• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clarice Lispector

Nossa, li não.
Mas também... no último semestre quase não li foi nada mesmo. :P
Eu não me comprometo com prazos de clubes porque da última vez dei cano na galera; mas acho que vocês, pessoas mais organizadas e comprometidas, deveriam tentar. Eu entro se puder rs

Ah, mas a gente é de boa com os prazos. Não é como o clube que tem os prazos estabelecidos para os capítulos e coisa e tal. Bel e Fcm terminaram "Jane Eyre" há séculos, e Spartaco e eu nos atrasamos tanto com a leitura que até nos esquecemos de onde tínhamos parado. Retomamos a leitura dia desses.

@Spartaco, motivo para pararmos de enrolar com a leitura de "Jane Eyre", começarmos a leitura de um livro da Clarice. O que acha?
 
@Spartaco, motivo para pararmos de enrolar com a leitura de "Jane Eyre", começarmos a leitura de um livro da Clarice. O que acha?

Como sempre eu fico enrolado porque tento ler vários livros ao mesmo tempo. No entanto, aceito a sua sugestão; só temos que depois escolher qual obra da nossa grande escritora iremos ler.
 
Ô @fcm, como a mensagem é de 2012, e com a sua conta de visitante (hihihi), imagino que o senhor já tenha solucionado esse problema, né?
continuo na mesma... e o clube seria uma boa, mas pra mim só quando acabar o home office.. em casa não to conseguindo ler nada infelizmente!
 
Como sempre eu fico enrolado porque tento ler vários livros ao mesmo tempo. No entanto, aceito a sua sugestão; só temos que depois escolher qual obra da nossa grande escritora iremos ler.

continuo na mesma... e o clube seria uma boa, mas pra mim só quando acabar o home office.. em casa não to conseguindo ler nada infelizmente!

Sempre posso contar com vocês para maluquices literárias. Então, vamos ajeitar, com tranquilidade, mas sem cobranças, porque está complicado, mesmo. A gente faz como está fazendo com "Jane Eyre", cada um no seu ritmo, no seu tempo, e coisa e tal.
 
Clarice Lispector (2).jpg Clarice-Lispector.jpg
Com já mencionado pelo @Fúria da cidade, hoje comemoramos o centenário de nascimento da escritora ucraniana naturalizada brasileira Clarice Lispector.

Ela é considerada uma das maiores escritoras brasileiras do século XX e, ao longo de sua vida, escreveu romances, contos e ensaios. Foi também tradutora e jornalista.

Sua obra, onde destacamos "Perto do coração selvagem", que foi seu livro de estreia, e "A hora da estrela", está repleta de cenas cotidianas e tramas psicológicas, sendo considerada uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do dia a dia.

Sendo enquadrada no modernismo, sua prosa é conhecida pelo marcante existencialismo e melancolia. Não à toa, a escritora é conhecida por frases que analisam e dão dicas preciosas sobre relacionamentos.
 
100 anos de Clarice!! :clap: :clap:

Nunca tinha lido nada dela antes desse ano. Acabei lendo dois livros dela em 2020.

Lemos "A Hora da Estrela" no clube de leitura de que participo. Foi uma porrada essa leitura. Fiquei até desnorteado. Muito bom!
E li "A via crúcis do corpo", com o clube do Leia Mulheres da minha cidade. Confesso que esse não me pegou tanto.
 
Eu amo este texto:
Doarasipróprio.jpg


De todas as valiosas lições que aprendi, lendo Clarice, acho que uma das mais preciosas é a de que escrever é, sim, sobre si, sobre transferência, embora não pare nisso, tenha de ir além. Escrever é uma doação de si para si mesmo, porque, em última instância, como disse Clarice, no início de Um sopro vida: Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida.
 
E era mó lindinha, né gente? :grinlove: :grinlove:

1607611053096.png
"Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."
 
Estou preparando uma aula e percebi que o título A hora da estrela é uma menção a um episódio do Evangelho de Mateus, 2:7:

Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido (NVI)

Vou depois preparar um post pra minha página de instagram, mas achei interessante. Faz um tempão que não leio nada dela. Sou fã de carteirinha do Laços de família.
 
O Carne Cruda fez um especial sobre ela.


Vuelven Tomo y Lomo y estrenan su monográfico literario en 2021 con una de las autoras más irreverentes del siglo pasado: Clarice Lispector. Autora de origen ucraniano y escritura brasileña de grandes obras como “Cerca del corazón salvaje” o “La pasión según G. H.” cultivó también cuentos, crónicas, artículos, ensayos…

Creadora de personajes hasta entonces invisibles como una mujer de 81 años que se masturba o una de 77 que sueña con acostarse con un ídolo pop, desgranamos su vida y obra con Cristina Sánchez Andrade, escritora y traductora de “Por qué este mundo. Una biografía de Clarice Lispector” de Benjamin Moser, publicado en Siruela. Su directora, Ofelia Grande, y el escritor Andrés Barba también nos hablan de esta escritora que hizo lo que le dio la gana.

Completan este monográfico literario las recomendaciones de nuestras Silvias Nanclares y Tejada y la de Viñetas Comic más la autora del libro de cuentos “Las voladoras” Mónica Ojeda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo