• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

CLONAGEM...Células Tronco...

É o seguinte; toda a parafernália da bioética contra a clonagem terapêutica se deve que, aos olhos da ética, um óvulo fecundado tem tantos direitos quanto qualquer uma das 6+ bilhões de pessoas do planeta.

Portanto, o uso de embriões, por mais novos que sejam, é considerado assassinato assim como um abortamento espontâneo de um feto genérico é infanticídio.

Eu não concordo de maneira alguma com esses conceitos, acho que são retrógrados, que prejudicam o desenvolvimento científico.

Como já citei umas quatro vezes, os embriões que interessam são aqueles que têm entre 2 e 14 dias em média, pois possuem células-tronco totipotentes em abundância.

Então decidi ir com calma; a Anigel perguntou a mim qual seria o "ponto de corte"; isto é, à partir de quando você consideraria um feto um ser humano juridicamente.

Meu critério está se baseando na capacidade de pensar; o sistema nervoso começa a ser formado no décimo nono dia. Mas lógico, à medida que suas ramificações vão se desenvolvendo, sua função durante bastante tempo será de controle involuntário do indivíduo ( simpático e parassimpático ).

Mas foi um marco que posicionei, querer extender esse marco vai gerar algumas complicações nos meus argumentos, baseando-se na "consciência" que é a capacidade de um indivíduo saber que existe.
 
Estive pensando...

vcs sabem onde procurar artigos cientificos recentes sobre esses assuntos? Sei lá, as vezes é mais legal ir atrás da informação na fonte do q recebe-la através da mídia, e isso inclui revistas, sites da internet, tv...

existe uma biblioteca virtual q é simplemente gigantesca!!! Ela se encontra nesse link:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/

coloquem no capo search palavras chaves como stem cells por exemplo (celulas tronco - a pesquisa é toda em ingles!) no caso, tal pesquisa encontrará nada mais nada menos q 110065 artigos, então é melhor ser um pouco mais especifico, se colocar human stem cells isso cai pra 69134 artigos, se colocar human stem cells ethics cai pra 547...

na pagina abrirão o titulo dos artigos encontrados, clicando neles vc pode ler o abstract(resumo) do artigo, algumas revistas disponibilizam seus artigos completos para leitura online gratuitamente, mas a maioria não. Porém, se vc encontrar algo e quiser realmente ler inteiro, me manda uma mp com a referencia do q quer, por exemplo:

Cogle CR, Guthrie SM, Sanders RC, Allen WL, Scott EW, Petersen BE. An overview of stem cell research and regulatory issues.Mayo Clin Proc. 2003 Aug;78(8):993-1003.

Isso é uma referencia...

q eu posso ver se consigo online aqui da faculdade ou consigo na Bireme (Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em ciencias da saúde) q eh uma biblioteca q fica aqui na minha faculdade; e te mando...

Bjinhos
 
Nossa, que pena que me afastei definitivamente desse fórum. As coisas parecem tão legais ultimamente! hahahahahahahaha :lol:
 
Eu sou a favor do desenvolvimento de pesquisas sobre células-tronco, embora o uso das células-troncos embrionárias ainda seja adverso e muito perigoso, pois não se tem total controle da taxa de proliferação dessas células, o que pode originar um carcinoma. Embriões para essas pesquisas não faltam, pois existem os remanescentes de processos de Fertilização in vitro, que ficam abarrotando freezers e consumindo nitrogênio líquido (que necessita de muita energia elétrica para ser gerado). O maior problema são as barreiras éticas que esse assunto enfrenta... :)
 
Anigel, aqui está o depoimento como prometi:

Eu trabalhava com isto:

Caso 1: Vcs sabem como são feitos os testes de experimentos imunológicos com cobaias ?

1) Pega-se um pequeno camundongo.
2) Pega-se um pipeta Pasteur ( com ponta ultrafina ).
3) Quebra-se ligeiramente a ponta da pipeta de modo que ela se torne cortante.
4) Esfrega-se a ponta da pipeta, em movimentos circulares, na parte interna da pálpebra do camundongo.
5) Espera-se que o sangue seja sugado por capilaridade para dentro da pipeta.
6) Faça isto dia após dia durante meses.
7) alguém falou em anestesia ? não não existe , vc não pode coclocar contaminantes no sangue do camundongo antes do experimento.

Caso 2: Vcs sabem como são feitos os testes de contaminação em camundongos em pesquisas de malária ?

1) Pega-se um pequeno camundongo branco
2) Coloca-se ele embaixo de um funil de vidro pesado mas com a cauda para fora da base do funil.
3) o camundongo respira ofegante
4) CORTA-SE a ponta da cuada do camundongo e colhe-se uma ou duas gotas de sangue.
5) Cauteriza-se com uma ponta de pinça aquecida no fogo
6) Faça isto dia após dia até que a cauda disponível diminua tanto que vc começa a atingir as regiões onde já existem terminações nervosas próximas a base dela. Obviamente o camundongo nesta altura já grita de dor.
7) Torça para que vc não caia na mão de algum estágiario do primeiro ano que logo de cara tire 1/4 da sua cauda ! ( e isto acontece com frequência )

Caso 3 : Vcs sabem como é retirado o sangue de camundongos para pesquisas ( não apenas teste de contaminação ) sobre malária ?

1) Pega-se um pequeno camundongo branco
2) Coloca-se ele embaixo de um funil de vidro pesado ( com aponta do funil tampada), junto com um chumaço de algodão encharcado em éter
3) Aguarda-se o camundongo desmaiar ( apenas por constatação visual )
4) Coloca-se o camundongo de costas em cima de uma tábua de isopor e trespasse a palma de suas patinhas com uma agulha fixando-o ao isopor.
5) Faça uma incisão no peito do camundongo e corta-se a artéria do camundongo e retira-se o sangue.
6 ) Caso o camundongo esteja muito fraco por causa da malária que o acometia , ele morre rapidamente e mais rapidamente ainda o sangue coagula.
Solução : massageia-se o coração do camundongo para retirar até a última gota de sangue.
7) Torça para que o estágiario tenha boa percepção de quando vc está desmaiado realmente antes de te "crucificar" no isopor e abrir o seu peito ( normalmente eles não tem esta percepção e os camundongos parcialmente desmaiados acordam gritando no isopor com o peito aberto ! ) - ( Normalmente tb os estágiarios não tem a habilidade e a velocidade suficientes para retirar o sangue antes que ele coagule, o que faz com que muitos camundongos sejam sacrificados para se conseguir uma amostra de sangue adequada ).

A graça em meio a toda esta tragédia : ver um estagiário adventista desmaiar ao ver a fixação do camundongo no isopor e depois falar que desmaiou pois aquilo lembrava a crucificação de Jesus !!

Os laboratórios de fisiologia e biomédicas são os campos de concentração das cobaias. E eu já atuei como um Mengele (infelizmente ).
 
Obrigada por postar o depoimento Stein. Eu andomeio sem tempo de acessar a internet, por isso não vou poder citar tudo que foi dito desde o meu último post.

A verdade é que argumentar que devem ser feitas experiências cm embriões humanos porque são feitas experiências com animais é um argumento furado. É semelhante a uma pessoa defender o canibalismo dizendo que não tem nada demais porque muita gente come carne de vaca...

A verdade é que toda essa história d experiências com animais não serve como argumentação em favor do uso de embriões em pesquisas, pelo simples fato que são experiências com animais, não com sres humanos.

Já experiências com embriões são experiências com seres humanos e não devem ser feitas por causa disso.

Stein disse:
É o seguinte; toda a parafernália da bioética contra a clonagem terapêutica se deve que, aos olhos da ética, um óvulo fecundado tem tantos direitos quanto qualquer uma das 6+ bilhões de pessoas do planeta.

E por que não teria esses mesmos direitos? Os embriões são seres humanos...
 
Bom minha vez...Eu acho que ñ estamos preparados para termos clones "entre nós", imagina vc tendo um(a) amigo(a) q tem um clone....Mas sobre as células tronco, acho que devem sim ser usadas em pesquisas, principalmente se para a cura de doenças que até então ñ tem cura...Ou para a cura de pessoas paraplégicas(dv ser assim) pois imagine se vc amanhã sofre um acidente de carro e vira paraplégico??? Vc não gostaria de saber que estão fazendo pesquisas para curar, ou pelo menos amenizar sua doença do coração ou sua paraplegia?????
 
Anigel disse:
Obrigada por postar o depoimento Stein. Eu andomeio sem tempo de acessar a internet, por isso não vou poder citar tudo que foi dito desde o meu último post.

No problem.

Anigel disse:
A verdade é que argumentar que devem ser feitas experiências cm embriões humanos porque são feitas experiências com animais é um argumento furado. É semelhante a uma pessoa defender o canibalismo dizendo que não tem nada demais porque muita gente come carne de vaca...

Não, é bem diferente.

Estamos falando de embriões congelados que nunca se desenvolverão, nunca serão amamentados, nunca engatinharão ou andarão como você e eu. Estão parados no tempo.

Com animais todo tipo de experiência são realizadas.

Novamente, reitero o meu ponto; não concordo com todo o alvoroço acerca de manipular células "paradas no tempo".

Anigel disse:
A verdade é que toda essa história d experiências com animais não serve como argumentação em favor do uso de embriões em pesquisas, pelo simples fato que são experiências com animais, não com sres humanos.

Se são seres humanos como qualquer um, então estão tecnicamente mortos.
 
Um anencéfalo também nunca engatinhará, nunca vai falar, ou mesmo sentir qualquer emoção, mas são indubitavelmente humano. Ele também poderia ser retalhado a torto e a direito para fins científicos?
 
Ringil disse:
Um anencéfalo também nunca engatinhará, nunca vai falar, ou mesmo sentir qualquer emoção, mas são indubitavelmente humano. Ele também poderia ser retalhado a torto e a direito para fins científicos?

Se a mãe autorizar ( o que é muito pouco provável ).

E depois, resta saber se há algo à mais que possa ser aprendido com tal procedimento.
 
Então ser humano não faz diferença pra você? A única coisa que importa é a parte nervosa? Então pra você um cachorro mentalmente super-desenvolvido teria os mesmo direitos de um humano?

Novamente o conceito se baseia na inteligência, Stein...
 
Ringil disse:
Então ser humano não faz diferença pra você? A única coisa que importa é a parte nervosa? Então pra você um cachorro mentalmente super-desenvolvido teria os mesmo direitos de um humano?

Novamente o conceito se baseia na inteligência, Stein...

O ancencéfalo foi gerado no ventre da mãe, era uma parte do corpo dela, portanto ela tem todo direito de doar para algum propósito científico o corpo. Resta saber se algo realmente útil para a pesquisa poderá ser aproveitado disso.

O cachorro mentalmente super-desenvolvido antes de meterem a faca nele, diria "por favor, não façam isso comigo!".
 
:lol: Tb acho legal falar um pouco de ciencias... acho tri esse negocio de clonagem, mas naum gostoria de ser clonada.... imagina eu sair na rua e ver o meu clone com a pessoa que eu gosto..... porem tb teria as suas vantagens.... como naum precisar fazer tema de casa, ajudar em casa.... sempre ha os dois lados.... :)
 
O ancencéfalo foi gerado no ventre da mãe, era uma parte do corpo dela, portanto ela tem todo direito de doar para algum propósito científico o corpo. Resta saber se algo realmente útil para a pesquisa poderá ser aproveitado disso.

Nisso você erra, Stein. Em bebê, feto ou embrião, que seja, nunca foi parte do corpo da mãe. É um organismo em separado, com DNA 50% completamente diferente do dela. É dependente, mas NÃO é parte do corpo da mãe, em nenhum aspecto. Como indivíduo tem e deve continuar tendo os seus direitos assegurados. Se um bebê faz parte do corpo da gestante, então uma lombriga também faz.

O cachorro mentalmente super-desenvolvido antes de meterem a faca nele, diria "por favor, não façam isso comigo!".

Então é a consciência que conta... Mas isso exclui pessoas em coma, por exemplo, ou mesmo cadáveres. Deveriam indigentes em coma ser utilizados em experiências, ou cadáveres dos mesmos serem utilizados pra fazer ração?
 
Ringil disse:
Nisso você erra, Stein. Em bebê, feto ou embrião, que seja, nunca foi parte do corpo da mãe. É um organismo em separado, com DNA 50% completamente diferente do dela. É dependente, mas NÃO é parte do corpo da mãe, em nenhum aspecto. Como indivíduo tem e deve continuar tendo os seus direitos assegurados. Se um bebê faz parte do corpo da gestante, então uma lombriga também faz.

Eu já me clarifiquei quanto à essa colocação na última página; "parte do organismo da mãe" no sentido de receber nutrientes diretamente por ela e de ser totalmente dependente ( a não ser por algumas incubadoras ).

Se for pelo lado dos "dois indivíduos independentes"; e quando uma mãe decide abortar um portador da trissomia do 21 com 1 mês de idade? Ela não ouviu a opinião dele quanto à isso...

Ringil disse:
Então é a consciência que conta... Mas isso exclui pessoas em coma, por exemplo, ou mesmo cadáveres. Deveriam indigentes em coma ser utilizados em experiências, ou cadáveres dos mesmos serem utilizados pra fazer ração?

Indigentes são amplamente utilizados em Faculdades de Medicina para aulas de anatomia.

Pessoas em coma estão sob tutela familiar, é a família quem está decidindo por ele.

Novamente; não se ganha muita coisa de novo retalhando cadáveres adultos ( a não ser preparação de novos profissionais ). Estou me referindo precisamente à pesquisa em células embrionárias, área que ainda tem muito o que oferecer.

Hermione Potter disse:
Tb acho legal falar um pouco de ciencias... acho tri esse negocio de clonagem, mas naum gostoria de ser clonada.... imagina eu sair na rua e ver o meu clone com a pessoa que eu gosto..... porem tb teria as suas vantagens.... como naum precisar fazer tema de casa, ajudar em casa.... sempre ha os dois lados....

Aqui está sendo discutida a clonagem terapêutica e a utilização de células-tronco de fetos para pesquisa.
 
Stein disse:
Eu já me clarifiquei quanto à essa colocação na última página; "parte do organismo da mãe" no sentido de receber nutrientes diretamente por ela e de ser totalmente dependente ( a não ser por algumas incubadoras ).

Mas então parasitas podem ser considerados parte do corpo da mãe? Acho que não. :P

Se for pelo lado dos "dois indivíduos independentes"; e quando uma mãe decide abortar um portador da trissomia do 21 com 1 mês de idade? Ela não ouviu a opinião dele quanto à isso...

Não sei qual é esse caso em específico, mas ainda sim é assassinato, que pode ou não ser justificado, mas continua sendo assassinato.

Pessoas em coma estão sob tutela familiar, é a família quem está decidindo por ele.

Indigentes são amplamente utilizados em Faculdades de Medicina para aulas de anatomia.

Se é assim que ocorre, é absurdo. A dignidade de um indivíduo não depende de estar vivo, nem tem o estado o direito de dispor de como quiser do corpo só por não ter quem reclame por ele.

Pessoas em coma estão sob tutela familiar, é a família quem está decidindo por ele.

Mas continua a questão: Um indigente em coma pode ser usado como bem se entende para fins científicos? Várias respostas orgânicas poderiam ser obtidas, e grandes avanços. Mas seria certo?

Novamente; não se ganha muita coisa de novo retalhando cadáveres adultos ( a não ser preparação de novos profissionais ). Estou me referindo precisamente à pesquisa em células embrionárias, área que ainda tem muito o que oferecer.

Poderiam usar os cadáveres pra alimentar pessoas com fome. Isso seria um benefício para muitos, mas seria certo?

P.S. Stein, estamos todos tristes. :disgusti:
 
Ninguém discorda da validade das pesquisas com células-tronco, ou pelo menos não deveriam discordar. O problema ético todo está na forma de obtenção de tais células, através de fetos. Antes que alguém pense bobagem, as pesquisas com células-tronco são altamente restritas e usam, em geral, fetos congelados que "sobram" de tratamentos de fertilização in vitro



p.s. Qual o rpobela do Ciências ser compartilhado com todos? As trevas não merecer ver a luz? Ou só podemos discutir ciências entre poucos escolhidos? ;)
 
Antes que alguém pense bobagem, as pesquisas com células-tronco são altamente restritas e usam, em geral, fetos congelados que "sobram" de tratamentos de fertilização in vitro

Sim, e pra isso os embriões são mortos. Aos que chegam agora a discussão girou em torno da discussão se é ético matar esse embriões em nome de possíveis avanços científicos.

P.S. Deriel, esse argumento teria sentido se fosse um clube fechado, mas era um fórum aberto. A diferença é que lá só postava quem tinha real interesse no assunto.

P.P.S. Apesar dessa questão do Ciências, a decisão voltar o foco pra Tolkien é louvável. :) :clap:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo