1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Clarice Lispector

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por Oropher, 23 Fev 2008.

  1. -Jorge-

    -Jorge- mississippi queen

    Os desenhos das capas são realmente muito bonitos, não tem como negar, mas acaba sendo um desperdício usá-los com essas edições e esse papel... Não dá para entender uma decisão editorial dessas.

    Pode ser que eu tenha dado azar, mas todos os livros que abri a mais de 90º estalavam (fazendo um *crack* característico... =P) 180º, então, nem pensar...
     
  2. G.

    G. Ai, que preguiça!

    o exemplar que voce viu era sem orelha?
    pergunto por curiosidade, porque já vi em alguns lugares o livro desse tipo... os tres livros que tenho não fazem "crack", mas tbm eu nem chego a 90° nem perto, hehe...
    mas como disse, os livros sem orelha que vi são muito prensados mesmo:think:...
     
  3. Tayana

    Tayana Usuário

    Eu ganhei um de crônicas dela, achei formidável. Clarice é rainha, simplesmente não há palavras para descrevê-la.
     
  4. Nadz

    Nadz Usuário

    Não cheguei a ler muitos livros dela, mas mesmo admirando-a como autora não consigo gostar de suas obras... não consigo me apegar ou sentir os personagens como gostaria. Eles permanecem como estranhos ao longo da obra e não me sinto cativada. Mas claro que para ter uma idéia melhor e mais profunda eu deveria ler mais livros, quem sabe algum personagem não me cativa...
     
  5. G.

    G. Ai, que preguiça!

    No site da rocco da Clarice há um monte de coisas legais: tem uma parte que mostra cartas, manuscritos e artigos. muito legal! vale
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    !
     
  6. imported_Mel

    imported_Mel Usuário

    Eu tô num momento muito Lispector atualmente. Eu só comecei a "entender" Clarice e suas epifanias depois de ler A Paixão segundo G.H., mas entender definitivamente é a palavra errada. Tudo que ela escreve é hermético, e além de impossível também não é desejável entender, só sentir. Gosto bastante dos contos, principalmente As Águas do Mundo. O diálogo interno, o fluxo de consciência, o intimismo me fazem amar Clarice.
     
  7. Cantona

    Cantona Tudo é História

    Vi um entrevista, certa vez, acho que na TV Cultura, da Adélia Prado.

    Ela dizia que viajava de avião com a Clarice Lispector quando houve uma grande turbulência. Adélia ficou desesperada. Quando começava a rezar, Clarice segurou em sua mão e disse, tranquila:

    - Adélia, não se preocupe. Minha cartomante falou que não vou morrer em desastre de avião.

    Achei muito engraçado. Não só a situação, mas o jeito que a Adélia contava.
     
  8. Ashe

    Ashe Usuário

    Fazendo referência ao conto de Machado de Assis, é? xD
     
  9. Cantona

    Cantona Tudo é História

    É verdade...

    E a vida imita a arte...

    :sim:
     
  10. imported_Mimi

    imported_Mimi Usuário

    Estava lendo uma matéria do Huffington Post escrita pelo co-editor de uma nova revista digital chamada Recommended Reading, que vai publicar um trecho de ficção por semana. A escolha dos livros será feita por um time de escritores e editores, e a seguir ele revela a lista dos autores que aparecerão no primeiro mês. Entre eles, CLARICE LISPECTOR! Até li de novo achando que tivesse entendido errado.


    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  11. fcm

    fcm Visitante

    nunca li nada da Clarice, apenas estudei forçadamente nos tempos escolares o famigerado a Hora da Estrela!
    .
    Qual obra é recomendada pra iniciar a leitura de Clarice?
     
  12. Pips

    Pips Old School.

    A Hora da Estrela :lol:

    Mas se quiser, eu sempre recomendo Perto do Coração Selvagem
     
  13. G.

    G. Ai, que preguiça!

    Em falar nisso, tá batendo uma vontadezinha de reler Perto do coração... já que eu não arrumo nenhum outro livro dela pra ler :D

    Acho também que os contos dela são bons pra começar.
     
  14. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Uma das fotos de Clarice Lispector que serão usadas nas novas edições Imagem: Divulgação

    Marcando o centenário da escritora brasileira Clarice Lispector, que será comemorado em dezembro de 2020, a editora Rocco vai lançar, ainda este ano, novas edições de suas obras, que contarão com capas e conteúdo extra inéditos.

    Os livros serão lançados a partir de novembro, iniciando com publicações da escritora datadas da década de 1940: Perto do Coração Selvagem (1943), O Lustre (1946) e A Cidade Sitiada (1949).

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Imagem: Divulgação

    Assinado pelo premiado designer Victor Burton, o novo projeto gráfico dos livros traz nas capas recortes de telas feitas por Clarice, que pintou 22 quadros ao longo de sua vida.

    Na orelha dos títulos, o leitor encontrará a íntegra da tela retratada na capa, como a obra sem título que ilustra o seu romance de estreia, Perto do Coração Selvagem, e pertence ao acervo da escritora Nélida Piñon.

    Na contracapa, a foto de Clarice corresponderá à década em que cada livro foi publicado originalmente. Para além das capas, os livros ganham renovação do conteúdo editorial com posfácios escritos por grandes especialistas da literatura de Clarice.

    Os nomes incluem Nádia Battella Gotlib, Clarisse Fukelman, Benjamin Moser, Aparecida Maria Nunes, Ricardo Iannace, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Teresa Montero, Arnaldo Franco Junior e próprio filho da autora, Paulo Gurgel Valente, que escreverá sobre seu último livro, A Hora da Estrela.

    O cineasta Luiz Fernando Carvalho, que está dirigindo nova adaptação da obra de Clarice (A Paixão Segundo G.H.), com estreia marcada para 2020, também assina um dos textos finais.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  15. Béla van Tesma

    Béla van Tesma Paladino de Asmodeus

    Eu tinha que ler Clarice. Tentei só o livro da barata kk mas foi muitos e muitos anos atrás.
    Gostei mas provavelmente gostaria mais hoje.
    É impressionante o que fazem dez, quinze anos na nossa percepção (só ver como o pessoal invariavelmente sente vergonha dos seus posts de 10 anos aqui hehe).

    Aliás, eu preciso fazer um roteirão de literatura brasileira que percorra desde os primórdios até os de ontem e hoje.
    Pensei em ir intercalando um clássico e um contemporâneo pra não fazer nada exageradamente metódico/cronológico.
    Anyways, a Clarice entraria na lista dos obrigatórios de um modo ou outro.
    Mas acho uma pena que alguns autores sejam superultrarrelançados enquanto muitos já estão no esquecimento....
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  16. Loveless

    Loveless Usuário

    Não estava sabendo. Gosto muito da direção do LFC.
     
  17. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Comigo não foi muito diferente. Meu gosto pelas obras dela foi só maturando bem depois dos tempos do ensino fundamental/médio.
     

Compartilhar