• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa Libertadores 2009

Sobre o "Racismo" e td mais...


Injúria, talvez, racismo, não!

Por RODRIGO BARROS OLIVEIRA

Após mais um episódio de preconceito no meio esportivo, o caso da acusação feita por Elicarlos contra Maxi Lopes, vejo se repetirem os equívocos cometidos pelos veículos de informação na abordagem do assunto.  

Novamente a imprensa veicula a informação de maneira errada, sem esclarecer de maneira técnica o assunto.

O crime cometido pelo jogador argentino, caso a alegação do jogador Elicarlos se confirme verdadeira, não é crime de racismo.

A conduta praticada pelo atacante Maxi Lopes configura sim crime de injúria qualificada, previsto no Código Penal.

O atleta ofendeu a dignidade do outro e de maneira alguma tal prática configura o crime de racismo.

Os crimes de racismo, previstos na Lei 7.716/89, são condutas muito diversas da praticada pelo jogador argentino.

Racismo é dar tratamento diverso a alguém em função de sua raça, cor, etnia, ou nacionalidade, em situações em que estes devam ser tratados igualmente aos outros.

O fato de o jogador brasileiro ter acusado erradamente o argentino não deveria ser seguido pela imprensa, que deveria sim informar corretamente, dizendo que NÃO SE TRATA DE RACISMO.

Logo, procedeu corretamente a delegada em não deter o argentino, já que a lei não prevê tal hipótese.

Além do mais ninguém deve ser preso, a princípio, antes de ser condenado.

Seria um absurdo deter o argentino com base na simples alegação de Elicarlos.

Se no "Caso Grafite" houve detenção, foi um ato arbitrário e, aí sim, RACISTA, por dar tratamento diverso do estipulado em lei pelo fato da sua nacionalidade argentina.

Resta a imprensa passar a cobrir tais fatos elucidando a verdade e esclarecendo a todos de maneira a evitar esses desatinos e depoimentos lamentáveis, de pessoas totalmente leigas sobre o assunto.

Tem-se observado é que, nós, brasileiros, somos muito mais racistas com eles, os argentinos, nesses episódios, do que os comportamentos a eles atribuídos, muito embora sejam censuráveis.

Porque temos tratado esses casos com tremenda desproporção lhes atribuindo falsos crimes, além de tratamentos severos na condução dos agentes às delegacias coercitivamente após as partidas, algo que é indevido nos casos de ação penal privada como os crimes de injúria.

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/
 
exatamente !

Injuria racial e não racismo.

Prisão por chama um cara de macaco dentro de um jogo ? eu vejo isso como um tremendo exagero.

Acho que deve ser feita uma investigação e se houve mais alguma declaração nesse sentido, ai sim tomar as medidas necessárias.

e por favor, ninguem briga e bate sozinho. tudo tem dois lados.
 
Vale lembrar que, no caso do Desábato, ele foi detido por desacato a autoridade e não por racismo ou injúria.

Nenhum delegado seria louco de deter alguém com tamanha notoriedade, baseado apenas em alegações de A, B ou C. Ou é flagrante delito, ou não tem como segurar o cara! Mas como nós sabemos que a polícia brasileira tem um histórico não muito favorável, eles deram um jeito de deixar o argentino preso por uns dias.

O Autuori quase foi preso por causa disso também em BH.
 
My 2 cents: eu acho isso uma frescura do inferno. Os caras passam o jogo inteiro xingando a mãe, xingando a irmã, a mulher, a família inteira de coisas terríveis. Daí o cara solta um "macaco" e é OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOH! ELE É NAZISTA! Bando de fresco hipócrita. Daí é um negão de dois metros de altura e 80 kilos porrada bagarai fazendo beicinho "ó, tio, aquele feio me chamou de macaco mimimi". Ah, aguenta, né? Façameofavor.

Nesse ponto eu concordo com o Tinga: o que acontece no campo, fica no campo.
 
Nacional perdeu em casa.
Realmente é um time fraco que chegou longe pela força. Palmeiras deu mole em ter sido eliminados por eles.

Agora será BrasilXArgentina na final.
As ultimas quatro finais desse tipo deu Argentina.
Vamos ver.
 
A final tem tudo pra ser Cruzeiro x Estudiantes.. mas se for essa aí não será tão facil pro Cruzeiro como foi a 1a fase..
 
Na realidade o Cruzeiro tomou 3 ou 4 do Estudiantes na primeira fase.

Mas esse treinador do Cruzeiro é meio professor pardal, já amarelou ano passado e nunca ganhou nada a nível nacional eu acho.

Mas se jogar como contra o Sao Paulo fora difícilmente perde a vaga.
 
O Cruzeiro ganhou de 3x0 em casa e perdeu de 4x0 fora.

Mesmo assim duvido que seja assim na final.
 
Se o Grêmio perder, Colorados e gremistas darão a mão e foramarão a dupla paraguaia versão 2009?
 
Mas que bobagem neithan. Cavalo paraguaio é outra coisa, o pessoal tá deturpando o sentido da expressão.

O que falar do Palmeiras então que nem chegar em finais chega ultimamente...

Cavalo paraguaio é o teu barueri.
 
Cavalo Paraguaio é aquele que larga bem e depois perde o fôlego.

Diferente de time que morre na praia.

Grêmio e Inter não são cavalos paraguaios.
 
Bom jogo.

O Cruzeiro deu sorte em fazer os dois gols nas duas chances criadas no primeiro tempo, logo matando a partida. O Grêmio jogou bem o segundo tempo também, mas a vantagem era muito grande.

Acredito que dê Cruzeiro como campeão, mas não será moleza essa final.
 
Esse jogo de hoje foi a demonstração de que apenas raça e torcida não ganham campeonato.

A diferença técnica entre os times era gritante. O Grêmio tem um bom time do Adilson pra trás, ou seja, 5 bons jogadores (1 goleiro, 2 zagueiros e 2 volantes). Daí pra frente, o time é risível, com ressalva ao Souza que ainda contribui bastante com seus bons chutes de média/longa distância.

O Tcheco se aposentou e esqueceu de avisar ao treinador. Os dois laterais são incapazes de criar alguma jogada que não seja um balão para a área adversária. O Maxi Lopez é totalmente dependente de outros jogadores para realizar alguma boa jogada. Herrera e seus substitutos imediatos (Perea/Alex Mineiro/Jonas) ainda não mostraram a que vieram.

Eu não consigo imaginar um poster de campeão da Libertadores com jogadores como Fabio Santos, Tcheco, Thiego e Herrera.

A única boa observação sobre o jogo é sobre a torcida. Não sei se mais alguém percebeu, mas enquanto o narrador do Sportv gritava gol do Cruzeiro, ao fundo era possível escutar a torcida do Grêmio cantando a mesma música que estava cantando antes do gol. O ritmo e a intensidade sequer chegaram a se modificar. Isso me impressiona e me causa admiração. Isso deveria ser exemplo para todas as demais torcidas brasileiras que se deixam levar apenas por resultados. E eu ainda enfatizo: TODAS!!!

Uma torcida como essa não merece um elenco tão fraco.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo