• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Contos dos Irmãos Grimm

Bom, estou lendo os Contos dos Irmãos Grimm, uma coletânea lançada no fim do ano passado. Ontem li Branca de Neve e notei que me enganaram a vida inteira. Gostaria de saber se algum de vocês conhece essa versão deste conto:

1.° ) a Madrasta mandou o caçador tirar seus pulmões e fígado, o que ele não fez: pegou de um corça (sabe-se lá o q é isso) e a Madrasta comeu os órgãos achando que era da enteada ( );
2.° ) a Madrasta tentou matá-la passando-se por uma velha que vendia cordões de espartilho (Branca de Neve perva), apertou tanto que a gúria desmaiou e os anões a salvaram;
3.° ) a Madrasta tentou matar Branca de Neve com um pente envenenado e novamente Branca de Neve foi salva pelos parentes de Gimli;
4.° ) a Madrasta enfetiçou a metade da maçã e a Branca de Neve não quis comer, então a Madrasta dividiu a maçã e deu a parte envenada para a tolinha que comeu e morreu
5.°) O príncipe estava passeando quando viu o caixão de vidro da Branca de Neve se apaixonou e pediu a para os anões, depois de algumas negociações eles liberaram... Quando foram retirar o caixão o pedacinho de maçã que estava na boca dela caiu e ela acordou... NÃO TEVE BEIJO!!!!!!
6.°) No dia do casamento da tosquinha com o príncipe, a Madrasta foi convidada, mas o príncipe a obrigou a vestir sapatos de aço que foram esquentados no fogo e dançar até que ela morresse...

Que versão do mal !!!

OUtra coisa, os anões não tinham nomes, como Zangado, Feliz, etc... Eles simplesmente eram citados como anões...

Estranho não?

a disney quando fez a versão para o cinema, mudou muito as histórias, muitas histórias acabam de formas trágicas como a da pequena sereia ou sangrentas como a da cinderela

Qual é a versão da Chapeuzinho Vermelho??

HUmmm...quanto a Branca de Neve, tem até um filme com uma versão "meio dark"!! O nome em inglês é Snow White in Black Forest, acho que a tradução ficou Floresta Negra, mas não tenho certeza... é com a Sigourney Weaver (Alien: Ressurrection) e o Sam Neill (Jurassic Park I e III)... até que é legal, tem aquele clichê bem clichê: sangue na neve!! :hanhan:
acho q vi esse filme, eu achei muito lgal rsrsrs


Então, continuando a leitura de Contos dos Irmãos Grimm ontem revi a história Gata Borralheira, também conhecida como Cinderela.
Olhem o que acontece nesta versão:
As irmãs cortam pedaços do pé (uma o dedo e outra o calcanhar) com uma faca para que caiba o sapatinho, que também não é de cristal, é de ouro...
Ah! Não tem nada de abóbora, fada madrinha etc...
Quem entrega os vestidos (sim são 3 dias de festa, portanto 3 vestidos) são os passarinhos amigos da Cinderela.
Mas o final é o melhor da história, os passarinhos amigos da princesa bicam os olhos das irmãs invejosas para que elas sejam castigadas com a cegueira...

Obs: Seria isto um SPOILER, seria isto uma história infantil???

e tbm tem a parte da madrasta q é colocada num barril, q é atravessado com espadaas e depois jogado morro abaixo para q ela morresse


Eu conhecia essa versão sim... sempre fui fascinada por contos de fadas, e li essa versão aos 10 anos.. queria conhecer a versão dos grimm e achei na biblioteca do colégio...

Estou doida pra comprar esse livro, pra ler mais versões deles.

Se vc for catar outros contos, vai descobrir que não é só com a Branca de Neve que fizeram isso.. adocicam muito pra se tornarem histórias infantis... ¬¬

ahhh eu tbm adoro contos de fadas:grinlove:, eu conheçu os irmãos grimm desde pequena, minha mãe tinah uma coleção de 6 livros com todas as histórias deles:grinlove:,
esse livro parece muito bonito^^

Por exemplo da Bela Adormecida, ela estava dormindo quando ficou grávida de gêmeos de um rei casado, cuja rainha ficou sabendo tentou matar a bela adormecida e no final acabou como a megera da estória, o rei se livrou da rainha e casou com a guria carne fresquinha que ele abusou enquanto dormia. Até existe uma doença psicológica chamada de Síndrome da Bela Adormecida, quando algo muito horrível aconteceu/está acontecendo com uma pessoa, e ela tenta escapar dormindo. (conheci uma senhora européia que dormiu durante toda a 2a. Guerra Mundial)
eu não conheçu essa versão8-O
 
eu acabei de comprar o livro, nem chegou ainda. Mas sei de algumas coisas bem interessantes, tipo:
A versao macabra de chapeuzinho vermelho é bem assim:
A mae de chapeuzinho pede pra ela levar umas comidas para sua avó. No caminho ela passa pela floresta e encontra o lobo que lhe pergunta pra onde ela vai, e em seguida pergunta por qual caminho ela vai. Entao o lobo pega o outro caminho, chega primeiro na casa da vovó e come ela e veste suas roupas.
Quando a chapeuzinho chega na casa da vovó, o lobo já está na cama vestido de vovoznha, a chapeuzinho oferece um pouco de comida para a "vovó", mas ela nao aceita e pede para colocá-la em cima da mesa na cozinha, e dpois pede para a chapeuzinho pular na cama para os dois transarem. E à medida que chapeuzinho vai tirando a roupa ela pergunta: "Mas onde eu coloco" seguido da roupa, entao a frase fica por exemplo: mas onde eu coloco o capûs? e entao a "vovó" diz pode colocar no fogo voce nao vai mais precisar disso.Entao a chapeuzinho pula na cama, e o lobo fica oferecendo pedaços da vovó para chapeuzinho e os dois ficam comendo esses pedaços, então além de sexo a história também tem canibalismo.
Durante a transa a chapeuzinho vai fazendo aquelas perguntas clássicas q vcs jah sabem e com elas ela descobre que na verdade ela está transando com o lobo, depois disso o lobo acaba o seu serviço e come a chapeuzinho. E a história acaba aí.
OBS: como vcs devem ter percebido, a chapeuzinho começa a transar pensando que está transando com a vovó,ou seja, havia uma relação entre a vovó e a chapeuzinho além do parentesco. Então na história original de chapeuzinho vermelho há heterossexualidade, canibalismo e homossexualidade.

E mais uma curiosidade ainda não listada neste fórum é: a origem destas histórias macabras é celta. Eles contavam essas histórias geralmente à noite, eram histórias para adultos, até msm pq naquela época nao existiam crianças e sim pequenos adultos, mas enfim, as historias faziam parte do folclore celta e era pra botar medo msm.
 
Ué, eu li o livro a a versão que está ali não é essa aí não.
Não tem sexo no Contos...
 
Esse livro é muuuuuito bom!Eu vou comprar p/ mim!Tem comentários até de uma psicologa,não?

Fugindo do assunto,gente,as ilustrações são lindas!Feitas por Arthur Rackman.Eles fez ilustrações de algumas fadas que até hoje eu me encanto!Muito lindas!

Ué, eu li o livro a a versão que está ali não é essa aí não.
Não tem sexo no Contos...
Eu também achei que não tinha,mas a história que contaram ai em cima foi realmente estranha!!!:hanhan:
 
Última edição:
Esse livro é muuuuuito bom!Eu vou comprar p/ mim!Tem comentários até de uma psicologa,não?

Fugindo do assunto,gente,as ilustrações são lindas!Feitas por Arthur Rackman.Eles fez ilustrações de algumas fadas que até hoje eu me encanto!Muito lindas!

Eu quase comprei esse livro umas três vezes, ele tem uma das capas mais bonitas que já vi! Livro com cara de livro!

E se vc gostou das ilustrações, procure algumas do Charles Vess, ele desenha umas fadas nesse estilo aí. É o ilustrador de Stardust.


Eu também achei que não tinha,mas a história que contaram ai em cima foi realmente estranha!!!:hanhan:

É, ali tá com cara de livre interpretação mesmo.
 
Vocês tão falando em deturpações... Mas essas histórias todas são folclóricas, transmitidas oralmente ao longo dos tempos. A história da chapeuzinho remete claramente aos burgos e à falta de segurança de quem faz o caminho entre eles. Referências à menstruação, com a cor vermelha do capuz, remetem à mocidade e fertilidade da menina.
As compilações existentes vão buscar, cada uma, um foco específico, e não cabe o radicalismo de certo ou errado. São apenas versões, e não há algo original (que seria o "certo").
Essas histórias nunca foram histórias infantis, pois como já se disse aí em cima, a figura "infantil" é muito recente na organização social humana. Para que fossem divulgadas e aceitas pela sociedade tão imersa nos preconceitos e tabus cristãos, a violência e o sexo foram retirados de todas as versões que seriam divulgadas. Apesar de nunca ter lido um livro com os contos mais cruéis, não tenho dúvidas de que esses temas - bem como homossexualidade e, talvez, até antropofagia - estejam presentes.
 
Vocês tão falando em deturpações... Mas essas histórias todas são folclóricas, transmitidas oralmente ao longo dos tempos. A história da chapeuzinho remete claramente aos burgos e à falta de segurança de quem faz o caminho entre eles. Referências à menstruação, com a cor vermelha do capuz, remetem à mocidade e fertilidade da menina.
As compilações existentes vão buscar, cada uma, um foco específico, e não cabe o radicalismo de certo ou errado. São apenas versões, e não há algo original (que seria o "certo").
Essas histórias nunca foram histórias infantis, pois como já se disse aí em cima, a figura "infantil" é muito recente na organização social humana. Para que fossem divulgadas e aceitas pela sociedade tão imersa nos preconceitos e tabus cristãos, a violência e o sexo foram retirados de todas as versões que seriam divulgadas. Apesar de nunca ter lido um livro com os contos mais cruéis, não tenho dúvidas de que esses temas - bem como homossexualidade e, talvez, até antropofagia - estejam presentes.

Concordo com vc que quando as histórias eram transmitidas oralmente até poderiam ter essa conotação. Mas não é o caso aqui. Neste tópico estamos falando especificamente do livro Contos dos Irmãos Grimm.

Nenhuma das histórias ali tem apelo sexual. Mas concordo com vc que não são histórias infantis, mas sim contos morais, com um caráter mais educativo do que 'fabulativo'.
 
realmente se nós vermos o lado do livro "contos dos irmaos Grimm" nao terá essa parte de homossexualidade e a historia da chapeuzinho citada acima nao condiz com o livro. Mas como já citado aí em cima há varias versôes e não tem só um q está certo.
 
Cara, depois de ler esse tópico, fiquei muito afim de ler os Contos. Já tinha ouvido falar direto deles, mas nunca tinha nem lido alguma coisa sobre eles...
 
Nhó, meu tópico tá bombando. :grinlove:
Vou pedir participação nos lucros. :yep:

Eu lia uma história por dia pra minha mãe, ela ficava horrorizada. :devil:
 
Cara, depois de ler esse tópico, fiquei muito afim de ler os Contos. Já tinha ouvido falar direto deles, mas nunca tinha nem lido alguma coisa sobre eles...

Vale a pena Breno, tanto do lado nostálgico, como conhecer também a versão dos Irmãos Grimm. Recomendadíssimo.

qquais são os 53 contos doo livro "Contos dos irmaos Grimm"???( qi o meu livro ainda nao chegou i.....)

São esses aqui ó: Contos

Nhó, meu tópico tá bombando. :grinlove:
Vou pedir participação nos lucros. :yep:

Eu lia uma história por dia pra minha mãe, ela ficava horrorizada. :devil:

Eu lembro disso na época. E você antes de me emprestar ficava me ligando pra contar cada conto que lia! :lol:
 
Historinhas legais :cool:

Tem um filme da Branca de Neve que mostra a madrasta eu acho, comendo orgaos.. Nao sei se é a mesma coisa..
 
Eu li um livro dos irmão Grimm que tem essa versão da Branca de Neve (menos a parte dos sapatos do principe) e a da Cinderella (sim, as irmas cortam pedaços do corpo)!!! Mas não tem nada dessa versão da Chapeiznho ou da Bela Adormecida!!!!

Ah, e a história original da Pequena Sereia?! De Andersen... é realmente triste!!! Nadaaa a ver c/ a historia da Disney (mas eu amo a disney!)

:abraco:
 
tb gosto mtu da Disney, mas ela fez com q as fábulas se tornassem absurdas.Até msm o conto da chapeuzinho vermelho, pô o caçadpr tira a vovó viva de dentro do lobo, coisass totalmente absurdas. A Disney sacaneou d vez com as historias......a disney fez meio q uma adaptação da adptação
 
Oi gente! acabei de chegar no Valinor! Vou logo dizendo que tenho grande interesse nos contos dos Grimm p terem sido inspirado no folclore da região da Floresta Negra.
Falando nisso, tb ví o filme "Floresta Negra" (mencionando aí embaixo). Uma versão diferente, mas interessante, da Branca de Neve, principalmente pq mostra o lado da madrasta e quebra um pouco c a bondade quase mórbida da Branca de Neve. Não sei se seria mais próximo do conto original, mas gosto de ver os símbolos presentes como o uso de runas e algumas magias antigas deste povo.
Tenho uma dica de livro interessante, aliás duas. Infelizmente os procuro mas não são mais vendidos.
A primeira dica é um livro escrito p irmãos Grimm sobre o folclore da Floresta Negra. Esse quase impossível de encontrar.
A outra dica é um livro lançado pela psicanalista junguiana Clarissa Pinkola Estes (Contos dos irmãos Grimm), onde ela destrincha os contos dos Grimm, explicando-os a partir das versões originais.
Nada melhor do que compreender a simbologia contida nestes contos para conhecer melhor seu povo, seu folclore. Só que esta edição está esgotada, provavelmente seja mais fácil de encontrar em sebos.
É isso aí, já falei demais...srrsss
Bjs, é um prazer participar deste forum!
Clarissa
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo