• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Convenção sobre Tom Bombadil!

O que Tom Bombadil é:

  • Eru

    Votos: 5 10,6%
  • Ainur

    Votos: 6 12,8%
  • Elfo

    Votos: 0 0,0%
  • Tolkien

    Votos: 8 17,0%
  • Outro (citar)

    Votos: 28 59,6%

  • Total de votantes
    47
Sei lá o que o Bombadil é!

1-Acho que ele não era Eru, de jeito nenhum!!!!!! Nem pensar!!!
2- Também não era um Ainur, pois o primeiro Ainur a ir para Arda foi Melkor, e como o Tom chegou antes dele... Nada feito
3- Também não era um elfo, não tinha nada a ver.
4- Tolkien também não era, tenho certeza que Tolkien não era tão chato e irritante e ridículo assim.
6- Ja sei o que ele era então: uma aberração da natureza qualquer que eu já desisti de descobrir o que é. :confused:
 
Não arrisco palpite...
Citação minha de um post em um tópico perdido há muito tempo:
O grande problema é que o alegre Tom é diferente de todos os outros personagens que Tolkien criou, e não parece possível enquadrá-lo em nenhuma das raças existentes no universo tolkieniano. Tom Bombadil é o maior mistério do trabalho de Tolkien. Não temos nenhum detalhe nem qualquer explicação a respeito de sua origem, seus propósitos ou seu destino. Tudo o que sabemos dele, dentro do contexto da obra de Tolkien, é que ele era antigo e poderoso. Fora isso, conhecemos apenas alguns de seus muitos nomes: Tom Bombadil entre os Hobbits, Forn entre os Anões, Orald para os Homens e Iarwain ben-Adar (o mais velho e sem pai) entre os Elfos. Graças a essa aparente inconsistência, existe uma acalorada discussão sobre a origem e a natureza de Tom Bombadil.

Ele não é Eru:
Uma hipótese aparentemente natural, rejeitada veementemente pelo próprio Tolkien em uma carta escrita em 1954, é que Tom seria Eru Ilúvatar, o Deus criador do Universo, “vestindo” uma forma humanóide para visitar sua criação. A origem dessa suposição é a resposta que Fruta d’Ouro, esposa de Tom, dá a Frodo sobre a identidade do marido: “Ele é!” (semelhante à expressão bíblica “Eu sou aquele que sou”). Tolkien, católico fervoroso, afirmou que jamais ousaria representar Deus ou qualquer outro aspecto do cristianismo em sua obra.

Também não é um Maiar, pois, a hipótese mais popular diz que Tom Bombadil era um Maia, e muitos leitores tendem a aceitar essa possibilidade como um fato concreto. As razões para isso são fáceis de entender: os Maiar são seres antiqüíssimos e muito poderosos, e a maior parte dos personagens misteriosos presentes no SdA – Gandalf, Sauron, Saruman e o Balrog de Moria - eram na verdade Maiar. Essa hipótese, embora atraente, apresenta algumas dificuldades impossíveis de ignorar. A maior delas é o fato de Tom ser completamente imune ao poder do Anel, sendo capaz até mesmo de enxergar Frodo quando este se encontrava invisível. Todos os outros Maiar estavam sujeitos, em grau maior ou menor, aos efeitos do Anel. Além disso, se ele fosse um dos Maiar, ele certamente seria reconhecido como tal por outros seres de sua espécie (coma Gandalf, Sauron e Saruman) e pelos Elfos que o teriam conhecido em Aman (como Galadriel). E nenhum desses personagens parece conhecer a verdadeira origem de Tom Bombadil.
 
Eu já cheguei a pensar que o Tom Bombadil era Tulkas (não sei porque, eu associava os dois), mas eu acho que ele é só um ser mais antigo do que os elfos, nada mais que isso.
 
Eu votei em Eru. Acho muito interessante a idéia de Eru ter se disfarçado e vindo para Arda para ver sua criação.
Além do que, como já disseram, Fruta D'Ouro disse que "Tom Bombadil é", o que remete à Bíblia.
Só uma hipótese, mas essa hipótese me desperta o interesse:wink:
 
e pra quem não gosta das musiquinhas dele: a melhor parte do livro até chegar em valfenda eh a estadia na casa do Tom pra mim^^
 
Votei em "Outro". Não sei quem ele é (como muitos), mas tenho certeza que ele não é nem Eru, nem elfos, nem Tolkien, nem Maia, nem Ainur, nem homem...
 
tolkien, que deu um jeito de se incluir na história

pensei nisso na primeira vez q li o livro, mas depois vi q era dificil isso. Tolkien nao se colocaria, até pq nao parece-se nada com ele próprio.
Acho q Tom foi um personagem q ele imaginou e disse "vou colocá-lo na história, e então, futuramente, quando fizerem todos tiverem internet discada e adsl em casa, e alguem criar um fórum sobre mim, eles vao ter bastante assunto".

tirando isso, aceito dizer q ele próprio poderia ser um eco dos ainur, e do próprio Eru, mas nao seria nenhum deles. acho q um eco, uma sombra, uma existência, seria o mais correto.
 
Na minha opinião...(posso estar viajando totalmente...)
Tom era humano...um bardo mago que tomava conta e comandava a floresta...
Tom é uma personagem complicada...na minha opinião de grande sabedoria...talvez
até ou mais sábio qto Gandalf.
 
antes de ler os apendices, cheguei a pensar nisso :mrgreen:

eu imaginava q Tom era um dos Cinco, q meu amigo havia me dito. apenas depois vi q ele nao era.
 
Fruta D'ouro é outra tbm, meio incompreendida. o q ela seria? sempre achei q era humana, mas ela nao viveria tanto... elfa, sei lá, nao parece, parece mais mortal q elfos... ainur? entao Tom tbm seria. Sei lá, tem muitas probabilidades. q tal perguntarmos à Tolkien?
 
Tom Bombadil e Fruta D'Ouro são a personificação do Amor, das coisas simples, da ingenuidade e da sabedoria do mundo primitivo. Não são nem Ainur, nem elfos, nem humanos. São uma combinação de tudo isso unidas em dois seres a parte. Na minha opinião seriam como dois elementais. Ou como um fauno e uma ninfa da floresta em versão nórdica.
 
o_O
Discussão encerrada.

Tiberius, the Gladiator wins
Flawless Victory


:lol:

nunca pensei nisso, realmente. parabéns.
 
Tom Bombadil e Fruta D'Ouro são a personificação do Amor, das coisas simples, da ingenuidade e da sabedoria do mundo primitivo. Não são nem Ainur, nem elfos, nem humanos. São uma combinação de tudo isso unidas em dois seres a parte. Na minha opinião seriam como dois elementais. Ou como um fauno e uma ninfa da floresta em versão nórdica.
Se há vencedores numa discussão, ele é o vencedor desta:joy:
 
todos sabem que ningém sabe nada sobre tom bombadil...

obviamente, digo, no que diz respeito ao que ele era de fato...

portanto, votei em "outros".

mas, como sempre, darei minha opinião, óbvio: eu acho que tom bombadil é beorn! :mrgreen:
 
A resposta do Tiberius pode ser válida.
Mas de fato, Tolkien incluiu esse personagem para ser um mistério.
pq ele mesmo percebeu que criou descrições que não batiam com outras informações do livro. Por isso sugeriu que fosse um mistério para nós que nunca revelaria.

Provavelmente ele quis se incluir, aou atender o pedido de algum de seus filhos na inclusão de um personagem que não se encaixa.

Vou colocar um trecho de outro tópico sobre TOM, e a possível resposta em negrito.

Mais um teoria:

Li hoje, o capítulo " Na Casa de Tom Bombadil", e li trechos que me esclareceram algumas coisas:
Tom diz, quando Frodo pergutna o que ele era:

"Vejam bem meus amigos: Tom Bombadil já estava aqui antes do rio e das árvores; Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore. Fez trilhas antes das pessoas grandes, e viu o povo pequeno chegando. Já estava aqui antes dos Reis e dos túmulos e das criaturas Tumulares. Quando os elfos partiram para o Oeste, Tom já estava, antes de os mares serem encurvados. Conheceu o escuro sob as estrelas quando não havia medo- antes do Senhor do Escuro chegar de fora."

Vejam bem, o trecho que diz que ele estava antes dos elfos iram para o Oeste, quer dizer antes dos Eldar partirem de Cuinivem. Ele estava antes dos despertr dos elfos e homens, antes do Sol e da Lua, antes de Melkor chegar à Arda.
E quando Frodo pergutna à Fruta o que TOm é, ela diz que ele era " O Senhor" (tudo em maiúsculo). QUando TOlkien se referia a FIngolfin, ele dizia "senhor dos Noldor", não " O Senhor dos Noldor"
Tolkien sem dúvida quer dizer algo com "O Senhor". Será mesmo, que ele não era Eru?
Ele estava antes de Arda.

Com toda certeza, sempre vejo Tom como a alegoria que "alegóricamente" não queria ser uma alegoria.

Realmente, cada um (no livro) fala um coisa dele....Elrond diz que TOm não pdoeria fazer frente aos exércitos de Saurom sozinho......mas não ligaria para o Um.....
Eu li um ponto interessante. Elrond diz que, se Tom ficasse com o Um, Saurom destruiría todos, e Tom seria o último, da mesma forma como foi o Primeiro (Tipo, TOm foi o Primeiro ser a habitar Arda?).

Não, não era Eru, o próprio Tolkien disse isso na Carta 153, na qual ele responde às indagações de um homem que lhe escrevera justamente a respeito dessas passagens que tu citou, inclusive a questão do "senhor".

Internamente, ele não era de nenhuma das "raças" de Arda mesmo.

Nesse sentido, o que ele realmente era, também explicado por Tolkien, era um "enigma intencional" (Carta 144).

Em um nível mais profundo e externo, ele era "o espírito da (minguante) zona rural de Oxford e Berkshire" (Carta 19). E conforme mais detalhado ainda por Tolkien na Carta 153:

Compreendo. Por não ser nada que seja de Arda, ele não estava nem aí para o Um. Confuso, mas deu para entender, muito obrigado mesmo!

Por isso votei em "outro".
O que ele é?! R: Outra criatura diferente das criaturas de Arda, que viu tudo isso acontecer. Ou como disseram Tom Bombadil é!
 
Nunca consegui compreender o Tom Bombadil. Naquela parte onde os hobbits encontram o Tom, eu acho muito interessante, mas ao mesmo tempo muito estranho. Ele realmente parece um mistério.
Por isso votei na última opção.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo