• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compatibilidade na escrita pode prever o sucesso do relacionamento

Haleth

Sweet dreams
Sensacionalizei o título, mas é quase isso mesmo, rs

Notícia do Estadão

SÃO PAULO - Sabemos que as pessoas tendem a ser atraídas para namorar e se casar com outras que se assemelham em termos de personalidade, valores e aparência física. No entanto, esses recursos pertencem apenas à superfície do que faz um relacionamento dar certo. A forma como os indivíduos falam também é importante. Um novo estudo publicado na revista Psychological Science, da Associação para Ciência Psicológica dos EUA, descobriu que quem se comunica - verbalmente ou por escrito - em estilo similar é mais compatível.

A pesquisa focou-se nas palavras chamadas "de função" - não substantivos ou verbos, mas as que mostram como os termos estão relacionados, como preposições e pronomes. Entre as usadas, estão "um/uma", "ser/estar", "qualquer coisa", "aquilo", "vai", "dele" e "e". Como usamos essas palavras constitui a nossa redação e estilo de fala, segundo o coautor James Pennebaker, da Universidade do Texas, em Austin (EUA).

"Palavras de função são altamente sociais e necessitam de habilidades sociais para serem usadas. Por exemplo, estou falando sobre o artigo que está sendo publicado e, em poucos minutos, quando fizer alguma referência 'ao artigo', você e eu saberemos o que isso quer dizer. Mas alguém que não faz parte da conversa não entenderia", explica Pennebaker.

Junto com Molly Irlanda e colegas, ele examinou se o modo de falar e escrever entre casais pode prever o comportamento futuro do namoro e a força de duração dos relacionamentos. Os pesquisadores fizeram dois experimentos, em que um programa de computador comparou o estilo de linguagem dos parceiros.

No primeiro estudo, os pares de estudantes universitários tinham encontros de 4 minutos enquanto suas conversas eram registradas. Quase todos abrangeram os mesmos temas: Qual a sua formação? De onde você é? O quanto gosta da faculdade? Todas as conversa soaram mais ou menos iguais a "ouvido nu", mas a análise dos textos revelou diferenças acentuadas em sincronia de linguagem. Os casais cuja pontuação no quesito estilo ficou acima da média foram quase 4 vezes mais propensos a querer um contato posterior em relação às duplas cujo modo de falar não estava em sintonia.

Um segundo levantamento revelou o mesmo padrão em bate-papos online entre casais de namorados ao longo de 10 dias. Quase 80% dos pares cujo estilo de escrita era parecido ainda namoravam depois de três meses, em comparação com cerca de 54% daqueles que não tinham muita similaridade.

O que as pessoas dizem às outras é importante, mas como elas fazem isso pode ser ainda mais revelador. "O que é maravilhoso sobre isso é que realmente não tomamos essa decisão, ela apenas sai da nossa boca", diz Pennebaker.

Se você está se perguntando se você e seu parceiro têm correspondência no estilo de linguagem, faça o teste online e descubra.
 
Sei não, hein? Nora Joyce, esposa de James Joyce, era quase uma analfabeta funcional.... Mas sei lá, né.
 
A ciência aponta padrões, porém é óbvio que exceções existem, e isso não infere diretamente em erro do estudo, apenas demonstra a complexidade dos relacionamentos interpessoais, impossiveis de serem plenamente mapeados.
Por mais que a ciência busque, a certeza é que nada faz sentido.
 
vou ter q encontrar alguem q escreve muito "então", "gente", "muuuuuito"! e "pois é"? Vou colocar o anúncio no jornal:

"então gente, pois é, to aqui, procuro um cara muuuuito legal e vegan, que goste de ler e dar muuuuuitos livros de presente!"

XD :rofl:
 
Manu M. disse:
Mavericco disse:
Sei não, hein? Nora Joyce, esposa de James Joyce, era quase uma analfabeta funcional.... Mas sei lá, né.

Jura??? oO

Juro sim menina :sim:
Ela inclusive não lia nada que o Joyce escrevia e tampouco dava pitacos ou coisas do gênero. Ela gostava de ler folhetins bem melosos, mas mesmo estes eram bem rarefeitos...

Algum tempo depois da morte do Joyce, alguns jornalistas, maliciosos, tentaram se aproveitar da ingenuidade literária dela e perguntaram se ela prestava atenção ou se ao menos conhecia algum dos escritores que Joyce era rodeado por (Nabokov, Eliot, Pound, Beckett...); e ela respondeu:

"Como se pode prestar atenção nos outros escritores quando se é casada com o maior de todos?"
 
Mavericco disse:
Manu M. disse:
Mavericco disse:
Sei não, hein? Nora Joyce, esposa de James Joyce, era quase uma analfabeta funcional.... Mas sei lá, né.

Jura??? oO

Juro sim menina :sim:
Ela inclusive não lia nada que o Joyce escrevia e tampouco dava pitacos ou coisas do gênero. Ela gostava de ler folhetins bem melosos, mas mesmo estes eram bem rarefeitos...

Algum tempo depois da morte do Joyce, alguns jornalistas, maliciosos, tentaram se aproveitar da ingenuidade literária dela e perguntaram se ela prestava atenção ou se ao menos conhecia algum dos escritores que Joyce era rodeado por (Nabokov, Eliot, Pound, Beckett...); e ela respondeu:

"Como se pode prestar atenção nos outros escritores quando se é casada com o maior de todos?"

Hahaha, bem feito! Quiserem tirar uma onda com ela...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo