1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Caradhras. Quem provocou?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Háma- o capitão da guarda, 20 Ago 2006.

  1. Háma- o capitão da guarda

    Háma- o capitão da guarda Cavaleiro de Rohan

    Bom no SdA 1, na passagem de Caradrhas existem varias suposições:

    1- Caradrhas devido a história sangrenta não permitiu que eles passassem
    2- Saruman provocou aquilo (apresentada no filme)
    3- Sauron provocou aquilo
    4- Alguem(s) de cima da montanha empurraram as pedras e causaram aquilo

    Eu queria saber qual é a correta, alguem sabe?
     
  2. Edu

    Edu Draper Inc.

    Re: Caradrhas. Quem provocu?

    Bem, eu reli a passagem de Caradhras essa semana, já que tô relendo a trilogia, e lá, em momento algum, fala em Saruman e/ou Sauron controlando nada. Tudo leva a crêr que foi a própria montanha, que era má, como está no livro.

    Agora, no filme, é Saruman e sua bola de boliche o que faz as coisas desabarem. Tsk, PJ...
     
  3. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Re: Caradrhas. Quem provocu?

    A sua pergunta sem dúvida deriva do facto de no filme Saruman provocar claramente o temporal em Caradhras, mas na realidade, digo, no livro, o que acontece deve-se a nada mais do que factores meteorológicos naturais. Leia os seguintes trechos.

    Bom, existe uma chance de que alguém lhes estivesse realmente a atirar pedras e a provocar derrocadas de neve e rochas sobre eles. Mas, mais para a frente no livro, a Sociedade chega a um consenço em como foi um temporal típico da montanha em tempo de Inverno, que era conhecida por isso e até apelidada de Caradhras, a Cruel.
     
  4. Háma- o capitão da guarda

    Háma- o capitão da guarda Cavaleiro de Rohan

    Re: Caradrhas. Quem provocu?

    Realmente

    mas no livro diz que uma força queria impedir que eles passassem, não os destrói como supostamente seria

    mas eu tambem acho que era a propria montanha devido ao comentario final: "Caradrhas os vencera"
     
  5. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Re: Caradrhas. Quem provocu?

    Tolkien costumava por vezes atribuir a certos elementos da Natureza como que atitudes próprias, e por vezes deixava implícito que certos acontecimentos, bons ou maus, eram obra desses elementos, como neste caso o temporal que se abate sobre a Sociedade seria obra de Caradhras. Basta verem certos aspectos concretos da obra: as árvores que se movimentam e murmuram, animais com voz ou no mínimo um pensamento próprio, entre outras coisas. Essa força poderia ser então da própria montanha.
     
    Última edição: 20 Ago 2006
  6. Fëanarsil

    Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante

    Sim, foi Caradhras.
    Assim como o Polvo gigante no lago dos portoes de moria, ele não tinha motivo nenhum, ninguem sabe "de que lado ele estava" e ele atacou a sociedade. A naturaze tinha vontade na obra.
    Lembro-me tbm dos salgueiros que engoliram os hobbit na floresta velha quando foram salvos por Tom Bombadil, esta é mais uma prova disso.
     
  7. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Acabou de me ocorrer uma idéia...
    No Silmarillion não diz que as Montanhas Sombrias foram criadas por Melkor para impedir ou dificultar a passagem dos Valar?

    E se a montanha tivesse um 'temperamento' maléfico estimulado pela maldade de seu criador? Daí viria o nome Caradhras, o Cruel, e justificaria as atitudes da montanha em relação aos que passam por ele.
     
  8. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    *abrindo espaço na roda*

    por acaso a Companhia de Thorin, no Hobbit, passou por Caradhras?
    ou foi por outra passagem nas Matanhas Sombrias?
    se foi outra, pq ela não foi usada pela Sociedade do Anel?
     
  9. Edu

    Edu Draper Inc.

    Eles passaram pelas Montanhas Sombrias, mas não sei muito bem se foi Caradhras... procurei aqui no Hobbit e não tem nenhuma referência. Mas possivelmente foi, porquê se não fosse, se eles tivessem passado por algum outro lugar, a Sociedade teria tomado esse caminho, Isabel.
     
  10. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    eu acabei de ler o Hobbit, por isso perguntei...


    também acho isso, até pq os anões, Gandalf e Bilbo atravessam as Montanhas no verão, enquanto a Sociedade tenta fazer isso no inverno (pra mim foi o gelo que complicou tudo :yep:)
     
  11. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Exatamente...
    Acho até que tem muito que a ver com a criação também das montanhas. Mas em relação a essa passagem realmente foi somente a força da natureza que fez a comitiva recuar. Era uma tarefa relativamente dificil para qualquer um na T-M.

    Agora tb faço coro ao que o pessoal tá dizendo. Caradhars era assim porque fo construida por Melkor ou o nome Cruel era só pelo fato de que era dificil traspô-la?
     
  12. Edu

    Edu Draper Inc.

    Concordo! Sem se esquecer da maldade de Caradhras. A propósito, procurei no Hobbit ilustrado que tenho aqui e não parece ser Caradhras que está desenhada lá, mas não dá pra confiar nos desenhistas. Talvez eles nem checaram os desenhos de Tolkien...
     
  13. Fëanarsil

    Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante


    Concordo com vcs, porém, não foi somente a estação (inverno) que complicou as coisas, devido a altura de Caradhras, lá há gelo o suficiente para derrubar qualquer um, agora, não sei o motivo por caradhras ter atacado somente a comitiva e os anoes não, talvez seja pela presença do um, que deve "irritar" a qualquer um...
     
  14. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    também não podemos esquecer que o mundo estava mais perigoso, mais "escuro", na época da Guerra do Anel...
    talvez Caradhras estivesse "dormindo" quando a Cia de Thorin passou por lá :dente:
     
  15. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Ou isso ou o que o Fëanarsil falou... Talvez o Um pudesse irritar as coisas (naturais) da T-M, como eu acho que fez com o Polvo na entrada de Moria.
     
  16. Fëanarsil

    Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante

    Na verdade considero os dois reais, como sendo um parte de outro. A T-M estava mais negra, mais atingivel e sensitiva e por isso Caradhras sentiu a presença do um pode ter se irritado, então caradhras tenha tentado bloquear a passagem da comitiva.
     
  17. Rufgand

    Rufgand Venus, Vina, Musica

    Concordava com vcs plenamente, que a passagem sobre o Caradhras só não foi possível por causa de eventos naturais, mas entào, resolvi dar uma olhada no trecho. Leiam:

    Mesmo Aragorn acreditando que o som era do vento, ele concorda com Boromir que alguém poderia estar causando aquilo. Isso foi somente uma interpretação errada minha ou vcs concordam?
     
  18. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Poderia. Enfim, a passagem desse trecho é muito vaga e não dá pra ter muita certeza de nada, o que deixa a entender muitas coisas. Eu achei essa opção do anel malignificar (acabei de inventar essa :hanhan:) bem plausivel, afinal ele tinha muito poder, mesmo sozinho, e não foi a única vez que ele demonstrou essa capacidade.

    Só que não acho que foi alguem que jogou as pedras, mas sim a própria montanha que causa a avalanche. Gandalf avisou que isso poderia acontecer e só escolheu a montanha pelo risco que o Balrog representa-va. Ou seja, não se tratava de sorte (como algumas criaturas ou algo do tipo), mas sim algo que ocorria por ali durante os invernos mais rigorosos.
     
  19. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Acho que estamos errados Fëanarsil..veja:

    Não me lembrava disso... Isso significa que existiam "poderes" livres na arda que não iam com a cara de Elfos e Homens. O Engraçado é que o vento era de Manwë. Então não podia ser do vendo que vinha aquela maldade. Mas olha que agora abre esse tópico a algo não discutido ainda. O mais importante pra mim é essa parte da explicação de Aragorn:
    "Há muitos seres malignos e hostis no mundo, que têm pouco amor por aqueles que andam sobre duas pernas, e mesmo assim não são aliados de Sauron, mas têm os próprios propósitos."

    O que podemos pensar sobre isso? Que esses seres poderiam ser Maias que não era amigos dos Valar e nem aliados de Sauron?
     
  20. Rufgand

    Rufgand Venus, Vina, Musica

    Ou somente seres, não necessariamente Maiar, que não eram aliados de nenhum dos lados, como por exemplo o Guardião do Lago de Moria. Ele era um ser que estava lá antes da chegada de Sauron, dos Anões, mas era um ser maligno.

    Concordo com a hipótese do Anel malignificar, mas esse trecho, mesmo sendo vago, dá a entender que aquele evento tinha um quê de não-natural, por isso perguntei!! O anel poderia "acordar" outros seres ou outras forças que estavam no mundo, mas não foi somente uma nevasca o que os impediu de prosseguir.
     
    Última edição: 21 Ago 2006

Compartilhar