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Combos D&D 5.0

Tópico em 'D&D e d20' iniciado por Conselheiro, 11 Jun 2016.

  1. rafaelotus

    rafaelotus Usuário

    Por exemplo, um solar q tem 18 dados de vida mas e nível de desafio 21, se ele pega 2 níveis de paladino, no caso ele.seria 23?

    Igual um personagem jogador q se ele for um paladino lvl 15, o nível de desafio dele é 15 e se ele pega 2 níveis, então vai ser nd 17?

    E o caso de não dar pra calcular, pensa no seguinte, imagina q vc e um guerreiro lvl 10 e vc é transformado em um vampiro, o seu nível de desafio pode ser calculado, Pq os poderes q vc vai ganhar com o vampiro vai aumentar o seu nd, digamos q aumenta em 3, então vc seria um nd 13

    Ou por exemplo vc é um mago lvl 17 e se transforma em um lich, o nível de desafio tbm pode ser calculado, ai talvez um lich poderia se um nd 20, aumentando em 3 o nível de desafio q era o do mago,

    Ai só quero saber como faço pra ter uma ideia. Mas no caso de pegar classe acho q seria igual pros jogadores mesmo, cada nível da classe aumenta em 1 o nd e assim por diante.

    No caso de um monstro fazer isso e pegar níveis de classe é igual a magia alterar forma de 9 nível, no caso digamos q é a mesma coisa da metamorfose verdadeira, só q ela vc mantem os benefícios da classe mas ela dura apenas 1h, a metamorfose verdadeira, vc realmente troca a ficha, so q vc não vai ter mais nenhum nível de classe quando vc for transformado, mas ai depois e só pegar a classe, mas eu entendi o seu ponto de vista.
     
  2. Rodm

    Rodm Usuário

    Vamos por partes, um monstro com níveis de classe tem nível 1 ao 20. Isso aumenta o nd dele que tem que ser calculado por habilidade adquirida, o nd dele não aumenta 1 por lv upado.

    Segundo nível do personagem, considere que o monstro é nível 0 e ele upa até o 20. Ser um monstro é como se vc tivesse uma raça disponível.

    Pra se transformar em qualquer criatura, vc tem que ter lv igual ao nível de desafio da criatura, vc é lv10, vc não vai ser um solar, se vc quer ser um solar, vc tem que ser um personagem lv21.
     
  3. rafaelotus

    rafaelotus Usuário

    Blz, entendi melhor, esta parte ai da magia (simulacro com metamorfose verdadeira e monstro com classes, ta blz), agora eu estava vendo sobre uma combinação de classes e com magia junto, seguinte, mago da guerra 18/ paladino 2, ai seguinte se eu fizer o combo la da CA, e misturar com magia ve se esta correto,

    CA = 10 +8+3(armadura de batalha completa e +3 mágico dela) +2+3 (escudo mágico encantando) + 1+1+1 (estilo de combate defesa + manto da proteção + anel da proteção), +3 (Espada defensora) + 2 (mago da guerra) +2 (velocidade) = 36 de CA,

    No lvl 18 a classe mago me da a seguinte característica (No 18º nível, você alcança tamanha maestria em determinadas magias que pode conjurá-las à vontade. Você escolhe uma magia de mago de 1º nível e uma magia de mago de 2º nível de seu grimório. Você as conjura em seu nível mínimo, sem gastar espaços de magia quando as tiver preparadas. Caso queira, você pode conjurá-las com um espaço de nível superior, porém gastará espaços de magia, como normalmente se faz.)

    ai digamos que eu escolha como magia de 1 nivel a magia escudo arcano (+5 na ca usado como reação) e de nivel 2 eu poderia escolher nublar/invisibilidade, so que como eu vou manter a concentração na magia velocidade, ai vou escolher a magia reflexos como exemplo, eu posso então castar reflexos todo turno se quiser e se o inimigo ainda assim conseguir me acertar, minha CA é 36 e eu posso usar escudo arcano infinitas vezes, então potencialmente minha CA sempre sera 41 se eu precisar, é isso mesmo ou tem alguma coisa errada e tb alguma coisa que eu possa ter esquecido para melhorar esta combinação que eu fiz, mais uma vez obrigado pela ajuda.
     
    Última edição: 3 Out 2019
  4. Rodm

    Rodm Usuário

    A build ta certinha, mas se preocupe em ter 39 de CA, o maior ataque do jogo é +19, logo só acerta no 20 do dado... O que isso significa, que vc pode pegar itens melhores, pode abrir mão do arquetipo da guerra e ir pra evocação, ou ilusão, ou advinhação, ou até mesmo blade singer que comba bem com a ideia que tu ta pensando (ter recurso infinito)... Mas eu ainda prefiro o combo que já escrevi anteriormente com Hexblade 2/Paladino Conquista 8/Mago da Guerra 10. Além disso eu ainda prefiro a combinação de Hexblade 3/Paladino Devoção 7 ou 8/Feiticeiro 9 ou 10, pra poder usar o combo Reflexos+Piscar+Invisibilidade Maior renovando recurso sempre com a ação bônus pela metamagia rápida... Enfim, questão de gosto mesmo.
     
  5. rafaelotus

    rafaelotus Usuário

    blz, vou olhar o blade singer, e se eu não pegar a ficha desse jeito fico com alguma destas duas sugestões que vc mostrou, no caso falando de recurso infinito e feiticeiro/bruxo, imagina a combinação paladino 9/clerigo da vida 1/bruxo 5/ feiticeiro 5, ai seguinte, digamos que eu use a magia do paladino aura de vitalidade com bônus do clérigo da vida, e adiciono a ele o poder metamagico pra duplicar a duração dela, de 1 minuto vai pra 2, ai vou curar o grupo inteiro, e durante o combate eu gaste as minhas magias tudo e tb uso elas com o divine smith, o bruxo depois de um descanso curto recupera as magias dele, ai a cada descanso curto dele recuperando suas magias, eu posso converter ela em pontos de feitiçaria e recuperar qq magia que eu tenha, no caso as de paladino ou feiticeiro, pq ai uso tudo em cada encontro e a cada descanso curto vou recuperando o q gastei, vamos dizer q terei um tempo de recuperação muito menor e mesmo que eu gaste tudo e entre depois em outro combate antes de efetuar um descanso longo, eu ja terei pelo menos varias magias recuperadas ou talvez até todas elas.

    ai a cada descanso curto, recupero as magias de bruxo, ai converto em pontos de feitiçaria, e ai converto estes pontos e recupero as magias que eu tenho, seja de paladino/feiticeiro, e vou fazer isso a cada descanso curto até recuperar tudo que preciso, da certo ?
     
    Última edição: 3 Out 2019
  6. Rodm

    Rodm Usuário

    Tbm já escrevi sobre esse combo com aura de vitalidade + benção da vida, só que a build que usei foi Bardo 10/Bruxo 5/Feiticeiro 4/Clérigo 1... Com essa combinação vc consegue mais slots de nível mais elevados.

    Mas sim, tu pode fazer isso, o problema é que descanso curto é 1 hora, meio foda parar 4 vezes pra fazer descanso curto, quando o elfo faz um longo e recupera tudo...

    Obs.: Esse combo perdeu eficiência depois do healing Spirit do druida, cura muito mais com muito menos, é mais eficiente em combate e tu pode fazer Druida 19/Clérigo 1, ou Druida 3/Clérigo 1/Feiticeiro 16, ou até mesmo Bardo 19/Clérigo 1... Em qualquer uma dessas combinações vc vai ter o mesmo efeito de eficiência de cura, porém pegando mais aliados e considerando que é uma magia de nível 2.
     
  7. rafaelotus

    rafaelotus Usuário

    blz entendi, mas de qq forma acho q vale a pena, pq a cada uma hora de descanso, no cada o descanso curto, ja recupera algumas magias, e neste caso o jogador quer misturar paladino com estas classes pra ir mais pra combate mesmo e nao ser um suporte, mas ter essa magia desse jeito e recuperar elas rápido, mas entendi seu ponto de vista, agora aproveitando mais um pouco da sua boa vontade, tem uma unearthed arcana que tem um arquétipo pra mago que é a "Maestria do Conhecimento" (esta neste link
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    ), ai ele tem estes poderes.

    Segredos da Magia
    No 2º nível, você domina o primeiro de uma série de segredos arcanos descobertos por seus estudos extensivos. Quando você lançar uma magia com um dos seus espaços de magia e essa magia causar dano ácido, congelante, flamejante, de força, necrótico, radiante, relâmpago ou trovejante, você pode substituir esse tipo de dano por um outro dessa lista (você pode alterar apenas um tipo de dano por lançamento de magia). Você substitui um tipo de energia para outro, alterando a fórmula da magia ao lançá-la.Quando você lançar uma magia com um de seus espaços de magia que requeira um teste de resistência, você pode mudar esse teste de um atributo para outro de sua escolha. Depois de alterar um teste de resistência desta forma, você não pode fazê-lo novamente até terminar um descanso curto ou longo.


    Ai este poder, se eu troca o dano elemental da magia, posso fazer isso qtas vezes quiser, agora o de modificar o teste de resistência posso fazer mas depois tenho que descansar pra fazer ele novamente ?

    Lançamento Alquímico
    No 6º nível você aprende a melhorar suas magias de diversas formas. Quando você lança uma magia com um dos seus espaços de magia, você pode gastar um espaço de magia adicional para melhorar os efeitos desse lançamento, misturando os componentes materiais brutos que formam a magia para amplificá-la. O efeito depende do espaço de magia gasto dessa maneira. Um espaço de 1º nível adicional pode aumentar a força bruta de uma magia. Se você jogar o dano para a magia quando você a lança, aumente o dano causando 2d10 de dano de força em cada um dos alvos. Se a magia puder causar dano em mais de um turno, o dano adicional de força ocorre apenas no turno em que a magia foi lançada. Um espaço de 2º nível adicional pode aumentar o alcance da magia. Se o alcance da magia vai até 9 metros, ele passa a ser de até 1,5 km. Um espaço de 3º nível adicional pode aumentar a potência da magia. Ele aumenta a CD da magia em 2.

    Com este poder, eu poderia por exemplo pegar uma magia de lvl 1 que tem uma duração de um minuto e por exemplo fazer ela ter uma duração de 1h ou até mais, talvez 24h, (ai eu pra aumentar uma magia e ter estas duas durações, vc acha q gastaria uma magia de q nivel pra ter estes efeitos ?)


    Memória Prodigiosa
    No 10º nível, você adquiriu uma grande maestria na preparação das magias. Como uma ação bônus, você pode trocar uma de suas magias que você tenha preparada por outra magia de seu grimório. Você não pode utilizar essa habilidade novamente até terminar um descanso curto ou longo.


    Mestre da Magia
    No 14º nível, seu conhecimento da magia permite que você duplique quase qualquer magia. Como uma ação bônus, você pode trazer à sua mente o conhecimento necessário para lançar qualquer magia à sua escolha da lista de qualquer classe. Essa magia deve ser de um nível que você seja capaz de lançar, não deve tê-la preparada e deve seguir as regras normais de lançamento dela, incluindo o gasto do espaço de magia. Se a magia não for da lista de magias de mago, ela passa a contar como se fosse quando você a lançar. A habilidade de lançar essa magia desaparece de sua mente assim que você lançá-la ou quando o turno atual terminar. Você não pode utilizar essa característica novamente até terminar um descanso longo.


    Com este ultimo poder, eu posso ter acesso a qq magia do jogo, por exemplo se for um mago lvl 20, eu poderia usar a magia ressurreição verdadeira com esse poder ?
     
  8. Rodm

    Rodm Usuário

    A resposta curta para todas as suas perguntas é, vc não pode usar esse arquetipo, já foi testado e recusado, quebrou totalmente o sistema, nem vou discutir os combos que ele gerou.
     
  9. rafaelotus

    rafaelotus Usuário

    sim, este ai achei bem forte mesmo, uma duvida a mais referente a magia metamorfose verdadeira, ela tb tem a opção de transformar objeto em criatura e criatura em objeto, ai eu posso por exemplo pegar um objeto de madeira e moldar ele no formato de um golem de barro, e ai usar a magia de forma permanente pra transformar a madeira em um golem de barro e ai este golem ja vem "pronto", digo pronto no sentido q ai não preciso de fazer os procedimentos mágicos e nem gastar nada pra criar o golem como eu teria q fazer isso para criar o golem de maneira "normal" ? E da mesma forma posso criar mortos vivos independente da maneira como eles são criados normalmente, tipo a aparição?

    Objeto em Criatura: Você pode transformar um objeto em um tipo de criatura, contanto que o tamanho da criatura não seja maior que o tamanho do objeto e, o nível de desafio da criatura será 9 ou menor. A criatura é amigável a você e aos seus companheiros. Ela age em cada um dos seus turnos. Você decide qual ação ela realizará e como ela se move. O Mestre tem as estatísticas da criatura e resolve todas as ações e movimentos dela. Se a magia se tornar permanente, você não terá mais controle sobre a criatura. Ele pode continuar amigável a você, dependendo da forma como você a tratou.

    E se eu transformar um criatura em objeto de forma permanente, eu posso transformar um mostro por exemplo em uma pedra preciosa, digamos diamante, ouro, safira, qq coisa que tenha valor, caso seja possivel ai ele é transformado e fica na forma do objeto, tipo se eu pegar um gigante e transformar em um ouro, ai ele ficaria na forma do gigante so q sendo de ouro, caso seja assim, se eu derreter este ouro, ai no caso eu mato a criatura q foi transformada e o "objeto" ainda continua sendo ouro?

    Criatura em Objeto: Se você transformar uma criatura em um objeto, ela se transformará, junto com tudo que estiver vestindo ou carregando, nessa forma. As estatísticas da criatura tornam-se as do objeto e a criatura não se lembrará do tempo que passou nessa forma, depois da magia acabar e ela retornar a sua forma normal.
     
  10. Rodm

    Rodm Usuário

    Sim para ambas as perguntas e todas as ideias que vc sitou são possiveis. Basicamente, tu ta usando uma magia de nivel 9, demora demais pra pegar lv.17, então se tu conseguiu, parabéns, tu tem o direito de usar magias "subjetivas".
     
  11. Demoniel EX

    Demoniel EX Usuário

    Acho que o Rodm já respondeu, tudo, mas só umas observações:
    - Se você dormir no combo simulacro+desejo seus clones ganham um slot de sétimo nível. Ainda digo mais o tempo que vai demorar para fazer um simulacro pode depender da boa vontade do mestre (pq mesmo desejo dizendo que a magia funciona e custando uma ação em nenhum momento fala que o tempo de castar da outra magia será reduzido a 1 ação).
    - O Combo de AC não é tão funcional quanto parece por precisar de muitos itens mágicos de alta raridade (o 5e foi desenvolvido para nem ter itens mágicos). Então quando fazer essa tome bastante cuidado para não fazer asneira de acreditar que vai ter esses itens todos.
    - Sobre a Hydra ela tem 172 de pontos de vida médios ao avaliarmos a quantidade de dano que ela toma/recupera, para cada 25 de dano ela recupera 20 de vida, ou seja leva 5 de dano assim o número máximo de cabeças que ela pode ter (desconsiderando poções de cura e magias de cura que você deveria usar para bufar ela) é 172/5 = 34 cabeças. Nesse ponto ela teria 34 reações e 34 mordidas totalizando um dano de 64d10+340 porém teria 2 pontos de vida. Bem qualquer mago nível 1 ou 2 mata esse bicho com misseis mágicos. (ah esse bicho não ia conseguir dormir direito, porque ao menos uma cabeça sempre está acordada e ela tema a desgraça da fome insaciável)
     
  12. heremitao

    heremitao Usuário

    E ai pessoal, sou novo no fórum e gostaria de sugestões para minha build de Bardo.
    Nosso grupo voltou a jogar a algumas semanas e nos nunca tínhamos usado multiclasse, jogávamos o 3.5 e migramos pro 5.0 agora. Acabei fazendo um Bardo mais pelo foco interpretativo e pericias sociais.
    No grupo tem:
    -Paladino( que é o mvp do grupo haha, bate muito o desgraçado).
    -Guerreiro(é o tank, ele usa as manobras para auxiliar o grupo).
    -Ladino (luta com o arco a distancia).
    -Bardo(eu, o quebra-galho do grupo, sou o diplomata, músico, consigo uns descontos em lojas e umas cervejas de graça as vezes haha).
    O mestre deixou a gente usar o "Xanathar" e "Homebrew - Novos Arquétipos" e acabei seguindo o "Colégio da Busca da Canção" no lvl3, para ter mais algumas magias de dano, no 3.5 eu joguei bastante de mago dai comecei a sentir falta de dar um dano kkk.
    No lvl 4 decidi pegar 1 lvl de Feiticeiro de "Origem Aberrante", só pq dava vantagem em Persuasão kk. Ai com o decorrer do jogo a galera começou a se arrepender de algumas escolhas na build e o mestre fez uma regra, que sempre quando o personagem fosse ganhar uma característica de arquétipo, ele pudesse trocar por uma de outro arquétipo, da mesma classe, desde que fizesse algum sentido com o personagem. Então peguei "Segredos Mágicos Adicionais".

    Minha ficha está assim:
    For 8; Des 18; Cons 12; Int 12; Sab 12; Car 20
    Bardo 6 / Feiticeiro 1

    Eu vi a build de cura do Rodm, e pensei em segui-la...
    O que acham que da pra fazer com a minha build ?
    A minha ideia era dar um suporte/cura bom, ja que no grupo não tem e um daninho extra é sempre bem vindo haha vlw.
     
  13. Rodm

    Rodm Usuário

    Fala parceiro, tudo certo?
    Cara, que saudade da 3.5, adorava metamorfo de guerra, druida em forma elemental, guerreiros focados em ataque de oportunidade, mestre do arremesso que sempre tranformava a CA em 10 e paralização... Enfim, bons tempos, sinto muito seu grupo ter mudado de sistema.

    Mas antes de te passar uma build, preciso saber de uma coisa, você pode alterar seu personagem?
    Se você puder, vou te ajudar a criar um bardo direito, eles não precisam de multiclasse, eles são a multiclasse.
     

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