• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Contos dos Irmãos Grimm

Annë

C´est la vie
Bom, estou lendo os Contos dos Irmãos Grimm, uma coletânea lançada no fim do ano passado. Ontem li Branca de Neve e notei que me enganaram a vida inteira. Gostaria de saber se algum de vocês conhece essa versão deste conto:

1.° ) a Madrasta mandou o caçador tirar seus pulmões e fígado, o que ele não fez: pegou de um corça (sabe-se lá o q é isso) e a Madrasta comeu os órgãos achando que era da enteada (:blah: );
2.° ) a Madrasta tentou matá-la passando-se por uma velha que vendia cordões de espartilho (Branca de Neve perva), apertou tanto que a gúria desmaiou e os anões a salvaram;
3.° ) a Madrasta tentou matar Branca de Neve com um pente envenenado e novamente Branca de Neve foi salva pelos parentes de Gimli;
4.° ) a Madrasta enfetiçou a metade da maçã e a Branca de Neve não quis comer, então a Madrasta dividiu a maçã e deu a parte envenada para a tolinha que comeu e morreu
5.°) O príncipe estava passeando quando viu o caixão de vidro da Branca de Neve se apaixonou e pediu a para os anões, depois de algumas negociações eles liberaram... Quando foram retirar o caixão o pedacinho de maçã que estava na boca dela caiu e ela acordou... NÃO TEVE BEIJO!!!!!!:ahn?:
6.°) No dia do casamento da tosquinha com o príncipe, a Madrasta foi convidada, mas o príncipe a obrigou a vestir sapatos de aço que foram esquentados no fogo e dançar até que ela morresse...8-O

Que versão do mal !!!:devil:

OUtra coisa, os anões não tinham nomes, como Zangado, Feliz, etc... Eles simplesmente eram citados como anões...

Estranho não?:eek:
 
Annë Pitye disse:
2.° ) a Madrasta tentou matá-la passando-se por uma velha que vendia cordões de espartilho (Branca de Neve perva)

Na época espartilho era acessório comum, não artigo fetichista:obiggraz:
A Primula conhece uma versão bacana da história da Chapeuzinho Vermelho, se não me engano. :think:
 
Ah, a versão de Chapeuzinho Vermelho tem umas mudanças bizarras também. Muita coisa foi amenizada pra virar infantil

Edit: nossa, a Anica falou a mesma coisa o_O
 
Eu conhecia essa versão, só não conhecia o final do sapato de aço... que príncipe ruim... A versão que nem dá chapeuzinho no Contos... também é foda!!!
 
era o principe ou a própria Branca de Neve quem mandou dançar? :think:

como disse Gilbert (Fiddler's Green), houveram várias versões antes de serem compiladas pelos Irmãos Grimm, Handersen etc.. Essa versão foi a primeira deturpação se formos pensar.

Por exemplo da Bela Adormecida, ela estava dormindo quando ficou grávida de gêmeos de um rei casado, cuja rainha ficou sabendo tentou matar a bela adormecida e no final acabou como a megera da estória, o rei se livrou da rainha e casou com a guria carne fresquinha que ele abusou enquanto dormia. Até existe uma doença psicológica chamada de Síndrome da Bela Adormecida, quando algo muito horrível aconteceu/está acontecendo com uma pessoa, e ela tenta escapar dormindo. (conheci uma senhora européia que dormiu durante toda a 2a. Guerra Mundial)
 
Primula disse:
era o principe ou a própria Branca de Neve quem mandou dançar? :think:
Foi o Príncipe, conferi aqui no livro.

Primula disse:
Por exemplo da Bela Adormecida, ela estava dormindo quando ficou grávida de gêmeos de um rei casado, cuja rainha ficou sabendo tentou matar a bela adormecida e no final acabou como a megera da estória, o rei se livrou da rainha e casou com a guria carne fresquinha que ele abusou enquanto dormia. Até existe uma doença psicológica chamada de Síndrome da Bela Adormecida, quando algo muito horrível aconteceu/está acontecendo com uma pessoa, e ela tenta escapar dormindo. (conheci uma senhora européia que dormiu durante toda a 2a. Guerra Mundial)
Ué! Essa história não confere com a do livro...:think: Aqui ela é igual a que eu aprendi, ela é amaldiçoada, 100 anos se passam sem que ninguém consiga entrar no Castelo, um príncipe entra a beija e acorda todo o castelo... sim pq, até as moscas nas paredes estavam dormindo!:mrgreen:
 
Eu conhecia essa versão sim... sempre fui fascinada por contos de fadas, e li essa versão aos 10 anos.. queria conhecer a versão dos grimm e achei na biblioteca do colégio...

Estou doida pra comprar esse livro, pra ler mais versões deles.

Se vc for catar outros contos, vai descobrir que não é só com a Branca de Neve que fizeram isso.. adocicam muito pra se tornarem histórias infantis... ¬¬
 
Annë Pitye disse:
1.° ) a Madrasta mandou o caçador tirar seus pulmões e fígado, o que ele não fez: pegou de um corça (sabe-se lá o q é isso)

É a fêmea do Veado. ;)

E esses bichos são muito ágeis, por isso o carro da Chevrolet se chama Corsa.
 
Hm... que livro é esse?


Eu tenho ainda um livro chamado "Contos de Grimm", que meus pais linham pra mim quando eu era pequerrucho(adoro palavras bizarras), e que eu adorava. Mas as histórias eram bem infantis...

E eu já tinha ouvido falar de uma versão de Chapeuzinho Vermelho meio macabra, mas nunca de Branca de Neve...
 
Larissa - Aredhel disse:
É a fêmea do Veado. ;)

E esses bichos são muito ágeis, por isso o carro da Chevrolet se chama Corsa.

Ahhh! Thank's !
Mas no livro é corça com "ç" mesmo... não escrevi errado não! E Corsas não são agéis! Hahaha:mrgreen:

Dr. Estranho disse:
Hm... que livro é esse?


Eu tenho ainda um livro chamado "Contos de Grimm", que meus pais linham pra mim quando eu era pequerrucho(adoro palavras bizarras), e que eu adorava. Mas as histórias eram bem infantis....

É este aqui:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=195600&ID=C8FA39417D60206122D030920

Não sei colocar links do tipo "clique aqui", sorry...:roll:
 
Dr. Estranho disse:
E eu já tinha ouvido falar de uma versão de Chapeuzinho Vermelho meio macabra, mas nunca de Branca de Neve...

Qual é a versão da Chapeuzinho Vermelho??

HUmmm...quanto a Branca de Neve, tem até um filme com uma versão "meio dark"!! O nome em inglês é Snow White in Black Forest, acho que a tradução ficou Floresta Negra, mas não tenho certeza... é com a Sigourney Weaver (Alien: Ressurrection) e o Sam Neill (Jurassic Park I e III)... até que é legal, tem aquele clichê bem clichê: sangue na neve!! :hanhan:
 
Última edição:
Então, continuando a leitura de Contos dos Irmãos Grimm ontem revi a história Gata Borralheira, também conhecida como Cinderela.
Olhem o que acontece nesta versão:
As irmãs cortam pedaços do pé (uma o dedo e outra o calcanhar) com uma faca para que caiba o sapatinho, que também não é de cristal, é de ouro...
Ah! Não tem nada de abóbora, fada madrinha etc...
Quem entrega os vestidos (sim são 3 dias de festa, portanto 3 vestidos) são os passarinhos amigos da Cinderela.
Mas o final é o melhor da história, os passarinhos amigos da princesa bicam os olhos das irmãs invejosas para que elas sejam castigadas com a cegueira...

Obs: Seria isto um SPOILER, seria isto uma história infantil???
 
Última edição:
Nossa Primula!
Vc conhece Fidler's Green... Bem apropriado fazer menção a um personagem de Gaiman quanto estamos falando de histórias infantis macabras... he he he
 
*ALMIË* disse:
Qual é a versão da Chapeuzinho Vermelho?

Eu num lembro exatamente a história, mas tinha umas coisas tipo o Lobo estuprava a Chapeuzinho, o a Avó(não me lembro) e o caçador tb era um cara mauzão, e etc... Eu não me lembro direito =/
 
Dr. Estranho disse:
Eu num lembro exatamente a história, mas tinha umas coisas tipo o Lobo estuprava a Chapeuzinho, o a Avó(não me lembro) e o caçador tb era um cara mauzão, e etc... Eu não me lembro direito =/

É, parece que essa é versão mais antiga da Chapeuzinho... pena eu não saber a história ao certo. Mas tem algo a ver com o que o Dr.Estranho disse... eu acho que o lobo estuprou as duas...
 
Eu comprei o livro ontem (aliás um belo livro..capa dura, e as ilustrações são demais...:issoaih: :joinha: ). Ele não tem a história da Chapeuzinho Vermelho.. mas contém, realmente "visões" meio macabras dos contos de fadas!!

Mas creio que na época em que viveram, (um tempo difícil, em anos de transformações políticas e até mesmo bélicas) essas formas de "contos" refletiam o espírito alemão!! Em 1812, escreveram no prefácio da sua coletânea de contos populares: “Já era tempo de redigir estes contos, pois aqueles que os deveriam conservar estão se tornando cada vez mais raros”. E, em seguida: “Em todos estes contos, espelha-se o mito genuinamente alemão, que se acreditava estar perdido”.

Era uma vez dois irmãos inteligentes que foram tão fundamentais para a nação cultural, como seus contos e fábulas... :cerva:
 
Última edição:
Olá,
Já ouvi algo sobre a História de Chapeuzinho Vermelho e pelo que lembro tem coisas bem diferentes da história que conheciamos quando eramos crianças. Se não me engano, acho que passou uma versão desta história na tv,mas faz um bom tempo.
Desculpe a pergunta tola,mas qual o nome certinho deste livro? Sou louca por livros e quero comprar este.
 
Hehe...me enganei...na empolgação olhei só a primeira folha do índice, tem a história da Chapéuzinho Vermelho sim:oops: :roll: ... mas ela é normal, quer dizer, não notei nenhuma diferença da história tradicional!!
 
Os contos dos Irmãos Grimm, foram aligeirados pela Disney e por outras empresas assim para poder fazer deles uma maquina de fazer dinheiro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo