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Cotas raciais: a polêmica está de volta!

Doom Girl disse:
a minha revolta é muito grande, veja bem.Eu já deixei de comer, já andei 1 Km por dia para fazer minha faculdade,(antes de Implantarem o bilhete único...)
e ver o que é de graça para pessoas que não precisam...
EU CLAMO POR JUSTIÇA!!!!!!
Eu também clamo. Todos nós.

Cuidado. Já leh disse que está direcionando sua revolta para as pessoas erradas. Dispêndio inútil de energia.

Não devemos odiar outros só porque estão e melhor condição financeira que nós - e nem bajulá-los por isso. Cada qual com sua realidade. Ninguém é obrigado a sofrer.

Deve-se obstar à atitude, e não à condição financeira alheia.

Há muitos vermes por aí, ricos e pobres; os vermes pobres são os que aparecem no noticiário matando pessoas na rua, enquanto os vermes ricos matam o país inteiro.

Somos todos vítimas e cúmplices do sistema, e se as coisas estão como estão, a culpa é de todos nós.

Por exemplo, muito me admira agora a Classe Média opor-se contra as cotas, alegando que somos todos iguais; no entanto, a madame lá na festinha ontem olhou-me com desconfiança. Seu filhinho pleiba também.
 
Na sua última Assembléia Conjunta, os servidores -docentes e não docentes- e estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo aprovamos a seguinte carta aberta ao Reitor da USP.

Solicitamos a gentileza de divullgá-la.

Atenciosamente
Comando de Greve do ICB-USP





CARTA ABERTA

REITOR, ASSUMA SEU PAPEL


A situação do ensino público superior no estado de São Paulo é de estagnação, na medida em que seu crescimento não tem acompanhado o crescimento populacional. Além disso, a privatização do ensino superior em nosso estado é bem maior do que no restante do país - mais de 90% das vagas são oferecidas por instituições privadas, o que compromete a formação da força de trabalho e o desenvolvimento cultural, social e econômico de seus cidadãos.

O Reitor da Universidade, em vez de se somar à comunidade na defesa da manutenção dos padrões de excelência da Universidade e na melhoria das condições de trabalho dos servidores docentes e não-docentes, simplesmente se omite e, em conivência com o atual Governador, aplica uma política de sucateamento, acusa os servidores de truculência, e chama a polícia militar para reprimir os servidores em greve pela defesa da educação e da universidade pública de qualidade.

Uma fração muito significativa dos docentes da USP parou suas atividades didáticas de graduação e pós-graduação. Funcionários de praticamente todas as unidades pararam suas atividades ligadas à graduação, pós-graduação e administração. Uma fração relativamente pequena de docentes e outra um pouco maior de funcionários, além de continuarem, na medida do possível, sua rotina de trabalho de pesquisa e orientação de alunos nos laboratórios, somou a isso as atividades da greve: assembléias, palestras sobre diversos temas relacionados à Universidade, passeatas, idas à Assembléia Legislativa, etc.

Nós, consciente e responsavelmente, estamos protestando. Muitos alunos estão sem aulas. O calendário está irremediavelmente alterado. O primeiro semestre não foi concluído e não sabemos quando terá início o segundo. Nós estamos em greve! Nós estamos reivindicando melhores salários e melhores condições para a expansão do ensino público superior!

Sr. Reitor, a Universidade que o Sr. dirige somos nós. Quando paramos para protestar, a Universidade pára. Não nos parece que no momento possa haver prioridade maior do que associar-se a nós na defesa da Universidade.

Assembléia Conjunta do ICB - USP
São Paulo, 6 de julho de 2004

*************

Agora vou tornar a explicar.

Quando se fala em expansão com qualidade ser uma farsa, estamos falando das vagas da USP Leste, das novas unidades da UNESP e FATEC, que precisam de muitos funcionários novos (e professores), quando os reitores de todas essas instituições mais o Governador INSISTEM em dizer que não há dinheiro para "aumentar" (entendam CORRIGIR) os salários.

Então imaginando que temos uns mil professores na USP, e mais uns dois mil funcionários na USP, e pensando que a criação de uma USP leste vai "gerar" mais uns 3 mil empregos (na verdade por conta da falta de verba vão colocar apenas uns mil provavelmente).

O ponto é que todo mundo ficou tãaaao contente com a USP Leste que ninguém se preocupou com o evidente sucateamento. (e admito que muita gente ficou contente com a abertura de "vagas" de emprego nesses lugares)

O mesmo ocorre com as FATECs... e pensar que as FATEC apesar de formar "apenas" tecnólogos, na verdade até bem pouco tempo atrás tinha carga didática tão boa quanto muitas faculdades... mas agora ao invés de evoluir vamos todos tornar as FATEC como apenas cursos PROFISSIONALIZANTES. :roll:

Mas nós só conseguimos ver que tem mais FATECs, mais vagas... mas esquecemos ou preferimos fingir que não há greve na FATEC, que estão parados há mais de oito meses.

Com tanta insatisfação aos poucos o mesmo que aconteceu como ensino público fundamental de qualidade, vai acontecendo com o ensino público superior de qualidade. A qualidade vai para onde pagam mais. E pagam um pouquinho melhor nas particulares, e de novo, o sucateamento do ensino é interessante para as escolas particulares: se o professor público ganha uma merreca, qualquer centavinho a mais vai parecer muito para o professor miserável e de qualidade.

Como eu disse, daqui a alguns anos, não vai ser possível formar uma Primula ou um Logan MacLoud, ou um Engethor. Tipo apesar de que posso ser considerada "classe média", só uso roupas bonitinhas quando estou na rua. Em casa mesmo uso umas camisetas que tem muitos buracos, e uso minhas calcinhas para fazer limpeza da casa, aliás se for de malha é bem melhor que pano de chão se querem saber :P Também dá para usar calças jeans como capacho de limpar pé, e camiseta para lavar janelas... tipo tem um limite para usar camisetas e roupas com buraco mesmo em casa, o tecido é melhor que as toalhinhas que vendem por aí....

Bem, para resumir a conversa porque eu sei que é um saco ter de ouvir lamúrias "oh, coitadinho de mim, sofri sofri sofri", eu e meus irmãos só fomos para a faculdade porque tínhamos consciência que era fazer escola pública ou nada. (mas se quiserem usar as dicas de cima seria bom, já que seria ecológicamente correto... a natureza agradece... ah, sim dá para reaproveitar óleo de cozinha usado, viu? Não joguem na pia, pois diminui a absorção de água do solo. Se bem que eu nunca jogo óleo de cozinha, faço molho roty o tempo todo... mas o projeto ECO de meu condomínio tá quase conseguindo pagar a taxa do lixo com a reciclagem!!!)

Ao contrário dos jogadores de futebol que uma vez no bem bão tão se lixando para quem vier depois (a Xuxa está no meio), acho que tive a chance de ir para o curso superior por dois motivos:

1) há curso superior de qualidade gratuito... alguém lutou para que apesar das tentativas de sucateamento (e HÁ interesse em sucateamento: afinal tem muita grana envolvida nas faculdades particulares terem qualidade, pois mais gente entra nelas)

2) houve muito apoio de meus pais.

Se fico revoltada não fico revoltada por mim, mas por todos.

Dessa forma, quero sim manter o ensino superior gratuito de QUALIDADE. Não posso ficar quietinha enquanto todo mundo fica contente com merda/ouro de tolo. Não dá para ficar quieta quando muita gente como eu fui tem suas esperanças cortadas por que não vai NÃO poder pagar educação superior de qualidade no futuro.

Já não basta o fato de que não podemos PAGAR ensino fundamental de qualidade?

Tipo, tudo que tem QUALIDADE pelo que estou vendo torna-se natural ser PAGO. Saúde, educação... vocês ficam contentes com isso?

Todo mundo fica muito revoltadinho, e essa energia seria muito boa se não fosse totalmente cegante. Tipo, o melhor tipo de soldado é aquele que está com raiva de alguma coisa, e não sabe o que. São o tipo mais legal de manipular, pois eles fazem muito barulho, distraem o inimigo, e nem percebem quando o General consegue seus objetivos e suas glórias e a bufunfa.

Cabeças esquentadas são ótimas porque não pensam. Só querem fazer estrago e mostrar o quanto estão descontentes. Não há um alvo.

Cadê esse pessoal para mandar cartas para o Alckimin ou o presidente reclamar sobre a situação da Educação?

Não é necessário acompanhar as passeatas. Ser solidário com essa causa seria mandar uma porrada de cartas para o Reitor, para o Zeroaldo Alckimin, etc., para chamar a atenção do sucateamento do ensino.

Mas ao invés disso, todo mundo prefere discutir cotas...

Cotas faz parte do sucateamento. Como sempre vai fazer muito barulho, enquanto os marajás e donos de faculdades particulares conseguem o mesmo que conseguiram com o ensino colegial e fundamental: fazer com que todo mundo classe média, classe pobre, classe miserável, etc., só procure ensino particular e encher os bolsos deles ainda mais. Eles não estão contentes com o tanto de gente que entra nas empres... digo escolas deles. Querem mais "clientes, vocês sabem...

Ninguém vai perceber até ser tarde demais. Com a briga e a euforia, ninguém percebe.

Gatunos são espertos. Enquanto ficamos aqui dizendo que um é traíra da classe proletária, etc., um matando o outro, o pessoal da elite consegue o que quer. Mas se eu digo que você consegue ser mais manipulado que o zé-mané que fica quietinho vendo tudo antes de fazer algo, ah... como vai ter gente que ficará bravinha.

Não sei qual o problema da gente de não conseguir enxergar mais de uma coisa ao mesmo tempo. Cenário geral, gente! Não adianta curar o coração, se o remédio dá cancer no paciente. Bem, eu perdi um tio com esse tipo de medicina de curar apenas uma coisa e esquecer o resto do corpo.

Vocês só acham tudo muito complicado porque foram ensinados a resolver um problema independente do resto do mundo. Vendo tudo ao mesmo tempo parece tudo muito complicado.

Mas NÃO é complicado. Esse problema pelo menos NÃO é complicado. Desde que vocês abram os olhos para o cenário geral, não fica NADICA complicado. Ou vocês páram de pensar apenas sob o SEU ponto de vista, ou senão não vai conseguir ver o cenário geral e ver que estão sendo enganados. (como sempre aliás :roll:)

O problema é que tem uma coisa chamada "orgulho" (que é diferente de amor próprio) que nos impede mesmo de aceitar que alguém está enxergando um pouco melhor que a gente. Dizem que em terra de cego quem tem um olho é rei. Bem, a meu ver quem tem um olho nesse tipo de terra é internado em manicômio. Ou é assassinado, etc..
 
Esse negócio de tentar mostrar que não tem preconceito no nosso país é pior do que o próprio preconceito....
Quanto mais vagas as pessoas tentam separar para deficientes físicos, negros, etc, pra mostrar que não existe preconceito, na minha opinião vai aumentá-lo ainda mais...
Quer mostrar que não tem preconceito, contrate um cara, ou deixe o cara estudar, não porque vc tem pena por ele ser negro (por exemplo), mas porque ele é capaz!!

Se a pessoa é capaz, é isso que importa...

Esse negócio de cotas raciais pra mim é a maior demonstração de preconceito....
 
Primula disse:
(Vide o post) :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Apesar de muitos nos odiarem aqui, aprendemos muita coisa proveitosa.
Esse post, temos que admitir foi o mais bem escrito e bem argumentado até aqui.
Fazer mais comentários sobre o que foi escrito é chover no molhado.

É muito engraçado, brasileiro odeia argentino... Por quê? Pela rivalidade entre ambos por causa de futebol (nada contra o esporte, pois adoramos), mas muitas vezes isso e muitas outras coisas são usadas para tampar a visão do brasileiro com a velha, mas eficiente política de pão e circo. Voltando aos argentinos, acho que temos muito que aprender com eles, pois são um povo que tem educação e não são tão manipulados quanto nosso povo. Se isso tivesse acontecido lá (na Argentina), teriam havido maiores protestos, chuvas de cartas aos responsáveis, etc. Mas a mídia insiste em nos rotular como um povo pacífico que ri de sua própria desgraça...

Mudando um pouco nossa opinião, com relação a posts anteriores nossos, gostaríamos de adicionar:

Esse negócio de cotas, não passam de remendos, atacando a raiz do problema é o melhor remédio;

- Volta do vestibulinho para ingressar no ensino médio.
- Notas numeradas (0 a 10) e não de "A a E" (e variantes) que avaliam de um modo muito geral.
- Concientização de cada um para educar seus filhos, explicando-lhes detalhadamente o porque de se estudar. "Enfiar" nas suas cabecinhas que deve-se estudar não simplesmente para ganhar nota e sim para guardar esse conhecimento para adiante. Chega de memória volátil!
- Em reuniões de pais e mestres cobrar dos professores maior empenho, quando necessário.

Basicamente é isso, talvez mais tarde venham novas idéias.

Ass. Abbandon, Khronos e Manthas
 
Vou ter que descordar de vcs pelo que já disse antes... Cotas e reforma do ensino tem que acontecer juntos e já. Sempre levando em conta que as cotas são uma medida com validade e ditas "emergenciais".


Por isso acho que temos sim que atacar a "raiz" mas temos que cuidar para que a desigualdade não se alastre ainda mais em um período paralelo ao que supostamente deveria ocorrer a Reforma do Ensino Público. Se esta não acontecer as cotas são prejudiciais.
 
Lordpas, quem vai fiscalizar que esse provisório não se torne permanente? A mesma MEC que abriu as pernas para um monte de cursos durante a gestão neo-liberal? E que hoje tem de ficar caçando os cursos que não deviam ter sido aprovados, e lógico, os alunos de tais cursos correm atrás de seus direitos lesados e forçam a legalidade do curso? (como ficarão os alunos de medicina da Unip :think:)

As reformas não vão acontecer. As cotas são a distração pra que ninguém cobre as reformas.

E uma vez criada a cota, quem é que vai ter coragem de extingui-la? :roll:

Quem devia fiscalizar é o cidadão comum: eu e você. Cujos filhos vão precisar de escola um dia.

Estamos fazendo isto?

Outra coisa interessante sobre a greve.

Cerca de 90% do orçamento das 3 universidades estaduais está comprometido com pagamento de salários dos funcionários e professores. Algo semelhante para as FATECs.

Lógico que não há dinheiro para a correção dos salários (16%).

E isso porque todos os professores tiveram uma redução/desconto de 5% do salário para "colaborar" com a previdência.

Então de onde Zeroaldo Alckimin tirou dinheiro para fazer mais Usps e Fatecs, que ele propaga em suas campanhas eleitorais? Pois não quer dar aumento da fatia do ICMS para a educação.... mas fazer universidades não é dinheiro do ICMS, provavelmente... mas o salário dos funcionários e professores é... poxa, vida... vamos construir mais escolas vazias.... vamos contratar professores mais baratos!

E se os professores ficam mais baratos na pública, então fica mais fácil para a privada economizar na hora de pagar seus professores também.

Sucateamento, sucateamento enquanto todo mundo contente com as cotas. Daqui a pouco esse diploma vai valer nada...
 
Certo, eu concordo com vc que precisaria algo que controlasse, que garantisse o caráter emergencial do sistema de cotas.

O que defendo é a idéia de que SE, vejam bem, Se e somente Se a Reforma do Sistema Educacional acontecer em paralelo, as cotas são benéficas, mas como o Eru me disse umas 10 páginas de tópico atrás, as duas coisas não vão acontecer simultaneamente e isso pode sim originar o sucateamento do ensino.

Entretanto eu continuo com a mesma posição, que as duas medidas são necessárias, do contrário:

1- Só as cotas: Sucatemento
2- Só a reforma: tendo em vista que essa demoraria um bom tempo até se botar em prática e dar resultados, até lá as desigualdades de ingresso em nosso Ensino Superior estaria em um número sem igual, o que torna muito lento um futuro de desenvolvimento já com a base educacional reformada.

Quanto as questões Alkimim, eu não tenho muito a falar, só que o Serra vem aí né... mas como moro longe de SP, me abstenho de entrar no mérito da questão.
 
A reforma do ensino fundamental e médio não daria muito certo, ao meu ver. De onde viria o dinheiro para pagar decentemente os professores? As escolas particulares continuariam dominando, até que se acabe com muitos rombos que existem por aí... coisa que já é tentada a tempos.

Mas, se unirmos reforma e cotas, e baseando-se no que vocês pensam que vai acontecer, melhoraria. Vejamos: as cotas, se aplicadas a estudantes de escola pública, dariam mais chance a estes para entrar no ensino superior. Se começar a sucatear (o que eu não acho que irá acontecer), as cotas param de ser aplicadas.

Não acho que ninguém tenha coragem de acabar com as cotas. Esse é um assunto bastante discutido, e a maioria dos idealizadores desse projeto não é ignorante de completo nem vive isolado em cavernas para não ver a realidade.

Então, voltando à questão e passando para a parte da reforma: junto com as cotas, ela iria fazer com que (baseado no que é dito) estudantes de escolas particulares migrem para as escolas públicas. Então, o nível gradativamente aumentaria, sendo como as universidades públicas.

É claro que isso não passa de grande suposição. Nem mesmo sou a favor das cotas para estudantes do ensino público (sou a favor para os de baixa renda), mas, se o que são contra as cotas dizem realmente acontecer, o que eu digo indubitavelmente acontecerá.
 
Não acho que ninguém tenha coragem de acabar com as cotas. Esse é um assunto bastante discutido, e a maioria dos idealizadores desse projeto não é ignorante de completo nem vive isolado em cavernas para não ver a realidade.

Eu tenho de aplaudir o otimismo de vocês. Sério, não estou sendo sarcástica!

Mas de boas intenções o inferno está cheio.

Lordpas, você sabe que eu estive em Caxias do Sul. Bem, eu tive acesso a alguns trabalhos entregues por alunos da UCS. Tema eram materiais cerâmicos.

Um deles era muito bom.

Outro tinha coisas que me dão calafrios. O aluno teve a pachorra de pegar tudo da internet, sem verificar direito o que estava copy/pasteando (teve até um exerto de mitologia grega no meio e nem sei para que propósito!!), sem falar que a formatação do trabalho todo estava uma lástima.

Outro teve a pachorra de pegar da internet, passar o tradutor do google e entregar para a professora.

A maioria me deu a impressão que o aluno nem leu o que escreveu e copiou o que outra pessoa escreveu.

Tava a qualquer momento esperando algo do tipo "problema 1: eu não sei" e o cara que tava colando do sujeito 1 responder "eu também não sei".

Sem falar de gente entregando relatórios de experiências que eles nem tinham feito (pois não estavam presentes no lab didático... como é que tiraram dados experimentais sem fazer a experiência? :roll:)

Apesar dos pesares, mesmo com esses trabalhos tirando nota mínima, muitos os alunos passaram nas matérias. Que é a única coisa que interessa para a maioria dos alunos, independente de eles saberem o que diabos estão aprendendo e como vão usar isso no futuro. (e com dor no coraçào dos professores, porque esses alunos não tem condição de avançar em frente e vão se ferrar uma hora!!!)

Não que o professor vá ensinar como usar no futuro. São ferramentas que os alunos devem aprender a manusear e descobrir suas formas de uso para facilitar suas vidas no futuro.

O ponto é que em todo lugar (e eu pensei que no Sul seria diferente, note bem!) o sucateamento do ensino está crescendo exponencialmente. A mediocridade está aumentando, independende do acesso à informação.

Tenho medo pensar como deve estar ruim as condições de ensino em Manaus e Belém...

E... bem... com toda essa pressão em cima dos professores para que façam isso e aquilo, milagres de graça... tipo de cada 10 professores otimistas que saem das universidades, não voltam 0,12 deles. Isso porque os outros 20 professores formados já estão pessimistas.

Não vai melhorar, e vai piorar, porque todo mundo só quer ver a solução rápida para o problema. O sucateamento já está feito e não vai ser uma reles Primula que vai reverter isso, apesar de estar fazendo minha parte de jogar uns pinguinhos de água na floresta enquanto todos os outros animais fogem do incêndio.

O que mais me dói é que no futuro meus filhos não vão poder conversar com uma Primula ou um Engethor ou um Logan MacLoud. Será impossível que qualquer pobre (seja ele negro, índio ou cor de rosa) consiga o que eu consegui um dia (em termos de conteúdo e nào em termos de documento dizendo que sou formada na USP).

A mediocrização está cada vez maior... os EUA vão vencer (pois nos tornamos iguais a eles justo nas coisas ruins), essas coisas.

****

Uma boa notícia.

http://estadao.com.br/educando/noticias/2004/jul/12/213.htm

Professor de escola federal terá reajuste de até 51,9%
(Na verdade, entre 9,6% a 51,9% dependendo da categoria de cada um :roll:)

Tipo, quem sabe os (bons) professores que fugiram para dar aulas em faculdades particulares se animem a voltar a fazer pesquisa e dar aulas nas federais?

(provavelmente ninguém além de mim leu isso :roll:)

(aliás, ninguém lê nada que não seja só da sua própria conta... e depois querem que o professor seja bonzinho e altruista, faça milagres, forme doutores e advogados, e tudo de graça ou quase de graça... a tia faz de graça porque o sustento vinha do marido... o jesuíta fazia de graça porque é assim que a Igreja mandava, etc... tudo tem de ser missionário... nada profissional... então se nào é profissional, pra que qualidade?)
 
Prímula, não se baseie pelo que viu em Caxias, digo na Universidade daqui.

Eu convivo lá, passo mais de 8 horas por dia lá dentro e tenho de fazer algumas ressalvas... Creio que não se enquadra no sucateamento que vc abordou... embora seja ainda sucateamento.

A UCS, assim como muitas particulares, teve durante 12 anos um reitor que investiu muito em estrutura, Universidade linda, na primavera então, pássaros, flores, canteiros, chafariz, laguinho, tudo uma maravilha... mas em questão de qualidade de ensino... peca e muito... Os professores de lá, salvo alguns, são muito mal preparados, o ensino não é nem comparado com uma Federal de Porto Alegre aonde ainda existe renome e qualidade.

O ponto é: Cda vez mais Particulares em busca de novos alunos ($) realizam grandes obras de estruturas e se esquecem de ensinar. Fica aqui um pouco de minha eterna briga com nosso ex-reitor (atual candidato a prefeito) e nossa atual reitoria.

___________

Falando das cotas... eu entendo o ponto de vista de vcs... perfeitamente. A questão é que eu (sendo otimista, afinal é o meu partido que está lá em cima) acho que o Prouni (vcs podem le-lo através do link que eu postei algumas páginas atrás) se bem aprimorado com algo como média mínima ou causulas desse tipo pode dar resultados. Mas claro... um projeto que não tenha previsto e assegurado um prazo determinado e um projeto de reforma junto é danoso.

___________

Ser professor não é para os pessimistas. Ser professor é "Prazer no ensinar". Aquele que se forma pessimista não adianta de nada a sociedade. (Sabe aquela sua crônica sobre o papel de cada um?) Sabe, não precisamos de intelectuais que não joguem a goitinha no incêndio, esses são dispensáveis, precisamos daqueles que façam a sua parte... se fosse assim não estariamos discutindo cotas... Agora esperar subsídios do governo seja ele PT ou PSDB e do contrário ensinar sem vontade... isso não é certo e é pros cegos...
 
A PÍLULA DOURADA

-------- Como negar a realidade da discriminação racial no Brasil? Perguntou-me um etnocentrista. Está em toda parte. Nos altos cargos políticos, direções empresariais ou postos militares praticamente não há afro-brasileiros. O mito da democracia racial não sobrevive a um olhar mais atento, capaz de perceber que os afro-descendentes estão sistematicamente excluídos dos postos de poder.
-------- Não que eu apoie o que vou dizer, mas como não consigo negar idéias, respondi ao etnocêntrico.
-------- Eu tenho uma idéia! Um meio de acobertar a injustiça sócio-histórica de nossa sociedade. Simples! Se você tolera afro-brasileiros em alguns pontos de destaque, como arte e esporte, basta uma pequena concessão nos postos de poder para criar a ilusão de que nossa sociedade oferece chances iguais para todos.
-------- Basta criar uma Elite Afro-descendente Representativa!
-------- Primeiro façamos de conta que há uma descontinuidade inter-étnica em nosso país, ou seja, que há poucos mestiços, parecido com aquele país lá do Norte.
-------- Daí, que tal começar por um Sistema de Cotas na Universidade? Ora, Universidades sempre foram elitizadas, é preciso ter meios para estudar, mas por sorte há uma pequena parcela da população afro-descendente nas classes mais favorecidas. Como eles tiveram acesso aos mesmos meios que outras descendências destas mesmas classes, reservar-lhes uma cota irá facilitar muito sua entrada na Universidade, de modo que, teoricamente, aumentaremos a quantidade de afro-brasileiros em posições de destaque na sociedade.
-------- Mesmo com seu preconceito, é um preço baixo a pagar para nos livrar do estigma de nação etnicamente injusta. Esses poucos afro-descendentes já estão num contexto social mais privilegiado, de modo que pouco ou nada mudará para quem não suporta a idéia de ver pessoas historicamente ultrajadas passarem a ser devidamente consideradas como seres humanos.
-------- Com o tempo, em tese, teremos um número bem maior de afro-brasileiros em cargos de poder e destaque, mas etnocentristas não precisam se desesperar, a imensa maioria da população afro-descendente continuará na pobreza! Estaremos privilegiando os poucos que já o são, pois quem é pobre, mesmo sendo branco, continuará sem meios econômicos e sem base educacional para frequentar uma Universidade.
-------- Com isso ficaremos como aquele país do Norte. Lá eles possuem afro-descendentes em várias posições de poder, mas a maioria esmagadora continua na pobreza. Lá há afro-descendentes até na elite governamental e militar, o que é ótimo, pois assim ninguém poderá sequer dizer que dizimar populações miseráveis com armas de última geração é coisa só de brancos!
-------- Lá existe uma notável representatividade negra que muitos acham que deu certo. Criando a ilusão de que os afro-descendentes possuem os mesmos direitos e oportunidades quando discretamente eles continuam sendo discriminados, perseguidos pelas autoridades e sendo enviados para as prisões em números espantosamente maiores do que as etnias brancas.
-------- Portanto, etnocentristas, apoiem o Sistema de Cotas! Com ele nós jogaremos a responsabilidade pela reversão da injustiça sócio-histórica nos próprios afro-brasileiros. Lá naquele país do Norte os afro-descendentes continuam sendo vítimas de preconceitos. Muito mais do que aqui, inúmeras crianças brancas são ensinadas desde pequenas a temerem e odiarem a diferença, lá há cidades onde alguém de uma etnia não pode passar por um bairro que pertença a outra etnia, e verdadeiras guerras inter-étnicas ocorrem deixando mortos e feridos.
-------- Mas há uma elite afro-descendente, com ela, disfarçamos a segregação, douramos a pílula, confiantes de que, mesmo com características sociais radicalmente diferentes, o que é bom para os E.U.A, é bom para o Brasil.
 

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