• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conversa em Quenya

Não, pq -on é a desinência de genitivo plural.
Ex: Silmarillion = das Silmarils.

Sauronon ficaria "dos Saurons". Bem sem sentido, não? ;)
 
Poderia ser saila sim, mas ela só é atestada em uma palavra composta: alasaila = "insensato", sendo isolada a partir desta, mas não ocorre por si só (ao contrário de saira, que ocorre no Etimologias).

Resumindo: saira é atestada, confirmada, enquanto que saila é apenas "provável", "suposta".

Nestas ocasiões, fico sempre com as atestadas. ;)
 
Tilion disse:
Poderia ser saila sim, mas ela só é atestada em uma palavra composta: alasaila = "insensato", sendo isolada a partir desta, mas não ocorre por si só (ao contrário de saira, que ocorre no Etimologias).
ahn sim...
falando nisso, tem algum dicionario de portugues-quenya ou o contrario pra baxar na valinor??? ouvi falar de algo assim mas nao sei onde q tem.
P.S.: vcs nao tem noçao de como a minha conexao tá ruim enquanto eu escrevo esse post. nao vejo a hora de botar banda larga aki em casa. :(
 
Logo eu traduzo as listas de palavras em quenya do Ardalambion e ponho no site.
São as mais completas que existem. ;)
 
Valeu Tilion...
Agora, mais perguntinhas(eu sou chato, né?):
1)qdo eu uso um pronome como objeto, ele precisa estar com hifen antes do verbo?
Tipo: "Te-cénan" estou vendo eles; "Ni-mapëal" vc esta me segurando
2) qual o pronome para ele/ela? eu sei q é duvidoso mas serve...
 
Legolas disse:
Valeu Tilion...
Agora, mais perguntinhas(eu sou chato, né?):
1)qdo eu uso um pronome como objeto, ele precisa estar com hifen antes do verbo?
Tipo: "Te-cénan" estou vendo eles; "Ni-mapëal" vc esta me segurando

Mesmo quando usado como objeto, na grande maioria das vezes ele é usado como desinência.

Para "estou vendo eles (estou vendo-os"), é mais comum usar a desinência -t (que muitos acham que é apenas dual).

Assim: cénant = "estou vendo-os"

Mas se nos basearmos no exemplo criado pelo próprio Tolkien, inyë tye-méla = "eu te amo", é possível usar o pronome antes do verbo, sim, e com um hífen; mas também temos o exemplo do Louvor de Cormallen (a laita te = "louvai-os"), onde o pronome "-os" vem após o verbo no imperativo como um pronome independente, e não como desinência.

2) qual o pronome para ele/ela? eu sei q é duvidoso mas serve...

Como desinência: -s (ele/ela); específicos: -ro (ele), -rë (ela).
Independentes: se (gênero neutro: ele/ela), so (ele), se (ela).
 
Ih gente eu vou misturar sindarin (o nome) com quenya, serve?

Iorhael ná i anvanya Atan (naum como homem, mas como mortal em oposição a elfo imortal, já que num tem palavra pra hobbit em quenya, eu acho) :mrgreen:
 
Eu usaria pityaquen para "hobbit", significando literalmente "pessoa pequena".

pitya = "pequeno"
quén = "pessoa" (como último elemento de palavras compostas, a vogal "e" de quén é encurtada, i.e., perde o acento)
 
Mithquendu disse:
Le quenuva quenya? Avá quena lambamma!

O significado que vc pretendia era "Você fala quenya? Não fale nossa língua!"?

Se for isso, a contrução ficou estranha, tem alguns erros.

O verbo quet- deveria estar no aoristo na primeira frase: quetë.

Lamba é "língua", mas física; "língua" como idioma é lambë.

De qualquer modo, me diga a tradução que vc pretende. ;)
 
Tilion disse:
Mithquendu disse:
Le quenuva quenya? Avá quena lambamma!

O significado que vc pretendia era "Você fala quenya? Não fale nossa língua!"?

Se for isso, a contrução ficou estranha, tem alguns erros.

O verbo quet- deveria estar no aoristo na primeira frase: quetë.

Lamba é "língua", mas física; "língua" como idioma é lambë.

De qualquer modo, me diga a tradução que vc pretende. ;)
eu acho que ele queria dizer algo como "vc vai falar quenya?"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo