• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Convenção sobre Tom Bombadil!

O que Tom Bombadil é:

  • Eru

    Votos: 5 10,6%
  • Ainur

    Votos: 6 12,8%
  • Elfo

    Votos: 0 0,0%
  • Tolkien

    Votos: 8 17,0%
  • Outro (citar)

    Votos: 28 59,6%

  • Total de votantes
    47
Não é bem assim. Se descobrirmos isso, será o maior enigma de Tolkien descoberto! Maior do que as Asas dos Balrogs!
Embora eu sei que isso não vai adiantar muito, pois, lá na enquete dos Hobbits, o que está ganahndo, é que o "Não sei" e o "Sim, isso é possível"...estranho...
 
Bom, eu votei em outros, mas devo dizer que a especulacao sobre Eru me deixou muito interessada..
se como, Tolkien disse nas cartas e pelo que entendi, ele era um ser externo, querendo conhecer mais sobre as historias *agora eu vou dizer uma coisa nonsense, criancas tapem os olhos*, nessa viagem de saber o que Tom era, pq ele nao poderia ser uma alusao ao proprio Tolkien?
Deixem-me esclarecer, eh logico que essa nao eh a resposta, pq tom era uma alegoria, mas eh apenas mais lenha pra por na fogueira, e lenha insensata..
Tirei essa ideia quando li o trexo da carta onde tolkien diz:
"(...) Não pretendo que ele seja uma alegoria - ou não lhe teria dado um nome tão particular, individual e ridículo -, mas a "alegoria" é o único modo de exibir certas funções; ele é, portanto, uma "alegoria", ou um exemplar, uma personificação particular de pura ciência natural (real): o espírito que deseja ter conhecimento de outras coisas, suas histórias e naturezas, porque "são outras" e totalmente independentes da mente indagadora, um espírito coevo com a mente racional e inteiramente desinteressado em "fazer" algo com o conhecimento - Zoologia e Botânica, e não Criação de gado e Agricultura."
Se bem que ainda, a ideia de ser Eru me agrada mais..
 
Votei em Eru porque gosto da teoria de que Eru veio a Terra Média disfarçado, mas na verdade não acredito que ele seja eru, e realmente não faço idéia do que ele seja!
 
Sim, muito bom mesmo...isso reforça um pouco minha teoria lá do tópico "Tom Bombadil" No TOlkien e Suas Obras (Diga amigo e entre)

Que Tom era um ser (eu tinha colocado um tipo de ainur) de fora, que veio antes mesmo de Melkor.
 
Concerteza, agora acho que Tom é tipo um ser único, um espirito da natureza talvez.
 
Para mim ele é melkor com uma lavagem cerebral feita para ele não se lembra do passado, ou então talvez esse alegre cantor, amante de Fruta d'Ouro, continue como um dos maiores mistérios da obra de Tolkien.
 
Depois de uma longa discussão sobre isso (mesmo após ter criado um tópico e discutido com membros que estudaram Tolkien), cheguei a seguinte coclusão:

ELE É

Apenas isso. Trata-se de uma alegoria de Criador. Essa afirmação trata-se de uam sugestão, não pretende defini-lo, apenas especular sobre sua existência.
 
Nossa eu nunca tinha pensado na hipótese de Tom ser o próprio Eru, mas não deixa de ser uma idéia... acho que ele era só um Ainur... (nossa, "só", como se ser um Ainur fosse pouca coisa...)
 
Não tenho muito argumento até mesmo porque nada é concreto, mas eu acredito que ele seja Tolkien. Toda vez que eu venho com uma história dizendo: ele é um Maia, um elfo, um hobbit ou sei lá mais o quê, me respondem: na carta tal, Tolkien diz que não era por esse, esse e esse motivo. Pelo menos ele nunca disse (eu acho) que não seria ele...
 
"Bombadil é" se parece muito com a fala de Deus a Moisés "Eu sou aquele que é". Por aí, acho que fico com a idéia de que ele é não Eru em pessoa, pois Eru não é uma pessoa, nem pode estar mesmo que por um instante contido em uma de suas criações. Acho que ele é UMA PARTE, UMA FRAÇÃO DE ERU, ASSIM COMO CADA UM DOS TRÊS ELEMENTOS DA TRINDADE É ÚNICO E UMA PARTE DA TRINDADE.
compliquei mais que expliquei? bom, assim é o tom...

PS: só mais uma coisa: Gandalf diz que ele é "um criador de limo" (alguém que fixa as coisas, que estabelece lugares e arruima a casa depois de uma bagunça). Neste sentido, Bombadil poderia ser o próprio Tolkien na história, o que não me surpreenderia nem um pouco!

Concordo com seu ponto de vista, ele poderia ser mesmo uma parte de Eru, ou poderia ser o próprio Tolkien, tanto que o próprio Elrond afirma que cada povo da TM deu um nome diferente para Bombadil, então eu fico pensando no que houve para que ele fosse tão conhecido pelos outros povos, mas quem sabe a verdade? fica a imaginação...
 
Tom Bombadil é um "Outro". Eru não seria tão chato quanto ele. Tolkien não cantaria tanto. Nem mesmo os Ainur cantariam tanto.

Não tem a opção chato cantador? :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo