório. É como se fosse dividir os universitários da rede pública em brancos e negros, pobres e ricos, e isso é segregação.
O que eu quis dizer com segregação justa é, no caso, uma divisão (cotas) que vão igualar as estatísticas ricos X pobres nas faculdades, ou seja, já existe uma segregação atualmente e este sistema de cotas (NESTE CASO!!!) resolveria parte do problema.
Sim, vai resolver o problema de educação de qualidade para negros, mas não resolve o problema do racismo. Agrava.
Lógico que tem que se combater a pobreza e dar boas condições de ensino a população, mas isto é um caso que desinteressa totalmente o governo!
Pois, então isso deveria ser de interesse do governo.
Não é hipocrisia acreditar em igualdade de oportunidade entre classes sociais nas universidades, definitivamente.
Não. Hipocrisia é dizer que cotas pra negros é preconceito, e cotas pra pobres não, pois são o mesmo sistema.
 
Lyniëth Tasartir disse:
Uma pergunta: O intelecto de um negro pobre é diferente do intelecto do branco pobre?
Biologicamente não; mas socialmente sim.

Lyniëth Tasartir disse:
Se um negro não tem condições de pagar ele merece a vaga a despeito de um branco que também não tenha condições de pagar?
Eu tb não mereço ser confundido com bandido todos os dias.

Lyniëth Tasartir disse:
é simples assim, se é para haver cotas que fosse para TODOS os que comprovadamente fossem pobres. Isso não seria discriminação. A cota para negros é uma forma de discriminação. :disgusti:
É isso. Nós criamos a discriminação. E aí?

Até quando vão ignorar o fato de q, eu de toca e um amigo meu, loiro de azuis, tb de toca, eu sou bandido e ele não?

Ecthelion disse:
Concordo! Como já disse, a discriminação no Brasil é social e não racial... :wink:
Claro que é. E é por isso que, quandoe stou na rua de noite, eu preciso constantemente trnaquilizar as pessoas, provando para elas que não sou um pivete que as segue tencionando assaltá-las e matá-las. A cor negra na pele já associam a pobreza. E por isso eu não posso ir a certos lugares de chinelo, enquanto um branco poderia. Exagero da minha parte? Gostaria, sinceramente, que fosse...

Bowser disse:
Olha a USP por exemplo vc ve muita gente que estudou em colégio particular, principalmente gente endinheirada, estudando lá! Eu te pergunto é justo isto?
É no mínimo justo, colégio particular bom não é barato. E isso não quer dizer que ng que estude em colegio publico consiga entar por mérito próprio.
E é isso aí. Quem pode pagar, pode, né não? O resto, os que foram libertos e largados nas favelas, que se danem, né não? É isso aí, que virem bandidos fedorentos; e, como inteligência não escolhe cor, o potencial intelctual desses jovrens é usado nas grandes organizações criminosas. Ou alguém acha que chefe de narcotráfico é burro? E mais um líder de multinacional em potencial morre nas mãos da polícia...

É a segregação justa! Não compreenderam? É óbvio que não!

Então eu explico: de igual para igual.

Ah, vão me chamar de racista? Maluco? Pfff...

Melhor seria se de preto imundo me chamassem ao invés de ficarem apenas me olhando feio na rua. Racismo velado, racismo covarde. E crescemos sem modelos nem exemplos, e a brancura européia é o que nos ensinam almejar. Sim, mundo justo.

Estamos todos nos afogando nas malditas diferenças que criamos para nós mesmos; e os tolos sempre agam caro por suas tolices.
 
Biologicamente não; mas socialmente sim.

Intelecto socialmente inferior? :|


Eu tb não mereço ser confundido com bandido todos os dias.

Não. E por causa de um erro se cria outro, que não concerta mas na prática só se soma e agrava o anterior?


É isso. Nós criamos a discriminação. E aí?

Até quando vão ignorar o fato de q, eu de toca e um amigo meu, loiro de azuis, tb de toca, eu sou bandido e ele não?

E no que a política de Cotas acaba com isso?

O assunto aqui não é apoio ao racismo, mas sim a contestação da validade da lei de cotas.
 
É Ka Bral...é difícil se fazer compreender neste fórum, ainda mais quando as visões são tão unilateralistas...vou voltar para o filmes e notícias, só espero que um dia nunca ninguém seja discriminado ou subjulgado pela cor ou pela condição social sem que ninguém se dê conta de que o problema não está exatamente neles e que vivemos numa sociedade hipócrita, mas que sistemas como este, em parte resolvem ou compensam falhas em outros setores da sociedade.

Enfim, viva a pseudo democracia brasileira!!! :roll:
 
Eru disse:
Biologicamente não; mas socialmente sim.

Intelecto socialmente inferior? :|
Vc não sabia? É por isso que 'negros são excelentes em esportes'!


Eru disse:
Eu tb não mereço ser confundido com bandido todos os dias.

Não. E por causa de um erro se cria outro, que não concerta mas na prática só se soma e agrava o anterior?
É isso aí. Falem na minha, não apenas me olhem feio. Não entendeu ainda?


Eru disse:
É isso. Nós criamos a discriminação. E aí?

Até quando vão ignorar o fato de q, eu de toca e um amigo meu, loiro de azuis, tb de toca, eu sou bandido e ele não?

E no que a política de Cotas acaba com isso?

O assunto aqui não é apoio ao racismo, mas sim a contestação da validade da lei de cotas.
O assunto é racismo. Pois é isso que está levando às tais cotas. E o que mais?


Groove Boy disse:
É Ka Bral...é difícil se fazer compreender neste fórum, ainda mais quando as visões são tão unilateralistas...vou voltar para o filmes e notícias, só espero que um dia nunca ninguém seja discriminado ou subjulgado pela cor ou pela condição social sem que ninguém se dê conta de que o problema não está exatamente neles e que vivemos numa sociedade hipócrita, mas que sistemas como este, em parte resolvem ou compensam falhas em outros setores da sociedade.

Enfim, viva a pseudo democracia brasileira!!! :roll:
Cada qual defende o 'seu lado'. Não irão compreender totalmente. Esta é uma discussão que sempre existiu, muito se diz e pouco se faz.

Questianaram uma vez para mim se eu faço algo a respeito. Pois saibam que estou sempre realizando alguma coisa. 24h por dia. Até falar nesse tópico é 'alguma coisa'.

A igualdade não existe e nem nunca exstirá. Exceto na morte.
 
É a segregação justa! Não compreenderam? É óbvio que não!

Então eu explico: de igual para igual.

Ah, vão me chamar de racista? Maluco? Pfff...

Melhor seria se de preto imundo me chamassem ao invés de ficarem apenas me olhando feio na rua. Racismo velado, racismo covarde. E crescemos sem modelos nem exemplos, e a brancura européia é o que nos ensinam almejar. Sim, mundo justo.

Estamos todos nos afogando nas malditas diferenças que criamos para nós mesmos; e os tolos sempre agam caro por suas tolices.
Vc é vítima do própio modelo que vc cria. É contra o racismo mais a favor da segregação. Me explique isso, por favor?! :doido:
 
Bowser disse:
Voces não sacaram ainda? O cara não tá nem aí pra igualdade, justiça ou qualquer objetivo correto, ele só quer ver branquinho se ferrando, uma vingança tola.
Mas é claro que eu quero me vingar. Nossa, até que enfim alguém percebeu. Então, com icença, preciso ver se estou suficientemente guarnecido de granadas para explodir aquele ônibus lotado de excecutivos brancos que todo dia passa aqui perto de casa...

:wall:

Bowser disse:
Estamos todos nos afogando nas malditas diferenças que criamos para nós mesmos; e os tolos sempre pagam caro por suas tolices.
Ka-bral, o que voce tá tentando eh criar diferenças e aumentar as que existem, eh uma tolice, e se voce estiver certo voce vai pagar caro :wink:
Sim, é óbvio que quero aumentar as diferenças! Em todas as trocentas vezes que eu disse que somos todos biologicamente iguais, eu estava sendo irônico :doh:

I am Gandalf disse:
É a segregação justa! Não compreenderam? É óbvio que não!

Então eu explico: de igual para igual.

Ah, vão me chamar de racista? Maluco? Pfff...

Melhor seria se de preto imundo me chamassem ao invés de ficarem apenas me olhando feio na rua. Racismo velado, racismo covarde. E crescemos sem modelos nem exemplos, e a brancura européia é o que nos ensinam almejar. Sim, mundo justo.

Estamos todos nos afogando nas malditas diferenças que criamos para nós mesmos; e os tolos sempre agam caro por suas tolices.
Vc é vítima do própio modelo que vc cria. É contra o racismo mais a favor da segregação. Me explique isso, por favor?! :doido:
Eu sou a favor da Terceira Guerra Mundial; assim todos nós morreremos felizes para sempre.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo