1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

CLONAGEM...Células Tronco...

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por THE PASSOLARGO, 8 Ago 2003.

1. THE PASSOLARGO

THE PASSOLARGO Usuário

Clonagem, um assunto tão polêmico que nâo deve ser esquecido...Células Tronco, vc é a favor ou contra de elas serem usadas em benefício da ciência e o que vcs acham sobre clonagem?????(pessoal,vamos pensar, as vezes parar para pensar nesses assuntos é bom,embora ñ pareça...) :o?: :o?:

2. Yuge

Yuge Usuário

as desculpas que os ciêntistas usam para pesquisa-las podem ser resolvidas de formas mais simples e baratas.
    embora importantes não temos maturidade para usalas ainda

3. Stein

Stein Usuário

Sério mesmo? Fale isso para os milhares portadores de Parkinson e Alzheimer.

O grande entrave contra a clonagem terapêutica é um conflito de um lado com a ética médica junto com fanatismo religioso; francamente, um embrião com poucas centenas de células não é vida humana nenhuma para mim.

O que não pode ser feito de maneira alguma é incitar o aborto como medida para ter mais embriões para pesquisas.

4. Hal

Hal Usuário

Acho que não precisa necessariamente usar embriões para conseguir células tronco. Se conseguirmos controlar essas células com certeza vai ser um grande avanço para nós.

5. Anigel

Anigel Eu atropelo duendes!

:roll:

Você disse bem, é um problema de ética médica. Não é ético usar embriões em pesquisas.

E um embrião humano é vivo e tem tanto direito a vida como você.

8-) Nisso concordamos, aliás, embriões humanos não podem de forma alguma ser utilizados em pesquisas.

Sem querer ser chata, mais isso já foi debatido...

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

6. Stein

Stein Usuário

O que você tinha à dizer? Se você tiver alguma correção, por favor, poste.

E quanto aos vários embriões que são simplesmente eliminados por razões diversas, incluindo em clínicas que auxiliam casais com problemas de fertilidade?

São seres humanos, como tanto eu e você e acabam no lixo. Eu acho mais nobre utilizar esses aglomerados de células para pesquisas que supostamente ajudariam aos que sofrem de doenças degenerativas.

7. Concordo. Nessas clinicas de fertilização, centenas de embriões q não foram pra barriga da mãe são simplesmente excluidos, jogados no lixo, então já q ninguem vai fazer coisa melhor com eles, seria bem mais etico usar o embrião para salvar vidas, ao inves de desperdiça-lo. Mas eu penso q a melhor opção seria controlar as celulas-tronco, descobrir um modo de mante-las vivas em laboratorio e manipula-las para se tornarem celulas nervosas, por exemplo.

8. Elanor Ladeira

Elanor Ladeira Apaixonada

Pra quem tem dúvidas ou quer saber mais sobre o q eh feito de verdade hj em dia com celulas tronco, deem uma olhada nesse link:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Cuidado com o q a imprensa noticia sobre celulas tronco, genoma, clonagem... eles gostam de polemizar tudo, como sempre...

9. Yuge

Yuge Usuário

Milhoes investidos nessas pesquisas genéticas. Tudo bem, algumas coisas como essa que vc disse realmente tem que ser feitas. Mas e as milhoes de pessoas na miseria e passando fome? Por que não tentam resolver aquilo? Por que investem numa coisa mais dificil, em vez de combater outras como a pobreza uma vez que apenas 4% de todo o capital mundial é o suficiente para sustentar a todos? Porque em vez de clonar não estudar para reduzir a população que está muito grande primeiro? Pra que gastar milhares de reais para ter um filho, se eu posso adotar uma criança que prescisa em vez de trazar mais uma ao mundo?
    Quando isso tudo for resolvido, quando não houverem mais motivos para guerras ou fanatismo, aí sim isso deve realmente começar, como todo o cuidado e respeito por nós mesmos. Se não as consequencias serão perigosas, e no momento não temos maturidade mesmo pra clones humanos.
    Células tronco para recuperar neuronios não seriam nessesárias se o kra não tivesse se drogado porque a sociedade está um zona.
    Claro que existem exeções e como eu disse, é importante mas não temos maturidade!
    Existem outros problemas! Só que a ganância prejudica a humanidade por isso existe aquele que so quer mais e mais dinheir o e aqules miseráveis.
    A humanidade tem plenas condições de viver em harmonia e em perfeitas condições. Mas antes é presciso pensar nas prioridades do momento, e essa não. Quem sabe em 10 ou 20 será, mas agora definitivamente não é.

10. Elanor Ladeira

Yumi,

cada um tem q fazer a sua parte...ós cientistas tentam ajudar fazendo ciencia, descobrindo novas maneiras de melhorar a qualidade de vida dos pacientes... temos verbas? Sim temos, e a culpa não eh nossa se a verba eh investida aqui ou ali, sei q se trata de um jogo de interesses filho da puta, mas a ciencia não eh dispensavel apenas por existir outras coisas q também precisam de dinheiro... graças a ciencia vc pode contar hj com coisas q ninguem sonharia ha uns anos atrás... é sério... sei muito bem dos problemas socias do país e do mundo, mas a ciencia médica é fundamental, e estamos fazendo a nossa parte...

11. Yuge

Yuge Usuário

Não critiquei a ciência ou medicina, e sim as pesquisas especificos da clonagem e como é aplicada., e até nela existem exeções.
    Sem a ciências estariamos piores ainda, estariamos no paleolítico. O melhor jeito de arrumar o mundo é compreender a nescessidades atuais.
    Se aquele ciêntista realmente estivesse convicto em ajudar a humanidade, poderia, sem sair da sua área, desnvolver alimentos mais faceis de cultivar. O problema é que novamente esses alimentos não seriam tão aceitos. a resposta está: Na educação e concientização, no melhor uso da política, e a contribuição das mais ricos ( vc ja viu alguma noticia do gênero Bill gates doa 10 milhões para alimentar as crianças da etiopia?)

Fora que, sem um mundo completamente estavel e pacifico, o uso pratica dos conhecimentos em clonagem seriam perigos e causarmam males ao meio ambiente. No caso de um trigo alterado, que poderia aos poucos tomar todo o lugar das plantas nativas, as milhares de pessoas com genes adicionados que sofreram terriveis efeitos colaterais etc... isso pq eu estou ignorando todos os conceitos éticos!

Para desfrutar-mos dos benefícios dessa poderosa mas perigos ciência, devemos todos amadurecer. Senão poderá ser como uma arma na mão de uma criança.

12. Elanor Ladeira

As vezes não conseguimos enxergar q pesquisas básicas possam nos ajudar em problemas mais reais, mas isso acontece e muito...

Bom saber q pensa assim... apenas tome cuidado para naum levar muito a serio o q aparece na imprensa... parece que a pesquisa séria e fundamentada é exceção qdo na verdade essas pesquisas de "sci-fi" que dizem por ai sobre celulas tronco e clonagem é q são exceções... De uma olhada nos sites da FAPESP (fundação de amparo a pesquisa do estado de são paulo), da UFRJ, Fiocruz, etc... neles há muitos grupos de pesquisa com células tronco, leia sobre o q esta sendo feito de verdade e q por ser "pouco atraente" não aparece na Veja, Superinteressante ou no fantástico...

:wink:

13. Eönwë

Eönwë Usuário

Já ouviu falar em alimentos transgênicos?

Você acha que o objetivo da clonagem é fazer bebês para aqueles que não podem ter filhos? Esse é o objetivo da clonagem apenas para charlatões. Cientistas de verdade sequer pensam em fazer uma pessoas clonada, apenas em clonar células para desenvolver pesquisas médicas.

Mas as células-tronco não estão sendo pesquisadas para tratar quem se drogou, mas sim para tratar principalmente de portadores de Parkinson, Alzheimer, tetraplégicos, pessoas com problemas cardíacos.[/quote]

Você quer dizer que salvar vidas humanas não é a prioridade do momento?

14. Eönwë :clap:
    Concordo plenamente..
    Eu sou a favor desde que essas sejam usadas para arranjar novos jeitos de resolver problemas...
    Se não tentarmos, não vamos encontrar nada...

15. Yuge

Yuge Usuário

Você quer dizer que salvar vidas humanas não é a prioridade do momento?[/quote]

Já ouviu flar em pessoas que não comeriam esses alimentos nunca? Onde eles são mais nescessários
    Já ouviu flar de INSEMINAÇÂO ARTIFICIAL que custa uma fortuna e tira a oportunidade de outras crianças?
    Vc ja parou pra pensar em guerras? A historia da humanidae é quase que inteira de guerras com motivos desse genero!
    Eu neguei que essas pesquisas eram importantes? Não, so disse sobre o cuidadado que devemos ter com elas.
    Salvar vidas humanas? A maior concentração populacional do mundo é na india e china, e lá o problema é fome e miseria, principalmente na índia onde o sistemas de castas bota o povo na miséria. O problema ali é politico religioso. Ah! E eu não citei a Africa, onde o solo fertil não é usado pro cultivo de alimentos, e sim pra monocultura de exportação.
    Política, e simplesmente isso, resolveria tudo.
    A pessoas que tem problemas cardiacos etc..que podem se cuidar, podem esperar mais um pouco, mas as que são pele e osso não.
    Concordemos que se perquisas genéticas fossem assim tão rápidas, ja teriam resolvido tudo. Se vc quer ajudar mais gente mais rapidamente, resolva problemas como os que eu citei. Se resolvermos isso direito, poderemos investir melhor nas pesquisas geneticas e ajudar os que ainda prescisarão de ajuda.

Então pela ultima vez não sou contra essas pesquisas, mas sé é pra ajudar as pessoas, supra as nessessidade realmente basicas que muitas(muito mais que as doentes) não tem.

16. Anigel

8-) Já que você insiste...

:? Acho estranho abandonar a ética em nome de alguns doentes. Quer dizer então que os fins justificam os meios? Então porque não fazer experiências com detentos ou doentes mentais?

O destino dos embriões não implantados realmente é absurdo, mas isso não justifica que eles sejam usados como cobaias em pesquisas. Quer dizer que é muito melhor? Muito mais nobre "ser sacrificado pelo bem da humanidade"? Então eu tenho uma idéia, vamos colocar todos os doentes HIV + em camaras de gás, afinal eles irão morrer de qualquer jeito e morrendo assim eles estarão fazendo um bem para a humanidade porque com a morte deles estaremos erradicando uma doença incurável que é uma epidemia mundial. Que tal?

17. Stein

Stein Usuário

Em primeiro lugar, se me permite avaliar alguns conceitos;

Isso é um ser humano tanto quanto você e eu?

E quanto à esse, o embrião genérico dos vertebrados?

Depois, doentes mentais podem ser surpreendidos com novos estudos e drogas que possam beneficiar suas condições; e já ouvi falar de voluntariado para testes com novas drogas dentro do corredor da morte mas preciso checar se é verídico ou não.

E quanto aos que sofrem de doenças degenerativas mentais, não estamos falando de "alguns doentes".

Quase coloco um Ad Hominem aqui...

Novamente, o exemplo dos portadores do HIV não funciona por causa da pesquisa em relação aos coquetéis como o AZT; não se pode afirmar que a morte dos milhões é iminente.

Agora os embriões de sobra, estes morrerão de qualquer jeito. Não tem jeito de poupar suas vidas; esse foi o meu ponto.

18. Anigel

:? Se é fruto da inseminação de gametas humanos é humano, não importando em que estágio de desenvolvimento se encontre.

De qualquer maneira, não está me parecendo um pequeno abacaxi, ou uma pequena laranja.

E você mesmo já concordou que eles esses embriões são seres humanos, nas suas palavras em um post anterior:

E? Por favor, o que tem a ver isso com o uso de embriões?

Antes de colocar qualquer informação seria de bom tom checar a sua veracidade. De qualquer maneira eu posso te adiantar que o uso de prisioneiros em pesquisas é proibido.

Realmente são muitos, mas o fato de serem muitos não justifica o abandono da ética.

Eu não disse que a morte deles é iminente, eu disse que eles irão morrer de qualquer maneira, com um agravante eles podem transmitir a doença. Os embriões quando morrem não transmitem a morte a outras pessoas.

Então o meu ponto é que o sacrifício de milhões de doentes HIV + irá prestar um grande bem a humanidade, visto que erradicará uma doença fatal e incurável, onde os doentes podem ter até sua sobrevida prolongada graças a ação de medicamentos, mas a doença não deixará de ser fatal e contagiosa.

Os HIV + também morrerão de qualquer jeito, então não vejo porque poupar as suas vidas sabendo que com isso a epidemia d AIDS só irá aumentar.

Talvez você não saiba, mas há regras de pesquisas com sere humanos. Eis algumas dessas regras:

Não se esqueça que pesquisas com embriões são pesquisas com seres-humanos. Vou copiar algumas regras com pesquisas em seres humanos para você:

Segundo a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CSN) que é o órgão normativo da saúde.

. Pesquisa é classe de atividades que objetiva contribuir para a descoberta de novidades na ciência

.Pesquisa com seres humanos é qualquer pesquisa que use como material o organismo humano, inclusive o lado psicológico.

Vamos as normas:

. Ponderação entre riscos e benefícios. Príncipio da beneficiência e não da maleficiência.

. Garantia que danos previsíveis serão evitados

. Pesquisa deve ter um bom embasamento científico

. Antes de fazer pesquisas em seres humanos, deve-se primeiro faze-la em animais, a não ser que seja uma pesquisa psiquiátrica ou neurológica

. Não pode haver omissão de socorro

. É necessário consentimento livre e esclarecido.(em que momento o embrião deu o consentimento livre e esclarecido?)

. Grupos vulneráveis - pacientes incapazes não podem ser cobaias de pesquisas (concorda que o embrião é vulnerável?)

19. Elanor Ladeira

Olha só...

Não querendo acabar com a discussão, mas... primeiro, Anigel, concordo com vc, usar células de embriões para pesquisa não é aceitável, mas... eu queria lembra-los q a maioria das pesquisas feitas com células tronco não envolvem células embrionárias, mesmo pq isso eh proibido em quase todo o mundo, existem células tronco no ser humano adulto, vc tem células tronco no seu corpo q podem ser usadas pra pesquisa, nos casos (como o q eu mesma citei em um post acima sobre a doença de chagas) de implante de células tronco para cura de doença, essas células são provenientes dos próprios pacientes, elas são retiradas, "tratadas" e reimplantadas, leiam o link q eu postei.

"...Usaram as células-tronco adultas, produzidas pela medula dos ossos do próprio indivíduo que as recebe mais tarde no transplante. Desse modo, evitaram a polêmica acerca do emprego de outro tipo dessas células, as células-tronco embrionárias, assim chamadas porque são retiradas de embriões com poucos dias de vida."

20. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Quanto ao uso das células-tronco embrionárias, não vejo distinção entre assar bebês anencéfalos para combater a fome mundial. O benefício de um não pode justificar a perda de outrem. A vida humana precisa ser inviolável, é um princípio fundamental. Sem esse pressuposto abrem-se horizontes terríveis. A alegação que justificaria esse uso assassino dos embriões serviria também para justificar o aborto (benefício da mãe sobre o feto), a pena de morte (benefício da sociedade sobre o indivíduo), ou até o holocausto (benefício da maioria sobre a minoria). Em todos os casos se estabelece uma escala de valor entre os indivíduos, ferindo o espírito da igualdade jurídica.

Quanto ao que a Elanor disse, é mais um motivo para a definitiva proibição do uso dos embriões. Além das células-tronco da medula óssea, há ainda as do cordão umbilical. Então pra que usar as embrionárias?

Às vezes essa discussão me parece uma revolta da Ciência de se submeter a qualquer controle, ao menos externo a comunidade científica, seja estatal, de organizações ou da própria sociedade.

Compartilhar